Conecte-se conosco

Poços de Caldas

Fisioterapeuta graduado na PUC Minas Poços de Caldas atua nas Olimpíadas 2020

Tiago Testa integra comitiva da Seleção Brasileira de Natação nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Publicado

em

Fisioterapeuta graduado na PUC Minas Poços de Caldas atua nas Olimpíadas 2020

Fisioterapeuta Tiago Testa nas Olimpíadas 2020 / Arquivo Pessoal / Foto: Divulgação

Após adiamento ocasionado pela pandemia de Covid-19, os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 finalmente têm início. A cerimônia oficial de abertura ocorre nesta sexta-feira, 23 de março, mas as competições já começaram — revelando não só o talento dos atletas, mas também dos profissionais de inúmeras especialidades que contribuem para extrair o melhor rendimento a cada largada. Um exemplo é o fisioterapeuta Tiago Testa, graduado na PUC Minas Poços de Caldas, que acompanha a Seleção Brasileira de Natação.

Aos 36 anos, o profissional vê este momento como a realização de um sonho. “Somos privilegiados porque, de certa forma, entramos para a história. É uma Olimpíada ímpar”, avalia, referindo-se aos desafios de realizar um evento de tal magnitude em meio a uma crise sanitária mundial. Mesmo repleta de protocolos de segurança, a rotina intensa na Vila Olímpica não abala a satisfação em estar lá, com uma sensação que ele descreve como a melhor possível.

Natural de Guaratinguetá, no interior paulista, Tiago ingressou no Curso de Fisioterapia da PUC Minas Poços de Caldas em 2003. Em 2009, após concluir a graduação, mudou-se para São Paulo para fazer uma especialização em Aparelho Locomotor no Esporte pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Atuou profissionalmente em projetos da área e, em 2013, começou a trabalhar no Esporte Clube Pinheiros, o maior clube poliesportivo da América Latina.

Esta oportunidade abriu caminhos que conduziram o fisioterapeuta até a Seleção Brasileira de Natação. Tiago relata que esta relação profissional teve início em 2015, na ocasião do Campeonato Mundial Júnior da modalidade. No ano seguinte, atuou em jornadas esportivas nos Estados Unidos e na aclimatação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, mas não chegou a participar diretamente do evento mundial. A vontade de estar lá o motivou a seguir no ofício e conquistar um lugar nas Olimpíadas de Tóquio, munido de experiências coletadas em campeonatos dos mais variados países ao longo dos anos.

“Em competições, os fisioterapeutas estão entre os primeiros a chegar e os últimos a ir embora. Somos responsáveis pela montagem do espaço de atendimento, que chamamos de quartel general ou QG. Lá, temos que proporcionar conforto e demonstrar total respeito e confiança com os atletas para que possam fazer seu trabalho”, explica. O trabalho ao qual se refere envolve uma série de etapas, como aquecimento, concentração e recuperação do desgaste físico ou eventuais lesões ocorridas nas disputas.

O amplo espectro de atuação dos fisioterapeutas no esporte torna-os facilitadores, na visão de Tiago. Ele entende que o seu trabalho contribui para tornar o processo mais leve para os atletas, de modo que consigam se divertir mesmo nos momentos de maior tensão. A emoção levada ao público é, certamente, uma medalha para estes profissionais, que faz valer a pena todo o investimento e sacrifício direcionado à busca de um desempenho olímpico.

Pessoas interessadas em trilhar a carreira de Fisioterapia contam com a oferta atual do Curso na PUC Minas Poços de Caldas. As inscrições no Processo Seletivo Simplificado para ingresso já no segundo semestre de 2021 seguem abertas, por meio do site pucminas.br/vestibular. A Universidade oferece ainda diversos outros cursos de graduação e pós-graduação, inclusive na área da Saúde, em que o Campus no Sul de Minas se fortalece como polo de referência. Para mais informações, acesse: pucpcaldas.br.

 

Por | Assessoria de Imprensa – PUC Minas Poços de Caldas

Continuar Lendo
Anúncio
Clieque para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Poços de Caldas

DMED fica em 4º lugar no ranking da ANEEL divulgado no dia do consumidor

O resultado demonstra o desempenho das distribuidoras na continuidade do fornecimento de energia elétrica em 2023

Publicado

em

Foto: Divulgação DMEPC

A DME Distribuição (DMED) aparece em 4º lugar no Desempenho Global de Continuidade (DGC), entre as concessionárias de menor porte, sendo considerada ainda a distribuidora que mais evoluiu em 2023, com o avanço de sete posições em relação à divulgação do ano passado. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) avaliou todas as concessionárias do país no período de janeiro a dezembro de 2023, divididas em dois grupos: concessionárias de grande porte, com número de unidades consumidoras maior que 400 mil; e concessionárias de menor porte, com o número de unidades consumidoras menor ou igual a 400 mil.

