Conecte-se conosco

Poços de Caldas

Rede hoteleira é fiscalizada pelo Crea-MG em Poços de Caldas

Publicado

em

Foto: Divulgação / Crea-MG

Desde segunda-feira, 17 de outubro de 2022, uma equipe de fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) está em Poços de Caldas para fiscalizar a rede hoteleira da cidade. A ação faz parte de uma blitz que segue até o dia 21 de outubro para verificar a atuação profissional nas áreas de engenharia, agronomia e geociências.

O inspetor-chefe do Crea-MG em Poços de Caldas, engenheiro de produção Fernando Antônio Oliveira Junior, esclarece que diversas atividades técnicas dentro dos hotéis precisam ser acompanhadas por engenheiros, com formação adequada para atuar nesse segmento. Eles são responsáveis, por exemplo, pela manutenção de elevadores, sistemas de ar condicionado, geradores de energia, caldeiras, dedetização, energia solar, aquecimento de água, equipamentos de combate a incêndio entre outros. “O nosso objetivo é proteger a sociedade da atuação de pessoas inabilitadas. Para isso, exigimos profissionais legalmente habilitados, com o devido conhecimento técnico, para executar os trabalhos”, ressalta Fernando. Ele explica que os fiscais verificam se as empresas prestadoras de serviço possuem registro no Conselho, se os profissionais responsáveis têm atribuições para tais serviços e se emitiram suas Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs).

Além dos hotéis, a blitz do Crea-MG também vai fiscalizar cerca de 150 obras e empresas na cidade, exigindo a participação efetiva e declarada de profissionais habilitados à frente de serviços de engenharia. O objetivo das blitze, que contam com um maior número de fiscais vindos de outras regiões, é potencializar a fiscalização de rotina, promovendo a segurança da sociedade e dos contratantes.

Balanço – Essa é a segunda blitz realizada em Poços de Caldas neste ano. A primeira foi em maio, com a realização de 157 ações de fiscalização e a emissão de 64 autos de infração. No primeiro semestre de 2022, o Crea-MG realizou 26.522 ações de fiscalização, das quais foram constatadas 13.706 irregularidades. O Conselho verifica e fiscaliza o exercício e a atividade profissional de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966. A sociedade também pode contribuir com a fiscalização ao fazer denúncias quanto ao exercício ilegal destas áreas. É possível também denunciar infrações ao Código de Ética, como imperícia, imprudência e negligência. Confira mais informações no http://www.crea-mg.org.br/fiscalizacao/denuncias.

 

Por | Ana Clara Machado – Assessoria de Imprensa – Crea-MG

Poços de Caldas

DMED fica em 4º lugar no ranking da ANEEL divulgado no dia do consumidor

O resultado demonstra o desempenho das distribuidoras na continuidade do fornecimento de energia elétrica em 2023

Publicado

em

Foto: Divulgação DMEPC

A DME Distribuição (DMED) aparece em 4º lugar no Desempenho Global de Continuidade (DGC), entre as concessionárias de menor porte, sendo considerada ainda a distribuidora que mais evoluiu em 2023, com o avanço de sete posições em relação à divulgação do ano passado. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) avaliou todas as concessionárias do país no período de janeiro a dezembro de 2023, divididas em dois grupos: concessionárias de grande porte, com número de unidades consumidoras maior que 400 mil; e concessionárias de menor porte, com o número de unidades consumidoras menor ou igual a 400 mil.

Imagem: Divulgação DMEPC

A classificação foi elaborada a partir da comparação dos valores apurados de DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora), o que correspondem respectivamente à duração e frequência em que ocorrem as interrupções ao fornecimento de energia elétrica, das concessionárias, em relação aos limites estabelecidos para esses indicadores. O ranking é um instrumento que incentiva as concessionárias a buscarem a melhoria contínua da qualidade do serviço, sendo publicado anualmente desde 2012.

Para a DMED, o resultado é um reflexo de todas as ações planejadas e executadas ao longo do tempo. “Existe uma grande preocupação por parte da distribuidora em realizar investimentos na rede de distribuição, bem como a melhoria da operação e manutenção da rede, através de manutenções programadas e preventivas”, explica Marco César de Oliveira, Diretor Técnico.

