Conecte-se conosco

Poços de Caldas

Novos agentes formatam roteiros de Turismo Rural

Novos agentes de turismo rural já estão aptos a atuarem nos roteiros, após capacitação do Senar / Foto: Divulgação

Publicado

em

O Programa Agente de Turismo Rural, promovido pelo Senar, terminou com a formatação de sete roteiros turísticos em Poços de Caldas e região e com a formação de dez novos agentes de turismo rural. Os novos roteiros abrangem atrativos como queijarias, zoológico de aves, águas sulfurosas, fazendas, mirantes, passeio de canoagem e pesqueiro, entre outros. O evento de encerramento reuniu parceiros, alunos, autoridades locais e empresas do município no salão do SESC Minas, no último dia 6 de junho.

Criado pelo Sistema FAEMG, o programa tem parceria com o Sindicato do Produtores Rurais e apoio da Prefeitura, por meio das Secretarias de Turismo e Desenvolvimento Econômico e da Associação do Circuito Turístico Caminhos Gerais. O gerente regional do Sistema FAEMG em Passos, Rogger Miranda Coelho, enfatizou que a capacitação transforma vidas.

“Poços de Caldas já é reconhecida nacional e internacionalmente pelo turismo, mas precisamos inserir o campo nesse contexto, fortalecendo os produtores rurais com geração de renda, por meio de visitas a propriedades rurais, além de levar os produtos de altíssima qualidade de Poços de Caldas e região para todo o Brasil. Poços de Caldas tem características específicas só encontradas na região, e o nosso papel, como Sistema FAEMG, é divulgar esses produtos de altíssima qualidade”, completou.

Para o secretário de Turismo de Poços, Ricardo Oliveira, a capacitação é uma oportunidade “que veio de encontro ao que a gente planeja, vinculado ao Plano Municipal de Turismo e ao entendimento do Comtur, que é a melhoria contínua da mão de obra local. Essa proposta do Senar, em parceria com a Prefeitura, veio em ótima hora, contribuindo para este melhoramento. Espero que seja o primeiro de vários neste contexto porque um turista bem recebido é um turista que retorna e deixa dividendos aos municípios”.

Circulação regional

Depois de seis meses e seis módulos com abordagens diferentes, os novos agentes de turismo rural sentem-se preparados para atuar no setor. Eles passaram por formação nas áreas de produtos e serviços turísticos, segurança, condução de turistas, roteirização, hospedagem, serviços de alimentação e comercialização de produtos e negócios.

Segundo o instrutor do programa, Gustavo de Paiva Resende Toledo, a promoção do treinamento surgiu de uma demanda constatada na rota Caminhos Gerais, que engloba Poços de Caldas e 11 cidades. “Tivemos o cuidado de formatar os sete roteiros para que o turista circule pela região, chegando por Poços de Caldas, e valorizando produtos como cafés, azeite e cachaça, gastronomia e artesanato. Unir esses atrativos aos já tradicionais, como as Thermas, fabricação de cristais e visita ao Cristo, fortaleceu ainda mais o setor”.

Outro fator é a produção rural em região conhecida como solo vulcânico, cuja indicação geográfica tem ganhado destaque e que enriquece a experiência turística na região. “Todos os roteiros passam por produtores que integram essa região de solo vulcânico”.

Conheça os roteiros:

Café com Queijos: Visita a fazenda, queijaria e Mercado Municipal de Poços de Caldas.

Entre Águas e Aves: Queijos produzidos com leite de vaca Caracu, passeio na Represa Bortolam, Zoológico de Aves e Pesqueiro.

Caldas Milagrosa: Gastronomia mineira, artesanato e águas sulfurosas são as indicações que se encontram junto ao Balneário de Pocinhos do Rio Verde, na vizinha cidade de Caldas..

Riquezas Naturais: Instituto Sítio do Lobato, Jardim Botânico, Mercado Municipal e Balneário Dr. Mário Mourão com banhos de águas sulfurosas.

