Conecte-se conosco
Música Instrumental na Praça do Monjolinho neste domingo Música Instrumental na Praça do Monjolinho neste domingo

Poços de Caldas

Música Instrumental na Praça do Monjolinho neste domingo

Duo Rodrigo Mendonça e Flávio Danza e Araçá Quarteto fazem shows gratuitos.

Araçá Quarteto / Foto: Dani Alvise

Publicado

em

O Duo Rodrigo Mendonça e Flávio Danza faz show na Praça Tiradentes, conhecida como Praça do Monjolinho, no bairro Jardim Santa Rita em Poços de Caldas, neste domingo (9), às 10h, onde serão apresentadas as composições autorais traduzidas em arranjos para violão de 7 cordas e flauta transversal.

A proposta ‘Dois Rios’ foi iniciada propondo a circulação de shows gratuitos por diferentes espaços da cidade, com o objetivo de formar novos públicos para a música instrumental brasileira e também para a produção musical independente do Sul de Minas.

Música Instrumental na Praça do Monjolinho neste domingo

Duo Rodrigo e Flávio / Foto: Flávia Siqueira

No mesmo dia, também é realizada apresentação do Araçá Quarteto, grupo de música instrumental brasileira com raízes no Choro, formado por Leonardo Faria (flautas transversais), Jorge Viviani (violão 7 cordas), Flávio Danza (cavaco) e Leo Brasileiro (pandeiro).

A ação é uma produção conjunta da Carvalho Agência Cultural e Lavanda Produção Cultural que uniram seus projetos para fortalecimento de um evento gratuito para a comunidade do bairro Santa Rita e da população poços-caldense em geral, visando a promoção da música instrumental. A proposta tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura / Prefeitura de Poços de Caldas.

Para saber mais, siga as redes sociais: @sax_rodrigo / @flaviodanza e @aracaquarteto

 

SERVIÇO

Duo Rodrigo Mendonça e Flávio Danza + Araçá Quarteto

Data: domingo, 09 de outubro de 2022

Horário: a partir das 10h

Local: Praça Tiradentes (Praça da Fonte do Monjolinho), Jardim Santa Rita, Poços de Caldas

*Gratuito

 

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Poços de Caldas

Crea-MG identificou 292 irregularidades em Poços de Caldas no ano de 2022

O Conselho realizou 59.858 ações em todo o estado, um aumento de 14,7% em relação a 2021. Somente na inspetoria de Poços de Caldas, foram realizadas 582 ações, com a identificação de 292 irregularidades.

Publicado

em

Foto: Divulgação Crea-MG

Em 2022, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) realizou 59.858 ações de fiscalização em todo o estado, aumento de 14,7% em relação a 2021. As ações resultaram em 28.562 autos de infração. A ausência de registro das empresas, faltas de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e de profissional legalmente habilitado foram as principais irregularidades encontradas. Na inspetoria de Poços de Caldas, foram realizadas 582 ações, com a identificação de 292 irregularidades. “A nossa atividade principal é combater o exercício ilegal das atividades técnicas, que coloca pessoas e patrimônio em risco”, destaca o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Fernando Borges.

Em âmbito estadual, o índice de regularidade de empresas ligadas à engenharia, à agronomia e às geociências de Minas Gerais teve um aumento de 37% em 2022 em relação ao ano anterior. Dentre as ações do Crea-MG em 2021, foram verificadas quase 14 mil empresas sem o registro no Conselho, número que diminuiu para pouco mais de 10 mil no ano seguinte. “Ainda que a fiscalização seja por amostragem, esse cenário aponta para um aumento da percepção da importância da regularidade. Para além da segurança, a constância do ato de fiscalizar cria essa cultura da legalidade”, afirma Lucio. Segundo ele, ter uma empresa registrada e habilitada no Crea significa que as obras e os serviços prestados por ela são acompanhados por um responsável técnico, que estará preparado para aplicar as melhores práticas.

Como reflexo dessa fiscalização constante e assertiva, nos últimos cinco anos, o Crea-MG registrou um aumento de 38,6% das emissões de ART, que é o documento que formaliza, para efeitos legais, a responsabilidade do profissional pelo trabalho realizado por ele. Somente em 2022, foram emitidas mais de 800 mil ARTs, enquanto que em 2021 foram registradas quase 700 mil. “Isso é mais um indicador de que a fiscalização contínua gera maior segurança para a população, visto que as atividades estão sendo conduzidas por profissionais devidamente habilitados”, pontua Lucio.