No último período avaliado para a ANEEL, o destaque é para a realização de obras para expansão da rede, conforme apontado por Richard Bueno, da Gerência de Distribuição. “Acompanhando o crescimento e as necessidades do município, temos realizado o remanejamento na rede de distribuição de circuitos alimentadores, reforçando o sistema elétrico de potência com obras de grande porte, como a SE Distrito e linha de transmissão que alimentará esse circuito, previstas para entrar em operação no final deste ano”, finaliza.

 

Por | Assessoria de Comunicação – DME Poços de Caldas

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Conheça o projeto de visitas técnicas escolares “DME mais perto de você”

A novidade é uma parceria entre DME e Secretaria Municipal de Educação

Publicado

em

Foto: Divulgação DMEPC

Neste mês, teve início o programa “DME mais perto de você”, o qual consiste na realização de visitas escolares nas usinas hidrelétricas da DME. Este projeto está sendo realizado com a colaboração da Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas, abrangendo a rede pública municipal de ensino.

A primeira visita foi realizada no último dia 12, com os alunos do oitavo ano do CAIC Professor Arino Ferreira Pinto, na UHE Walther Rossi (Antas II).

As visitas serão realizadas a cada 15 dias, no período da manhã, com grupos de até 40 alunos, acompanhados de pelo menos dois professores, além da equipe da DME, ficando a cargo da Secretaria Municipal de Educação a escolha das escolas visitantes.

Foto: Divulgação DMEPC

“É uma forma de nos aproximarmos da comunidade, apresentando aos alunos como é o processo de geração de energia elétrica e todos os desafios que esta atividade proporciona. A atividade visa também, conscientizar os jovens sobre o consumo consciente, fornecendo dicas de segurança e economia, além de reforçar a importância da DME para Poços de Caldas”, detalha José Carlos Vieira, Presidente da DME.

Para 2024, foram definidas 19 visitas, atendendo ao cronograma definido com a Secretaria de Educação.

Por | Assessoria de Comunicação – DME Poços de Caldas

Continuar Lendo

Poços de Caldas

PUC Minas Poços de Caldas oferece 48 Oficinas de Extensão gratuitas à população

Inscrições abertas para cursos de curta duração em diversas áreas, com ofertas de março a junho de 2024

Publicado

em

Imagem: Divulgação

Estão abertas as inscrições para as Oficinas de Extensão oferecidas pela PUC Minas Poços de Caldas no primeiro semestre de 2024. Dando continuidade à tradição de levar capacitações gratuitas à população a cada novo período letivo, a Universidade preparou 48 cursos de rápida duração que serão ministrados por professores qualificados, apresentando conhecimentos sobre as mais diversas áreas das ciências biológicas, exatas e humanas.

As oficinas são abertas tanto aos membros da comunidade acadêmica (alunos, professores e funcionários) quanto à população de Poços de Caldas e região, mediante inscrição prévia, sem qualquer custo. Os interessados devem se cadastrar pelo site oficinas.pucpcaldas.br, onde estão listadas todas as oficinas do semestre, com datas, horários e locais das aulas.

Saúde, tecnologia, empreendedorismo, produção de conteúdo, educação, sustentabilidade e esporte são alguns dos assuntos que serão abordados. É importante observar, na descrição de cada oferta, se há pré-requisitos ou se a oficina em questão é direcionada a estudantes de alguma área específica. Na maior parte dos casos, não são exigidos conhecimentos prévios, de modo que qualquer pessoa pode se inscrever e ter acesso a conhecimentos produzidos na Universidade de forma simples e acessível.

Em caso de dúvidas, o setor de Extensão do Campus está à disposição para prestar esclarecimentos pelo telefone/WhatsApp (35) 3729-9246, de segunda a sexta, das 8h às 13h e das 14h às 17h.

Por | Assessoria de Imprensa – PUC Minas Poços de Caldas

Continuar Lendo

Em Alta

...