Encantos da Serra: Fazendas, mirantes, queijarias e cervejarias na zona rural.

Sabores e Saberes: Vinícolas, fazendas, Pico do Gavião para voo livre mais turismo de aventura e azeite das Terras Altas.

Águas e Ardentes: Pontos turísticos, fazendas, cachaçaria e gastronomia.

Fortalecimento

Para o presidente do Sindicato Rural de Poços de Caldas, Marco Antônio Lobo Sanches, o turismo engloba o urbano e o rural, agrupando todos os setores de serviços e produtos.

“Além de fomentar a cadeia turística em nosso município e região, podemos ajudar os produtores a terem outra forma de renda”, acrescentou Renata Rivero, que trabalha na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, no Departamento de Fomento Agropecuário, e participou do programa.

Segundo Renata, que já trabalhou na Secretaria de Turismo, o município havia tentado criar rotas para o turismo rural, sem sucesso, por três vezes, e o programa tornou isso possível. “Poços e região têm um grande potencial na área do turismo rural e a procura por esses roteiros é grande”. Para acessar os roteiros, basta entrar no aplicativo Cidade ds Apaixonados, no link :  https://apaixonados.pocosdecaldas.mg.gov.br/turismo.php .

Para mais informações sobre os roteiros, na Secretaria de Turismo de Poços pelo (35) 3697-2300.

Resultado

Durante o programa, a empresária e participante Rosane Aparecida do Carmo, da Fazenda São Marcos, que tem a marca Lyla Café, abriu as portas da sua propriedade para o grupo trabalhar no local. Rosane tinha o turismo rural como meta, e o programa foi perfeito para crescer, aprender mais e dar um suporte ao seu projeto.

Segundo o instrutor Gustavo, o grupo trabalhou no processo de criação de um roteiro específico para a propriedade, que oferece trilhas, turismo ecológico e experiência com o café, e instalação de placas indicativas. A experiência foi importante para os participantes e para a empresária. “Estamos iniciando o projeto de turismo rural na propriedade. Essa experiência foi importantíssima para ampliarmos o conhecimento, melhorarmos as condições da propriedade e o nosso atendimento ao turista”, disse Rosane.

Segundo a empresária, os turistas estão conhecendo a propriedade por meios de divulgação e amigos. “Estão chegando aos poucos e ajudando a divulgar o turismo rural em suas redes sociais. A cada semana tem aumentado a demanda e podemos sentir o que está dando certo e o que precisamos melhorar a cada semana”.

 

Por | Assessoria de Comunicação Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos e Secom Prefeitura de Poços

Continuar Lendo
Anúncio
Clieque para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Poços de Caldas

Em Poços: Confira o que funciona no feriado da Semana Santa

Publicado

em

Foto: Divulgação PMPC

A Prefeitura de Poços de Caldas informa que não haverá expediente administrativo nos dias 28 e 29 de março, em virtude do feriado da Semana Santa. A medida se estende também às escolas, creches e unidades básicas de saúde, além das secretarias municipais e autarquias.

Os serviços essenciais de urgência e emergência funcionam normalmente e alguns setores terão horários especiais. Confira abaixo, os horários para o feriado:

Farmácias municipais
Na quinta-feira (28) e no sábado (30), as Farmácias da Policlínica Central e da Zona Sul (no Hospital Margarita Moralles) funcionarão das 08h às 14h. Na sexta (29) e domingo (31), não haverá atendimento ao público. O horário de funcionamento retorna ao normal na segunda-feira (1º).

O atendimento nas farmácias municipais é aberto a toda a população, independentemente de qual região o morador resida. Nos dias de plantão, não serão dispensados medicamentos da lista de alto custo e controlados. Para a retirada dos medicamentos, é necessário levar a receita do SUS e um documento com foto. A dispensação de medicamentos deve sempre acontecer mediante prescrição médica.

Unidades de Saúde
A partir de quinta-feira (28), as unidades básicas de saúde e os núcleos especializados não funcionarão, retornando na segunda, dia 1º. A UPA- Unidade de Pronto Atendimento e o Hospital Margarita Moralles funcionam sem interrupção.

