Poços de Caldas

Acadêmicos de Medicina da PUC Minas prestam atendimentos na rede pública de Poços de Caldas

Publicado

em

Atendimentos Policlínica PUC Poços / Foto: Fernanda Garcia (Asscom)

Sob supervisão, alunos realizam consultas de especialidades na Policlínica e no Hospital Margarita Moralles

Alunos do Curso de Medicina da PUC Minas Poços de Caldas têm realizado uma série de atendimentos na rede pública de saúde do município. Sob orientação de professores médicos da Universidade, os estudantes recebem pacientes com demandas relacionadas a diferentes áreas. As consultas de especialidades ocorrem na Policlínica Central e no Hospital Margarita Moralles, da Zona Leste. Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), são prestados serviços de clínica geral na abordagem de Medicina da Família e Comunidade.

Atendimentos Policlínica PUC Poços / Foto: Fernanda Garcia (Asscom)

As atividades práticas estão inseridas na grade curricular da graduação em Medicina da Universidade. De modo geral, elas consistem em dinâmicas observacionais nas primeiras etapas de formação. Ao passo que avançam na graduação, os alunos recebem oportunidades de conduzir os atendimentos com cada vez mais autonomia, mas sempre sob supervisão dos professores.

Em ofício encaminhado recentemente à Secretaria Municipal de Saúde, estabeleceu-se o cronograma para atendimentos de especialidades em julho de 2021. Neste mês, 15 professores médicos da PUC Minas Poços de Caldas supervisionarão os alunos que atuarão nos campos de dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, nefrologia, neurologia e pneumologia.

A cada turno de atendimento disponibilizado por um professor, junto aos estudantes que supervisiona, são agendados quatro atendimentos. Em julho, estão previstos 36 turnos semanais, considerando as diferentes especialidades. Estima-se, portanto, que os alunos do Curso de Medicina receberão em torno de 144 pacientes por semana, totalizando cerca de 576 atendimentos no mês.

A atuação na rede pública do município está prevista no plano de contrapartida firmado entre a Universidade e a Prefeitura Municipal desde a abertura do Curso no Campus, em 2017. Esta parceria tem sido indispensável tanto à formação acadêmica quanto à ampliação da oferta de serviços à população. Além disso, o acordo tem viabilizado doações substanciais da PUC Minas à Secretaria de Saúde.

Atendimentos Policlínica PUC Poços / Foto: Fernanda Garcia (Asscom)

Em 2021, a Universidade já investiu mais de meio milhão de reais na compra de equipamentos e insumos farmacêuticos de extrema importância no contexto da pandemia. Entre eles, destacam-se cinco respiradores hospitalares de alta tecnologia, entregues em maio, e duas mil ampolas de um medicamento que compõe o chamado “kit intubação”, recebidas pela Secretaria de Saúde em junho.

Os atendimentos de especialidades prestados pelos corpos discente e docente de Medicina da PUC Minas Poços de Caldas ocorrem de segunda a sexta, tanto na Policlínica Central quanto no Hospital Margarita Moralles. O agendamento é feito, de maneira integrada, pela Secretaria de Saúde do município.

 

Por | Assessoria de Imprensa – PUC Minas Poços de Caldas

Clieque para comentar

Em Alta

Sair da versão mobile