Conecte-se conosco

Poços de Caldas

Programa de Educação Ambiental da CBA premia projetos escolares de Poços de Caldas e região

Encerramento do Curso de Atualização em Educação Ambiental contou com apresentação de nove iniciativas. Em 21 anos de história, mais de 1.200 educadores já participaram do programa

Publicado

em

Educadores, gestores escolares e professores de nove escolas públicas de Poços de Caldas, Caldas e Divinolândia participaram da Culminância do Curso de Atualização em Educação Ambiental. A iniciativa compõe as ações do Programa de Educação Ambiental (PEA), da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que tem o objetivo de fomentar a conscientização para conservação ambiental junto às comunidades.

Em parceria com a Ekoa, o tema do Curso de Atualização em Educação Ambiental de 2022 foi: “A retomada das aulas presenciais: a educação ambiental como ferramenta de integração”. Ao longo do ano, os professores desenvolveram projetos ambientais em suas escolas, com base nos conteúdos abordados.

A secretária Municipal de Educação de Poços de Caldas, Maria Helena Braga, reforça a necessidade de trabalhar a educação ambiental com crianças e adolescentes. “Elas aprendem na escola e levam o conhecimento e a experiência em sala de aula para dentro de casa, para seus familiares e amigos. Foi muito gratificante acompanhar a apresentação de iniciativas tão importantes em nossas escolas. Todos os projetos apresentados foram desenvolvidos com excelência”, ressalta.

No evento de encerramento, realizado na Unidade da CBA em Poços de Caldas, foram destacados os resultados de nove projetos educativos, avaliados por uma banca julgadora. As três principais iniciativas foram reconhecidas.

Em primeiro lugar, foi eleito o projeto “Pequenos Empreendedores”, proposto pela professora Quézia Pires Domingos Oliva, da Escola Municipal João Pinheiro, de Poços de Caldas. O objetivo do projeto foi orientar as crianças sobre noções de negócios e organização e como cuidar das finanças desde cedo.

Foto: Divulgação

“Para a realização da formatura dos nossos alunos, incentivamos o empreendedorismo para arrecadação de recursos financeiros. Eles tiveram uma experiência incrível, porque, além de aprenderem os cálculos, conheceram o funcionamento da reciclagem e o procedimento de formação e manutenção de uma horta. Fiquei muito feliz com o prêmio, pois reforça que estamos no caminho certo e ensinando temas importantes para nossos pequenos, que têm entre 10 e 11 anos”, comemora Quézia.

Foto: Divulgação

O projeto “Meio Ambiente: Repensando o Consumo – A escolha é sua!”, apresentado pelas professoras Edivânia Cristina Dias e Rosana Rosseto, da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) José Pereira da Silva, de Divinolândia, ficou em segundo lugar. A iniciativa também contou com a participação das professoras Adriana Bertolini, Daniela Faria e Natany Silva. O projeto reforça a importância do meio ambiente e a interferência humana, assim como contribui para a convivência com o meio ambiente, protegendo, conservando e garantindo condições de um futuro desejado por todos.

Foto: Divulgação

A terceira colocação ficou com o projeto “Reciclar Reutilizando”, que levou o aluno a repensar o próprio consumo, reduzir o que é consumido, reutilizar objetos, reciclar materiais e recusar produtos que sejam prejudiciais ao meio ambiente ou explorem o trabalho humano. A iniciativa foi apresentada pela professora Maria Helena de Lima, da Escola Municipal Wilson Hedy Molinari, de Poços de Caldas.

O gerente da Unidade de mineração da CBA em Poços de Caldas, Alexis Dias de Souza, enaltece a importância do curso e o envolvimento dos professores, alunos e comunidades escolares nos projetos deste ano.

“O Curso de Educação Ambiental já se consolidou como referência na capacitação e formação de educadores como agentes multiplicadores da conscientização ambiental. O programa ofereceu novas possibilidades de trabalhar a educação ambiental em um contexto de interdisciplinaridade, tornando o retorno das aulas presenciais mais atrativo e lúdico. Ficamos imensamente satisfeitos com o empenho dos professores e a mobilização das comunidades escolares nas iniciativas propostas”, pontua.

Programa de Educação Ambiental – PEA

Desenvolvido há 21 anos pela CBA, o PEA é uma iniciativa que tem o objetivo de disseminar a viabilidade ambiental da atividade minerária, por meio do conhecimento sobre o meio ambiente, além de ajudar na sua preservação, na sua utilização sustentável e na busca de valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e demais espécies que habitam o planeta.

Desde o início de sua atuação, a iniciativa já contou com a participação de mais de 145 mil pessoas em Minas Gerais, onde a Companhia possui operações de lavra de bauxita.

