Poços de Caldas

Programa de Educação Ambiental da CBA premia projetos escolares de Poços de Caldas e região

Encerramento do Curso de Atualização em Educação Ambiental contou com apresentação de nove iniciativas. Em 21 anos de história, mais de 1.200 educadores já participaram do programa

Publicado

em

Educadores, gestores escolares e professores de nove escolas públicas de Poços de Caldas, Caldas e Divinolândia participaram da Culminância do Curso de Atualização em Educação Ambiental. A iniciativa compõe as ações do Programa de Educação Ambiental (PEA), da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que tem o objetivo de fomentar a conscientização para conservação ambiental junto às comunidades.

Em parceria com a Ekoa, o tema do Curso de Atualização em Educação Ambiental de 2022 foi: “A retomada das aulas presenciais: a educação ambiental como ferramenta de integração”. Ao longo do ano, os professores desenvolveram projetos ambientais em suas escolas, com base nos conteúdos abordados.

A secretária Municipal de Educação de Poços de Caldas, Maria Helena Braga, reforça a necessidade de trabalhar a educação ambiental com crianças e adolescentes. “Elas aprendem na escola e levam o conhecimento e a experiência em sala de aula para dentro de casa, para seus familiares e amigos. Foi muito gratificante acompanhar a apresentação de iniciativas tão importantes em nossas escolas. Todos os projetos apresentados foram desenvolvidos com excelência”, ressalta.

No evento de encerramento, realizado na Unidade da CBA em Poços de Caldas, foram destacados os resultados de nove projetos educativos, avaliados por uma banca julgadora. As três principais iniciativas foram reconhecidas.

Em primeiro lugar, foi eleito o projeto “Pequenos Empreendedores”, proposto pela professora Quézia Pires Domingos Oliva, da Escola Municipal João Pinheiro, de Poços de Caldas. O objetivo do projeto foi orientar as crianças sobre noções de negócios e organização e como cuidar das finanças desde cedo.

Foto: Divulgação

“Para a realização da formatura dos nossos alunos, incentivamos o empreendedorismo para arrecadação de recursos financeiros. Eles tiveram uma experiência incrível, porque, além de aprenderem os cálculos, conheceram o funcionamento da reciclagem e o procedimento de formação e manutenção de uma horta. Fiquei muito feliz com o prêmio, pois reforça que estamos no caminho certo e ensinando temas importantes para nossos pequenos, que têm entre 10 e 11 anos”, comemora Quézia.

Foto: Divulgação

O projeto “Meio Ambiente: Repensando o Consumo – A escolha é sua!”, apresentado pelas professoras Edivânia Cristina Dias e Rosana Rosseto, da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) José Pereira da Silva, de Divinolândia, ficou em segundo lugar. A iniciativa também contou com a participação das professoras Adriana Bertolini, Daniela Faria e Natany Silva. O projeto reforça a importância do meio ambiente e a interferência humana, assim como contribui para a convivência com o meio ambiente, protegendo, conservando e garantindo condições de um futuro desejado por todos.

Foto: Divulgação

A terceira colocação ficou com o projeto “Reciclar Reutilizando”, que levou o aluno a repensar o próprio consumo, reduzir o que é consumido, reutilizar objetos, reciclar materiais e recusar produtos que sejam prejudiciais ao meio ambiente ou explorem o trabalho humano. A iniciativa foi apresentada pela professora Maria Helena de Lima, da Escola Municipal Wilson Hedy Molinari, de Poços de Caldas.

O gerente da Unidade de mineração da CBA em Poços de Caldas, Alexis Dias de Souza, enaltece a importância do curso e o envolvimento dos professores, alunos e comunidades escolares nos projetos deste ano.

“O Curso de Educação Ambiental já se consolidou como referência na capacitação e formação de educadores como agentes multiplicadores da conscientização ambiental. O programa ofereceu novas possibilidades de trabalhar a educação ambiental em um contexto de interdisciplinaridade, tornando o retorno das aulas presenciais mais atrativo e lúdico. Ficamos imensamente satisfeitos com o empenho dos professores e a mobilização das comunidades escolares nas iniciativas propostas”, pontua.

Programa de Educação Ambiental – PEA

Desenvolvido há 21 anos pela CBA, o PEA é uma iniciativa que tem o objetivo de disseminar a viabilidade ambiental da atividade minerária, por meio do conhecimento sobre o meio ambiente, além de ajudar na sua preservação, na sua utilização sustentável e na busca de valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e demais espécies que habitam o planeta.

Desde o início de sua atuação, a iniciativa já contou com a participação de mais de 145 mil pessoas em Minas Gerais, onde a Companhia possui operações de lavra de bauxita.

Sobre a CBA

Desde 1955, a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio – atua de forma integrada, da mineração ao produto final. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida através de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio. Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3. Com receita líquida de R$ 8,4 bilhões em 2021 e R$ 1,5 bilhão de EBTDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceira com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade. Quer saber mais? Acesse www.cba.com.br.

 

Por | Josiane Souza – Ideia Comunicação

Clieque para comentar

Em Alta

Sair da versão mobile