Regional

Em Poços: Biblioteca Municipal Centenário terá estante “Mulherio das Letras”

Publicado

em

Silvia Schmidt apresenta seus romances “Duty Free” e “Made in Brasil”

Espaço recebeu doação de cerca de 200 títulos de obras escritas por mulheres.

A Biblioteca Municipal Centenário, no Espaço Cultural da Urca, recebeu em doação, na última quinta-feira (18), aproximadamente 200 exemplares de obras escritas por mulheres. A ação foi viabilizada pela escritora, editora e livreira Silvia Schmidt. Agora, os exemplares serão expostos em estante específica, em lugar de destaque, de forma a divulgar, valorizar e facilitar o acesso à produção literária feita por mulheres brasileiras contemporâneas.

A iniciativa integra os objetivos do Mulherio das Letras, movimento literário nacional criado em 2017, voltado para a congregação, integração, revelação e ajuda a mulheres ligadas às letras, como escritoras, editoras e acadêmicas que, hoje, reúne mais de 7 mil mulheres.

“Essa doação surgiu a partir do meu contato afetuoso com a Biblioteca Centenário. Quando vim passar uns dias em Poços de Caldas, em plena festa literária, também comecei a fazer uso da biblioteca, do wi-fi e dos livros, que são incríveis. A partir desse momento, estava começando a abrir uma iniciativa de formar uma livraria das mulheres das letras, que já vinha de um grupo nacional que começou a se desenvolver em 2017”, conta a escritora Silvia Schmidt.

Em diálogo com a bibliotecária Magaly Franco, surgiu a proposta da criação de uma estante específica para abrigar livros das mulheres das letras. “Esta doação não só amplia o acervo da Biblioteca Centenário como disponibiliza títulos escritos por mulheres brasileiras contemporâneas, contribuindo para a divulgação da literatura feita por mulheres”, destaca Magaly Franco.

Por conta das medidas de segurança em relação ao novo coronavírus, os livros estão em quarentena por sete dias. Após esse período, eles serão classificados e catalogados e, em seguida, disponibilizados aos usuários cadastrados em qualquer uma das bibliotecas do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas, a partir de março. Cabe destacar que, por conta da pandemia, as bibliotecas públicas municipais realizam os serviços de empréstimo e devolução de livros sem acesso direto ao acervo. O atendimento é feito pela equipe na entrada dos estabelecimentos.

Bibliotecária Magaly Franco recebeu as doações da escritora Silvia Schmidt

Novos títulos

Mantendo a parceria, a Biblioteca Centenário vai continuar recebendo novos títulos, nos diversos gêneros, como poesia, conto, romance e ensaio, escritos por mulheres. Os usuários da Biblioteca Municipal Centenário poderão encontrar livros de escritoras brasileiras premiadas, como Maria Valéria Rezende, Susana Ventura e Divanize Carbonieri, além da própria Silvia Schmidt.

“Com alegria, acabei de deixar meus romances e o livro de contos para catalogação na Biblioteca Centenário na bela cidade literária de Poços de Caldas. Esta iniciativa, além da #livrariamulherio, faz parte de levar à circulação obras escritas por mulheres para os grandes espaços públicos de leitura e festivais. Muito feliz e grata, em especial à Magaly Franco, que recebeu-nos com afetuosa participação nesta iniciativa inédita”, celebra Silvia Schmidt.

 

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

 

Em Alta

Sair da versão mobile