Conecte-se conosco

Poços de Caldas

Festa ‘Itália Per sempre’ começa na quarta-feira em Poços de Caldas

Haverá barracas com comidas típicas, bebidas, exposições e também shows

Publicado

em

A tradicional festa Itália Per Sempre começa na quarta-feira (9) no Parque José Affonso Junqueira, atrás do Palace Hotel. O evento que celebra a cultura italiana em Poços de Caldas chega a oitava edição.

Haverá barracas com comidas típicas (massas, doces e sorvetes), bebidas, exposições e também shows. Além disso, quem passar pela festa poderá fazer uma pesquisa genealógica por meio do Family Search.

Haverá barracas com comidas típicas, bebidas, exposições e também shows

A festa Itália Per Sempre é organizada pelo Círculo Ítalo Brasileiro do Sul de Minas, com apoio da Prefeitura.

 

Programação

 

Quarta | Dia 9

19h – Abertura
Música típica

Quinta | Dia 10

20h – Adriano Vieira e grupo de dança Ariane Franco

Sexta | Dia 11

18h30 – DJ Lagunaz
20h – Jô Martucci

Sábado | Dia 12

12h30 – Roberto Cerantola

16h30 – Atividade recreativa com Sérgio di Napoli
Semana da Língua Italiana no Mundo

18h30 – DJ Lagunaz

20h – Sérgio di Napoli

Domingo | Dia 13

10h30 – Homenagem aos descendentes

12h30 – Ricardo Guerra

13h30 – Grupo de dança Ariane Franco

16h30 – Atividade recreativa com Sérgio di Napoli
Semana da Língua Italiana no Mundo

16h – Roberto Cerantola

 

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Continuar Lendo
Anúncio
Clieque para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Poços de Caldas

Paisagens Sonoras realiza edição especial no Mirante Santa Rita

Evento acontece no domingo, 3 de novembro, com diversas atrações.

Publicado

em

Foto: Tamiris Alves / Divulgação

O Paisagens Sonoras Festival retorna com a edição especial “Reprise” no próximo domingo, 3 de novembro, a partir das 15h, no Mirante Santa Rita. A programação gratuita conta com diversas atrações musicais, além de oficinas voltadas para as artes visuais.

A proposta vem ganhando bastante notoriedade no cenário cultural da cidade de Poços de Caldas, sendo responsável por dar visibilidade a artistas locais e da região que possuem trabalhos autorais, reunindo também diversos gêneros da música como Pop, Rock, Nova MPB, Hip Hop, entre outras. Desde a primeira edição, o festival também se preocupa em levar outros segmentos da arte para o evento, especialmente das artistas visuais, seja para a composição do cenário ou durante a programação, em que são realizadas intervenções visuais, graffiti e pintura ao vivo.

Intitulado como ‘Reprise’, a nova edição do Paisagens Sonoras traz atrações que já passaram por outras edições, onde o público é convidado a curtir esta experiência sonora e visual, aproveitando o espaço levando coolers, cangas, cestas de piqueniques para curtir o evento.

Foto: Tamiris Alves / Divulgação

Confira a programação completa:

Musicais

15h – Paulo Tothty

15h45 – DJ Mancha convida Day

16h30 – TocaDisco

17h15 – Moonrib

18h – Isadbob

 

Oficinas

Graffiti – Isadbob e Lo Firmino

Pássaros – Cláudio Guedes (Atelier Obra 255)

 

Vale dizer que em caso de chuva a ação será remarcada, com data a ser divulgada oportunamente, uma vez que a estrutura do evento possui limitações e precisa que o dia esteja com condições climáticas favoráveis para sua realização.

O Paisagens Sonoras Festival conta com patrocínio da Prefeitura de Poços de Caldas / Secretaria Municipal de Cultura, apoio cultural da Carvalho Agência Cultural, identidade visual criada por Rodrigo Bianchi / ZAG.

 

Para saber mais acompanhe nas redes sociais: @paisagensonorasfestival.

