Conecte-se conosco

Poços de Caldas

Ares Musicais com Nádia Campos e Fernando Guimarães

Artistas se apresentam no domingo (28) no Museu de Poços

Publicado

em

Nádia Campos e Guilherme Melo / Foto: Divulgação

O Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas recebe os concertos ‘Ares Musicais’ com Nádia Campos e Fernando Guimarães, no próximo domingo, 28 de novembro, às 10h30, com entrada gratuita. 

Na volta aos concertos presenciais Fernando Guimarães apresentará suas canções que são raridades da autêntica trova brasileira e Nádia Campos ao lado de Guilherme Melo apresentará canções autorais e releituras da cultura popular brasileira. Também contarão com participações especiais dos músicos Ricardo Dutra e André Luís.

Nádia Campos e Fernando Guimarães / Foto: Divulgação

As apresentações musicais acontecerão ao ar livre, no pátio interno do Museu, e visam levar arte de alta qualidade para o público como um momento de readaptação para a volta gradual dos espetáculos presenciais, sendo ainda um momento para promoção e valorização da música regional. Aberto ao público de todas as idades.

A primeira apresentação será feita pela artista Nádia Campos que tocará instrumentos de corda, percussão e voz, acompanhada pelo músico violonista Guilherme Melo, com seu repertório autoral dando destaque para sua recente produção feita durante a pandemia, além de canções da cultura popular brasileira que remetem à congada, folia de reis e bumba-meu-boi.

Fernando Guimarães apresenta seu repertório trovadoresco autoral presente em seu terceiro disco, prestes a ser lançado, “Árias Campesinas” através de uma linguagem musical que traz um cancioneiro retratando a realidade da vida no campo dos interiores brasileiros.

Em algum momento os dois artistas irão interagir fazendo uma ponte entre os dois espetáculos e com os músicos convidados.

Com produção de Chiara Carvalho / Carvalho Agência Cultural, a proposta foi viabilizada pelo edital de fomento cultural ‘Economia Criativa de Poços 2021’, da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas.

Para conhecer mais sobre o trabalho dos artistas, siga as redes sociais @nadiacamposmusica e @fernandofguimaraes.

 

SERVIÇO:

Ares Musicais com Nádia Campos e Fernando Guimarães

Onde: Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas

Quando: Domingo, dia 28 de novembro, 10:30 da manhã

 

Por | Chiara Carvalho – Carvalho Agência Cultural

Poços de Caldas

Museu leva história do automobilismo na cidade para o Poços Classic Car

Instituição tem estande com distribuição de postais durante o evento, que vai até domingo

Publicado

em

Poços Classic Car
Corrida de “baratinha” na Rua Junqueiras, década de 50 (Acervo do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas – Coleção Décio Alves de Morais) / Foto: Divulgação PMPC

Poços de Caldas é referência em turismo há muito tempo. Mas você sabia que as ruas da cidade já foram palco de corridas automobilísticas que atraíam os melhores corredores do Brasil? Para contar um pouco dessa história, o Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas participa do XV Poços Classic Car, exposição de veículos antigos e especiais que volta a ser realizada depois de dois anos, no Parque José Affonso Junqueira, com início nesta quinta-feira (4) e encerramento no domingo (7).

O estande do Museu Histórico e Geográfico está localizado atrás do Palace Hotel. Além de informações sobre o passado do município relacionado às corridas de carro, os visitantes também receberão postais especialmente confeccionados para o evento, com registros fotográficos sobre o tema, que integram o acervo do Museu.

“Acreditamos em um museu vivo, dinâmico e acessível. Neste sentido, a nossa participação no Poços Classic Car integra as ações de democratização do acervo, transmitindo conhecimento e levando a história e a geografia de Poços de Caldas ao maior público possível”, destaca a coordenadora do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, Marina Andrade.

Um pouquinho da história
A partir de 1936, Poços de Caldas sediou as chamadas “corridas de baratinhas”, atraindo grandes nomes nacionais e internacionais. A primeira corrida em nossa estância contou com o apoio direto do presidente Getúlio Vargas. As vias largas e planas de Poços possibilitavam a realização de grandes corridas, organizadas de forma competitiva, num bom circuito urbano. Para garantir a qualidade das ruas foi usada, na época, uma máquina de macadamizar (pavimentar com pedra britada, saibro e areia grossa e comprimir com um rolo), que hoje está exposta perto da Praça do Xadrez.

“Pela primeira vez na história do automobilismo nacional, correr-se-á uma grande prova automobilística em circuito de 4 km, dentro do perímetro urbano de uma cidade. E Poços de Caldas, a nossa admirável estância, terá essa primazia de 22 a 29 de março p. futuro”. Assim a semana automobilística de 1936 foi descrita pelo semanário Revista Poços de Caldas (nº 298). O município sediou ainda diversas corridas automobilísticas, sendo a última em 1959. Os detalhes da participação da cidade na história do automobilismo estarão disponíveis no estande do Museu Histórico e Geográfico no Poços Classic Car.