Sobre a CBA

Desde 1955, a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio – atua de forma integrada, da mineração ao produto final. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida através de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio. Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3. Com receita líquida de R$ 8,4 bilhões em 2021 e R$ 1,5 bilhão de EBTDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceira com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade. Quer saber mais? Acesse www.cba.com.br.

 

Por | Josiane Souza – Ideia Comunicação

Poços de Caldas

Em Poços: Confira o que funciona no feriado da Semana Santa

Publicado

em

Foto: Divulgação PMPC

A Prefeitura de Poços de Caldas informa que não haverá expediente administrativo nos dias 28 e 29 de março, em virtude do feriado da Semana Santa. A medida se estende também às escolas, creches e unidades básicas de saúde, além das secretarias municipais e autarquias.

Os serviços essenciais de urgência e emergência funcionam normalmente e alguns setores terão horários especiais. Confira abaixo, os horários para o feriado:

Farmácias municipais
Na quinta-feira (28) e no sábado (30), as Farmácias da Policlínica Central e da Zona Sul (no Hospital Margarita Moralles) funcionarão das 08h às 14h. Na sexta (29) e domingo (31), não haverá atendimento ao público. O horário de funcionamento retorna ao normal na segunda-feira (1º).

O atendimento nas farmácias municipais é aberto a toda a população, independentemente de qual região o morador resida. Nos dias de plantão, não serão dispensados medicamentos da lista de alto custo e controlados. Para a retirada dos medicamentos, é necessário levar a receita do SUS e um documento com foto. A dispensação de medicamentos deve sempre acontecer mediante prescrição médica.

Unidades de Saúde
A partir de quinta-feira (28), as unidades básicas de saúde e os núcleos especializados não funcionarão, retornando na segunda, dia 1º. A UPA- Unidade de Pronto Atendimento e o Hospital Margarita Moralles funcionam sem interrupção.

Coleta de Lixo
A coleta de lixo acontecerá normalmente, sem interrupção de horários, inclusive a coleta de recicláveis, realizada pelas cooperativas.

Feiras e Ceasa
A feira do Conjunto Habitacional Dr Pedro Afonso Junqueira que funciona na sexta, será antecipada para quinta. A feira de sábado, no pátio do Mercado Municipal, funciona normalmente, assim como a de domingo, no miniterminal da zona leste. Para mais informações basta entrar em contato com a SEDET através do 3697-2060
O Centro de Abastecimento de Poços de Caldas – CEASA Poços – informa que não haverá comercialização na sexta, retornando na segunda, 1º.

Turismo
A Fearpo – Feira de Artes e Artesanato de Poços de Caldas, a “feirinha”, da Praça D. Pedro 2º, no centro da cidade, tem horário especial no feriado prolongado. Ela vai funcionar de sexta até domingo, das 8h às 16h.

O Museu Histórico e Geográfico fica fechado na quinta-feira (28). Já no feriado da sexta-feira da Paixão, o local estará aberto à visitação das 9h às 13h. No sábado, o horário de funcionamento é das 13h às 17h e no domingo de Páscoa, das 9h às 13h.

A Feira de Arte e Artesanato Expo-Arte de Rua também funcionará na sexta-feira (29), das 9h às 18h, mesmo horário de funcionamento do sábado (30). Já no domingo de Páscoa (31), a Expo-Arte de Rua funciona das 9h às 16h.

O Balneário Mário Mourão funciona normalmente no feriado. Quinta, sexta e sábado das 07 às 19h e no domingo das 07 às 12h . As Thermas Antônio Carlos estão sob direção do governo do Estado de Minas. Informações sobre o funcionamento dos espaços podem ser obtidas no telefone (35) 3721-7731.

O teleférico, assim como o Parque do Cristo, Fonte dos Amores e Véu das Noivas estão sob administração da iniciativa privada. Nas páginas das redes sociais do Grupo Citur é possível acessar os horários de funcionamento de cada atrativo.

A Secretaria Municipal de Turismo sugere, como opção de passeios para este feriado, além do teleférico, Parque do Cristo e demais atrativos, o roteiro de Turismo Rural, com diversas propriedades cadastradas e passeios a cachaçarias, fazendas de café, queijarias, fabricação de azeites, entre outros. Para mais informações, o turista deve se dirigir ao CIT, o Centro de Informações Turísticas, localizado na antiga estação ferroviária Fepasa/Mogiana.

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Semana de saúde e bem-estar: Senac em Poços de Caldas promove evento Viva Saúde

Atividades gratuitas ocorrem na primeira semana de abril.

