Conecte-se conosco

Poços de Caldas

Crea-MG identificou 292 irregularidades em Poços de Caldas no ano de 2022

O Conselho realizou 59.858 ações em todo o estado, um aumento de 14,7% em relação a 2021. Somente na inspetoria de Poços de Caldas, foram realizadas 582 ações, com a identificação de 292 irregularidades.

Publicado

em

Foto: Divulgação Crea-MG

Em 2022, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) realizou 59.858 ações de fiscalização em todo o estado, aumento de 14,7% em relação a 2021. As ações resultaram em 28.562 autos de infração. A ausência de registro das empresas, faltas de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e de profissional legalmente habilitado foram as principais irregularidades encontradas. Na inspetoria de Poços de Caldas, foram realizadas 582 ações, com a identificação de 292 irregularidades. “A nossa atividade principal é combater o exercício ilegal das atividades técnicas, que coloca pessoas e patrimônio em risco”, destaca o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Fernando Borges.

Em âmbito estadual, o índice de regularidade de empresas ligadas à engenharia, à agronomia e às geociências de Minas Gerais teve um aumento de 37% em 2022 em relação ao ano anterior. Dentre as ações do Crea-MG em 2021, foram verificadas quase 14 mil empresas sem o registro no Conselho, número que diminuiu para pouco mais de 10 mil no ano seguinte. “Ainda que a fiscalização seja por amostragem, esse cenário aponta para um aumento da percepção da importância da regularidade. Para além da segurança, a constância do ato de fiscalizar cria essa cultura da legalidade”, afirma Lucio. Segundo ele, ter uma empresa registrada e habilitada no Crea significa que as obras e os serviços prestados por ela são acompanhados por um responsável técnico, que estará preparado para aplicar as melhores práticas.

Como reflexo dessa fiscalização constante e assertiva, nos últimos cinco anos, o Crea-MG registrou um aumento de 38,6% das emissões de ART, que é o documento que formaliza, para efeitos legais, a responsabilidade do profissional pelo trabalho realizado por ele. Somente em 2022, foram emitidas mais de 800 mil ARTs, enquanto que em 2021 foram registradas quase 700 mil. “Isso é mais um indicador de que a fiscalização contínua gera maior segurança para a população, visto que as atividades estão sendo conduzidas por profissionais devidamente habilitados”, pontua Lucio.

Metodologia – Uma das diretrizes para a fiscalização deste ano é o fortalecimento do cruzamento de dados para obter maior eficiência na identificação das irregularidades. “Essa metodologia foi exitosa na identificação das empresas irregulares. A celebração de convênios com diversos órgãos públicos nos possibilitou analisar um grande número de dados e, consequentemente, apurar esses erros”, conta o gerente da Divisão de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder.

O Crea-MG verifica e fiscaliza o exercício e a atividade profissional da engenharia, da agronomia, da geologia, da geografia e da meteorologia, amparado pela Lei Federal 5.194/1966. A função do Conselho é defender a sociedade da prática ilegal das atividades técnicas, exigindo a participação declarada de profissionais legalmente habilitados, com conhecimento e atribuições específicas, na condução dos empreendimentos nestas áreas.

 

Por | Ana Clara Machado – Assessoria de Imprensa – Crea-MG

Poços de Caldas

PUC Minas obtém conceito 4 no indicador de qualidade IGC, divulgado pelo MEC

Curso de Relações Internacionais do Campus Poços de Caldas recebe a nota máxima, 5

Publicado

em

Foto: Reprodução da internet

A PUC Minas obteve, mais uma vez, ótimo desempenho no Índice Geral de Cursos (IGC), mantendo o conceito 4, em uma escala de avaliação que vai de 1 a 5. O resultado é relativo a 2022 e foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), nesta terça-feira, 2 de abril. Dois cursos da PUC Minas alcançaram a nota máxima, 5, no CPC de 2022: Relações Internacionais Campus Poços de Caldas e Tecnologia em Comércio Exterior ofertado pela PUC Minas Virtual.

A nota 4 foi alcançada por 27 cursos, sendo: Administração (Praça da Liberdade, São Gabriel, Barreiro, Poços de Caldas e PUC Minas Virtual), Ciências Contábeis (Barreiro, Contagem e PUC Minas Virtual), Direito (Coração Eucarístico, São Gabriel, Barreiro, Betim e Poços de Caldas), Jornalismo (Coração Eucarístico), Psicologia (Praça da Liberdade, São Gabriel, Betim e Poços de Caldas), Publicidade e Propaganda (Poços de Caldas), Relações Internacionais (Coração Eucarístico e Praça da Liberdade), Serviço Social (Coração Eucarístico), Tecnologia em Gestão Comercial (PUC Minas Virtual), Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (PUC Minas Virtual), Tecnologia em Gestão Financeira (PUC Minas Virtual), Tecnologia em Marketing (PUC Minas Virtual) e Teologia (Coração Eucarístico).

A nota 3 foi obtida por 18 cursos: Administração (Coração Eucarístico, Betim e Contagem), Ciências Contábeis (Coração Eucarístico e São Gabriel), Ciências Econômicas (Coração Eucarístico), Direito (Praça da Liberdade, Uberlândia, Arcos, Contagem e Serro), Jornalismo (São Gabriel), Psicologia (Coração Eucarístico), Publicidade e Propaganda (Coração Eucarístico, Praça da Liberdade e São Gabriel), Tecnologia em Logística (PUC Minas Virtual) e Teologia (Uberlândia).

