Conecte-se conosco

Poços de Caldas

Poços de Caldas integra novamente o “Carnaval da Liberdade” do Governo de Minas

Foto: Divulgação PMPC

Publicado

em

Pelo segundo ano consecutivo, Poços de Caldas faz parte da divulgação do “Carnaval da Liberdade e o Carnaval da Tranquilidade”, programa desenvolvido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).

Com o Carnaval da Liberdade e também o Carnaval da Tranquilidade, o objetivo é estimular o desenvolvimento da festa popular não apenas na capital, mas, também, pelo interior do estado, com a promoção dos destinos de diversas regiões mineiras. O foco é a divulgação das grandes festas e também roteiros para quem quer curtir o carnaval com tranquilidade. E Minas tem opções para todos os gostos.

Neste ano, o Estado organiza e coordena ações de diferentes pastas e órgãos visando a realização de uma festa inclusiva e segura, com opções para todos os públicos. A meta para este ano é ir além do Carnaval de 2023, que já foi o maior realizado no estado, reforçando o posicionamento de Minas Gerais como um dos principais destinos carnavalescos do país.

A previsão, conforme a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), é que a folia movimente R$ 1,8 bilhão na economia da criatividade. A expectativa de público, ainda segundo a Secult, é que o fluxo turístico chegue a 12,1 milhões de foliões e turistas em todo o estado, sendo 6,6 milhões no interior e 5,5 milhões em BH.

Para quem quer curtir o Carnaval da Tranquilidade, Minas Gerais oferece destinos turísticos que combinam aventura, religiosidade, gastronomia, cultura e riquezas naturais. As opções são variadas: 20 parques municipais, 44 estaduais, seis naturais e nove parques ecológicos, mais de 1 mil cachoeiras, dez estâncias hidrominerais, 22 grutas, nove cavernas, quase 30 represas, 70 mirantes, mais de 150 museus, 50 mercados registrados, sendo os principais deles os Mercados Municipais, e mais de 500 igrejas registradas no Portal Minas Gerais, além de 200 capelas e 40 santuários.

Foto: Divulgação PMPC

Caxambu, Araxá, São Lourenço, Cambuquira, Carrancas, Serra do Cipó, Ibitipoca, Três Marias, Serra da Canastra, Cordilheira do Espinhaço, Poços de Caldas, Conceição do Mato Dentro, São Gonçalo do Rio Preto, Aiuruoca, Tabuleiro, São Thomé das Letras e Açucena são algumas opções de destinos para quem quer aproveitar o Carnaval da Tranquilidade 2024.

A inserção de Poços de Caldas no Carnaval da Tranquilidade reforça os objetivos da organização dos festejos na cidade. Uma festa voltada para as famílias, com segurança e muita alegria. Um lugar onde todos podem pular e brincar à vontade nas praças e parques , mas que também oferece passeios turísticos para quem quer fugir da badalação dos grandes centros.

De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, o investimento no Carnaval 2024 é de aproximadamente de R$ 1 milhão. “Investimentos que geram retorno para todos na cidade, pois as atrações movimentam vários setores da economia no município. A expectativa de público é de superarmos a do carnaval 2023, cuja estimativa foi de 50 mil pessoas por dia no centro da cidade. A organização está muito otimista no sentido de que, mais uma vez, iremos fazer um carnaval excepcional em Poços de Caldas”, ressalta o secretário de Turismo, Israel de Souza. A programação completa pode ser acessada no site da Prefeitura.

Foto: Divulgação PMPC

Divulgação
O governo do Estado montou estratégias de divulgação dentro e fora de MG. Numa iniciativa da Setur , estão sendo montados estandes para recepção no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins e na Rodoviária da capital, com distribuição de materiais para promover os destinos mineiros, seus roteiros e atrativos.

Com o objetivo de atrair mais turistas, gerar emprego e renda, estimular a economia da criatividade e reforçar Minas Gerais como um dos principais destinos de Carnaval do Brasil, o Governo de Minas lançou a campanha nacional “Vem pra Minas no Carnaval”. É a primeira vez que uma campanha desse porte é realizada pelo poder público mineiro, com abrangência nacional e tem como objetivo projetar os artistas e a folia do estado. A ação envolve inserções em diversos formatos e plataformas nos aeroportos, rodoviárias e estações de metrô das principais cidades do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Porto Alegre, Goiânia, Fortaleza e Natal.

A Secult também está promovendo diversas ações para divulgação do Carnaval pelo interior e pelo site Visite Minas. Os foliões e turistas encontram a programação dos eventos, roteiros regionais, itinerários, previsão do tempo, informações de utilidade pública, entre outras.

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Continuar Lendo
Anúncio
Clieque para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Poços de Caldas

Carnaval: Frevo na Fobica vai agitar a Praça Pedro Sanches

Publicado

em

O grupo, que tem como influência a guitarra baiana, é uma das principais atrações da folia / Foto: Divulgação PMPC

De sábado a terça (10 a 13), a banda Frevo na Fobica vai animar o carnaval poços-caldense a partir das 17h na Praça Pedro Sanches. O grupo, que tem como influência a guitarra baiana, é uma das principais atrações da folia.

O Frevo na Fobica tem em sua formação Alexandre de Almeida (guitarra e guitarra baiana, vocais), Mauro Inguaggiato (bateria), Rodrigo de Almeida (teclados), Newton Prado Junior (vocal ) e Raphael Du Vale (baixo).