Metodologia – Uma das diretrizes para a fiscalização deste ano é o fortalecimento do cruzamento de dados para obter maior eficiência na identificação das irregularidades. “Essa metodologia foi exitosa na identificação das empresas irregulares. A celebração de convênios com diversos órgãos públicos nos possibilitou analisar um grande número de dados e, consequentemente, apurar esses erros”, conta o gerente da Divisão de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder.

O Crea-MG verifica e fiscaliza o exercício e a atividade profissional da engenharia, da agronomia, da geologia, da geografia e da meteorologia, amparado pela Lei Federal 5.194/1966. A função do Conselho é defender a sociedade da prática ilegal das atividades técnicas, exigindo a participação declarada de profissionais legalmente habilitados, com conhecimento e atribuições específicas, na condução dos empreendimentos nestas áreas.

 

Por | Ana Clara Machado – Assessoria de Imprensa – Crea-MG

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Entrevistas da pesquisa promovida pela Abradee têm início neste final de semana em Poços

Publicado

em

Foto: Divulgação DMEPC

A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), através da empresa Innovare Pesquisa, dará início à aplicação de questionários da Pesquisa Abradee de Satisfação do Cliente, em Poços de Caldas, neste final de semana. A previsão é que o término aconteça em meados de abril.

Serão aplicados questionários por amostragem, em entrevistas presenciais. Foram designados 64 entrevistadores para o município, os quais estarão devidamente identificados, com colete e crachá.

A pesquisa é realizada anualmente desde 1999. A cada ano, com ampla e efetiva participação das distribuidoras associadas, o Prêmio Abradee incorpora aprimoramentos e aumenta sua transparência e credibilidade, consolidando-se como referencial da qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica no Brasil.

No ano passado, a DME Distribuição foi vencedora na categoria Gestão Operacional e finalista nas categorias de Avaliação pelo Cliente e Responsabilidade Socioambiental.

A participação dos consumidores é muito importante. A pesquisa garante total anonimato quanto às respostas concedidas, as distribuidoras têm acesso apenas ao resultado final consolidado.

Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a DME Distribuição, através do 0800.035.0196 (24 horas).

 

Por | Assessoria de Comunicação – DME Poços de Caldas

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Tradicional Instrumental no Parque acontece neste domingo em Poços de Caldas

Shows gratuitos no Parque Antônio Molinari enaltecem a música brasileira.

Publicado

em

Foto: Divulgação

Neste domingo, 22 de janeiro, acontece o tradicional Instrumental no Parque, que vem fomentando o cenário da música instrumental brasileira com a participação de artistas e Poços de Caldas e outras cidades do Brasil. A ação gratuita acontece a partir das 10h, no Parque Municipal Antônio Molinari, localizado no Country Club, região oeste da cidade.

Na programação, Eduardo Sueitt (curador e baterista) convida os instrumentistas Deivid Santos (guitarra), Raphael du Valle (baixo), Henrique Borges (sax) e Rodrigo de Almeida (teclados). Os músicos prometem uma homenagem à música de Minas Gerais, com repertório especialmente arranjado, apresentando composições de Milton Nascimento, Toninho Horta, entre outros.

Também está previsto um show intimista do duo Jorge Viviani (violão) e Leonardo Faria (flauta), trazendo um repertório de compositores brasileiros.

Foto: Divulgação

Além disso, DJ Fubá é responsável pela discotecagem, com um set especialmente selecionado para a manhã de domingo no parque.

A proposta vem sendo realizada desde 2016 na cidade, promovendo a valorização e a divulgação da música instrumental brasileira nos seus inúmeros gêneros e estilos, e já cativou o público, que tem acesso ao mesmo tempo a obras produzidas por grandes nomes do país e também ao autoral dos artistas que se apresentam.

A ação é um convite para famílias e amantes da música instrumental brasileira aproveitarem uma agradável manhã de domingo no parque, levando cangas e cestas de piqueniques, em uma semana em que as chuvas têm dado trégua.

O Instrumental no Parque é uma realização da Carvalho Agência Cultural, com produção de Chiara Carvalho, viabilizada através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, contando com o apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura / Prefeitura de Poços de Caldas e incentivo da empresa Ouro Mix Concreto Usinado

 

Para saber mais acompanhe as redes sociais @carvalhoagenciacultural.

 

INSTRUMENTAL NO PARQUE

Data: domingo, 22 de janeiro de 2023

Horário: a partir das 10h

Local: Parque Municipal Antônio Molinari (Jardim Country Club, s/n, Poços de Caldas)

*gratuito

 

Por | Chiara Carvalho – Carvalho Agência Cultural

Continuar Lendo

Em Alta

...