Publicado

em

Senac Poços de Caldas / Foto: DiegoTomaz

De 1º a 5 de abril, o Senac em Poços de Caldas promove o evento Senac Viva Saúde, dedicado ao bem-estar, saúde, conhecimento e lazer. O público terá acesso a uma semana de atividades e serviços gratuitos, incluindo terapias integrativas, aferição de pressão, teste glicêmico, oficinas de dança, yoga, orientações de saúde, segurança no lar, roda de conversas e atendimentos do Rede de Carreiras, portal gratuito do Senac que reúne currículos, criado para facilitar o encontro de empresas e profissionais de forma moderna e rápida. A iniciativa será realizada, das 9h às 21h, na unidade da instituição localizada na Rua Cerro Azul, 525 – Jardim dos Estados.

“O evento proporcionará uma oportunidade para a comunidade se envolver com questões importantes relacionadas à saúde e bem-estar, além de oferecer orientações e práticas para uma vida mais saudável e equilibrada”, comenta Lina Landi, Diretora do Senac em Poços de Caldas.

Confira a programação:

  • 01/04 – Segunda-feira: Palestras, ações comunitárias de terapias integrativas, orientações para o combate ao câncer, vacinação, aferição de pressão, teste de glicemia, saúde e segurança no lar.
  • 02/04 – Terça-feira: Ações comunitárias de terapias integrativas, aferição de pressão, orientações de saúde, oficina de dança, alongamento.
  • 03/04 – Quarta-feira: Ações comunitárias de terapias integrativas, palestra sobre prática de esportes, oficina de yoga.
  • 04/04 – Quinta-feira: Roda de Conversa sobre trabalho e saúde física e mental, oficina de pilates.
  • 05/04 – Sexta-feira: Roda de Conversa sobre cuidados com a saúde física e mental.

Para outras informações, entre em contato com a Central de Relacionamento da unidade pelo telefone (35) 2101-3150 ou via WhatsApp 31 3057-8600.

Senac em Poços de Caldas

Presente na região há mais de 25 anos e atendendo cerca de 20 municípios no Sul de Minas, o Senac em Poços de Caldas é referência em ensino e qualificação profissional e possui um amplo portfólio de cursos técnicos, cursos livres, Aprendizagem Comercial e MBA, além de ser polo de Educação a Distância (EAD).

Com uma infraestrutura completa, a instituição, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a CNC – Confederação Nacional do Comércio, possui laboratórios de informática, estética, enfermagem e um salão de beleza-escola, além de salas de aula bem equipadas e atualizadas, buscando sempre o aprimoramento dos alunos e do aprendizado.

Serviço:

Evento Senac Viva Saúde em Poços de Caldas

Quando: De 1 a 5 de abril, das 9h às 21h.

Onde: Senac em Poços de Caldas – Rua Cerro Azul, 525 – Jardim dos Estados.

Outras informações: (35) 2101-3150

 

Por | Rodrigo Cupertino – Rede Comunicação

Continuar Lendo

Poços de Caldas

DMED fica em 4º lugar no ranking da ANEEL divulgado no dia do consumidor

O resultado demonstra o desempenho das distribuidoras na continuidade do fornecimento de energia elétrica em 2023

Publicado

em

Foto: Divulgação DMEPC

A DME Distribuição (DMED) aparece em 4º lugar no Desempenho Global de Continuidade (DGC), entre as concessionárias de menor porte, sendo considerada ainda a distribuidora que mais evoluiu em 2023, com o avanço de sete posições em relação à divulgação do ano passado. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) avaliou todas as concessionárias do país no período de janeiro a dezembro de 2023, divididas em dois grupos: concessionárias de grande porte, com número de unidades consumidoras maior que 400 mil; e concessionárias de menor porte, com o número de unidades consumidoras menor ou igual a 400 mil.

Imagem: Divulgação DMEPC

A classificação foi elaborada a partir da comparação dos valores apurados de DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora), o que correspondem respectivamente à duração e frequência em que ocorrem as interrupções ao fornecimento de energia elétrica, das concessionárias, em relação aos limites estabelecidos para esses indicadores. O ranking é um instrumento que incentiva as concessionárias a buscarem a melhoria contínua da qualidade do serviço, sendo publicado anualmente desde 2012.

Para a DMED, o resultado é um reflexo de todas as ações planejadas e executadas ao longo do tempo. “Existe uma grande preocupação por parte da distribuidora em realizar investimentos na rede de distribuição, bem como a melhoria da operação e manutenção da rede, através de manutenções programadas e preventivas”, explica Marco César de Oliveira, Diretor Técnico.

No último período avaliado para a ANEEL, o destaque é para a realização de obras para expansão da rede, conforme apontado por Richard Bueno, da Gerência de Distribuição. “Acompanhando o crescimento e as necessidades do município, temos realizado o remanejamento na rede de distribuição de circuitos alimentadores, reforçando o sistema elétrico de potência com obras de grande porte, como a SE Distrito e linha de transmissão que alimentará esse circuito, previstas para entrar em operação no final deste ano”, finaliza.

 

Por | Assessoria de Comunicação – DME Poços de Caldas

Continuar Lendo

Em Alta

...