 

SERVIÇO

Paisagens Sonoras Festival – Reprise

Data: 03 de novembro de 2024.

Horário: a partir das 15h

Local: Mirante Santa Rita, Rua Júpiter, nº 1, Bairro Santa Rita

*gratuito

(Em caso de chuva o evento será adiado para outra data)

 

Por | Alyson Dias – Carvalho Agência Cultural

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Atelier Obra 255 abre inscrições para Oficinas de Artes Visuais gratuitas em Poços de Caldas

Aulas acontecerão de setembro a novembro

Publicado

em

Fotos 'Pássaros': Silvia Borges

O Atelier Obra 255, dirigido pelo artista plástico Cláudio Guedes, anuncia a realização de uma série de oficinas gratuitas de artes visuais voltadas para artistas com idade superior a 15 anos, iniciantes ou não. As atividades ocorrerão de setembro a novembro, tendo como objetivo principal promover a experiência profissional na elaboração conceitual, produção e criação artística, com foco especial no campo das Artes Visuais e Plásticas.

Os encontros, que ocorrerão semanalmente no próprio atelier, contarão com aulas ministradas por Cláudio Guedes (artista plástico), Tatiana Ferro (artista plástica) e Fábio Guedes (arte-educador).

As oficinas se iniciarão no dia 14 de setembro e seguirão até o dia 30 de novembro, com aulas aos sábados, das 8h às 12h. Nessas aulas, a produção de objetos escultóricos será utilizada como um meio para um estudo dirigido diretamente ligado à formação humana no campo das Artes Visuais e Plásticas, com foco na formação artística e no desenvolvimento criativo dos participantes. Dos resultados das oficinas, e das peças escultóricas de bambu produzidas ao longo dos meses, será realizada a exposição final ‘Pássaros’.

Fotos ‘Pássaros’: Silvia Borges

Interessados em participar podem se inscrever através do link https://forms.gle/th3cmnqpnHTYUDKr8, até às 12h, do dia 9 de setembro. As inscrições são gratuitas com vagas limitadas. Os selecionados serão contatados para confirmar sua participação posteriormente ao encerramento das inscrições.

A ação é viabilizada através da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) – Espaços Culturais, conta com a realização do Atelier Obra 255, com apoio da Dona Berinjela – Comida Vegana e da Carvalho Agência Cultural.

Foto Cláudio Guedes: Bruno Alves

Conheça mais sobre o Atelier Obra 255 e seu fundador Cláudio Guedes

Cláudio Guedes é um artista renomado da região de Poços de Caldas, onde vive desde 1986. Natural de Belo Horizonte, iniciou sua trajetória artística nos anos 70, frequentando a Escola Guignard e os festivais de Inverno de Ouro Preto. Em 1988, trouxe a 20ª edição do Festival de Inverno para Poços de Caldas. Guedes foi influenciado por artistas vanguardistas mineiros e trabalhou com figuras como Carlos Farjado e Luiz Armando Bagolin.

Desde 2010, lidera o “Atelier OBRA 255”, realizando instalações a céu aberto em um fragmento de Mata Atlântica, que ele ajudou a regenerar. Suas exposições e intervenções têm sido uma troca profunda entre o artista e a natureza, usando materiais como o bambu. Guedes também é uma referência em curadoria, tendo organizado importantes exposições na região, incluindo mostras sobre Mario Seguso e Maria Antonieta. É considerado um mestre autêntico e uma inspiração para as expressões artísticas emergentes locais.

Para conhecer mais e acompanhar os trabalhos do Atelier, siga @atelier_obra_255.

SERVIÇO

Oficina de Artes Visuais – Atelier Obra 255

Data: aos sábados, de 14 de setembro à 30 de novembro

Horário: 8h às 12h

Local: Atelier Obra 255 –  R. Miguel Cândido Fraga, 255 – Jardim Centenário, Poços de Caldas

*Inscrições gratuitas até às 12h, do dia 9 de setembro, através do link: https://forms.gle/th3cmnqpnHTYUDKr8

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Curso de Medicina do Campus Poços de Caldas recebe nota máxima, 5, em avaliação de reconhecimento pelo MEC

Nota máxima atesta a excelência dos Cursos de Medicina ofertados pela PUC Minas. Contagem e Betim também são reconhecidos com a nota 5.