Imagem: Divulgação DMEPC

A classificação foi elaborada a partir da comparação dos valores apurados de DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora), o que correspondem respectivamente à duração e frequência em que ocorrem as interrupções ao fornecimento de energia elétrica, das concessionárias, em relação aos limites estabelecidos para esses indicadores. O ranking é um instrumento que incentiva as concessionárias a buscarem a melhoria contínua da qualidade do serviço, sendo publicado anualmente desde 2012.

Para a DMED, o resultado é um reflexo de todas as ações planejadas e executadas ao longo do tempo. “Existe uma grande preocupação por parte da distribuidora em realizar investimentos na rede de distribuição, bem como a melhoria da operação e manutenção da rede, através de manutenções programadas e preventivas”, explica Marco César de Oliveira, Diretor Técnico.

No último período avaliado para a ANEEL, o destaque é para a realização de obras para expansão da rede, conforme apontado por Richard Bueno, da Gerência de Distribuição. “Acompanhando o crescimento e as necessidades do município, temos realizado o remanejamento na rede de distribuição de circuitos alimentadores, reforçando o sistema elétrico de potência com obras de grande porte, como a SE Distrito e linha de transmissão que alimentará esse circuito, previstas para entrar em operação no final deste ano”, finaliza.

 

Por | Assessoria de Comunicação – DME Poços de Caldas

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Conheça o projeto de visitas técnicas escolares “DME mais perto de você”

A novidade é uma parceria entre DME e Secretaria Municipal de Educação

Publicado

em

Foto: Divulgação DMEPC

Neste mês, teve início o programa “DME mais perto de você”, o qual consiste na realização de visitas escolares nas usinas hidrelétricas da DME. Este projeto está sendo realizado com a colaboração da Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas, abrangendo a rede pública municipal de ensino.

A primeira visita foi realizada no último dia 12, com os alunos do oitavo ano do CAIC Professor Arino Ferreira Pinto, na UHE Walther Rossi (Antas II).

As visitas serão realizadas a cada 15 dias, no período da manhã, com grupos de até 40 alunos, acompanhados de pelo menos dois professores, além da equipe da DME, ficando a cargo da Secretaria Municipal de Educação a escolha das escolas visitantes.

Foto: Divulgação DMEPC

“É uma forma de nos aproximarmos da comunidade, apresentando aos alunos como é o processo de geração de energia elétrica e todos os desafios que esta atividade proporciona. A atividade visa também, conscientizar os jovens sobre o consumo consciente, fornecendo dicas de segurança e economia, além de reforçar a importância da DME para Poços de Caldas”, detalha José Carlos Vieira, Presidente da DME.

Para 2024, foram definidas 19 visitas, atendendo ao cronograma definido com a Secretaria de Educação.

Por | Assessoria de Comunicação – DME Poços de Caldas

Continuar Lendo

Poços de Caldas

PUC Minas Poços de Caldas oferece 48 Oficinas de Extensão gratuitas à população

Inscrições abertas para cursos de curta duração em diversas áreas, com ofertas de março a junho de 2024

Publicado

em

Imagem: Divulgação

Estão abertas as inscrições para as Oficinas de Extensão oferecidas pela PUC Minas Poços de Caldas no primeiro semestre de 2024. Dando continuidade à tradição de levar capacitações gratuitas à população a cada novo período letivo, a Universidade preparou 48 cursos de rápida duração que serão ministrados por professores qualificados, apresentando conhecimentos sobre as mais diversas áreas das ciências biológicas, exatas e humanas.

As oficinas são abertas tanto aos membros da comunidade acadêmica (alunos, professores e funcionários) quanto à população de Poços de Caldas e região, mediante inscrição prévia, sem qualquer custo. Os interessados devem se cadastrar pelo site oficinas.pucpcaldas.br, onde estão listadas todas as oficinas do semestre, com datas, horários e locais das aulas.

Saúde, tecnologia, empreendedorismo, produção de conteúdo, educação, sustentabilidade e esporte são alguns dos assuntos que serão abordados. É importante observar, na descrição de cada oferta, se há pré-requisitos ou se a oficina em questão é direcionada a estudantes de alguma área específica. Na maior parte dos casos, não são exigidos conhecimentos prévios, de modo que qualquer pessoa pode se inscrever e ter acesso a conhecimentos produzidos na Universidade de forma simples e acessível.

Em caso de dúvidas, o setor de Extensão do Campus está à disposição para prestar esclarecimentos pelo telefone/WhatsApp (35) 3729-9246, de segunda a sexta, das 8h às 13h e das 14h às 17h.

Por | Assessoria de Imprensa – PUC Minas Poços de Caldas

Continuar Lendo

Em Alta

...