Conecte-se conosco
Investir em Cultura é um bom negócio! Investir em Cultura é um bom negócio!

Poços de Caldas

Investir em Cultura é um bom negócio!

Entre as iniciativas está o envio de kits às empresas / Foto: Divulgação PMPC

Publicado

em

Força-tarefa busca viabilizar captação de recursos a projetos de Incentivo à Cultura.

Uma força-tarefa da Prefeitura, integrada pelas secretarias municipais de Cultura, Fazenda e Desenvolvimento Econômico, capitaneada pelo gabinete do prefeito Sérgio Azevedo, está empenhada em viabilizar a captação de recursos aos projetos de Incentivo à Cultura com certificados de aprovação para 2021 junto a empresas locais.

Neste ano, foram aprovados no Edital de Incentivo à Cultura 104 projetos, dos quais 81 seguem na busca por captação de recursos. O Incentivo à Cultura é um dos mecanismos de financiamento público previstos na Lei Municipal nº 9.037/2015, que dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultura de Poços de Caldas. Por meio desse instrumento, as empresas locais repassam parte do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) diretamente aos produtores culturais, sem dispor de nenhum recurso próprio extra.

“Articulamos um trabalho de sensibilização e orientação junto ao empresariado local”, destaca o vice-prefeito, Tio Júlio

“Articulamos um trabalho de sensibilização e orientação junto ao empresariado local no sentido de mostrar que investir em Cultura é um excelente negócio e que, apesar das dificuldades trazidas pela pandemia do novo coronavírus, ainda é possível destinar parte do ISSQN aos projetos culturais. Sem nenhum custo adicional, a empresa demonstra sua responsabilidade social, faz a diferença na vida das pessoas atendidas pelos diversos projetos, movimenta a economia criativa do município e ainda ganha benefícios de grande valor em publicidade institucional e mídia espontânea”, destaca o vice-prefeito, Júlio César de Freitas.

Trabalho articulado

A equipe da Secretaria Municipal de Fazenda atua na busca ativa de empresas aptas a patrocinarem os projetos culturais. Todas as empresas contribuintes do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), não optantes pelo Simples Nacional, que estejam em situação regular junto à Prefeitura podem patrocinar as iniciativas. O incentivo não altera o valor a pagar ou a restituição da empresa, apenas direciona parte do imposto para o projeto escolhido, contribuindo para a cultura e promovendo o desenvolvimento da cidadania.

“A Secretaria Municipal de Fazenda se torna parceira para ajudar neste projeto, que é de grande importância, haja vista que a Cultura é um bom negócio e isso ficou ainda mais evidente na pandemia. Neste ano, estamos fazendo um trabalho de levantamento das empresas, dentro dos critérios de sigilo estabelecidos, para auxiliar o pessoal da Cultura nesta empreitada de grande relevância”, informa o secretário municipal de Fazenda, Alexandre Lino.

Já a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho faz a aproximação com o empresariado local. “Nos sentimos honrados de fazer parte desta força-tarefa porque, para além dos valores culturais, também temos uma atividade econômica que se desenvolve através da Cultura. São muitos agentes, pessoas economicamente ativas, que tiram seu sustento dos negócios culturais e, por outro lado, também geram atrativos de turismo, mantendo Poços de Caldas como uma cidade viva, acolhedora, que oferece renda e sustento para sua população através dos mecanismos de fomento à Cultura. É fundamental que possamos perpetuar essa prática da dedução fiscal e que esse investimento aconteça na Cultura de Poços de Caldas”, avalia o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Thiago Mariano.

A Secretaria Municipal de Cultura é a responsável pela interface junto aos empreendedores culturais. Com o estreito acompanhamento do vice-prefeito, Tio Júlio, a força-tarefa vem atuando junto ao empresariado local, levando em conta as dificuldades de captação no momento atual devido à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, que atingiu especialmente empresas ligadas ao setor hoteleiro, por exemplo.

