Conecte-se conosco

Poços de Caldas

Projeto ‘Morador de Rua’ realiza ação sociocultural nesta terça-feira

Músico Dnão se apresenta na AVOCC

Publicado

em

Projeto ‘Morador de Rua’ realiza ação sociocultural nesta terça-feira
Para conhecer mais o trabalho do artista acesse o YouTube e Facebook 'Dnão' e Instagram @dnaaaaao / Foto: Divulgação

O músico Dnão realiza uma apresentação do seu projeto ‘Morador de Rua’, nesta terça-feira (21), às 15h, na AVOCC (Associação do Voluntariado Contra o Câncer), com a proposta de levar para a instituição uma atividade artística para romper barreiras, abrir diálogos e levar um pouco de carinho e cuidado para os pacientes atendidos que passam por momentos delicados com a saúde, estendendo a seus familiares, que muitas vezes estão aflitos e preocupados.

O músico acredita que esta proposta, além de ser um mecanismo para divulgação de seu trabalho autoral e de outros artistas nacionais já consagrados, demonstra também que levar o acesso a atividades culturais é uma forma de contribuir para a construção de uma sociedade mais humana, mobilizando todo o espaço e propiciando um momento de alegria e descontração para diversas pessoas.

O projeto Morador de Rua, vem exatamente a partir de uma das músicas autorais do artista, que ficou conhecido em Poços de Caldas pela execução do projeto com apresentações nas ruas da cidade, posteriormente, as ações também passaram a acontecer em instituições que acolhem pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade social, além de casas de longa permanência para idosos e outras instituições sociais. Com a pandemia, teve que suspender as apresentações nas ruas e instituições nos moldes que vinha sendo feito desde 2014. Em agosto, Dnão voltou a se apresentar nas ruas e agora pretende retomar as atividades em instituições sociais, começando pela AVOCC.

Vale dizer que, o músico possui um projeto aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Poços de Caldas, que chega a sua oitava edição em 2021, e está em busca de empresas locais que possam apoiar a proposta e dar continuidade às ações.

 

Conheça o Artista:

Dnão tem mais de 10 anos de carreira, violonista, cantor e compositor, com estilo que passeia rock, reggae, MPB, instrumental popular e erudito. Possui em seu portfólio mais 500 músicas autorais, sendo que dois álbuns autorias já foram gravados: ‘Dnão e as taturanas do café’, com cinco faixas musicais e ‘Vontade de viver’, com 12 faixas. É idealizador do projeto Morador de Rua em Poços de Caldas.

Para conhecer mais o trabalho do artista acesse o YouTube e Facebook ‘Dnão’ e Instagram @dnaaaaao.

 

SERVIÇO:

Projeto Morador de Rua na Avocc 

Dia e Horário: terça-feira, 21 de setembro de 2021, às 15 horas

Endereço: Rua Treze de Maio, 131, Jardim Esmeralda

 

Por | Chiara Carvalho – Carvalho Agência Cultural

Poços de Caldas

Terreiro de Umbanda de Poços de Caldas tem sua trajetória reconhecida pelo Estado de Minas Gerais

Publicado

em

Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição / Foto: Divulgação

O Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição em Poços de Caldas, tradicional espaço dedicado à a prática do culto de Umbanda e a preservação das tradições dos povos de terreiros e afro-brasileiras, foi reconhecido pelo Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Turismo e Cultura, por sua trajetória cultural e religiosa na promoção, valorização e preservação da cultura dos povos de terreiros e cultura afro-brasileira.

O reconhecimento, concedido através do edital estadual LPG nº11/2023, destaca o papel fundamental do terreiro na manutenção e difusão das tradições ancestrais, contribuindo significativamente para a riqueza cultural e histórica da região.

Este reconhecimento é fruto do trabalho dos dirigentes do Terreiro, filhas e filhos da casa e de toda a comunidade, que ao longo dos nove anos de existência têm dedicado esforços significativos para manter viva as heranças e tradições dos povos de terreiros e promover o diálogo e conhecimentos acerca das religiões de matriz africana. Em suas palavras, Thiago Anderson da Costa, pai de santo e zelador da casa, expressa sua gratidão e compromisso contínuo:

“É com imensa alegria que recebemos este reconhecimento do Estado. Este é um reflexo do trabalho e dedicação de nossa comunidade e dos filhos e filhas que se empenham diariamente para preservar e compartilhar as tradições e saberes.O prêmio não é apenas um reconhecimento, mas um incentivo para continuarmos a nossa missão de fortalecer as raízes culturais”, afirma Pai Thiago.

Pai Thiago e Mãe fernanda, Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição em Poços de Caldas / Foto: Divulgação

O Terreiro destaca-se não apenas como um local de culto à ancestralidade, mas também como um espaço aberto à comunidade, promovendo atividades culturais e educativas que enriquecem todo o território e promovem o diálogo com a sociedade sobre a cultura dos povos de terreiro e o respeito religioso.

Para Fernanda Gonçalves Lourenço, mãe de santo e zeladora da casa, “a premiação é um presente que recebemos com muita alegria e simboliza o reconhecimento que as tradições dos povos de terreiros estão alcançando, através do constante esforço pela manutenção do cultos tradicionais para a ancestralidade. Além disso, é também fruto da seriedade do trabalho que realizamos sob as orientações dos Orixás e entidades do terreiro, demonstrando que estamos caminhando para mostrar nossa cultura que muitas vezes é violentada pelo racismo religioso.”

