Conecte-se conosco

Poços de Caldas

Programa de Educação Ambiental da CBA premia projetos escolares de Poços de Caldas e região

Encerramento do Curso de Atualização em Educação Ambiental contou com apresentação de nove iniciativas. Em 21 anos de história, mais de 1.200 educadores já participaram do programa

Publicado

em

Educadores, gestores escolares e professores de nove escolas públicas de Poços de Caldas, Caldas e Divinolândia participaram da Culminância do Curso de Atualização em Educação Ambiental. A iniciativa compõe as ações do Programa de Educação Ambiental (PEA), da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que tem o objetivo de fomentar a conscientização para conservação ambiental junto às comunidades.

Em parceria com a Ekoa, o tema do Curso de Atualização em Educação Ambiental de 2022 foi: “A retomada das aulas presenciais: a educação ambiental como ferramenta de integração”. Ao longo do ano, os professores desenvolveram projetos ambientais em suas escolas, com base nos conteúdos abordados.

A secretária Municipal de Educação de Poços de Caldas, Maria Helena Braga, reforça a necessidade de trabalhar a educação ambiental com crianças e adolescentes. “Elas aprendem na escola e levam o conhecimento e a experiência em sala de aula para dentro de casa, para seus familiares e amigos. Foi muito gratificante acompanhar a apresentação de iniciativas tão importantes em nossas escolas. Todos os projetos apresentados foram desenvolvidos com excelência”, ressalta.

No evento de encerramento, realizado na Unidade da CBA em Poços de Caldas, foram destacados os resultados de nove projetos educativos, avaliados por uma banca julgadora. As três principais iniciativas foram reconhecidas.

Em primeiro lugar, foi eleito o projeto “Pequenos Empreendedores”, proposto pela professora Quézia Pires Domingos Oliva, da Escola Municipal João Pinheiro, de Poços de Caldas. O objetivo do projeto foi orientar as crianças sobre noções de negócios e organização e como cuidar das finanças desde cedo.

Foto: Divulgação

“Para a realização da formatura dos nossos alunos, incentivamos o empreendedorismo para arrecadação de recursos financeiros. Eles tiveram uma experiência incrível, porque, além de aprenderem os cálculos, conheceram o funcionamento da reciclagem e o procedimento de formação e manutenção de uma horta. Fiquei muito feliz com o prêmio, pois reforça que estamos no caminho certo e ensinando temas importantes para nossos pequenos, que têm entre 10 e 11 anos”, comemora Quézia.

Foto: Divulgação

O projeto “Meio Ambiente: Repensando o Consumo – A escolha é sua!”, apresentado pelas professoras Edivânia Cristina Dias e Rosana Rosseto, da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) José Pereira da Silva, de Divinolândia, ficou em segundo lugar. A iniciativa também contou com a participação das professoras Adriana Bertolini, Daniela Faria e Natany Silva. O projeto reforça a importância do meio ambiente e a interferência humana, assim como contribui para a convivência com o meio ambiente, protegendo, conservando e garantindo condições de um futuro desejado por todos.

Foto: Divulgação

A terceira colocação ficou com o projeto “Reciclar Reutilizando”, que levou o aluno a repensar o próprio consumo, reduzir o que é consumido, reutilizar objetos, reciclar materiais e recusar produtos que sejam prejudiciais ao meio ambiente ou explorem o trabalho humano. A iniciativa foi apresentada pela professora Maria Helena de Lima, da Escola Municipal Wilson Hedy Molinari, de Poços de Caldas.

O gerente da Unidade de mineração da CBA em Poços de Caldas, Alexis Dias de Souza, enaltece a importância do curso e o envolvimento dos professores, alunos e comunidades escolares nos projetos deste ano.

“O Curso de Educação Ambiental já se consolidou como referência na capacitação e formação de educadores como agentes multiplicadores da conscientização ambiental. O programa ofereceu novas possibilidades de trabalhar a educação ambiental em um contexto de interdisciplinaridade, tornando o retorno das aulas presenciais mais atrativo e lúdico. Ficamos imensamente satisfeitos com o empenho dos professores e a mobilização das comunidades escolares nas iniciativas propostas”, pontua.

Programa de Educação Ambiental – PEA

Desenvolvido há 21 anos pela CBA, o PEA é uma iniciativa que tem o objetivo de disseminar a viabilidade ambiental da atividade minerária, por meio do conhecimento sobre o meio ambiente, além de ajudar na sua preservação, na sua utilização sustentável e na busca de valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e demais espécies que habitam o planeta.

Desde o início de sua atuação, a iniciativa já contou com a participação de mais de 145 mil pessoas em Minas Gerais, onde a Companhia possui operações de lavra de bauxita.

Sobre a CBA

Desde 1955, a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio – atua de forma integrada, da mineração ao produto final. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida através de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio. Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3. Com receita líquida de R$ 8,4 bilhões em 2021 e R$ 1,5 bilhão de EBTDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceira com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade. Quer saber mais? Acesse www.cba.com.br.

 

Por | Josiane Souza – Ideia Comunicação

Poços de Caldas

Tradicional Instrumental no Parque acontece neste domingo em Poços de Caldas

Shows gratuitos no Parque Antônio Molinari enaltecem a música brasileira.

Publicado

em

Foto: Divulgação

Neste domingo, 22 de janeiro, acontece o tradicional Instrumental no Parque, que vem fomentando o cenário da música instrumental brasileira com a participação de artistas e Poços de Caldas e outras cidades do Brasil. A ação gratuita acontece a partir das 10h, no Parque Municipal Antônio Molinari, localizado no Country Club, região oeste da cidade.

