Conecte-se conosco

Poços de Caldas

Vereadores se reúnem com representantes do DNIT

Publicado

em

Vários vereadores se reuniram, na última semana, com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O objetivo do encontro, que aconteceu de forma remota, foi discutir melhorias na avenida Presidente Wenceslau Braz.

Segundo o vereador Douglas Dofu (DEM), que agendou a reunião e convidou os demais vereadores, foi um momento de esclarecer dúvidas e apresentar as demandas de Poços de Caldas, em especial da avenida Wenceslau Braz. “É uma via de fluxo intenso e há necessidade de intervenções urgentes, tendo em vista os muitos acidentes que vêm ocorrendo, inclusive com vítimas fatais. Os trevos necessitam de uma sinalização eficiente e pudemos levar isso ao conhecimento do DNIT. O superintendente explicou que se trata de uma rodovia federal, mas que possui características urbanas, então o ideal seria que o trecho que corta a cidade fosse municipalizado. Mas, de início, o DNIT vai verificar o contrato de manutenção da via para viabilizar melhorias de serviço e sinalização”, explicou.

O parlamentar ressaltou, ainda, que as demandas serão apresentadas também ao Executivo para que o município encaminhe ao órgão, de forma, oficial, todas as reivindicações. “O vereador Flavinho se prontificou a levar isso à Prefeitura. Foi uma reunião muito proveitosa e, a partir de agora, ações serão tomadas. É fundamental realizar um estudo completo do trecho. O planejamento urbano, plano de mobilidade urbana e organização para um crescimento ordenado da cidade são fundamentais para se pensar o futuro desta importante via”, afirmou.

Participaram da reunião os vereadores Douglas Dofu, Flávio Togni (PSDB), Luzia Martins (PDT), Kleber Silva (Novo), Claudiney Marques (PSDB), Marcelo Heitor (PSC), Lucas Arruda (Rede), Regina Cioffi (PP) e Tiago Braz (Rede). Representando o DNIT, participaram Ronan Lana Alves Moreira, engenheiro da área de Gestão Estratégica, Carlos Eduardo Batista, chefe do Serviço de Operações Terrestres, e Gustavo Boerger, superintendente. Também acompanharam o debate Carolina Vespúcio, chefe de gabinete de Infraestrutura do Estado de Minas Gerais, e Ana Luíza de Aguiar, assessora do gabinete de Infraestrutura, convidadas pelo vereador Kleber Silva.

 

Por | Assessora de Imprensa – Câmara Municipal de Poços de Caldas/MG

Continuar Lendo
Anúncio
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: Comissão Especial de Desburocratização inicia trabalho de revisão de leis | Poços entre Aspas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Poços de Caldas

Acadêmicos de Medicina da PUC Minas prestam atendimentos na rede pública de Poços de Caldas

Publicado

em

Acadêmicos de Medicina da PUC Minas prestam atendimentos na rede pública de Poços de Caldas
Atendimentos Policlínica PUC Poços / Foto: Fernanda Garcia (Asscom)

Sob supervisão, alunos realizam consultas de especialidades na Policlínica e no Hospital Margarita Moralles

Alunos do Curso de Medicina da PUC Minas Poços de Caldas têm realizado uma série de atendimentos na rede pública de saúde do município. Sob orientação de professores médicos da Universidade, os estudantes recebem pacientes com demandas relacionadas a diferentes áreas. As consultas de especialidades ocorrem na Policlínica Central e no Hospital Margarita Moralles, da Zona Leste. Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), são prestados serviços de clínica geral na abordagem de Medicina da Família e Comunidade.

Acadêmicos de Medicina da PUC Minas prestam atendimentos na rede pública de Poços de Caldas

Atendimentos Policlínica PUC Poços / Foto: Fernanda Garcia (Asscom)

As atividades práticas estão inseridas na grade curricular da graduação em Medicina da Universidade. De modo geral, elas consistem em dinâmicas observacionais nas primeiras etapas de formação. Ao passo que avançam na graduação, os alunos recebem oportunidades de conduzir os atendimentos com cada vez mais autonomia, mas sempre sob supervisão dos professores.