Coleta de Lixo
A coleta de lixo acontecerá normalmente, sem interrupção de horários, inclusive a coleta de recicláveis, realizada pelas cooperativas.

Feiras e Ceasa
A feira do Conjunto Habitacional Dr Pedro Afonso Junqueira que funciona na sexta, será antecipada para quinta. A feira de sábado, no pátio do Mercado Municipal, funciona normalmente, assim como a de domingo, no miniterminal da zona leste. Para mais informações basta entrar em contato com a SEDET através do 3697-2060
O Centro de Abastecimento de Poços de Caldas – CEASA Poços – informa que não haverá comercialização na sexta, retornando na segunda, 1º.

Turismo
A Fearpo – Feira de Artes e Artesanato de Poços de Caldas, a “feirinha”, da Praça D. Pedro 2º, no centro da cidade, tem horário especial no feriado prolongado. Ela vai funcionar de sexta até domingo, das 8h às 16h.

O Museu Histórico e Geográfico fica fechado na quinta-feira (28). Já no feriado da sexta-feira da Paixão, o local estará aberto à visitação das 9h às 13h. No sábado, o horário de funcionamento é das 13h às 17h e no domingo de Páscoa, das 9h às 13h.

A Feira de Arte e Artesanato Expo-Arte de Rua também funcionará na sexta-feira (29), das 9h às 18h, mesmo horário de funcionamento do sábado (30). Já no domingo de Páscoa (31), a Expo-Arte de Rua funciona das 9h às 16h.

O Balneário Mário Mourão funciona normalmente no feriado. Quinta, sexta e sábado das 07 às 19h e no domingo das 07 às 12h . As Thermas Antônio Carlos estão sob direção do governo do Estado de Minas. Informações sobre o funcionamento dos espaços podem ser obtidas no telefone (35) 3721-7731.

O teleférico, assim como o Parque do Cristo, Fonte dos Amores e Véu das Noivas estão sob administração da iniciativa privada. Nas páginas das redes sociais do Grupo Citur é possível acessar os horários de funcionamento de cada atrativo.

A Secretaria Municipal de Turismo sugere, como opção de passeios para este feriado, além do teleférico, Parque do Cristo e demais atrativos, o roteiro de Turismo Rural, com diversas propriedades cadastradas e passeios a cachaçarias, fazendas de café, queijarias, fabricação de azeites, entre outros. Para mais informações, o turista deve se dirigir ao CIT, o Centro de Informações Turísticas, localizado na antiga estação ferroviária Fepasa/Mogiana.

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Semana de saúde e bem-estar: Senac em Poços de Caldas promove evento Viva Saúde

Atividades gratuitas ocorrem na primeira semana de abril.

Publicado

em

Senac Poços de Caldas / Foto: DiegoTomaz

De 1º a 5 de abril, o Senac em Poços de Caldas promove o evento Senac Viva Saúde, dedicado ao bem-estar, saúde, conhecimento e lazer. O público terá acesso a uma semana de atividades e serviços gratuitos, incluindo terapias integrativas, aferição de pressão, teste glicêmico, oficinas de dança, yoga, orientações de saúde, segurança no lar, roda de conversas e atendimentos do Rede de Carreiras, portal gratuito do Senac que reúne currículos, criado para facilitar o encontro de empresas e profissionais de forma moderna e rápida. A iniciativa será realizada, das 9h às 21h, na unidade da instituição localizada na Rua Cerro Azul, 525 – Jardim dos Estados.

“O evento proporcionará uma oportunidade para a comunidade se envolver com questões importantes relacionadas à saúde e bem-estar, além de oferecer orientações e práticas para uma vida mais saudável e equilibrada”, comenta Lina Landi, Diretora do Senac em Poços de Caldas.