O mecanismo de Incentivo à Cultura existe há 25 anos no município. “O momento é atípico e diferente do ano passado porque o setor produtivo, que geralmente é parceiro na realização dos projetos culturais, ficou impedido de funcionar total ou parcialmente pelas medidas restritivas de enfrentamento da Covid-19. Acreditamos na retomada e no potencial dessas empresas para continuarem atuando nessas parcerias. Certamente, essa força-tarefa, criada no cenário pandêmico, trará frutos que serão colhidos em curto, médio e longo prazo”, ressalta o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.

Oportunidade de negócio

No ano passado, 20 empresas poços-caldenses patrocinaram os 93 projetos que captaram recursos, totalizando aproximadamente R$ 820 mil deduzidos do ISSQN. “São projetos nas mais diversas áreas e públicos, que proporcionaram oportunidades de negócio, acesso à arte e à cultura, aplausos e sorrisos”, avalia o secretário de Cultura.

A cadeia produtiva da cultura foi uma das primeiras atingidas pelas medidas restritivas a partir da pandemia do novo coronavírus. Neste contexto, os projetos de Incentivo à Cultura se reinventaram e se adaptaram rapidamente ao formato virtual. As iniciativas que não puderam ser realizadas presencialmente foram readequadas, seguindo a tendência dos ambientes digitais.

Com isso, uma nova janela de alcance e divulgação se abriu com as redes sociais, plataformas de compartilhamento de vídeos e até mesmo com os serviços de conferência remota. Assim, a marca das empresas patrocinadoras agora alcança cada vez mais pessoas por meio dos projetos culturais, para além da divulgação tradicional.

Economia criativa

Para se ter uma ideia da potência da economia criativa poços-caldense, apenas nos últimos dois meses de 2020, a cadeia produtiva da Cultura injetou mais de R$ 1.125.000,00 na economia da cidade, somente via investimentos da Lei Aldir Blanc (LAB). Foram 554 agentes culturais em atividade, além de 110 profissionais da área técnica envolvidos, segundo levantamento da Secult/Poços.

“Acreditamos na retomada e no potencial das empresas para continuarem atuando nessas parcerias”, afirma o secretário de Cultura, Gustavo Dutra

“Acreditamos na força dos projetos culturais e da arte e da cultura, de forma geral, para levar alento, esperança e alegria às pessoas neste momento de distanciamento físico. A arte é de grande relevância para que possamos dar conta do atual momento, em todas as suas dimensões, e será ainda mais importante e necessária no pós-pandemia. E, para que tudo isso aconteça, a parceria das empresas é fundamental, somada aos investimentos com orçamento próprio do município, em consonância com as discussões propostas pelo Conselho de Políticas Culturais e suas câmaras setoriais”, finaliza o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.

Incentive um projeto cultural

Os representantes das empresas locais que queiram saber mais sobre o mecanismo de Incentivo à Cultura e conhecer os projetos aptos para captação podem entrar em contato pelos telefones (35) 3697-2389/2335, pelo Whatsapp 9 9273-0022 ou pelo e-mail secultpocos@gmail.com.

 

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Continuar Lendo
Anúncio
Clieque para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Poços de Caldas

Em Poços: Confira o que funciona no feriado da Semana Santa

Publicado

em

Foto: Divulgação PMPC

A Prefeitura de Poços de Caldas informa que não haverá expediente administrativo nos dias 28 e 29 de março, em virtude do feriado da Semana Santa. A medida se estende também às escolas, creches e unidades básicas de saúde, além das secretarias municipais e autarquias.

Os serviços essenciais de urgência e emergência funcionam normalmente e alguns setores terão horários especiais. Confira abaixo, os horários para o feriado:

Farmácias municipais
Na quinta-feira (28) e no sábado (30), as Farmácias da Policlínica Central e da Zona Sul (no Hospital Margarita Moralles) funcionarão das 08h às 14h. Na sexta (29) e domingo (31), não haverá atendimento ao público. O horário de funcionamento retorna ao normal na segunda-feira (1º).

O atendimento nas farmácias municipais é aberto a toda a população, independentemente de qual região o morador resida. Nos dias de plantão, não serão dispensados medicamentos da lista de alto custo e controlados. Para a retirada dos medicamentos, é necessário levar a receita do SUS e um documento com foto. A dispensação de medicamentos deve sempre acontecer mediante prescrição médica.

