Conecte-se conosco

Poços de Caldas

PUC Minas Poços de Caldas recebe quarta Floresta de Bolso da cidade

Plantio se iniciou nesta quinta-feira (28) com a presença de autoridades e representantes de instituições parceiras

4ª Floresta de Bolso na PUC Poços / Foto: Fernanda Garcia (Asscom)

Publicado

em

Teve início, na manhã desta quinta-feira, 28 de outubro, o plantio da quarta Floresta de Bolso de Poços de Caldas, localizada no Campus da PUC Minas na cidade. O projeto visa à valorização e preservação de espécies nativas da Mata Atlântica nos espaços urbanos, proporcionando benefícios à população e ao meio ambiente. A iniciativa é da Associação Poços Sustentável (APS) e Alcoa Foundation, que contam agora com a parceria da Universidade.

Cerca de 35 pessoas participaram de um evento no Campus, ao ar livre, que marcou o começo da plantação. Estiveram presentes membros dos corpos docente e discente da PUC Minas Poços de Caldas, autoridades do governo municipal e representantes de empresas e instituições parceiras. Os participantes foram convidados a plantar as primeiras das 400 mudas que compõem a Floresta de Bolso do Campus. O trabalho de plantio será levado adiante por funcionários da Universidade.

4ª Floresta de Bolso na PUC Poços / Foto: Fernanda Garcia (Asscom)

“A preservação do meio ambiente norteia inúmeras ações desenvolvidas no Campus, como a adoção de sistemas que viabilizam o reaproveitamento de água e o uso de energias renováveis, por exemplo. A chegada da Floresta de Bolso faz da Universidade um espaço ainda mais relevante para a manutenção da biodiversidade local e estamos muito felizes em participar”, afirma o pró-reitor adjunto da PUC Minas Poços de Caldas, prof. Iran Calixto Abrão.

Para a diretora executiva da APS, Terezinha Couto, a iniciativa gera impacto positivo na flora e na fauna, uma vez que as árvores se relacionam com diversas espécies animais, principalmente aves. “Nós estamos muito felizes de fazer o plantio da quarta Floresta de Bolso na PUC. Esta parceria será muito boa, porque sabemos que a Universidade terá como manter a floresta, com todos os cuidados necessários”, ressalta.

4ª Floresta de Bolso na PUC Poços / Foto: Fernanda Garcia (Asscom)

O nome Floresta de Bolso é uma adaptação da expressão pocket garden, em inglês, que se refere a uma técnica amplamente disseminada em países como Estados Unidos e Alemanha. Ainda segundo a diretora da APS, a população do entorno se beneficia de diversas formas. A experiência acumulada ao longo do projeto, que se iniciou em 2017 em Poços de Caldas, permite observar ganhos na revitalização e ocupação de espaços públicos, bem como na relação que as pessoas estabelecem com a natureza.

 

Por | Assessoria de Imprensa – PUC Minas Poços de Caldas

Poços de Caldas

Frio aquece o turismo em Poços de Caldas

Publicado

em

Passeio imperdível é subir a montanha do Cristo e apreciar o belo por do sol / Foto: Victor Imesi

A onda de frio que invade o Brasil esta semana, especialmente as regiões sul e sudeste, vai fazer despencar a temperatura em até 10 graus. Poços de Caldas, cidade sulmineira a 1.300 metros de altitude, tem previsão de mínima de 1 ºC para esta quarta, dia 18 de maio, com máxima de 11ºC. Uma bela oportunidade para os turistas se encantarem com os atrativos naturais e também nos diversos cafés e restaurantes da cidade, que oferecem pratos típicos de clima de montanha.

Uma xícara de café premiado com um pão de queijo saindo do forno ou uma bela caneca de chocolate quente, aliados à hospitalidade mineira, já celebrada em todos os cantos do país, fazem o destino Poços de Caldas ser especial, seja durante a semana ou no final de semana, quando as temperaturas ainda permanecem baixas, em torno de 4ºC e máximas que não passam dos 17ºC.

Balneário Thermas Antonio Carlos oferece banhos com águas sulfurosas a 37ºC / Foto: Divulgação PMPC

Foto: Divulgação PMPC

Além do passeio pelo centro da cidade, apreciando os charmosos cafés e o comércio local, o turista pode ainda relaxar nos balneários da cidade. O maior e mais famoso, as Thermas Antonio Carlos, oferece banhos com águas sulfurosas a 37ºC e diversos outros serviços. Também no balneário dr Mário Mourão o turista pode relaxar nas banheiras com águas sulfurosas. As famosas águas termais  brotam em fontanários espalhados pelo centro da cidade e podem chegar à superfície a 45ºC.

Mas, se o turista quiser sair da cidade e conhecer de perto a fabricação de doces caseiros, queijos de alto padrão, azeites premiados internacionalmente, cafés de origem vulcânica , degustar uma cachaça local e apreciar belas orquídeas, pode optar por um dos roteiros do Turismo Rural, organizados pela Secretaria Municipal de Turismo.

Outro passeio imperdível é subir a Serra de São Domingos e admirar a bela vista com um incrível por do sol, em suas cores típicas dos dias mais frios. O acesso pode ser feito por carro ou pela trilha na mata. Para completar a aventura, os mais corajosos poderão fazer um voo duplo de paraglider, na rampa que fica do lado oposto à estátua do Cristo Redentor.

Atrações culturais

No final de semana, a cidade se agita com diversas atrações culturais. Na praça central, o coreto se anima, a partir de 20h, com samba para todas as idades e no sábado tem forró, pra aquecer a noite!