Confira a programação:

  • 01/04 – Segunda-feira: Palestras, ações comunitárias de terapias integrativas, orientações para o combate ao câncer, vacinação, aferição de pressão, teste de glicemia, saúde e segurança no lar.
  • 02/04 – Terça-feira: Ações comunitárias de terapias integrativas, aferição de pressão, orientações de saúde, oficina de dança, alongamento.
  • 03/04 – Quarta-feira: Ações comunitárias de terapias integrativas, palestra sobre prática de esportes, oficina de yoga.
  • 04/04 – Quinta-feira: Roda de Conversa sobre trabalho e saúde física e mental, oficina de pilates.
  • 05/04 – Sexta-feira: Roda de Conversa sobre cuidados com a saúde física e mental.

Para outras informações, entre em contato com a Central de Relacionamento da unidade pelo telefone (35) 2101-3150 ou via WhatsApp 31 3057-8600.

Senac em Poços de Caldas

Presente na região há mais de 25 anos e atendendo cerca de 20 municípios no Sul de Minas, o Senac em Poços de Caldas é referência em ensino e qualificação profissional e possui um amplo portfólio de cursos técnicos, cursos livres, Aprendizagem Comercial e MBA, além de ser polo de Educação a Distância (EAD).

Com uma infraestrutura completa, a instituição, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a CNC – Confederação Nacional do Comércio, possui laboratórios de informática, estética, enfermagem e um salão de beleza-escola, além de salas de aula bem equipadas e atualizadas, buscando sempre o aprimoramento dos alunos e do aprendizado.

Serviço:

Evento Senac Viva Saúde em Poços de Caldas

Quando: De 1 a 5 de abril, das 9h às 21h.

Onde: Senac em Poços de Caldas – Rua Cerro Azul, 525 – Jardim dos Estados.

Outras informações: (35) 2101-3150

 

Por | Rodrigo Cupertino – Rede Comunicação

Continuar Lendo

Poços de Caldas

DMED fica em 4º lugar no ranking da ANEEL divulgado no dia do consumidor

O resultado demonstra o desempenho das distribuidoras na continuidade do fornecimento de energia elétrica em 2023

Publicado

em

Foto: Divulgação DMEPC

A DME Distribuição (DMED) aparece em 4º lugar no Desempenho Global de Continuidade (DGC), entre as concessionárias de menor porte, sendo considerada ainda a distribuidora que mais evoluiu em 2023, com o avanço de sete posições em relação à divulgação do ano passado. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) avaliou todas as concessionárias do país no período de janeiro a dezembro de 2023, divididas em dois grupos: concessionárias de grande porte, com número de unidades consumidoras maior que 400 mil; e concessionárias de menor porte, com o número de unidades consumidoras menor ou igual a 400 mil.

Imagem: Divulgação DMEPC

A classificação foi elaborada a partir da comparação dos valores apurados de DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora), o que correspondem respectivamente à duração e frequência em que ocorrem as interrupções ao fornecimento de energia elétrica, das concessionárias, em relação aos limites estabelecidos para esses indicadores. O ranking é um instrumento que incentiva as concessionárias a buscarem a melhoria contínua da qualidade do serviço, sendo publicado anualmente desde 2012.

Para a DMED, o resultado é um reflexo de todas as ações planejadas e executadas ao longo do tempo. “Existe uma grande preocupação por parte da distribuidora em realizar investimentos na rede de distribuição, bem como a melhoria da operação e manutenção da rede, através de manutenções programadas e preventivas”, explica Marco César de Oliveira, Diretor Técnico.

No último período avaliado para a ANEEL, o destaque é para a realização de obras para expansão da rede, conforme apontado por Richard Bueno, da Gerência de Distribuição. “Acompanhando o crescimento e as necessidades do município, temos realizado o remanejamento na rede de distribuição de circuitos alimentadores, reforçando o sistema elétrico de potência com obras de grande porte, como a SE Distrito e linha de transmissão que alimentará esse circuito, previstas para entrar em operação no final deste ano”, finaliza.

 

Por | Assessoria de Comunicação – DME Poços de Caldas

Continuar Lendo

Em Alta

...