Unidades de Saúde
A partir de quinta-feira (28), as unidades básicas de saúde e os núcleos especializados não funcionarão, retornando na segunda, dia 1º. A UPA- Unidade de Pronto Atendimento e o Hospital Margarita Moralles funcionam sem interrupção.

Coleta de Lixo
A coleta de lixo acontecerá normalmente, sem interrupção de horários, inclusive a coleta de recicláveis, realizada pelas cooperativas.

Feiras e Ceasa
A feira do Conjunto Habitacional Dr Pedro Afonso Junqueira que funciona na sexta, será antecipada para quinta. A feira de sábado, no pátio do Mercado Municipal, funciona normalmente, assim como a de domingo, no miniterminal da zona leste. Para mais informações basta entrar em contato com a SEDET através do 3697-2060
O Centro de Abastecimento de Poços de Caldas – CEASA Poços – informa que não haverá comercialização na sexta, retornando na segunda, 1º.

Turismo
A Fearpo – Feira de Artes e Artesanato de Poços de Caldas, a “feirinha”, da Praça D. Pedro 2º, no centro da cidade, tem horário especial no feriado prolongado. Ela vai funcionar de sexta até domingo, das 8h às 16h.

O Museu Histórico e Geográfico fica fechado na quinta-feira (28). Já no feriado da sexta-feira da Paixão, o local estará aberto à visitação das 9h às 13h. No sábado, o horário de funcionamento é das 13h às 17h e no domingo de Páscoa, das 9h às 13h.

A Feira de Arte e Artesanato Expo-Arte de Rua também funcionará na sexta-feira (29), das 9h às 18h, mesmo horário de funcionamento do sábado (30). Já no domingo de Páscoa (31), a Expo-Arte de Rua funciona das 9h às 16h.

O Balneário Mário Mourão funciona normalmente no feriado. Quinta, sexta e sábado das 07 às 19h e no domingo das 07 às 12h . As Thermas Antônio Carlos estão sob direção do governo do Estado de Minas. Informações sobre o funcionamento dos espaços podem ser obtidas no telefone (35) 3721-7731.

O teleférico, assim como o Parque do Cristo, Fonte dos Amores e Véu das Noivas estão sob administração da iniciativa privada. Nas páginas das redes sociais do Grupo Citur é possível acessar os horários de funcionamento de cada atrativo.

A Secretaria Municipal de Turismo sugere, como opção de passeios para este feriado, além do teleférico, Parque do Cristo e demais atrativos, o roteiro de Turismo Rural, com diversas propriedades cadastradas e passeios a cachaçarias, fazendas de café, queijarias, fabricação de azeites, entre outros. Para mais informações, o turista deve se dirigir ao CIT, o Centro de Informações Turísticas, localizado na antiga estação ferroviária Fepasa/Mogiana.

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Semana de saúde e bem-estar: Senac em Poços de Caldas promove evento Viva Saúde

Atividades gratuitas ocorrem na primeira semana de abril.

Publicado

em

Senac Poços de Caldas / Foto: DiegoTomaz

De 1º a 5 de abril, o Senac em Poços de Caldas promove o evento Senac Viva Saúde, dedicado ao bem-estar, saúde, conhecimento e lazer. O público terá acesso a uma semana de atividades e serviços gratuitos, incluindo terapias integrativas, aferição de pressão, teste glicêmico, oficinas de dança, yoga, orientações de saúde, segurança no lar, roda de conversas e atendimentos do Rede de Carreiras, portal gratuito do Senac que reúne currículos, criado para facilitar o encontro de empresas e profissionais de forma moderna e rápida. A iniciativa será realizada, das 9h às 21h, na unidade da instituição localizada na Rua Cerro Azul, 525 – Jardim dos Estados.

“O evento proporcionará uma oportunidade para a comunidade se envolver com questões importantes relacionadas à saúde e bem-estar, além de oferecer orientações e práticas para uma vida mais saudável e equilibrada”, comenta Lina Landi, Diretora do Senac em Poços de Caldas.

