Poços de Caldas
Crea-MG identificou 292 irregularidades em Poços de Caldas no ano de 2022
O Conselho realizou 59.858 ações em todo o estado, um aumento de 14,7% em relação a 2021. Somente na inspetoria de Poços de Caldas, foram realizadas 582 ações, com a identificação de 292 irregularidades.

Em 2022, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) realizou 59.858 ações de fiscalização em todo o estado, aumento de 14,7% em relação a 2021. As ações resultaram em 28.562 autos de infração. A ausência de registro das empresas, faltas de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e de profissional legalmente habilitado foram as principais irregularidades encontradas. Na inspetoria de Poços de Caldas, foram realizadas 582 ações, com a identificação de 292 irregularidades. “A nossa atividade principal é combater o exercício ilegal das atividades técnicas, que coloca pessoas e patrimônio em risco”, destaca o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Fernando Borges.
Em âmbito estadual, o índice de regularidade de empresas ligadas à engenharia, à agronomia e às geociências de Minas Gerais teve um aumento de 37% em 2022 em relação ao ano anterior. Dentre as ações do Crea-MG em 2021, foram verificadas quase 14 mil empresas sem o registro no Conselho, número que diminuiu para pouco mais de 10 mil no ano seguinte. “Ainda que a fiscalização seja por amostragem, esse cenário aponta para um aumento da percepção da importância da regularidade. Para além da segurança, a constância do ato de fiscalizar cria essa cultura da legalidade”, afirma Lucio. Segundo ele, ter uma empresa registrada e habilitada no Crea significa que as obras e os serviços prestados por ela são acompanhados por um responsável técnico, que estará preparado para aplicar as melhores práticas.
Como reflexo dessa fiscalização constante e assertiva, nos últimos cinco anos, o Crea-MG registrou um aumento de 38,6% das emissões de ART, que é o documento que formaliza, para efeitos legais, a responsabilidade do profissional pelo trabalho realizado por ele. Somente em 2022, foram emitidas mais de 800 mil ARTs, enquanto que em 2021 foram registradas quase 700 mil. “Isso é mais um indicador de que a fiscalização contínua gera maior segurança para a população, visto que as atividades estão sendo conduzidas por profissionais devidamente habilitados”, pontua Lucio.
Metodologia – Uma das diretrizes para a fiscalização deste ano é o fortalecimento do cruzamento de dados para obter maior eficiência na identificação das irregularidades. “Essa metodologia foi exitosa na identificação das empresas irregulares. A celebração de convênios com diversos órgãos públicos nos possibilitou analisar um grande número de dados e, consequentemente, apurar esses erros”, conta o gerente da Divisão de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder.
O Crea-MG verifica e fiscaliza o exercício e a atividade profissional da engenharia, da agronomia, da geologia, da geografia e da meteorologia, amparado pela Lei Federal 5.194/1966. A função do Conselho é defender a sociedade da prática ilegal das atividades técnicas, exigindo a participação declarada de profissionais legalmente habilitados, com conhecimento e atribuições específicas, na condução dos empreendimentos nestas áreas.
Por | Ana Clara Machado – Assessoria de Imprensa – Crea-MG
Poços de Caldas
Municípios da Inspetoria de Poços de Caldas sediam etapa local de congresso do Crea-MG

Com o objetivo de mobilizar e engajar os profissionais das áreas de engenharia, agronomia e geociências da região de Poços de Caldas, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) promove, nos dias 21, 22 e 23 de maio, a etapa local de preparação para o 12º Congresso Estadual de Profissionais (CEP). Os encontros serão realizados nas cidades de Campestre, Cabo Verde e Bandeira do Sul, respectivamente, e marcam o início das discussões que vão subsidiar as próximas fases estadual e nacional do Congresso. Também estão previstas reuniões em Botelhos e Monte Belo ainda neste mês.
Durante os encontros, que são abertos ao público, os participantes irão debater o tema “Engenharia, Agronomia e Geociências no desenvolvimento das cidades”, a partir de cinco eixos temáticos:
- Acessibilidade e Mobilidade Urbana
- Saneamento Básico
- Engenharia Pública
- Qualidade Ambiental
- Desenvolvimento Sustentável
“A etapa local é fundamental para ouvirmos as demandas específicas da região e fortalecer a construção de soluções inovadoras e sustentáveis. Queremos um diálogo direto com nossos profissionais e ampliar ainda mais a participação deles”, destaca o presidente do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Marcos Torres Gervásio.
Encaminhamento das propostas
As sugestões levantadas durante as etapas locais serão encaminhadas para os encontros preparatórios regionais, que ocorrem de 24 de junho a 7 de agosto, em diversas inspetorias do estado. Um desses encontros será realizado em Poços de Caldas, no dia 30 de junho, reforçando o protagonismo da região na construção coletiva das propostas que serão debatidas no Congresso Estadual. Nessa fase, também serão escolhidos os delegados que representarão os municípios no CEP estadual, marcado para o dia 12 de agosto, na sede do Crea-MG, em Belo Horizonte.