Os indicadores são: Índice Geral de Cursos (IGC), Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).

Índice Geral de Cursos

O IGC é o indicador de qualidade que avalia as Instituições de Ensino Superior. Ele é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Assim, sintetiza num único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino.

Conceito Preliminar de Curso

O CPC avalia os cursos de graduação. O cálculo acontece no ano seguinte ao de realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta (corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos).

 

Por | Assessoria de Imprensa – PUC Minas Poços de Caldas

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Di Ferrero chega, a Poços de Caldas, com Outra Dose Tour

Publicado

em

Foto: Divulgação / César Ovalle

Brindando a vida, dia 19 de abril, Di Ferrero chega a Poços de Caldas, com Outra Dose Tour. New York Pub é o local escolhido pelo artista para celebrar a ótima fase de seu trabalho ao lado do público. A apresentação será às 23h59 e os ingressos estão à venda.

“Outra Dose Tour tá chegando em um momento muito inspirador da minha vida! Gosto muito da sensação de novos projetos e essa tour vai ter muita coisa nova! Tenho muita intimidade musical e pessoal com a galera que vai para a estrada comigo, tenho certeza que vai ser incrível e vejo vocês nos shows”, comenta o artista.

Processed with VSCO with a4pro preset

Di Ferrero respira música desde pequeno, entrando no NX Zero em 2004 e estreando sua carreira solo em 2017. De lá pra cá, o cantor compôs e cantou com o público incontáveis sucessos.

No repertório, não poderiam faltar os singles de seu último álbum solo 🙂 Uma Bad Uma Farra :(, como “Aonde é o Céu”, “Intensamente”, “Um Brinde”, “Uma Bad Uma Farra”, além dos clássicos do NX Zero “Cedo Ou Tarde”, “Razões e Emoções”, “Só Rezo”, entre outros.

Nos palcos, ao lado de Di Ferrero, estará a banda formada por Peracetta na bateria, Bruno Genz na guitarra e Johnny Bonafé no baixo.

Serviço:

Local: New York Pub
Endereço: Rua Rio de Janeiro, 243 Centro – Poços de Caldas, MG
Data: 19 de abril de 2024 (sexta-feira)
Abertura da casa (Hot Pass): 20h
Abertura da casa (Público Geral): 20h40
Discotecagem: 21h
Show Di Ferrero: 00h
After Show com DJ
Classificação: +18
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/di-ferrero-no-new-york-pub-pocos-de-caldas-mg/2401967?referrer=www.google.com#event-location

 

Por | Ana Prado – Perfexx Assessoria | www.perfexx.com.br

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Poços de Caldas recebe Encontro Rede de Atendimento Aqui tem Sebrae

Congresso reunirá agentes de atendimento de parceiros para capacitação e troca de experiências. Em 2023, mais de 32 mil atendimentos foram realizados.

Publicado

em

Nos dias 10 e 11 de abril, Poços de Caldas receberá o “Encontro Regional da Rede de Atendimento Aqui tem Sebrae”, realizado pelo Sebrae Minas. O congresso é destinado para agentes de atendimento de entidades parceiras e colaboradores da instituição da Regional Sul. Os objetivos são a capacitação dos participantes para oferecer melhor orientação sobre abertura de empresas e gestão de pequenos negócios e o compartilhamento de experiências para melhorar os serviços oferecidos aos empreendedores.

A programação contará com oficinas e palestras sobre boas práticas de atendimento, como transformar situações desafiadoras em oportunidades e estratégias para atender melhor os clientes.

A analista técnica do Sebrae Minas na Regional Sul, Bárbara Sarto, destaca que o encontro é uma excelente oportunidade de desenvolvimento profissional. “O Congresso é realizado para garantir cada vez mais qualidade dos atendimentos à sociedade, bem como atualização sobre os temas ligados ao empreendedorismo. As palestras e os cases contribuem para nortear as discussões em busca de soluções e melhorias para os atendimentos, com objetivo de realizar uma entrega melhor aos municípios”, pontua.

Imagem: Divulgação

Rede de Atendimento Aqui tem Sebrae

O projeto “Rede de Atendimento Aqui tem Sebrae” é uma parceria entre a instituição, o poder público e as entidades locais para estimular o empreendedorismo e ampliar o acesso às informações para abertura e gestão de empresas. A Rede oferece indicações de produtos e serviços, e disponibiliza orientações e soluções para melhoria da gestão dos pequenos negócios e estímulo ao empreendedorismo.

Em 2023, mais de 32 mil atendimentos foram realizados e mais de 15.700 empreendedores recorreram à “Rede de Atendimento Aqui tem Sebrae” na região, que conta com 133 municípios e 74 pontos de atendimentos. Mensalmente, são registrados cerca de 2.500 mil atendimentos, principalmente com demandas referentes à abertura de empresas e formalização de negócios, além de cursos, palestras e oficinas de capacitação.

 

Serviço
Encontro Regional Sul Rede de Atendimento Aqui tem Sebrae
Data: 10 e 11 de abril de 2024
Local: Hotel Nacional Inn – Rua Barros Cobra, 35, Centro – Poços de Caldas

 

Por | Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas

Continuar Lendo

Em Alta

...