O evento
O XV Poços Classic Car começou nesta quinta-feira (4), no Parque José Affonso Junqueira. Realizado pelo Clube do Automóvel Antigo de Poços de Caldas, o evento vai contar com diversos modelos automobilísticos de décadas passadas como Cadillac, Fusca, Opala, DKW, Simca, Alfa Romeo, entre vários outros.

O evento volta acontecer após uma pausa de dois anos em razão da pandemia da Covid-19. Além da exposição, haverá apresentações musicais, mercado de pulgas e praça de alimentação. A entrada é gratuita. Mais informações: www.pocosclassiccar.com.

Serviço
Estande do Museu no Poços Classic Car:
04/08 – quinta-feira: até 18h30;
05/08 – sexta-feira: das 8h30 às 18h30;
06/08 – sábado: das 8h30 às 22h;
07/08 – domingo: das 8h30 às 12h.

 

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Centro da cidade ganha contêineres de lixo

Publicado

em

Objetivo é evitar acúmulo de lixo nos períodos que antecedem a coleta diária / Foto: Divulgação PMPC

A área central de Poços de Caldas agora possui contêineres para otimizar o recolhimento de lixo. Ao todo, são sete deles, instalados em pontos estratégicos. Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, o objetivo é evitar o acúmulo de lixo nas ruas no período que antecede a coleta diária, feita em dois horários.

O secretário adjunto de Serviços Públicos, Anderson Santos, informa que a ação é experimental e pode ser ampliada. “A princípio, fixamos sete contêineres de mil litros no centro, em locais onde há muito acúmulo de lixo por parte dos comerciantes. Esperamos que a iniciativa dê uma minimizada na situação”, diz.

A ação tem apoio do Sindicomércio e da Câmara Municipal.

Objetivo é evitar acúmulo de lixo nos períodos que antecedem a coleta diária / Foto: Divulgação PMPC

Os contêineres foram instalados nos seguintes locais: Praça Pedro Sanches, em duas alturas: 777 e 803; avenida Francisco Salles, em frente aos números 8 e 46; rua Prefeito Chagas, 144; rua Assis Figueiredo, 1174; e rua Rio Grande do Sul, 1223.

A coleta de lixo no centro acontece às 6h e às 22h30.

 

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Lorenzetti patrocina o espetáculo Sinfonia da Paz em Poços de Caldas

Empresa líder em duchas, chuveiros e aquecedores de água a gás com destaque em louças sanitárias investe em atração que celebra 150 anos da cidade

Publicado

em

Foto: Divulgação

A Lorenzetti, que investe em Poços de Caldas desde 2015, quando fez a aquisição de uma fábrica na cidade mineira, patrocina o espetáculo Sinfonia da Paz. A apresentação é uma das iniciativas da Prefeitura para celebrar os 150 anos da cidade e ocorrerá em 30 de julho, às 20h, em frente ao Palace Hotel, um dos patrimônios históricos locais.

Com entrada gratuita, o evento conta com a realização da AD Belém Poços de Caldas e da Orquestra Filarmônica Adoração (OFA), fundada em 2009 e composta por 62 músicos, com a regência do Maestro Samuel Tostes. Nesta edição, a Sinfonia da Paz contará com a participação especial da cantora Dylian Rocha.

A Lorenzetti é comprometida com Poços de Caldas do ponto de vista ambiental, social, cultural e esportivo. Como referência, a empresa patrocinou no passado o Espetáculo Sinfonia das Águas, os Jogos Solidários, a Meia Maratona das Águas, a Festa Italiana de Poços de Caldas, entre outras ações.

“A Lorenzetti valoriza iniciativas que estimulam a cultura e o entretenimento, sobretudo quando fazem parte do calendário de eventos e até mesmo turístico de Poços de Caldas, que celebra 150 anos em 2022. Para nós, é uma honra levar um espetáculo de tamanha qualidade a toda a comunidade poços-caldense em um momento tão especial para a cidade”, ressalta Paulo Galina, gerente de Marketing da Lorenzetti.

 

Serviço:

Sinfonia da Paz
30 de julho, às 20h

Em frente ao Palace Hotel

Entrada Gratuita

 

Sobre a Lorenzetti

Com 98 anos e trajetória marcada pela constante inovação, ética e pioneirismo, a Lorenzetti é líder no segmento de duchas, chuveiros, torneiras elétricas e aquecedores de água a gás. A empresa se destaca por colocar à disposição dos consumidores o que há de melhor em louças, assentos, metais e plásticos sanitários, purificadores de água, pressurizadores e lâmpadas, refletores, painéis e spots. Com cinco fábricas no Brasil, sendo quatro unidades no Estado de São Paulo e uma em Minas Gerais, a Lorenzetti possui distribuição nacional e internacional. O objetivo é oferecer produtos de qualidade e com design inovador, desenvolvidos com a mais alta tecnologia e consciência ambiental.

 

www.lorenzetti.com.br/pt/

www.facebook.com/lorenzettioficial/

ww.instagram.com/lorenzettioficial/

www.youtube.com/user/lorenzettisa

 

Por | Caroline Baptista – PRESS À PORTER

Continuar Lendo

Em Alta

...