Na programação, Eduardo Sueitt (curador e baterista) convida os instrumentistas Deivid Santos (guitarra), Raphael du Valle (baixo), Henrique Borges (sax) e Rodrigo de Almeida (teclados). Os músicos prometem uma homenagem à música de Minas Gerais, com repertório especialmente arranjado, apresentando composições de Milton Nascimento, Toninho Horta, entre outros.

Também está previsto um show intimista do duo Jorge Viviani (violão) e Leonardo Faria (flauta), trazendo um repertório de compositores brasileiros.

Foto: Divulgação

Além disso, DJ Fubá é responsável pela discotecagem, com um set especialmente selecionado para a manhã de domingo no parque.

A proposta vem sendo realizada desde 2016 na cidade, promovendo a valorização e a divulgação da música instrumental brasileira nos seus inúmeros gêneros e estilos, e já cativou o público, que tem acesso ao mesmo tempo a obras produzidas por grandes nomes do país e também ao autoral dos artistas que se apresentam.

A ação é um convite para famílias e amantes da música instrumental brasileira aproveitarem uma agradável manhã de domingo no parque, levando cangas e cestas de piqueniques, em uma semana em que as chuvas têm dado trégua.

O Instrumental no Parque é uma realização da Carvalho Agência Cultural, com produção de Chiara Carvalho, viabilizada através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, contando com o apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura / Prefeitura de Poços de Caldas e incentivo da empresa Ouro Mix Concreto Usinado

 

Para saber mais acompanhe as redes sociais @carvalhoagenciacultural.

 

INSTRUMENTAL NO PARQUE

Data: domingo, 22 de janeiro de 2023

Horário: a partir das 10h

Local: Parque Municipal Antônio Molinari (Jardim Country Club, s/n, Poços de Caldas)

*gratuito

 

Por | Chiara Carvalho – Carvalho Agência Cultural

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Viola & Acordeon se apresenta no Museu neste domingo

Duo realiza a primeira apresentação de 2023

Publicado

em

Viola & Acordeon se apresenta no Museu neste domingo
Foto: Divulgação

Os músicos Anderson Martins e Milton Leite se apresentam neste domingo, (8), no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, às 10h30, com entrada gratuita.

Passeando pela sonoridade da música brasileira, os músicos propagam a cultura popular e a diversidade cultural do país, apresentando um repertório com músicas regionais referente ao estilo raiz mesclados com outros gêneros, como samba, pop rock e MPB, além de canções autorais, buscando promover a autenticidade dos instrumentos viola e acordeom.

Anderson Martins comenta: “Estamos animados em começar o ano com esta apresentação no Museu, que é um espaço muito significativo para a memória da cidade. Poder levar a música regional, nossa tradição, para diferentes locais da cidade tem sido gratificante e para agradar todos os públicos, propomos um passeio por diferentes sons do Brasil, indo desde a música raiz até sons mais modernos, destacando a sonoridade peculiar e característica da Viola e do Acordeon, que juntos produzem uma fusão perfeita. “

O projeto é viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Poços de Caldas e tem como empresa incentivadora o hotel Ibis Poços de Caldas, além do apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura, com produção da Carvalho Agência Cultural.

Para conhecer mais sobre o trabalho acompanhe as redes sociais @andersonmartinscantor e @miltongleite.

 

VIOLA & ACORDEON 

Data: domingo, 8 de janeiro de 2023

Horário: 10h30

Local: Museu Histórico e Geográfico, Centro, Poços de Caldas

Gratuito

 

Por | Alyson Dias – Carvalho Agência Cultural

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Eventos esportivos vão agitar este começo de ano

Publicado

em

cross country brasi
Campeonato Sul-Americano de Cross Country acontece no dia 22 / Foto: Divulgação PMPC

O calendário esportivo local vai começar este ano com o Campeonato Sul-Americano de Cross Country, que acontece no dia 22, e terá participação dos principais corredores da modalidade da América do Sul. No dia 29, é a vez da Volta ao Cristo e, no dia 5 de fevereiro, acontece a Prova Ciclística da Comarca.

É a primeira vez que Poços de Caldas sedia o Sul-Americano de Cross Country. Segundo o secretário municipal de Esportes, Fernando Santos, a cidade se prepara para receber mais um grande evento esportivo. “Teremos atletas de todo o mundo e Poços de Caldas está preparada para esse momento”.

O Sul-Americano é seletivo para o Mundial, que ocorre na Austrália em fevereiro. Foram chamados 37 atletas que se destacaram na Copa Brasil. Além disso, está prevista a participação de centenas de atletas do restante do continente.

Volta ao Cristo

Volta ao Cristo chega a 40ª edição e será realizada no dia 29 / Foto: Divulgação PMPC

Volta ao Cristo

Uma das provas mais difíceis do país, a Volta ao Cristo Unimed chega à 40ª edição. Cerca de dois mil atletas vão percorrer as ruas de Poços no último domingo de janeiro rumo à Serra de São Domingos, atingindo a altitude de 1.686 metros acima do nível do mar. As inscrições estão podem ser feitas no site da Runner Brasil.

Prova Ciclística da Comarca

Este ano, Prova Ciclística da Comarca acontece no dia 5 de fevereiro / Foto: Divulgação PMPC

Prova Ciclística da Comarca

Válida como etapa inicial da Média Paulista de Ciclismo, a 62ª Prova Ciclística da Comarca volta a ser realizada após o período de pandemia. No dia 5 do próximo mês, ciclistas vão pedalar nas imediações da Prefeitura, onde acontece a largada e a chegada, em diversas categorias como Elite, Master e Juvenil. A competição é uma parceria com a Federação Paulista de Ciclismo.

 

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Continuar Lendo

Em Alta

...