

Poços de Caldas
Poços de Caldas participa do HackTown, maior festival de inovação, tecnologia, criatividade e música da América Latina
Representantes da Secretaria Municipal de Cultura e artistas de Poços de Caldas participaram, de 15 a 18 de setembro, em Santa Rita do Sapucaí/MG, do HackTown 2022, maior Festival de Inovação, Tecnologia, Criatividade e Música da América Latina, que reuniu um público de 10 mil pessoas credenciadas.
Pela Secult participaram do evento a diretora de Políticas Culturais, Marianna Gonçalves de Carvalho, a coordenadora das Bibliotecas Públicas, Raissa de Melo Silva e os estagiários Beatriz Bortoni, Fabrício Ferreira e Lavínia du Valle.

Foto: Divulgação PMPC
A equipe se dividiu para acompanhar as diversas palestras, experiências e workshops e pôde aperfeiçoar e aprofundar os conhecimentos em temas como processo criativo, design de políticas públicas, criação de conteúdo musical, ética e cidadania, cultura, mídia e tecnologia, cidade e economia criativas, ecossistemas de inovação, a sustentabilidade e os festivais, mundo do audiovisual, criatividade como estratégia de inovação, história, ancestralidade e vínculos, gestão de carreiras musicais, o poder das comunidades, inteligência de dados na música, impacto das produções periféricas no audiovisual e iniciativas de impacto social, entre outros.
“Para nós, é muito importante conhecer uma cidade como Santa Rita do Sapucaí, que fomenta e respira a criatividade e a inovação. Para a equipe da Secult, outro ponto fundamental é a possibilidade de contatos e conexões, que certamente renderão frutos para Poços de Caldas, pensando em atividades formativas voltadas para a cadeia produtiva da Cultura local, além dos conhecimentos que adquirimos nas mais diversas áreas, passando por música, artes plásticas, políticas públicas, tecnologia e economia criativa”, destaca a diretora de Políticas Culturais, Marianna Gonçalves de Carvalho.
Em sua 6ª edição presencial, a programação do HackTown contou com 800 atividades, entre palestras, shows e workshops, realizados simultaneamente nos quatro dias de evento. Santa Rita do Sapucaí tem 40 mil habitantes e é conhecida como polo tecnológico do Sul de Minas, sendo sede de mais de 150 empresas de tecnologia.
“O artista Roberto Grosso disse que ‘a criatividade vem de repertório’. Essa frase definiu o HackTown para mim. Para sermos profissionais diferenciados precisamos de um acervo de conhecimentos multidisciplinares para entregarmos um trabalho diversificado, funcional e necessário para o mercado e para a comunidade. Agradeço a Secretaria Municipal de Cultura por proporcionar essa oportunidade”, pontua a estagiária Beatriz Bortoni.
Poços no Casarão
Além da equipe da Secult, os artistas poços-caldenses DJ Isadbob e Anderson Martins também participaram do HackTown, com apresentações no famoso “Casarão”, um dos palcos de conteúdo e música no festival.
“O Casarão acontece desde a terceira edição do HackTown, caminhamos juntos já há um bom tempo e o Casarão é fruto do próprio festival, nasce percebendo as provocações que o HackTown causa no público participante, para fomentar ainda mais a cadeia da música”, conta Marcelo Educa, co-idealizador do Casarão.
Ele informa que o grupo poços-caldense Dons Maria também já participou do festival. “Tradicionalmente, o Casarão tem sempre, na primeira noite, músicos do Sul de Minas porque a gente entende que o público está chegando muito curioso para conhecer o HackTown e quer sentir o que a cultura sul-mineira tem para oferecer. Neste ano, a gente pôde contar com a presença da Isadbob e do Anderson Martins, que abrilhantaram muito a noite de quinta-feira do HackTown”, ressalta.
Ele destaca também o trabalho da Secult/Poços junto à organização, apresentando um vasto portfólio de artistas locais. “Foi bastante difícil fazer a seleção e deu para ver o grande potencial artístico e musical de Poços de Caldas”, informa Marcelo Educa. A escolha foi feita a partir do trabalho de curadoria do evento, levando em conta a diversidade de gêneros musicais nos diversos palcos.
“Destaco a importância de se ter agentes culturais na gestão pública da Cultura fazendo esse fomento e buscando construir redes, esse também é um grande papel do HackTown e do Casarão. E não tenho dúvida de que as pessoas foram para casa sabendo o quanto o Sul de Minas tem em música de qualidade para oferecer. Para os músicos também é uma experiência interessante esse momento de troca e é para isso que o Casarão existe: para que isso possa acontecer sempre. Já esperamos Poços de Caldas para a próxima edição em 2023”, finaliza.
Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG
Poços de Caldas
Grupo Germânica promove lançamento do novo Volkswagen Tera em Poços de Caldas
Com visual encantador e alto nível de segurança, SUV é o primeiro com Inteligência Artificial desenvolvida por uma fabricante de automóveis no Brasil.


