Conecte-se conosco

Poços de Caldas

Blitz do Crea-MG fiscaliza obras e empresas em Poços de Caldas

Publicado

em

Blitz do Crea-MG fiscaliza obras e empresas em Poços de Caldas
Foto: Divulgação Crea-MG

Começou, em 13 de setembro de 2021, em Poços de Caldas, uma blitz de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG). Até o dia 17, uma equipe composta por sete fiscais vai percorrer cerca de 210 obras e empresas, verificando atividades relacionadas à engenharia, à agronomia e às geociências.

A blitz reforça as ações de rotina que já são realizadas pelo Crea-MG na cidade. Durante a fiscalização, os agentes do Conselho verificam se as atividades técnicas estão sendo conduzidas por profissionais habilitados, bem como a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e as placas de identificação em obras.

O inspetor-chefe do Crea-MG em Poços de Caldas, engenheiro de produção Fernando Antônio Oliveira Júnior, destaca que o propósito da fiscalização é combater o exercício ilegal da profissão. “O nosso papel é proteger a sociedade da atuação de pessoas inabilitadas à frente dos serviços de engenharia, agronomia e geociências. A blitz possibilita visitar o maior número de obras e empresas por meio de uma força tarefa”, afirma.

As blitze se caracterizam por serem concentradas, em local e duração, e mais ágeis, por contarem com um maior número de fiscais. O gerente da Divisão de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, reforça que esse tipo de ação traz inúmeros benefícios para a sociedade. “Durante uma blitz identificamos, por exemplo, o exercício ilegal da profissão de engenharia, agronomia e geociências. A população não deve ficar exposta aos riscos advindos de serviços técnicos sendo desempenhados por pessoas sem atribuição e sem habilitação legal”, pontua o gerente.

Balanço

Entre 2018 e 2020, o Crea-MG realizou 145 blitze em todas as regiões do estado, fiscalizando obras, empresas, contratos, quadro técnico e crédito rural. As principais irregularidades encontradas foram a falta de profissionais legalmente habilitados na execução de serviço de engenharia e a ausência de registro de empresa. O Conselho verifica e fiscaliza o exercício e a atividade profissional de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966.

 

Por | Daniel Martins – Crea-MG

Continuar Lendo
Anúncio
Clieque para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Poços de Caldas

Ideia Fixa realiza viagem com propósito: Turismo solidário

Publicado

em

Foto: Du Abreu e Ana Paula / Divulgação

Viajar, conhecer outros estados, outras pessoas e culturas e ao mesmo tempo fazer trabalho voluntário é definitivamente uma forma de viagem com propósito.

Comumente chamada de viagem solidária, turismo social ou “férias do bem”, mais uma vez os voluntários do Projeto Ideia Fixa se juntaram para fazer a alegria de muitas crianças.

Ao todo 200 foram beneficiadas em 03 escolas rurais da cidade de Mafra – Santa Catarina.

Foto: Du Abreu e Ana Paula / Divulgação

Eles receberam kits de higiene bucal, enfeites e fantoches doados pela PIFFER e CIA, além dos livros Belinha a Mascote da Cultura recebe visitas, que serviram para a abelha Belinha, ou melhor para a jornalista Tânia Mara Carvalho apresentar nossa linda Poços de Caldas para os pequenos. Que interessados pela beleza do livro queriam saber mais sobre nossa cidade e sobre Minas Gerais.

Foto: Du Abreu e Ana Paula / Divulgação

“Para falar a verdade aproveitei as férias do meu marido para realizar esta linda ação. Estamos sem patrocinadores por conta da pandemia. E já que ele aceitou custear a viagem, seguimos nosso propósito solidário. E posso dizer que todos ganhamos com esta viagem. Pois, conhecemos lugares incríveis com plantações de trigo, aveia. Construções estilo enxaimel, típicas da região e tudo temperado à rica cultura catarinense” – destacou Tânia Mara.

Foto: Du Abreu e Ana Paula / Divulgação

 

Por | Conclusão Assessoria & Comunicação

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Iasm lança site para trabalhador da Prefeitura

Publicado

em

Página oferece agendamento on-line, entre outras funcionalidades / Foto: Divulgação

Os funcionários da Prefeitura agora têm acesso ao site do Iasm – Instituto de Assistência dos Servidores Municipais de Poços de Caldas. O órgão oferece atendimento médico por meio de convênios com planos de saúde a cerca de nove mil pessoas, entre servidores e dependentes.

A página traz uma série de funcionalidades. Uma delas é a possibilidade de agendamento on-line. Além disso, o site disponibiliza relação de médicos e dentistas conveniados, informações gerais sobre o plano e o instituto, como se filiar, ficha de movimentação do usuário, entre outras.

O endereço do site é www.iasmspc.com.br. O Iasm fica na Rua dos Inconfidentes, 34, bairro João Pinheiro, e funciona das 12h às 18h. O telefone é 3722-3550.

 

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Continuar Lendo

Poços de Caldas

PUC Minas Poços de Caldas realiza 6º MINIONU em formato online

Mudanças climáticas são tema da conferência de abertura nesta sexta-feira (24)

Publicado

em

PUC Minas Poços de Caldas realiza 6º MINIONU em formato online

O MINIONU, evento promovido pelo Curso de Relações Internacionais da PUC Minas Poços de Caldas desde 2016, chega à sua sexta edição destacando temas relevantes da agenda global. Em 2021, mantém-se o modelo virtual adotado no ano anterior devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, preservando a qualidade de conteúdo consolidada ao longo das edições presenciais. A conferência de abertura ocorre nesta sexta-feira, 24 de setembro, às 19h, com o tema Mudança global do clima: na interface entre ciência, gestão e política.

O convidado especial da abertura é Thiago de Araújo Mendes, coordenador do Núcleo de Países Lusófonos sobre Transparência e MRV em Mudança do Clima. Professores e pesquisadores da PUC Minas participarão como conferencistas, aliando experiências práticas ao conhecimento produzido no ambiente acadêmico. O objetivo, evidenciado em todas as edições do MINIONU, é simular os encontros promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e difundir seus princípios, contribuindo com a busca por soluções coletivas para os problemas atuais.

As transmissões da abertura e das demais conferências, que seguem até domingo, 26 de setembro, serão realizadas pelo canal oficial do MINONU Poços de Caldas no YouTube. A edição contará com seis comitês, recebendo participantes entre delegados do ensino médio, professores orientadores e graduandos de Relações Internacionais, além do corpo docente e funcionários administrativos da Universidade. Apesar de direcionado a estes públicos, o formato virtual possibilita que todas as pessoas interessadas assistam aos conteúdos.

O MINIONU é um dos mais tradicionais projetos desenvolvidos pelo Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas, com décadas de história. No Campus Poços de Caldas, o Curso foi aberto em 2015 e, já no ano seguinte, deu início à versão local do evento. Em edições presenciais, centenas de participantes ocupavam espaços tradicionais da cidade, como o Espaço Cultural da Urca, para acompanhar os debates.

Informações sobre a história do MINIONU em Poços de Caldas e a programação da edição 2021 podem ser obtidas no site: minionu.pucpcaldas.br. A comissão organizadora se coloca à disposição para prestar esclarecimentos por e-mail: [email protected].

 

Por | Assessoria de Imprensa – PUC Minas Poços de Caldas

Continuar Lendo

Em Alta

...