As propostas aprovadas no evento estadual seguem para o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que será realizado nos dias 10 e 11 de outubro, em Vitória (ES).
Participação online
Além dos encontros presenciais, os profissionais podem enviar e consultar propostas de forma online até 10 de agosto, por meio do portal do Crea-MG:
https://www.crea-mg.org.br/CEP12CNP
Serviço | Encontros Locais – Inspetoria de Poços de Caldas
Campestre
21 de maio –
15h
Centro Vocacional de Tecnologia – Praça Nossa Senhora Aparecida, 108, Centro
Cabo Verde
22 de maio –
18h30
Câmara Municipal – Praça São Francisco, 02, Centro
Bandeira do Sul
23 de maio –
19h
Câmara Municipal – Rua Lázaro Rodrigues, 31, Jardim Primavera
Cronograma Geral
- Etapas Locais: 15 de maio a 18 de junho
- Encontros Preparatórios Regionais: 24 de junho a 7 de agosto
- 12º CEP (Etapa Estadual): 12 de agosto – Belo Horizonte (MG)
- CNP (Etapa Nacional): 10 e 11 de outubro – Vitória (ES)
Por | Iane Chaves – Assessoria de Imprensa – Crea-MG
Poços de Caldas
Em Poços: Alares anuncia app Disney+ em seu portfólio
Operadora disponibiliza o serviço com oferta especial de lançamento para seus clientes

São Paulo, abril de 2025 – A Alares, operadora de telecomunicações e nova patrocinadora do Caldense anuncia a inclusão do Disney+ em seu portfólio de serviços digitais. A novidade representa um passo estratégico na consolidação da Alares como um hub completo de conectividade e entretenimento, conectando seus assinantes a uma das plataformas de streaming mais relevantes do mundo.
Com mais de 122 milhões de assinantes globais, o Disney+ reúne em um só lugar os universos de Disney, Pixar, Marvel, Star Wars, National Geographic, ESPN e Star. Com a chegada do Disney+, a Alares reforça o compromisso em oferecer aos seus clientes conteúdos de alto valor percebido, com curadoria de qualidade, e alinhados aos hábitos de consumo digital que crescem de forma acelerada no país.
Segundo o Digital 2024 – Data Reportal, 74,3% dos usuários de internet no Brasil consomem conteúdo sob demanda, o que posiciona o streaming como um dos principais vetores de engajamento digital no país. Nesse contexto, a oferta do Disney+ pela Alares amplia o acesso a um portfólio diversificado de entretenimento, consolidando a operadora como um player relevante no ecossistema de SVAs.
“Três de quatro brasileiros conectados consomem streaming, então temos o compromisso de oferecer esse serviço da melhor forma e com a maior diversidade possível. O Disney+ é um dos maiores e mais diversificados serviços de streaming do mundo, o que amplia ainda mais nosso portfólio de entretenimento, garantindo acesso a conteúdo de qualidade e relevância, sempre com objetivo de trazer a melhor experiência para os nossos clientes”, afirma Alejandro Contreras, CMO da Alares.
Ofertas de lançamento
• 800 mega de internet com Disney+ por R$ 139,99/mês
• Para incluir o Disney+ nos demais planos da Alares o custo é de R$ 43,90/mês
Disney+ Um portfólio pensado para todos os perfis
A chegada do Disney+ fortalece a proposta da Alares de entregar soluções que vão além da conectividade, integrando conteúdo relevante para diferentes públicos e faixas etárias. Entre os destaques da plataforma estão:
• Universo Marvel e Star Wars: sagas completas, incluindo todos os filmes dos Vingadores, as séries originais e os lançamentos do universo Jedi.
• National Geographic: documentários e produções consagradas, como Celebridades à Prova de Tudo.
• Filmes para toda a família: estreias recentes como Moana 2 e Divertida Mente 2, dois dos maiores sucessos de bilheteria das animações.
• Esportes ao vivo com ESPN: transmissões exclusivas da Premier League, La Liga, Libertadores, NBA, NFL, entre outros campeonatos nacionais e internacionais.
Confira outros aplicativos que você pode assinar pela Alares no site.
Sobre a Alares
Alares é uma operadora independente de telecomunicações, sediada em São Paulo (SP), que fornece serviços de acesso à Internet de alta velocidade, via fibra óptica, assim como TV por assinatura, streaming, telefonia fixa, dados, além de diversas soluções digitais para pessoas e empresas.
