Poços de Caldas

Hospital Santa Lúcia recebe respiradores doados pela PUC Minas Poços de Caldas à Secretaria de Saúde

Doação recente da Universidade inclui mil ampolas de medicamento do kit intubação, utilizado na rede pública municipal

Publicado

em

A PUC Minas Poços de Caldas entregou à Secretaria de Saúde da cidade, neste mês, novos equipamentos e insumos farmacêuticos adquiridos pela Universidade. As doações recentes incluem três respiradores hospitalares, que foram encaminhados pelo órgão público ao Hospital Santa Lúcia nesta semana, e mil ampolas de enoxaparina sódica em solução injetável, um dos medicamentos que compõem o kit intubação.

Para estas aquisições, foi feito um investimento de R$ 211.730,00. Esta doação se soma a outras que a PUC Minas tem feito à rede pública em 2021, com um aporte acumulado superior a 700 mil reais apenas neste ano. Todo este valor foi utilizado na compra de materiais solicitados pela Secretaria de Saúde, levando em conta as principais necessidades atuais do município, especialmente no enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Medicamentos – Crédito Fernando Pereira (Asscom PUC Minas)

“A Universidade adquiriu três novos respiradores solicitados pela Secretaria de Saúde, que foram encaminhados ao Hospital Santa Lúcia para atendimento pelo Sistema Único de Saúde, e também alguns medicamentos do kit intubação. Esta é mais uma ação do plano de contrapartida e é muito importante a nossa parceria com o município e todas as unidades da sua rede vinculada ao SUS, especialmente os hospitais”, relata o pró-reitor adjunto da PUC Minas Poços de Caldas, prof. Iran Calixto Abrão.

Entrega dos respiradores à Prefeitura – Crédito Fernanda Garcia (Asscom PUC Minas)

O plano de contrapartida foi firmado em 2017, com a abertura do Curso de Medicina do Campus. Desde então, importantes investimentos têm sido realizados pela Universidade, com destaque para o aporte de R$ 1,2 milhão em 2020, aplicado em unidades básicas do SUS e no Hospital de Campanha. A parceria tem viabilizado ainda a inserção dos acadêmicos na rede municipal de saúde, com atendimentos gratuitos à população em diversas especialidades.

Respiradores hospitalares se destacam entre as aquisições de 2021. Ao todo, foram oito os equipamentos deste tipo doados à Secretaria de Saúde neste ano. Cinco deles foram destinados, em maio, à Santa Casa e, agora, outros três passam a ser utilizados pelo Hospital Santa Lúcia em atendimentos do SUS. As doações recentes da Universidade incluem ainda outros medicamentos do kit intubação, milhares de litros de álcool, um freezer, termômetros e coletores.

“A doação destes respiradores é de extrema importância, pois são de qualidade muito avançada. Esses novos equipamentos são mais fortes, principalmente para pacientes mais graves. A parceria entre a PUC e a Secretaria de Saúde é sempre muito benéfica para a população”, enfatiza o secretário de Saúde do município, Carlos Mosconi.

Na avaliação técnica da Secretaria de Saúde, os respiradores doados estão entre as melhores opções do mercado e devem proporcionar uma significativa melhoria no atendimento. Suas principais funcionalidades incluem modos ventilatórios avançados e informações visuais e gráficas da mecânica ventilatória dos pacientes. Os equipamentos serão usados prioritariamente no combate à Covid-19 e, futuramente, no tratamento de outras enfermidades.

“Em meio à pandemia, a demanda por respiradores disparou e os mesmos são fundamentais no tratamento de pacientes com dificuldades respiratórias graves. O Hospital Santa Lúcia — Hospital do Coração agradece a PUC e a Secretaria Municipal de Saúde pela doação realizada”, destaca o diretor do Hospital Santa Lúcia, Assad Aun Netto.

 

Por | Assessoria de Imprensa – PUC Minas Poços de Caldas

Clieque para comentar

Em Alta

Sair da versão mobile