Publicado

em

Medicina / CRED. Bruno Lima / Foto: Divulgação

O Curso de Medicina da PUC Minas Poços de Caldas recebeu conceito máximo, nota 5, em avaliação de reconhecimento realizada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). Os avaliadores levaram em consideração a estrutura oferecida pelo Campus como laboratórios, consultórios e salas de aula, cenários de atuação dos alunos, além da estrutura utilizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais do município. O projeto pedagógico e corpo docente também fizeram parte dos critérios analisados.

O reconhecimento é uma das etapas de um criterioso processo de avaliação iniciado em 2017, ainda antes da abertura do Curso de Medicina no Campus. Desde então, o MEC realizou três processos de monitoramento e, em todas as ocasiões, incluindo a avaliação de abertura, o curso oferecido pelo Campus alcançou a nota máxima.

Para o Pró-reitor de Graduação da PUC Minas, Prof. Eugênio Batista Leite, a nota máxima de reconhecimento concedida pelo MEC confirma que a Universidade atende, em todos os projetos pedagógicos, às diretrizes nacionais. Graças a uma abordagem metodológica diferenciada para o desenvolvimento de competências, com uma articulação muito precisa entre Ensino, Pesquisa e Extensão. “Em Poços de Caldas, os laboratórios são muito equipados, com o que há de mais moderno. A biblioteca dispõe de acervo atualizado e com acesso à base de dados científicos; o convênio com SUS local nos permite instalações hospitalares e ambulatoriais modernas para estágio dos nossos alunos, com professores que possuem uma ampla experiência clínica, de pesquisa e extensão.”

Medicina / CRED. Bruno Lima / Foto: Divulgação

Reflexo de um esforço coletivo iniciado pela Universidade há 11 anos, o reconhecimento é fruto do trabalho de vários setores, professores e funcionários.

De acordo com o Pró-Reitor Adjunto do Campus Poços de Caldas, Prof. Dr. Iran Calixto Abrão, obter a nota máxima é de extrema importância não somente para os alunos, mas também para a comunidade. “Isso enfatiza o ensino de excelência que oferecemos. Quem ganha é a sociedade, com profissionais qualificados e competentes para cuidar de quem mais precisa nas horas mais delicadas. Essa é uma premissa que temos e que fazemos questão de reforçar com nossos alunos, que possuem um contato direto com a população por meio dos diversos atendimentos que realizam em inúmeras unidades de saúde em Poços de Caldas”, afirma o Pró-reitor.

O Campus Poços de Caldas oferece o Curso de Medicina desde 2017 e já formou duas turmas. O Curso tem duração de 12 semestres em período integral, com oferta de vagas semestrais para a formação de novas turmas. Conheça as modalidades do processo seletivo e as opções de bolsa em www.pucminas.br/medicina.

Conceito máximo no Campus Contagem

Os cursos ofertados nos campi Contagem e Betim também são reconhecidos com a nota 5.

Em abril deste ano, o Curso de graduação em Medicina ofertado no Campus Contagem também recebeu nota 5, conceito máximo, na avaliação de reconhecimento conduzida pelo Inep, do Ministério da Educação (MEC).

Organização didático-pedagógica, corpo docente qualificado, projeto pedagógico arrojado, infraestrutura e laboratórios de ponta, inovação em projetos e políticas acadêmicas refletem a nota 5 do curso.

Em 2017, o Curso de Medicina oferecido no Campus Betim também recebeu a nota 5 em avaliação de reconhecimento do MEC.

 

Por | Assessoria de Imprensa – PUC Minas Poços de Caldas

Continuar Lendo

Em Alta

...