Repertório

Nas apresentações, a Fobica costuma apresentar músicas do Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar, A Cor do Som, Pepeu Gomes, Moraes Moreira, Alceu Valença, Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Novos Baianos. Para 2024, o grupo preparou três medleys especiais, homenageando Rita Lee, incluindo sucessos de Marina Lima e dedicando outro a Tim Maia.

O grupo, que tem como influência a guitarra baiana, é uma das principais atrações da folia / Foto: Divulgação PMPC

História

O grupo surgiu em 2008, com músicos remanescentes do grupo Trio do Banho/ Banho de Som, que atuou nos carnavais nas décadas de 1980 e 1990. O Frevo na Fobica leva esse nome em homenagem aos criadores do Trio Elétrico, Antônio Adolfo Nascimento – o Dodô – e Osmar Alvares Macêdo que, em 1950, saíram pelas ruas de Salvador a bordo de um Ford 1929 tocando frevos e animando os foliões, daí o nome “FOBICA”, que seria “FOrd BIgode no Carnaval”.

Banda do Lira

Outra atração imperdível e tradicional do carnaval de Poços é a Banda do Lira, que vai se apresentar Praça Pedro Sanches, depois da Fobica, a partir das 20h30. A banda fará uma homenagem ao fundador Sérgio Alvisi, o Lira, que faleceu aos 90 anos em 2023. O maestro Miguel Francisco de Brito, o Miguelzinho, vai assumir a responsabilidade de liderar a banda.

A Banda do Lira Miguelzinho trará marchinhas, sambas, frevos e marchas-rancho tradicionais do carnaval brasileiro. Além disso, o palco terá um boneco em homenagem ao saudoso Lira.

 

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Fearpo tem horário estendido no Carnaval

Fearpo no Carnaval: Horário ampliado e 50 Anos celebrando a arte e a tradição.

Publicado

em

Feira reúne mais de 400 expositores na praça Dom Pedro II / Foto: Divulgação PMPC

A tradicional Feira de Artes e Artesanato de Poços de Caldas, a Fearpo, da praça Dom Pedro II terá horário ampliado durante o Carnaval. A feira irá funcionar de sábado a terça, das 7h às 16h e quarta-feira de Cinzas até o meio-dia.

Uma ótima oportunidade para adquirir produtos dos mais diversos tipos, como tricôs, crochês, bordados, objetos em madeira, pijamas, brinquedos, bijuterias, entre outros, produzidos pelos mais de 400 expositores do local. Além do artesanato, uma outra forma de arte, traduzida na gastronomia, também é destaque na Fearpo, onde é possível encontrar guloseimas como doces artesanais, salgados, roscas e pães, o tradicional acarajé e também doce de amendoim feito na hora. A Fearpo completa, em 2024, 50 anos, desde que foi regulamentada por lei.

Feira reúne mais de 400 expositores na praça Dom Pedro II / Foto: Divulgação PMPC

Também a Expoarte de Rua , ao redor das Thermas Antonio Carlos, terá horário ampliado no feriado, funcionando no sábado, domingo e segunda-feira de Carnaval, das 9h às 18h. Já na terça-feira (13), último dia da folia, o horário de funcionamento será das 9h às 14h.

Uma festa de cores e sabores que colore as praças de Poços todos os finais de semana e, durante o Carnaval, em horário diferenciado, visando atender a ampliação da demanda turística da cidade e o movimento de moradores no centro durante os quatro dias de festa. Mais uma oportunidade dos artesãos ampliarem suas vendas, refletindo na cadeia produtiva e econômica que gira em torno do Carnaval.

 

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Carnaval: Praça D. Pedro 2º terá shows de vários estilos

Tudo Pronto para a Festa: Shows locais e diversidade musical na Praça Dom Pedro 2º durante o Carnaval.

Publicado

em

Foto: Divulgação PMPC

O palco da Praça Dom Pedro 2º já está montado. Tradicionalmente, o local reúne bandas e artistas de vários estilos musicais durante os quatro de folia carnavalesca. Este ano não vai ser diferente. Tem samba, pagode, axé, samba rock e até sertanejo.

Os shows, todos de artistas locais, começam às 17h diariamente. A ferveção vai aumentar com o encontro dos blocos de rua no fim do desfile, que termina na praça.

Veja a programação dos shows abaixo.

 

Sábado – Dia 10

17h – João Guilherme
19h – Pedro Cezar & 2ºDP – Samba Rock
21h – João Lucca & Cristiano
23h – Samba Di Vinil
Intervalos: Lagunaz – Carnaval de Época

Domingo – Dia 11

17h – Jéssica Mendes
19h – Rádio Glasbo
21h – Rodrigo Lessa & Miguel
23h – Nathália Diniz & Banda
Intervalos: DJ Rogério Santos

DIA 12 – SEGUNDA

17h – MB2
19h – Denis & Matheus
21h – Tine Taga & Convidados
23h – Thayla Axé
Intervalos: Discotecagem Por IsadBob

DIA 13 – TERÇA

17h – Rodrigo & Léo
19h – Nega Olivia
21h -Giovani & Denílson
23h – Michel Falcão
Intervalos: DJ Chocolate

 

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Continuar Lendo

Em Alta

...