Conecte-se conosco

Poços de Caldas

Novos agentes formatam roteiros de Turismo Rural

Novos agentes de turismo rural já estão aptos a atuarem nos roteiros, após capacitação do Senar / Foto: Divulgação

Publicado

em

O Programa Agente de Turismo Rural, promovido pelo Senar, terminou com a formatação de sete roteiros turísticos em Poços de Caldas e região e com a formação de dez novos agentes de turismo rural. Os novos roteiros abrangem atrativos como queijarias, zoológico de aves, águas sulfurosas, fazendas, mirantes, passeio de canoagem e pesqueiro, entre outros. O evento de encerramento reuniu parceiros, alunos, autoridades locais e empresas do município no salão do SESC Minas, no último dia 6 de junho.

Criado pelo Sistema FAEMG, o programa tem parceria com o Sindicato do Produtores Rurais e apoio da Prefeitura, por meio das Secretarias de Turismo e Desenvolvimento Econômico e da Associação do Circuito Turístico Caminhos Gerais. O gerente regional do Sistema FAEMG em Passos, Rogger Miranda Coelho, enfatizou que a capacitação transforma vidas.

“Poços de Caldas já é reconhecida nacional e internacionalmente pelo turismo, mas precisamos inserir o campo nesse contexto, fortalecendo os produtores rurais com geração de renda, por meio de visitas a propriedades rurais, além de levar os produtos de altíssima qualidade de Poços de Caldas e região para todo o Brasil. Poços de Caldas tem características específicas só encontradas na região, e o nosso papel, como Sistema FAEMG, é divulgar esses produtos de altíssima qualidade”, completou.

Para o secretário de Turismo de Poços, Ricardo Oliveira, a capacitação é uma oportunidade “que veio de encontro ao que a gente planeja, vinculado ao Plano Municipal de Turismo e ao entendimento do Comtur, que é a melhoria contínua da mão de obra local. Essa proposta do Senar, em parceria com a Prefeitura, veio em ótima hora, contribuindo para este melhoramento. Espero que seja o primeiro de vários neste contexto porque um turista bem recebido é um turista que retorna e deixa dividendos aos municípios”.

Circulação regional

Depois de seis meses e seis módulos com abordagens diferentes, os novos agentes de turismo rural sentem-se preparados para atuar no setor. Eles passaram por formação nas áreas de produtos e serviços turísticos, segurança, condução de turistas, roteirização, hospedagem, serviços de alimentação e comercialização de produtos e negócios.

Segundo o instrutor do programa, Gustavo de Paiva Resende Toledo, a promoção do treinamento surgiu de uma demanda constatada na rota Caminhos Gerais, que engloba Poços de Caldas e 11 cidades. “Tivemos o cuidado de formatar os sete roteiros para que o turista circule pela região, chegando por Poços de Caldas, e valorizando produtos como cafés, azeite e cachaça, gastronomia e artesanato. Unir esses atrativos aos já tradicionais, como as Thermas, fabricação de cristais e visita ao Cristo, fortaleceu ainda mais o setor”.

Outro fator é a produção rural em região conhecida como solo vulcânico, cuja indicação geográfica tem ganhado destaque e que enriquece a experiência turística na região. “Todos os roteiros passam por produtores que integram essa região de solo vulcânico”.

Conheça os roteiros:

Café com Queijos: Visita a fazenda, queijaria e Mercado Municipal de Poços de Caldas.

Entre Águas e Aves: Queijos produzidos com leite de vaca Caracu, passeio na Represa Bortolam, Zoológico de Aves e Pesqueiro.

Caldas Milagrosa: Gastronomia mineira, artesanato e águas sulfurosas são as indicações que se encontram junto ao Balneário de Pocinhos do Rio Verde, na vizinha cidade de Caldas..

Riquezas Naturais: Instituto Sítio do Lobato, Jardim Botânico, Mercado Municipal e Balneário Dr. Mário Mourão com banhos de águas sulfurosas.

Encantos da Serra: Fazendas, mirantes, queijarias e cervejarias na zona rural.

Sabores e Saberes: Vinícolas, fazendas, Pico do Gavião para voo livre mais turismo de aventura e azeite das Terras Altas.

