Conecte-se conosco

Poços de Caldas

Mobilidade elétrica | Escola recebe projeto Poços + Inteligente

Publicado

em

Foto: Divulgação DMEPC

No fim do mês de agosto, o Projeto Poços + Inteligente esteve na Escola Lumiar. O tema “mobilidade elétrica” foi escolhido por um dos alunos, para apresentação de trabalho e compartilhamento com os demais colegas. Os coordenadores do projeto participaram da atividade proposta e levaram o carro elétrico, para demonstração prática aos alunos de 4 a 10 anos da instituição.

Foto: Divulgação DMEPC

Lembrando que as escolas e universidades interessadas podem solicitar intervenções do projeto, como palestras e visitas, entrando em contato pelo e-mail do Professor Fabiano Costa Teixeira: teixeira@pucpcaldas.br.

Todas essas atividades são organizadas pelos coordenadores do Poços + Inteligente, uma parceria entre a DME, a Prefeitura de Poços de Caldas, a PUC Minas e o IFSULDEMINAS, com utilização de recursos do Programa de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), conforme previsto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

 

Por | Assessoria de Comunicação – DME Poços de Caldas

Continuar Lendo
Anúncio
Clieque para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Poços de Caldas

Coreto recebe o show ‘Viola & Acordeon – Sons do Brasil’ nesta sexta

Publicado

em

Os músicos Anderson Martins e Milton Leite se apresentam nesta sexta-feira (30), às 20h30, no tradicional espaço musical de Poços de Caldas, o Coreto da Praça Pedro Sanches, trazendo o show Viola e Acordeon – Sons do Brasil.

Passeando pela sonoridade da música brasileira, os músicos propagam a cultura popular e a diversidade cultural do país, trazendo um repertório com músicas regionais referente ao estilo raiz mesclados com outros gêneros, como samba, pop rock e MPB, além de canções autorais, buscando promover a autenticidade e força da viola e do acordeom.

Foto: Divulgação

Anderson Martins comenta: “Queremos popularizar ainda mais a música regional disseminando a sonoridade peculiar e característica da Viola e do Acordeon, que juntos produzem uma fusão perfeita. Para isso, pensamos em um repertório moderno, que atrai os mais diferentes públicos, sem deixar de homenagear a tradição popular da música raiz, da viola caipira e de artistas da cultura regional brasileira, de modo que ampliamos e formamos novos ouvintes para a música brasileira ao mesmo tempo em que valorizamos a nossa identidade musical”.

O projeto é viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Poços de Caldas e tem como empresa incentivadora o hotel Ibis Poços de Caldas, além do apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Turismo. A produção é da Carvalho Agência Cultural.

Para conhecer mais sobre o trabalho acompanhe as redes sociais @andersonmartinscantor e @miltongleite.

Serviço

‘Viola & Acordeon – Sons do Brasil’ no Coreto 

Data: 30 de setembro de 2022

Horário: 20h30

Local: Coreto, Praça Pedro Sanches, Centro, Poços de Caldas

*gratuito

 

Por | Chiara Carvalho – Carvalho Agência Cultural

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Passeio ciclístico comemora Dia Sem Carro no domingo

Publicado

em

Percurso vai até o Parque Ecológico da Zona Sul / Foto: Divulgação PMPC

Para marcar a comemoração do Dia Mundial Sem Carro, haverá em um passeio especial que pode ser feito de bicicleta ou a pé no domingo (25). São dois percursos com saídas em horários diferentes.

A primeira saída vai ser às 8h30, do Estádio Ronaldão, e a segunda, às 9h, com início na Estação Fepasa. O destino do passeio é o Parque Ecológico da Zona Sul. Para participar, não é necessário realizar inscrição. Basta levar um quilo de alimento. Quem fizer a doação vai ganhar uma medalha. Os participantes vão contar ainda com brindes no local, shows, praça de alimentação e uma minicompetição para as crianças.

Percurso vai até o Parque Ecológico da Zona Sul / Foto: Divulgação PMPC

O evento é realizado pela Rádio Onda Poços e pela Associação de Ciclistas de Poços de Caldas, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito).

Shows

A programação musical no Parque Ecológico vai começar às 11h, com um tributo a Tim Maia. Às 14h30, é a vez da banda Covernation, e, às 16h, do grupo Daquele Jeito. A Secretaria de Esportes ressalta que não será permitida a entrada com coolers e materiais cortantes.

