Conecte-se conosco

Poços de Caldas

Dia do Hospital | Profissionais avaliam os desafios enfrentados diariamente

Além de qualificação, o trabalho em um hospital exige empatia e resiliência

É impossível prever quando vamos precisar de atendimento médico / Foto: Divulgação Unimed Poços

Publicado

em

Como forma de homenagear os profissionais da saúde é celebrado, anualmente, dia 02 de julho, o Dia do Hospital. É impossível prever quando vai surgir uma infecção urinária, pneumonia ou até mesmo uma pandemia. “Os últimos dois anos foram muito desafiadores. Nós enfrentamos um período muito difícil durante os atendimentos de Covid-19. Ficamos próximos dos pacientes e familiares, torcendo pela recuperação. Quando isso não acontecia, era inevitável não se abalar. Inclusive, tivemos muito apoio do hospital para desenvolver essa inteligência emocional” lembra a enfermeira da Unimed Poços, Paula Cícera Ramos Nono.

Além de qualificação profissional, o trabalho em um hospital exige empatia e resiliência. Afinal, independente da situação ou do diagnóstico, a equipe precisa estar preparada para receber o paciente. “A rotina é muito desafiadora. Precisamos lidar com o doente, mas também acolher a família que está abalada e triste diante desta situação” explica Paula. 

Atendimento Humanizado

Trabalhando há mais de 30 anos na área da saúde, a médica hospitalista da Unimed Poços faz um balanço dos serviços e desafios do setor. “Acho interessante quando o paciente ou a família diz ‘desculpa o trabalho que estamos dando’, sendo que eles são o objetivo da nossa profissão. Infelizmente as pessoas adoecem e precisam dessa atenção” afirma Francisca Barreiro.

“Demorei para entender o que é ser humanizado, afinal somos todos humanos. Mas basicamente se trata de colocar o coração em tudo que a gente faz. Precisamos compreender que aquele paciente é uma pessoa enfrentando uma doença. É necessário ouvir mais, qual o contexto e as reações que cada um tem diante de uma enfermidade” reflete Francisca. Mas para prestar qualquer tipo de atendimento, antes é necessário que o profissional também esteja atento a própria saúde. “Precisamos nos cuidar e estar bem, para poder cuidar de outras pessoas” completa a profissional.

Cuidados no dia a dia

Para garantir a segurança dos colaboradores, profissionais e acompanhantes é necessário uma série de cuidados. A higienização hospitalar diz respeito a todas as técnicas de limpeza, desinfecção e esterilização utilizadas em todos os ambientes internos do hospital.  “Diferentes procedimentos são utilizados de acordo com o risco de infecção do ambiente, desde o centro cirúrgico, UTI, enfermarias, ambulatórios, até os setores administrativos” explica a auxiliar de higienização, Mariza de Cássia Freitas Bastos.

 

Por | Alice Dionisio – Comunicação e Marketing – Unimed Poços de Caldas

Continuar Lendo
Anúncio
Clieque para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Poços de Caldas

Concurso de Qualidade dos Cafés tem leilão no dia 26

Publicado

em

Legenda: Prova sensorial aconteceu no último sábado (16) / Foto: Divulgação PMPC

O 16º Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas está chegando à reta final. No último sábado (16), aconteceu a prova sensorial dos cafés concorrentes no laboratório do IF Sul de Minas de Machado.

A prova sensorial é um momento crucial para avaliar a qualidade e as características únicas dos cafés inscritos. Este ano, houve recorde de inscrições, com um total de 113 participantes, demonstrando a paixão e o comprometimento dos cafeicultores de Poços de Caldas em buscar a excelência na produção de café.

Lançada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, a iniciativa valoriza os cafeicultores locais e contribui para a produção de cafés especiais no município.

Na próxima terça (26), haverá um leilão, às 16h, na Urca, que será realizado também de forma on-line, proporcionando aos cafeicultores a oportunidade de comercializar seus produtos de modo eficiente e competitivo.

No dia 1º de outubro, acontece a premiação dos vencedores.

O Concurso de Qualidade dos Cafés de Poços de Caldas é considerado um dos principais concursos na Região Vulcânica, reunindo cafeicultores locais em torno dos melhores cafés especiais da região. Esta 16ª edição começou em junho. O evento é uma colaboração entre a Prefeitura de Poços, Café Poços, IF Sul de Minas, Assodantas e Emater, com o apoio dos Cafés da Região Vulcânica, do Sebrae e do Sindicato dos Produtores Rurais.

 

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Mirante Sessions realiza segunda edição neste feriado

Na programação estão as bandas Genes Recessivos e 4&Jazz.

Publicado

em

Genes Recessivos - Renato Gaiga / Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira, feriado de 7 de setembro, a partir das 15h, está programada mais uma edição do Mirante Sessions. As bandas Genes Recessivos e 4&Jazz se apresentam no Mirante Santa Rita, novo atrativo turístico de Poços de Caldas, que também vem sendo palco para fomento das atividades culturais na cidade.

