Poços de Caldas

Projeto de Turismo Rural prossegue com capacitação de guias

Publicado

em

Poços conta com belas paisagens e diversos atrativos na região rural / Foto: Divulgação PMPC

A Prefeitura realiza mais uma etapa do projeto Roteiro Integrado de Turismo Rural. Desta vez, está sendo oferecida uma capacitação, promovida pelo Senar, intitulada ‘A Arte de Conduzir Trilhas e Roteiros’. O público-alvo são produtores rurais, pessoas interessadas na área e também guias de turismo que atuam na cidade. A capacitação teve início nesta terça, 24 e prossegue até sexta-feira, com a realização de curso teórico e visitas técnicas na zona rural do município.

Esta é a terceira turma que passa por capacitação dentro do projeto. As duas primeiras foram voltadas para o empreendedorismo no turismo rural. Agora, a turma conta com 12 participantes que sairão capacitados para atuarem no setor, como guias de turismo. Esta capacitação está sendo oferecida pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), parceiro no projeto.

Curso acontece durante esta semana e irá capacitar guias de turismo / Foto: Divulgação PMPC

“Estamos acreditando muito no potencial deste projeto de Turismo Rural. Pesquisas realizadas em todo o mundo apontam a preferência por passeios realizados em áreas abertas. Então vamos dar uma atenção especial a este tipo de roteiro, fomentando ações, dentro do planejamento estratégico da Secretaria de Turismo, com apoio da Sedet. Pretendemos ainda expandir estes roteiros para outros municípios da nossa região”, informa Ricardo Fonseca, secretário de Turismo de Poços e presidente do Circuito Caminhos Gerais.

Turismo Rural

O projeto Roteiro Integrado de Turismo Rural teve início no ano passado, quando a Sedet , em parceria com o Laboratório de Biodiversidade do IFSULDEMINAS Poços de Caldas e Instituto Fernando Bonillo, realizou o Mapeamento Rural. Este levantamento coletou dados sobre a conservação ambiental, água, tratamento de esgoto, resíduos sólidos, prevenção de incêndios, dentre outros assuntos.

Na primeira etapa, realizada entre setembro e dezembro de 2020, foram visitadas mais de 120 propriedades, nos bairros rurais Córrego D’Antas, Fazenda Osório, Cascatas das Antas, Zanetti, Serra do Selado, Boa Vista, Fazenda Aparecida, Lambari, dentre outros, e foi possível observar as diferentes características das áreas visitadas.

Em maio deste ano, o projeto levantou as potencialidades turísticas dessas propriedades para que Poços tenha um roteiro de Turismo Rural integrado e fortalecido. Foi feito um inventário de todas as atrações do meio rural, pela assessora da secretaria de Turismo, Renata Rivero.

Foram iniciadas também as capacitações, envolvendo técnicos da Sedet, Emater e proprietários rurais, com o tema empreendedorismo rural, também organizado pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

Já foram identificadas várias possibilidades nesse Roteiro do Turismo Rural. O município de Poços conta com a gastronomia mineira, cafés especiais, apicultura, construções históricas, vários tours guiados, produção de quitutes, visitação de nascentes, trilhas e produção do azeite.

 

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Clieque para comentar

Em Alta

Sair da versão mobile