Confira a programação:

  • 01/04 – Segunda-feira: Palestras, ações comunitárias de terapias integrativas, orientações para o combate ao câncer, vacinação, aferição de pressão, teste de glicemia, saúde e segurança no lar.
  • 02/04 – Terça-feira: Ações comunitárias de terapias integrativas, aferição de pressão, orientações de saúde, oficina de dança, alongamento.
  • 03/04 – Quarta-feira: Ações comunitárias de terapias integrativas, palestra sobre prática de esportes, oficina de yoga.
  • 04/04 – Quinta-feira: Roda de Conversa sobre trabalho e saúde física e mental, oficina de pilates.
  • 05/04 – Sexta-feira: Roda de Conversa sobre cuidados com a saúde física e mental.

Para outras informações, entre em contato com a Central de Relacionamento da unidade pelo telefone (35) 2101-3150 ou via WhatsApp 31 3057-8600.

Senac em Poços de Caldas

Presente na região há mais de 25 anos e atendendo cerca de 20 municípios no Sul de Minas, o Senac em Poços de Caldas é referência em ensino e qualificação profissional e possui um amplo portfólio de cursos técnicos, cursos livres, Aprendizagem Comercial e MBA, além de ser polo de Educação a Distância (EAD).

Com uma infraestrutura completa, a instituição, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a CNC – Confederação Nacional do Comércio, possui laboratórios de informática, estética, enfermagem e um salão de beleza-escola, além de salas de aula bem equipadas e atualizadas, buscando sempre o aprimoramento dos alunos e do aprendizado.

Serviço:

Evento Senac Viva Saúde em Poços de Caldas

Quando: De 1 a 5 de abril, das 9h às 21h.

Onde: Senac em Poços de Caldas – Rua Cerro Azul, 525 – Jardim dos Estados.

Outras informações: (35) 2101-3150

 

Por | Rodrigo Cupertino – Rede Comunicação

Continuar Lendo

Poços de Caldas

DMED fica em 4º lugar no ranking da ANEEL divulgado no dia do consumidor

O resultado demonstra o desempenho das distribuidoras na continuidade do fornecimento de energia elétrica em 2023

Publicado

em

Foto: Divulgação DMEPC

A DME Distribuição (DMED) aparece em 4º lugar no Desempenho Global de Continuidade (DGC), entre as concessionárias de menor porte, sendo considerada ainda a distribuidora que mais evoluiu em 2023, com o avanço de sete posições em relação à divulgação do ano passado. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) avaliou todas as concessionárias do país no período de janeiro a dezembro de 2023, divididas em dois grupos: concessionárias de grande porte, com número de unidades consumidoras maior que 400 mil; e concessionárias de menor porte, com o número de unidades consumidoras menor ou igual a 400 mil.

Imagem: Divulgação DMEPC

A classificação foi elaborada a partir da comparação dos valores apurados de DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora), o que correspondem respectivamente à duração e frequência em que ocorrem as interrupções ao fornecimento de energia elétrica, das concessionárias, em relação aos limites estabelecidos para esses indicadores. O ranking é um instrumento que incentiva as concessionárias a buscarem a melhoria contínua da qualidade do serviço, sendo publicado anualmente desde 2012.

Para a DMED, o resultado é um reflexo de todas as ações planejadas e executadas ao longo do tempo. “Existe uma grande preocupação por parte da distribuidora em realizar investimentos na rede de distribuição, bem como a melhoria da operação e manutenção da rede, através de manutenções programadas e preventivas”, explica Marco César de Oliveira, Diretor Técnico.

No último período avaliado para a ANEEL, o destaque é para a realização de obras para expansão da rede, conforme apontado por Richard Bueno, da Gerência de Distribuição. “Acompanhando o crescimento e as necessidades do município, temos realizado o remanejamento na rede de distribuição de circuitos alimentadores, reforçando o sistema elétrico de potência com obras de grande porte, como a SE Distrito e linha de transmissão que alimentará esse circuito, previstas para entrar em operação no final deste ano”, finaliza.

 

Por | Assessoria de Comunicação – DME Poços de Caldas

Continuar Lendo

Em Alta

...