Divulgação / Grupo Germânica
Depois de despertar a curiosidade do público no Rock in Rio 2024, e de desfilar na Marquês de Sapucaí no Carnaval 2025, o novo Volkswagen Tera chega às concessionárias Volkswagen do Grupo Germânica, nesta quinta-feira, 5/6, em um evento simultâneo.
O lançamento será realizado a partir das 19h, na concessionária Volkswagen Germânica de Poços de Caldas, na Avenida Mansur Frayha, 1200, e também nas lojas do interior de São Paulo: Campinas, Americana, Limeira, Sumaré, Valinhos, Mogi Mirim, São João da Boa Vista e Paraguaçu Paulista.
“O Tera é um dos lançamentos mais aguardados do ano e para apresentar todos os detalhes e novidades que o modelo carrega, o time do Grupo Germânica preparou um evento com uma dinâmica especial nas lojas para mostrar ao público os diferenciais do novo modelo”, comenta Evandro Garms, diretor do Grupo Germânica.
Quinto produto da ofensiva de 17 carros novos até 2028, o SUVW 100% brasileiro chega para atuar em um segmento inédito para a Volkswagen do Brasil e democratizar a linha de SUVs no País.
Segurança é um dos destaques do novo Tera. Todas as versões são equipadas com seis airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina), frenagem autônoma de emergência (AEB) com proteção de pedestres, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (ASR), bloqueio eletrônico de diferencial (EDS), sistema de detecção de fadiga do motorista e sistema de controle de perda de pressão dos pneus. Para as versões Comfort e High, o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) também é item de série.

Divulgação / Grupo Germânica
Desenvolvido para entregar desempenho e eficiência, o Novo Tera chega com duas motorizações: 1.0 MPI de 84 cv e a 1.0 170 TSI, de 116 cv. A versão MPI será sempre equipada com o câmbio manual de cinco marchas, transmissão que também estará presente na versão TSI. As configurações Comfort e High contam com a transmissão automática de seis marchas.

Divulgação / Grupo Germânica
O Tera estreia o Otto, primeira Inteligência Artificial desenvolvida por uma fabricante de automóveis no Brasil. Com a IA generativa, escuta, compreende e evolui de acordo com os comandos que recebe para oferecer uma experiência personalizada para cada cliente Volkswagen. Basta chamar usando a frase “Fala, Otto!” e ele te atende.
Sobre o Grupo Germânica
O Grupo Germânica está há 54 anos e tem mais de 40 lojas no estado de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. É representante das marcas Volkswagen, GWM, Toyota, BMW, BMW Motorrad, Mini, Volvo, Harley-Davidson, Kia, Jeep, RAM e Omoda & Jaecoo.
Mais informações: www.grupogermanica.com.br
Por | Ivone Moreira – ImPauta Comunicação
Poços de Caldas
CBA abre inscrições para o Programa de Estágio 2025 com vagas para o 2º semestre
Podem se candidatar estudantes de cursos de nível Superior e Técnico. Período de inscrições vai até 27 de junho.