Já no Museu Histórico e Geográfico, a exposição “Viva São Benedito” pode ser conferida até 3 de julho, nos seguintes horários: de 10h às 16h durante a semana; de 14h às 17h aos sábados e de 10h às 13h aos domingos. No final de semana haverá ainda programação especial alusiva à Festa de S& atilde;o Benedito, que aconteceu na cidade na primeira semana de maio. No sábado, dia 21/5, às 15h, acontece uma Roda de Conversa com o tema “São Benedito e Poços de Caldas” . Já no domingo, às 10h haverá um encontro dos Ternos de Congos e grupo de Caiapós.

 

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Projeto Poços + Inteligente visita universidades e escolas

Estudantes estão tendo a oportunidade de conferir mais detalhes sobre o projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Publicado

em

O projeto “Poços + Inteligente”, lançado no início de 2020, é uma parceria entre a DME, a Prefeitura de Poços de Caldas, a PUC Minas e o IFSULDEMINAS, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Com foco na mobilidade elétrica, inclui diversas pesquisas, como o desenvolvimento de sistemas e aplicativos, além da aquisição do carro e bicicletas elétricas. No ano passado, houve a inauguração de eletropostos no município, o de carga rápida (o primeiro no estado de Minas Gerais) junto à estação da FEPASA, na área central, e o de carga semirrápida na sede da PUC, na zona oeste.

Foto: Divulgação

Agora, as atividades incluem também visitas em escolas e universidades, para demonstração prática do projeto, acompanhada por coordenadores do projeto. Nelas, os estudantes têm ainda a oportunidade de conhecer o carro elétrico e esclarecer dúvidas. Foram realizadas apresentações aos alunos da PUC Minas e do Colégio Visão.

“O carro elétrico é uma forma atrativa de introduzir esse assunto tão importante e atual que é a mobilidade elétrica. Estar no ambiente escolar é uma forma de ampliar o entendimento. A intenção é justamente despertar o interesse e difundir o resultado da nossa pesquisa até aqui”, explica Anderson Muniz, Coordenador de P&D na DME.

Foto: Divulgação

As visitas devem ser pré-agendadas e as escolas interessadas podem entrar em contato, através do e-mail do Professor Fabiano Costa Teixeira: [email protected].

 

Por | Assessoria de Comunicação – DME Poços de Caldas

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Inscrições abertas para o vestibular de Medicina da PUC Minas Poços de Caldas

40 vagas, incluindo bolsas integrais, são ofertadas para ingresso no segundo semestre de 2022.

Publicado

em

PUC Minas Poços de Caldas / Foto: Sílvio Ferreira Júnior

Estão abertas as inscrições para o vestibular de Medicina da PUC Minas Poços de Caldas, com ingresso no segundo semestre de 2022. É a primeira vez que o Campus realiza processo seletivo para este Curso no meio do ano, graças à abertura de 40 novas vagas. As inscrições podem ser realizadas pelo site portal.pucminas.br/medicina e seguem até o mês de junho, com prazos distintos para cada um dos três tipos de candidaturas possíveis.

O candidato pode se inscrever no vestibular pelo sistema de provas, ao qual se destinam 18 vagas; pelo sistema de média obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), igualmente com 18 vagas; ou pela seleção de bolsistas integrais, que também considera a nota do Enem e corresponde a quatro vagas. Para quem optar por utilizar a média do Enem, será considerada a melhor nota obtida entre as edições de 2012 a 2021.  

As inscrições se encerram no dia 1º de junho para a seleção de bolsistas, em 9 de junho para o sistema de provas e em 15 de junho para o sistema de média do Enem. A taxa de inscrição é de R$ 260,00 para o sistema de provas e R$ 65,00 para as demais modalidades. 

A prova será aplicada presencialmente no dia 19 de junho, das 13h às 17h, com questões de língua portuguesa, biologia, química, física, matemática, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e produção de texto (redação). O local de prova será apresentado no Cartão de Informação, disponível com antecedência mínima de três dias a contar da data prevista para a realização das provas. Os dados para consulta do cartão serão enviados por e-mail. 

No ato da candidatura, é necessário observar as condições previstas no edital e submeter toda a documentação exigida. É possível, por exemplo, concorrer em mais de um sistema, desde que seja efetuada uma inscrição para cada modalidade. Para ser elegível à bolsa de estudo, o candidato não pode ter formação superior, deve ter renda familiar per capita de, no máximo, um salário mínimo e meio e possuir situação econômico-financeira e situação patrimonial que impossibilitem o custeio das mensalidades. Candidatos a bolsas que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio em instituição de ensino de Poços de Caldas terão um bônus de 10% na avaliação. 

O resultado da seleção de bolsas será divulgado até 24 de junho. Para os demais candidatos, o prazo para divulgação do resultado se encerra em 1º de julho. A primeira chamada está prevista para os dias 30 de junho e 1º de julho no caso dos bolsistas integrais e para os dias 6 e 7 de julho no caso dos aprovados pelos sistemas de provas e de média do Enem. Em todos os sistemas, serão considerados treinantes (não concorrentes a vagas) os inscritos que não tiverem concluído o Ensino Médio até a data da matrícula. 

Inscreva-se e saiba mais em portal.pucminas.br/medicina.

 

Por | Assessoria de Imprensa – PUC Minas Poços de Caldas

Continuar Lendo

Em Alta

...