Em ofício encaminhado recentemente à Secretaria Municipal de Saúde, estabeleceu-se o cronograma para atendimentos de especialidades em julho de 2021. Neste mês, 15 professores médicos da PUC Minas Poços de Caldas supervisionarão os alunos que atuarão nos campos de dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, nefrologia, neurologia e pneumologia.

A cada turno de atendimento disponibilizado por um professor, junto aos estudantes que supervisiona, são agendados quatro atendimentos. Em julho, estão previstos 36 turnos semanais, considerando as diferentes especialidades. Estima-se, portanto, que os alunos do Curso de Medicina receberão em torno de 144 pacientes por semana, totalizando cerca de 576 atendimentos no mês.

A atuação na rede pública do município está prevista no plano de contrapartida firmado entre a Universidade e a Prefeitura Municipal desde a abertura do Curso no Campus, em 2017. Esta parceria tem sido indispensável tanto à formação acadêmica quanto à ampliação da oferta de serviços à população. Além disso, o acordo tem viabilizado doações substanciais da PUC Minas à Secretaria de Saúde.

Acadêmicos de Medicina da PUC Minas prestam atendimentos na rede pública de Poços de Caldas

Atendimentos Policlínica PUC Poços / Foto: Fernanda Garcia (Asscom)

Em 2021, a Universidade já investiu mais de meio milhão de reais na compra de equipamentos e insumos farmacêuticos de extrema importância no contexto da pandemia. Entre eles, destacam-se cinco respiradores hospitalares de alta tecnologia, entregues em maio, e duas mil ampolas de um medicamento que compõe o chamado “kit intubação”, recebidas pela Secretaria de Saúde em junho.

Os atendimentos de especialidades prestados pelos corpos discente e docente de Medicina da PUC Minas Poços de Caldas ocorrem de segunda a sexta, tanto na Policlínica Central quanto no Hospital Margarita Moralles. O agendamento é feito, de maneira integrada, pela Secretaria de Saúde do município.

 

Por | Assessoria de Imprensa – PUC Minas Poços de Caldas

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Shopping Poços de Caldas altera horário de atendimento a partir de hoje seguindo determinações municipais

Publicado

em

Shopping Poços de Caldas altera horário de atendimento a partir de hoje seguindo determinações municipais
Foto: Divulgação

Em sessão extraordinária no último sábado, dia 12, o Prefeito Municipal de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo, determinou novas medidas de contingenciamento do coronavírus e decretou alterações nos horários de funcionamento do comércio local. O Shopping Poços de Caldas informa que passa a operar com novo horário a partir desta segunda-feira, 14 de junho. As operações irão funcionar com todas as medidas de prevenção e protocolos que já vinham sendo seguidos, tais como verificação da temperatura e aplicação de álcool gel nas mãos dos clientes, nos seguintes horários:

Segunda a sexta – Todas as lojas e quiosques passam a operar das 10h às 19h. Praça de alimentação para consumo local das 11h às 20h, sendo liberado o delivery até as 22h. Supermercado, das 8h às 20h. 

Domingos e feriados – Todas as lojas, quiosques e o supermercado estarão fechados. Já a praça de alimentação, exclusivamente para atendimento delivery, funcionará das 11h às 22h. 

O uso de máscara e o distanciamento no interior do empreendimento seguem obrigatórios. Há limitação da capacidade de ocupação no interior do shopping, sendo 500 clientes simultâneos e 45% na praça de alimentação. Para informações: http://www.pocosdecaldasshopping.com.br/

Sobre o Shopping Poços de Caldas

O Shopping Poços de Caldas é o primeiro e principal centro de compras, gastronomia e entretenimento do Sul de Minas e Leste Paulista e abrange uma população de cerca de 950 mil habitantes. Pertencente a Partage Shopping, o empreendimento reúne operações de grandes marcas do varejo nacional, como Renner, C&A, Ri Happy, Magazine Luiza, Lojas Americanas, Marisa, 1A99, Centauro e Polishop. Para informações: http://www.pocosdecaldasshopping.com.br/

 

Por | Mariana Vieira / Gerente de Redação – Markable Comunicação

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Poços Juro Zero disponibiliza linha de crédito de até R$ 15 mil para microempreendedores