São Paulo, 30 de maio de 2025 – A CBA – Companhia Brasileira de Alumínio acaba de abrir 25 vagas para o Programa de Estágio 2025 – 2º semestre para estudantes de diversos cursos de nível Superior e Técnico. O período de inscrições vai até 27 de junho pela plataforma de recrutamento no link: https://programaestagiocba.com.br/. As vagas ofertadas são para as cidades de Alumínio(SP), Araçariguama(SP), Itapissuma(PE), Miraí(MG), Poços de Caldas(MG), São Paulo(SP) e Votorantim(SP) e o estágio terá início em setembro.
O Programa de Estágio da CBA visa o desenvolvimento e a inserção de estudantes universitários no mercado de trabalho, além de contemplar perfis diversos de profissionais para atuar na Companhia, como mulheres, público LGBTQIA+, pessoas pretas/pardas e pessoas com deficiência (PCD). Para esta edição, as oportunidades são para estudantes cursando as áreas de Administração, Engenharia (Elétrica, Produção, Civil, Mecânica, Ambiental, Florestal, da Computação e de Software), Biologia, Logística, Sistemas da Computação, Ciências da Computação, Direito, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Marketing, Economia, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e cursos técnicos em Elétrica, em Eletrotécnica, em Eletrônica e em Química.
O processo seletivo será 100% online e tem o apoio da Selpe Consultoria. Após a inscrição, os(as) jovens serão submetidos à etapa de avaliações digitais, em que passarão por um teste de mapeamento para verificação de aderência comportamental e estilo de trabalho. A intenção é que os(as) candidatos(as) sejam identificados (as) de acordo com os perfis mais aderentes aos Eixos de Cultura CBA e às especificidades das oportunidades. Por fim, os(as) classificados(as) entrarão na fase de entrevistas e dinâmicas, realizadas pelo time de Pessoas & Digital e Gestores(as) da CBA.
A cada etapa, os(as) candidatos(as) receberão uma devolutiva automática sobre sua performance ou perfil. Ao final do processo, todos(as) receberão um feedback – também por meio da plataforma – sobre sua participação na seleção e, em caso de aprovação, avançam para etapas de direcionamento e contratação. Os status de todas as fases seletivas podem ser consultados no sistema, automatizando a dinâmica de retornos e acompanhamento.
Os(as) aprovados(as) passarão por um processo de integração com atividades internas. Os estágios serão remunerados e os selecionados(as) receberão benefícios como assistência médica e odontológica, seguro de vida, vale-alimentação, refeição e transporte.
No escopo do programa, os estagiários e as estagiárias selecionados(as) também participam de uma série de Oficinas de Desenvolvimento, em que podem aprender e compartilhar suas impressões e entendimentos sobre os valores, as estratégias e os objetivos conjuntos da CBA. Sobre a CBA.
Desde 1955, a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio atua de forma integrada, da mineração ao produto final, incluindo a etapa de reciclagem. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida por meio de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil, energia e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio.
Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3 e ingressou na carteira do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial – no seu primeiro ano de elegibilidade. Com receita líquida de R$ 8,2 bilhões em 2024 e R$ 1,4 milhão de EBITDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceria com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade.
Por | Cynthia Aguiar – Ideia Comunicação Empresarial
Poços de Caldas
Sistema Fecomércio MG traz Projeto Sesc Dramaturgias a Poços de Caldas
Iniciativa promove formação em Artes Cênicas com oficinas nas linguagens de circo, teatro e dança em cinco cidades mineiras

O Sistema Fecomércio MG realiza, entre os dias 9 e 14 de junho, mais uma edição do Sesc Dramaturgias em Poços de Caldas. Criado há 27 anos, o Projeto tem como propósito fomentar espaços de formação em Artes Cênicas, experimentação e intercâmbio artístico-cultural em todas as regiões do país.
Você também pode gostar: Fecomércio MG: Turismo em Minas Gerais acelera em março, contrariando tendência nacional
Em Minas Gerais, além de Poços de Caldas, o Projeto passará por Pouso Alegre, Montes Claros, Uberlândia e Belo Horizonte. A programação inclui cinco oficinas, uma em cada cidade, abordando diferentes vertentes: dramaturgia da encenação, da produção, do teatro, da dança e do circo.
Oficina em Poços de Caldas
Em Poços de Caldas, a atividade será ministrada por Carolina Franco, de Paraty/RJ. Intitulada O Mar Íntimo – Estudo sobre as Águas Internas do Corpo, a oficina integra a modalidade de dança e propõe reflexões a partir de mitos, ritos e cartografias feministas, explorando também o feminismo molecular e a ecologia corporal.
Serão trabalhados conteúdos como estudo dos contrapesos, articulações intercorporais, preparação muscular, dinâmicas e ritmos. As aulas ocorrem de 9 a 14 de junho, das 18h às 21h, no Sesc Poços de Caldas (rua Paraná, 229 – Centro).
As inscrições custam entre R$ 13 e R$ 20 e devem ser feitas por meio deste link.
Sobre a Fecomércio MG e o Sesc em Minas
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo cerca de 750 mil empresas e respondendo por mais de 50 sindicatos. Hoje sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua há 86 anos como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o poder público e a sociedade.
Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários e comerciárias, empresários e empresárias e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
Há quase 80 anos, o Sesc cumpre a missão de promover o encontro das pessoas com o bem-estar e a qualidade de vida. São encontros diários com a Ação Social, a Saúde, a Educação, o Turismo, o Lazer, o Esporte e a Cultura. Fundado pela Confederação Nacional do Comércio em 13 de setembro de 1946, o Sesc em Minas é uma instituição privada mantida pela contribuição sindical do empresariado do comércio. Em Minas Gerais, o Sesc atua em todas as regiões do estado, com 38 unidades fixas e 13 unidades móveis.
A Fecomércio MG também trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), hoje presidida por José Roberto Tadros, e atua ativamente na defesa dos interesses do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal. Seu papel é fundamental para transformar a vida de cidadãos e cidadãs e impulsionar a economia mineira.
SERVIÇO
Sesc Dramaturgias em Poços de Caldas – O Mar Íntimo – Estudo sobre as Águas Internas do Corpo
Data: de segunda-feira a sábado, 9 a 14 de junho
Horário: das 18h às 21h
Local: Sesc Poços de Caldas (rua Paraná, 229 – Centro)
Inscrições: pela plataforma Sympla neste link
Por | Paula Machado – Sesc MG