 

A segunda edição do Mirante Sessions traz na programação uma mistura de jazz e rock, com  bandas que possuem uma excelente qualidade artística, e que a cada dia conquistam o público, fortalecendo diferentes vertentes musicais e propiciando uma experiência diferenciada. 

 

De forma gratuita, o evento é destinado para toda a comunidade, que é convidada a levar cangas, cadeiras de praia, cooler, a família e amigos, para curtir o feriado com muita música boa. 

4&Jazz – Michelle Veloso / Foto: Divulgação

 

4&JAZZ

A banda é formada por Fernando Moreira (guitarra), Estevão Pinheiro (bateria), Mário Clidão (contrabaixo) e Thales Baptista (saxofone), pautando em suas apresentações um repertório com a riqueza de estilos da música instrumental do Brasil e do Mundo, promovendo a difusão de seus inúmeros gêneros e estilos.

 

O show no Mirante Sessions propõe a promoção e difusão da música instrumental no cenário poços-caldense que, muitas vezes fica restrito a um pequeno público, e a proposta de ocupar diferentes locais é justamente garantir a oportunidade para que mais pessoas tenham acesso à diversidade e riqueza da música instrumental.

Genes Recessivos – Renato Gaiga / Foto: Divulgação

 

GENES RECESSIVOS 

Formada por Gil Alves Vilela (guitarra e vocais), Guilherme RampazzoAlemão’ (contrabaixo e vocais), João Paulo OlianiFubá’ (vocais e guitarra) e Vinícius Soares Camargos (bateria e vocais), a banda é conhecida por um repertório minucioso e apresentações fortes, que contam com momentos solos instrumentais, e também incluem muitos medleys, em que o grupo mistura diversas músicas e referências numa única sequência, marcando a originalidade da banda que tem mais de 20 anos de bagagem. 

 

Pela segunda vez no Mirante Sessions, após o sucesso da primeira edição, a banda promete agitar o público levando clássicos do pop/rock nacional e internacional, passeando por várias décadas desde os anos 60 até sons mais contemporâneos. 

 

O Mirante Sessions tem produção de Chiara Carvalho/Carvalho Agência Cultural e é viabilizado com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura / Prefeitura de Poços de Caldas.

 

Para saber mais, siga as redes sociais @banda4ejazz, @genesrecessivos e @carvalhoagenciacultural 

 

SERVIÇO

Mirante Sessions apresenta 4&Jazz e Genes Recessivos

Data: quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Horário: 15h às 18h 

Local: Mirante, Rua Júpiter, nº 1, bairro Santa Rita, Poços de Caldas

*gratuito

 

Por | Chiara Carvalho – Carvalho Agência Cultural

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Crea-MG disponibiliza cursos gratuitos para profissionais

Publicado

em

Foto: Divulgação Crea-MG

Engenheiros, agrônomos e geocientistas podem se inscrever em cursos gratuitos oferecidos pelas entidades de classe da categoria, fomentados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG). Para realizar o curso, o profissional deve ter registro ou visto no Crea-MG e estar em dia com o Conselho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site https://qualificar.crea-mg.com.br/. As aulas são no formato online e gravadas, e terão certificado de conclusão.

Os cursos contemplam o aperfeiçoamento técnico e a valorização das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua. Segundo o gerente do Colégio Estadual de Entidades do Crea-MG, engenheiro civil Eduardo Ribeiro, esta é uma oportunidade de atualização e qualificação para os profissionais. “A nossa intenção é prepará-los para enfrentar os desafios do mercado. No momento, já estão no ar seis cursos, mas com a previsão de disponibilizar mais de 100. A seleção deles foi feita, inclusive, a partir da demanda dos próprios profissionais, que indicaram, dentro das suas entidades de classe, o que queriam consumir”, ressalta Eduardo.

 

Chamamento público – A realização dos cursos só foi possível a partir do fomento do Crea-MG, por meio do Chamamento Público. O Conselho lançou, em fevereiro de 2023, edital para projetos de entidades de classe para elaboração de cursos online gratuitos e de curta duração. “Os chamamentos públicos são ofertados pelo Crea-MG desde 2015 em forma de concessão de apoio financeiro para a realização de projetos que abranjam aperfeiçoamento técnico e valorização profissional. E agora, não se faz diferente quando objetivamos proporcionar a maior qualificação dos nossos profissionais”, detalha o gerente.

 

Os cursos disponíveis são:

-Fazendo laudos de vistoria e inspeções (uso de drone, câmara termográfica e outras Tecnologias);

-Administração, fiscalização e diligenciamento de obras de engenharia;

-Fundamentos de gestão de projetos;

-Avaliação de desequilíbrio econômico-financeiro de engenharia e obras – Pleitos;

-Ensaios Geotécnicos de Campo e Laboratório;

-Serviços de Conservação e Manutenção dos dispositivos de Drenagem e sua Importância para a Rodovia.

 

Por | Iane Chaves – Assessoria de Imprensa – Crea-MG

Continuar Lendo

Em Alta

...