 

Sobre o Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição

O Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição foi fundado em fevereiro de 2015 e está localizado no Bairro São José, em Poços de Caldas, sul de Minas Gerais. Além da prática religiosa tradicional de Umbanda, o espaço promove atividades culturais e pesquisas que tangem os saberes culturais e tradicionais dos povos de terreiros.
Em maio, nos dias 24, 25 e 26, o terreiro irá realizar o festival Erê Convida, que propõe um diálogo com a sociedade sobre as infâncias em contextos de religiões de matriz africanas.

 

Saiba mais em www.tunossasenhoradaconceicao.com
Instagram: @tunossasenhoradaconceicao
Facebook: @tunossasenhoradaconceicao

 

Por | Thais Costa – Moringa – Projetos Afrorreferenciados

Continuar Lendo

Poços de Caldas

PUC Minas obtém conceito 4 no indicador de qualidade IGC, divulgado pelo MEC

Curso de Relações Internacionais do Campus Poços de Caldas recebe a nota máxima, 5

Publicado

em

Foto: Reprodução da internet

A PUC Minas obteve, mais uma vez, ótimo desempenho no Índice Geral de Cursos (IGC), mantendo o conceito 4, em uma escala de avaliação que vai de 1 a 5. O resultado é relativo a 2022 e foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), nesta terça-feira, 2 de abril. Dois cursos da PUC Minas alcançaram a nota máxima, 5, no CPC de 2022: Relações Internacionais Campus Poços de Caldas e Tecnologia em Comércio Exterior ofertado pela PUC Minas Virtual.

A nota 4 foi alcançada por 27 cursos, sendo: Administração (Praça da Liberdade, São Gabriel, Barreiro, Poços de Caldas e PUC Minas Virtual), Ciências Contábeis (Barreiro, Contagem e PUC Minas Virtual), Direito (Coração Eucarístico, São Gabriel, Barreiro, Betim e Poços de Caldas), Jornalismo (Coração Eucarístico), Psicologia (Praça da Liberdade, São Gabriel, Betim e Poços de Caldas), Publicidade e Propaganda (Poços de Caldas), Relações Internacionais (Coração Eucarístico e Praça da Liberdade), Serviço Social (Coração Eucarístico), Tecnologia em Gestão Comercial (PUC Minas Virtual), Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (PUC Minas Virtual), Tecnologia em Gestão Financeira (PUC Minas Virtual), Tecnologia em Marketing (PUC Minas Virtual) e Teologia (Coração Eucarístico).

A nota 3 foi obtida por 18 cursos: Administração (Coração Eucarístico, Betim e Contagem), Ciências Contábeis (Coração Eucarístico e São Gabriel), Ciências Econômicas (Coração Eucarístico), Direito (Praça da Liberdade, Uberlândia, Arcos, Contagem e Serro), Jornalismo (São Gabriel), Psicologia (Coração Eucarístico), Publicidade e Propaganda (Coração Eucarístico, Praça da Liberdade e São Gabriel), Tecnologia em Logística (PUC Minas Virtual) e Teologia (Uberlândia).

Os indicadores são: Índice Geral de Cursos (IGC), Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD).

Índice Geral de Cursos

O IGC é o indicador de qualidade que avalia as Instituições de Ensino Superior. Ele é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Assim, sintetiza num único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino.

Conceito Preliminar de Curso

O CPC avalia os cursos de graduação. O cálculo acontece no ano seguinte ao de realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta (corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos).

 

Por | Assessoria de Imprensa – PUC Minas Poços de Caldas

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Di Ferrero chega, a Poços de Caldas, com Outra Dose Tour

Publicado

em

Foto: Divulgação / César Ovalle

Brindando a vida, dia 19 de abril, Di Ferrero chega a Poços de Caldas, com Outra Dose Tour. New York Pub é o local escolhido pelo artista para celebrar a ótima fase de seu trabalho ao lado do público. A apresentação será às 23h59 e os ingressos estão à venda.

“Outra Dose Tour tá chegando em um momento muito inspirador da minha vida! Gosto muito da sensação de novos projetos e essa tour vai ter muita coisa nova! Tenho muita intimidade musical e pessoal com a galera que vai para a estrada comigo, tenho certeza que vai ser incrível e vejo vocês nos shows”, comenta o artista.

Processed with VSCO with a4pro preset

Di Ferrero respira música desde pequeno, entrando no NX Zero em 2004 e estreando sua carreira solo em 2017. De lá pra cá, o cantor compôs e cantou com o público incontáveis sucessos.

No repertório, não poderiam faltar os singles de seu último álbum solo 🙂 Uma Bad Uma Farra :(, como “Aonde é o Céu”, “Intensamente”, “Um Brinde”, “Uma Bad Uma Farra”, além dos clássicos do NX Zero “Cedo Ou Tarde”, “Razões e Emoções”, “Só Rezo”, entre outros.

Nos palcos, ao lado de Di Ferrero, estará a banda formada por Peracetta na bateria, Bruno Genz na guitarra e Johnny Bonafé no baixo.

Serviço:

Local: New York Pub
Endereço: Rua Rio de Janeiro, 243 Centro – Poços de Caldas, MG
Data: 19 de abril de 2024 (sexta-feira)
Abertura da casa (Hot Pass): 20h
Abertura da casa (Público Geral): 20h40
Discotecagem: 21h
Show Di Ferrero: 00h
After Show com DJ
Classificação: +18
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/di-ferrero-no-new-york-pub-pocos-de-caldas-mg/2401967?referrer=www.google.com#event-location

 

Por | Ana Prado – Perfexx Assessoria | www.perfexx.com.br

Continuar Lendo

Em Alta

...