Reúne aproximadamente 2.800 colaboradores e atua em 228 cidades de sete estados brasileiros – São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Bahia. Tem uma rede de 31.000 km de fibra óptica de alta qualidade, com cobertura para conectar mais de 3,2 milhões de lares e empresas, atendendo hoje cerca de 795.000 clientes.
Além do atendimento telefônico e por canais digitais, conta com 126 lojas físicas e equipes próprias de atendimento ao cliente e técnicos de campo, que reforçam o compromisso de qualidade e proximidade com os consumidores.
Por | Lailla Menardi – RPMA Comunicação
Poços de Caldas
Caldense e Alares: parceria conecta o futebol de Poços de Caldas com a melhor banda larga da região
Operadora anuncia patrocínio ao time e oferta especial para sócios do clube

São Paulo, abril de 2025 – A Alares, presente em 7 estados e 228 cidades brasileiras, reforça seu compromisso com a cidade de Poços de Caldas ao anunciar a parceria com o time de futebol da Associação Atlética Caldense. O apoio da operadora ao clube vem em um momento chave, no qual ele completa seus 100 anos de existência.
Com cerca de 15 mil sócios e uma estrutura que abriga diversas modalidades esportivas além do futebol profissional, a Caldense é um símbolo importante da cidade, sendo conhecida como “Veterana”. O patrocínio contempla a presença da marca nos ombros da camisa oficial, além de exposição no estádio Dr. Ronaldo Junqueira (Ronaldão), no centro de treinamento, no clube de sócios e na mesa de entrevistas. A Alares também será mencionada nas transmissões dos jogos.
“Estar ao lado da Caldense em seu centenário é uma forma de reconhecer a importância do clube para a cidade e seus moradores. A Alares é hoje o principal provedor de internet de Poços de Caldas e queremos estar cada vez mais próximos da população, não apenas oferecendo a melhor experiência em conectividade, mas também apoiando iniciativas da comunidade”, destaca Anderson Oliveira, Diretor Comercial da Alares.
“Para nós da Caldense é uma honra contar com o apoio da Alares nesta temporada tão especial e histórica, que é o ano do centenário da Veterana. A Alares estará presente nas camisas oficiais do jogo do time, que estão sendo aguardadas com muita expectativa pelos torcedores, e em uma série de outros pontos de mídia do clube. A empresa é referência em qualidade de internet, velocidade e estabilidade. Assim como a Caldense, que é uma das maiores e mais tradicionais equipes de Minas Gerais. Será uma parceria de muito sucesso!”, disse Renan Muniz, Gerente de Marketing da Caldense.
Oferta especial para sócios do clube
A Alares ainda preparou uma oferta exclusiva para os sócios do Clube Caldense: até dia 30 de abril, os associados podem contratar 800MB de internet por R$99,99. O pacote ainda inclui 1 mês de Premiere gratuito, e a partir do segundo mês, o serviço continua disponível para contratação pelo valor de R$59,90 mensais. As condições estarão todas descritas na oferta.
Sobre a Alares
Alares é uma operadora independente de telecomunicações, sediada em São Paulo (SP), que fornece serviços de acesso à Internet de alta velocidade, via fibra óptica, assim como TV por assinatura, streaming, telefonia fixa, dados, além de diversas soluções digitais para pessoas e empresas.
Reúne aproximadamente 2.800 colaboradores e atua em 228 cidades de sete estados brasileiros – São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Bahia. Tem uma rede de 31.000 km de fibra óptica de alta qualidade, com cobertura para conectar mais de 3,2 milhões de lares e empresas, atendendo hoje cerca de 795.000 clientes.
Além do atendimento telefônico e por canais digitais, conta com 126 lojas físicas e equipes próprias de atendimento ao cliente e técnicos de campo, que reforçam o compromisso de qualidade e proximidade com os consumidores.
Informações para a imprensa:
Por | Laila – RPMA Comunicação
-
Regional2 dias ago
Use a IA para aprimorar suas habilidades nos negócios
-
Regional2 dias ago
Transtornos mentais em crianças: Saiba identificar os sinais
-
Poços de Caldas19 horas ago
Municípios da Inspetoria de Poços de Caldas sediam etapa local de congresso do Crea-MG
-
Notícias Corporativas3 dias ago
GIGABYTE na COMPUTEX 2025: acelerando o futuro da IA com soluções completas de infraestrutura e computação
-
Notícias Corporativas3 dias ago
NetApp cria infraestrutura de IA na plataforma de dados de IA da NVIDIA
-
Notícias Corporativas3 dias ago
Apronet busca facilitação do crédito de US$ 100 milhões do BID para provedores
-
Notícias Corporativas3 dias ago
Manpower abre 19 vagas para operador(a) de betoneira
-
Notícias Corporativas2 dias ago
LGA investe R$ 100 mi e aposta em minério de alta qualidade