 

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Poços de Caldas participa do HackTown, maior festival de inovação, tecnologia, criatividade e música da América Latina

Publicado

em

Foto: Divulgação PMPC

Representantes da Secretaria Municipal de Cultura e artistas de Poços de Caldas participaram, de 15 a 18 de setembro, em Santa Rita do Sapucaí/MG, do HackTown 2022, maior Festival de Inovação, Tecnologia, Criatividade e Música da América Latina, que reuniu um público de 10 mil pessoas credenciadas.

Pela Secult participaram do evento a diretora de Políticas Culturais, Marianna Gonçalves de Carvalho, a coordenadora das Bibliotecas Públicas, Raissa de Melo Silva e os estagiários Beatriz Bortoni, Fabrício Ferreira e Lavínia du Valle.

Foto: Divulgação PMPC

A equipe se dividiu para acompanhar as diversas palestras, experiências e workshops e pôde aperfeiçoar e aprofundar os conhecimentos em temas como processo criativo, design de políticas públicas, criação de conteúdo musical, ética e cidadania, cultura, mídia e tecnologia, cidade e economia criativas, ecossistemas de inovação, a sustentabilidade e os festivais, mundo do audiovisual, criatividade como estratégia de inovação, história, ancestralidade e vínculos, gestão de carreiras musicais, o poder das comunidades, inteligência de dados na música, impacto das produções periféricas no audiovisual e iniciativas de impacto social, entre outros.

“Para nós, é muito importante conhecer uma cidade como Santa Rita do Sapucaí, que fomenta e respira a criatividade e a inovação. Para a equipe da Secult, outro ponto fundamental é a possibilidade de contatos e conexões, que certamente renderão frutos para Poços de Caldas, pensando em atividades formativas voltadas para a cadeia produtiva da Cultura local, além dos conhecimentos que adquirimos nas mais diversas áreas, passando por música, artes plásticas, políticas públicas, tecnologia e economia criativa”, destaca a diretora de Políticas Culturais, Marianna Gonçalves de Carvalho.

Em sua 6ª edição presencial, a programação do HackTown contou com 800 atividades, entre palestras, shows e workshops, realizados simultaneamente nos quatro dias de evento. Santa Rita do Sapucaí tem 40 mil habitantes e é conhecida como polo tecnológico do Sul de Minas, sendo sede de mais de 150 empresas de tecnologia.

“O artista Roberto Grosso disse que ‘a criatividade vem de repertório’. Essa frase definiu o HackTown para mim. Para sermos profissionais diferenciados precisamos de um acervo de conhecimentos multidisciplinares para entregarmos um trabalho diversificado, funcional e necessário para o mercado e para a comunidade. Agradeço a Secretaria Municipal de Cultura por proporcionar essa oportunidade”, pontua a estagiária Beatriz Bortoni.

Poços no Casarão
Além da equipe da Secult, os artistas poços-caldenses DJ Isadbob e Anderson Martins também participaram do HackTown, com apresentações no famoso “Casarão”, um dos palcos de conteúdo e música no festival.

“O Casarão acontece desde a terceira edição do HackTown, caminhamos juntos já há um bom tempo e o Casarão é fruto do próprio festival, nasce percebendo as provocações que o HackTown causa no público participante, para fomentar ainda mais a cadeia da música”, conta Marcelo Educa, co-idealizador do Casarão.

Ele informa que o grupo poços-caldense Dons Maria também já participou do festival. “Tradicionalmente, o Casarão tem sempre, na primeira noite, músicos do Sul de Minas porque a gente entende que o público está chegando muito curioso para conhecer o HackTown e quer sentir o que a cultura sul-mineira tem para oferecer. Neste ano, a gente pôde contar com a presença da Isadbob e do Anderson Martins, que abrilhantaram muito a noite de quinta-feira do HackTown”, ressalta.

Ele destaca também o trabalho da Secult/Poços junto à organização, apresentando um vasto portfólio de artistas locais. “Foi bastante difícil fazer a seleção e deu para ver o grande potencial artístico e musical de Poços de Caldas”, informa Marcelo Educa. A escolha foi feita a partir do trabalho de curadoria do evento, levando em conta a diversidade de gêneros musicais nos diversos palcos.

“Destaco a importância de se ter agentes culturais na gestão pública da Cultura fazendo esse fomento e buscando construir redes, esse também é um grande papel do HackTown e do Casarão. E não tenho dúvida de que as pessoas foram para casa sabendo o quanto o Sul de Minas tem em música de qualidade para oferecer. Para os músicos também é uma experiência interessante esse momento de troca e é para isso que o Casarão existe: para que isso possa acontecer sempre. Já esperamos Poços de Caldas para a próxima edição em 2023”, finaliza.

 

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Continuar Lendo

Em Alta

...