Águas e Ardentes: Pontos turísticos, fazendas, cachaçaria e gastronomia.

Fortalecimento

Para o presidente do Sindicato Rural de Poços de Caldas, Marco Antônio Lobo Sanches, o turismo engloba o urbano e o rural, agrupando todos os setores de serviços e produtos.

“Além de fomentar a cadeia turística em nosso município e região, podemos ajudar os produtores a terem outra forma de renda”, acrescentou Renata Rivero, que trabalha na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, no Departamento de Fomento Agropecuário, e participou do programa.

Segundo Renata, que já trabalhou na Secretaria de Turismo, o município havia tentado criar rotas para o turismo rural, sem sucesso, por três vezes, e o programa tornou isso possível. “Poços e região têm um grande potencial na área do turismo rural e a procura por esses roteiros é grande”. Para acessar os roteiros, basta entrar no aplicativo Cidade ds Apaixonados, no link :  https://apaixonados.pocosdecaldas.mg.gov.br/turismo.php .

Para mais informações sobre os roteiros, na Secretaria de Turismo de Poços pelo (35) 3697-2300.

Resultado

Durante o programa, a empresária e participante Rosane Aparecida do Carmo, da Fazenda São Marcos, que tem a marca Lyla Café, abriu as portas da sua propriedade para o grupo trabalhar no local. Rosane tinha o turismo rural como meta, e o programa foi perfeito para crescer, aprender mais e dar um suporte ao seu projeto.

Segundo o instrutor Gustavo, o grupo trabalhou no processo de criação de um roteiro específico para a propriedade, que oferece trilhas, turismo ecológico e experiência com o café, e instalação de placas indicativas. A experiência foi importante para os participantes e para a empresária. “Estamos iniciando o projeto de turismo rural na propriedade. Essa experiência foi importantíssima para ampliarmos o conhecimento, melhorarmos as condições da propriedade e o nosso atendimento ao turista”, disse Rosane.

Segundo a empresária, os turistas estão conhecendo a propriedade por meios de divulgação e amigos. “Estão chegando aos poucos e ajudando a divulgar o turismo rural em suas redes sociais. A cada semana tem aumentado a demanda e podemos sentir o que está dando certo e o que precisamos melhorar a cada semana”.

 

Por | Assessoria de Comunicação Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos e Secom Prefeitura de Poços

Continuar Lendo
Anúncio
Clieque para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Poços de Caldas

UP Circus segue até domingo no Shopping Poços de Caldas

Trupe circense tem preços promocionais a partir de R$ 10,00.

Publicado

em

Foto: Divulgação

O UP Circus realizará as suas últimas apresentações neste domingo (2), no estacionamento do Shopping Poços de Caldas, com ingressos promocionais a partir de R$ 10,00.

O espetáculo da trupe da Família Signorelli reúne diversas atrações, como mágicos, palhaços, trapezistas e malabaristas, além do globo da morte com 4 motociclistas.

“O UP Circus se despede nesta semana, depois de uma temporada de sucesso”, comenta Dennison Coelho, superintendente do centro de compras. “Mas o público terá mais algumas oportunidades de assistir à apresentação circense e ainda aproveitar a nova atração do centro de compras: uma atividade infantil inspirada no mundo dos dinossauros.”

As últimas sessões do circo ocorrem na sexta-feira, às 20h, e no sábado e domingo, às 16h, 18h e 20h. Crianças menores de 2 anos de idade e pessoas com deficiência têm entrada gratuita.

Sobre o Shopping Poços de Caldas

O Shopping Poços de Caldas é o primeiro e principal centro de compras, gastronomia e entretenimento do Sul de Minas e Leste Paulista e abrange uma população de cerca de 950 mil habitantes. Pertencente a Partage Shopping, o empreendimento reúne operações de grandes marcas, como Vivara, Renner, C&A, Ri Happy, Magazine Luiza, Lojas Americanas, Marisa, 1A99, Centauro e Vila Sul Supermercado. Para mais informações acesse: www.pocosdecaldasshopping.com.br.

Sobre a Partage Shopping

A Partage Shopping está presente nas cinco regiões do Brasil e atualmente possui doze shoppings em operação. A empresa foi criada em 1997, com sede na cidade de São Paulo.