Publicado

em

Lançamento do programa aconteceu na manhã desta quinta-feira (10) no gabinete do prefeito Sérgio

O prefeito Sérgio Azevedo anunciou, na manhã desta quinta, 10, o início das operações do Programa Poços Juro Zero, que irá disponibilizar uma linha de crédito, sem cobrança de juros, para os microempresários, MEI’s e profissionais liberais. O anúncio foi feito em seu gabinete, durante coletiva à imprensa, que contou com presença do vice-prefeito Julio Cesar de Freitas, de vereadores, secretários e entidades parceiras do programa.

A partir de hoje, quem se interessar pelo programa, pode acessar o site da Prefeitura, fazer o cadastro e participar. Duas instituições bancárias já foram credenciadas o Sicredi e o Sicoob e podem ser acessadas pelos empreendedores após a realização do cadastro e do curso sobre finanças, realizado on line, dentro de uma plataforma , no site da Prefeitura.

Os juros do programa Poços Juro Zero são integralmente subsidiados pela Prefeitura, que disponibilizará R$500 mil por ano. “É o maior programa municipal do Brasil de apoio ao pequeno negócio”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Mariano. Além da Sedet, o programa tem apoio das instituições PUC Minas, IF Sul de Minas, Nubbi e Sebrae.

“O Poços Juro Zero vem para amparar uma parcela da nossa população que está passando por um momento muito difícil, em consequência da pandemia. O programa faz parte do Recupera Poços, que contém muitas outras ações para auxiliar a população. Para todas estas ações, a Prefeitura conta com o apoio da Câmara de Vereadores, que está sendo muito parceira neste momento”, disse o prefeito Sérgio Azevedo.

Para o vice-presidente da Câmara, vereador Kleber Silva, o objetivo é “contribuir com o que é bom para Poços”. Ele parabenizou a todos os envolvidos, que planejaram tudo em tempo recorde, para levar mais este benefício para a população. Estiveram presentes na solenidade no gabinete do prefeito os vereadores Flavio de Lima e Silva, Douglas Souza e Wellington Guimarães.

Regras

O Poços Juro Zero é uma iniciativa da Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho dentro do Plano de Retomada Econômica com a intenção de fomentar o empreendedorismo e promover o desenvolvimento da economia local.

Consiste na disponibilização de uma linha de crédito de até R$ 15 mil, sem juros, por meio de parcerias com instituições financeiras. A quitação poderá ser feita em até 36 parcelas para MEIs, microempresas e profissionais liberais, com um período de 6 meses de carência. As demais categorias terão acesso a valores mais altos, com juros diferenciados, pré-fixados em 0,80% a.m. para parcelamento em até 12 meses e 0,99% a.m. para parcelamento de 13 a 36 meses, prosseguindo com a mesma carência.

Os interessados terão que passar por um treinamento de 5h, disponibilizado em uma plataforma on-line, dentro do Portal do Desenvolvimento, no site da Prefeitura de Poços. O curso abordará noções de gestão financeira e aplicará uma avaliação do aprendizado. Para aprovação e emissão do certificado será exigido o mínimo de 70% de acertos. Após a conclusão do curso o empreendedor deve procurar uma das instituições parceiras para fazer o pedido do crédito.

Para aqueles empresários que não possuírem CND, a Prefeitura disponibiliza o Refis, que  oferece a oportunidade para as pessoas que possuam alguma dívida tributária com o município, em saldar este débito com redução de até 95% nos valores de multas e juros e ainda permite um parcelamento de até 60 meses.

O Sebrae e as instituições PUC Minas e IF Suldeminas também irão fornecer suporte para aqueles que tiverem o crédito negado. Todas as pessoas que acessarem o Programa Poços Juro Zero serão atendidas por uma destas instituições.
Para atendimento das dúvidas a respeito do Poços Juro Zero, haverá atendimento presencial no Poços Fácil, localizado á rua Marechal Deodoro, 345 ou pelos telefones 3697-2310 (Poços Fácil) e 3697- 2060 (Sedet).

 

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Continuar Lendo

Em Alta

...