O primeiro empreendimento do grupo foi o Partage Shopping São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro. Também estão em operação atualmente o Partage Shopping Mossoró (Rio Grande do Norte); o Partage Norte Shopping Natal (Rio Grande do Norte); o Partage Shopping Campina Grande (Paraíba); o Partage Shopping Betim (Minas Gerais); o Partage Shopping Parauapebas (Pará); o Partage Shopping Rio Grande (Rio Grande do Sul); o Shopping Poços de Caldas (Minas Gerais); o Partage Shopping Pátio Marabá (Pará) e Shopping 3 Américas em Cuiabá (Mato Grosso); Arapiraca Garden Shopping (Alagoas) e Jaraguá do Sul Park Shopping (Santa Catarina).

www.partageshopping.com.br.

 

Por | Juliano Silva – Assessoria de Imprensa do Shopping Poços de Caldas

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Coreto recebe o show ‘Viola & Acordeon – Sons do Brasil’ nesta sexta

Publicado

em

Os músicos Anderson Martins e Milton Leite se apresentam nesta sexta-feira (30), às 20h30, no tradicional espaço musical de Poços de Caldas, o Coreto da Praça Pedro Sanches, trazendo o show Viola e Acordeon – Sons do Brasil.

Passeando pela sonoridade da música brasileira, os músicos propagam a cultura popular e a diversidade cultural do país, trazendo um repertório com músicas regionais referente ao estilo raiz mesclados com outros gêneros, como samba, pop rock e MPB, além de canções autorais, buscando promover a autenticidade e força da viola e do acordeom.

Foto: Divulgação

Anderson Martins comenta: “Queremos popularizar ainda mais a música regional disseminando a sonoridade peculiar e característica da Viola e do Acordeon, que juntos produzem uma fusão perfeita. Para isso, pensamos em um repertório moderno, que atrai os mais diferentes públicos, sem deixar de homenagear a tradição popular da música raiz, da viola caipira e de artistas da cultura regional brasileira, de modo que ampliamos e formamos novos ouvintes para a música brasileira ao mesmo tempo em que valorizamos a nossa identidade musical”.

O projeto é viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Poços de Caldas e tem como empresa incentivadora o hotel Ibis Poços de Caldas, além do apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Turismo. A produção é da Carvalho Agência Cultural.

Para conhecer mais sobre o trabalho acompanhe as redes sociais @andersonmartinscantor e @miltongleite.

Serviço

‘Viola & Acordeon – Sons do Brasil’ no Coreto 

Data: 30 de setembro de 2022

Horário: 20h30

Local: Coreto, Praça Pedro Sanches, Centro, Poços de Caldas

*gratuito

 

Por | Chiara Carvalho – Carvalho Agência Cultural

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Passeio ciclístico comemora Dia Sem Carro no domingo

Publicado

em

Percurso vai até o Parque Ecológico da Zona Sul / Foto: Divulgação PMPC

Para marcar a comemoração do Dia Mundial Sem Carro, haverá em um passeio especial que pode ser feito de bicicleta ou a pé no domingo (25). São dois percursos com saídas em horários diferentes.

A primeira saída vai ser às 8h30, do Estádio Ronaldão, e a segunda, às 9h, com início na Estação Fepasa. O destino do passeio é o Parque Ecológico da Zona Sul. Para participar, não é necessário realizar inscrição. Basta levar um quilo de alimento. Quem fizer a doação vai ganhar uma medalha. Os participantes vão contar ainda com brindes no local, shows, praça de alimentação e uma minicompetição para as crianças.

Percurso vai até o Parque Ecológico da Zona Sul / Foto: Divulgação PMPC

O evento é realizado pela Rádio Onda Poços e pela Associação de Ciclistas de Poços de Caldas, com apoio da Secretaria Municipal de Esportes e do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito).

Shows

A programação musical no Parque Ecológico vai começar às 11h, com um tributo a Tim Maia. Às 14h30, é a vez da banda Covernation, e, às 16h, do grupo Daquele Jeito. A Secretaria de Esportes ressalta que não será permitida a entrada com coolers e materiais cortantes.

 

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Continuar Lendo

Em Alta

...