Conecte-se conosco

Regional

Boneco em homenagem a Aldir Blanc marca Carnaval da pandemia em Poços

Publicado

em

Boneco em homenagem a Aldir Blanc marca Carnaval da pandemia em Poços

Oficina de bonecos e roda de conversa em vídeo celebram 20 anos da Charanga dos Artistas.

Se houvesse Carnaval em 2021, a Charanga dos Artistas certamente renderia homenagens ao grande letrista e compositor Aldir Blanc, falecido em maio de 2020, aos 73 anos, em decorrência da Covid-19. Em 50 anos de atividade, escreveu seu nome entre os maiores da Música Popular Brasileira, nome que também batizou a Lei de Emergência Cultural, criada para auxiliar artistas e fazedores de cultura durante a pandemia do novo coronavírus. E por que não homenageá-lo mesmo assim? Se você quer conhecer o bonecão de Aldir Blanc, confeccionado pelo pessoal da Charanga dos Artistas, basta acessar o Canal do Poços Curte em Casa – Lei Aldir Blanc no YouTube.

Estreia nesta terça-feira de Carnaval, às 20h, o projeto “O Carnaval está na origem de toda a teatralidade”. Com aproximadamente 1h40, o vídeo traz uma roda de conversa com a participação de diversos artistas que fazem parte da Charanga dos Artistas, que completa 20 anos de fundação em 2021, além da oficina de confecção de bonecos.

A proposta foi viabilizada por meio do Edital Especial Secult 12/2020, voltado para a seleção de atividades de formação como ciclos de debates, rodas de conversas e outras ações similares, que visam à ampliação das discussões sobre temas contemporâneos da cultura e da arte.

A ideia do projeto surgiu a partir da definição do fundador do grupo “Tá na Rua”, Amir Haddad, sobre a relação entre carnaval e teatro: “O carnaval está na origem de toda a teatralidade”. Com base nessa afirmação, o debate tem o intuito de fomentar a reflexão sobre a arte e a cultura de Poços de Caldas.

Os artistas participantes são Jacque Ferrari, Gui Guerriero, Viviane de Figueiredo, Deco de Sousa e Leandro Campos, tendo como convidados Marcelo Betti, Daniel Viana, Clisthenis Betti, Luiz Munhoz, Edmar Alexandre e Anésio Avelar, que fazem parte da história da Charanga e foram chamados a falar sobre sua visão de arte e cultura, com foco na criação e produção cultural em época de pandemia e como ficará a cena cultural no período de pós-pandemia.

Charanga dos Artistas

Em 2001, em uma reunião no Espaço Cultural da Urca, com a participação de sete grupos de teatro locais, Anésio Avelar dá início a uma das tradições mais divertidas do carnaval de Poços de Caldas – a Charanga dos Artistas – que surge de maneira modesta, revivendo as marchinhas e os cortejos de Carnaval. Com o tempo, foi se consolidando e chega à marca de 20 anos de sucesso em 2021.

Com o cancelamento do Carnaval, o projeto surge como forma de homenagear as duas décadas da Charanga dos Artistas, tanto na roda de conversa como com a oficina de criação de bonecos gigantes, o grande destaque da proposta.

Bonecos gigantes

Segundo a proposta, a tradição dos bonecos gigantes surge na Europa, provavelmente na Idade Média, sob a influência dos mitos pagãos escondidos pelos temores da Inquisição. Chegam a Pernambuco através da pequena cidade de Belém do São Francisco, no sertão pernambucano, da vontade de um jovem sonhador, que ouvia atento as narrativas de um padre belga sobre o uso de bonecos nas festas religiosas da Europa. O primeiro boneco foi às ruas da pequena cidade durante o Carnaval de 1919, com o surgimento do personagem “Zé Pereira”. Na oficina disponibilizada em vídeo nesta terça-feira de Carnaval, o público terá como resultado final a confecção do boneco gigante do grande compositor Aldir Blanc.

 

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Regional

PUC Minas Poços de Caldas lança curso de Biomedicina, carreira em evidência na pandemia

Publicado

em

PUC Minas Poços de Caldas lançou a graduação em Biomedicina

Inscrições podem ser realizadas até segunda-feira (8) no site da Universidade.

A pandemia de Covid-19 colocou em evidência os profissionais que ocupam a linha de frente no combate ao coronavírus. Entre as carreiras da área da saúde que ganham projeção, está a de biomédico. Isso se reflete na conscientização a respeito da atuação destes profissionais e no surgimento de novos cursos de formação.

Atenta a este cenário, a PUC Minas Poços de Caldas lançou a graduação em Biomedicina. As aulas da primeira turma começam nesta segunda-feira (8) e, até lá, é possível se inscrever no Processo Seletivo Simplificado para ingresso ainda no primeiro semestre de 2021. Interessados têm acesso a todos os detalhes no site www.pucpcaldas.br.

A perspectiva de crescimento e valorização do mercado de Biomedicina é um atrativo para quem busca se qualificar para uma nova profissão agora. Com a pandemia, a sociedade passou a reconhecer ainda mais a relevância dos profissionais da área para o bom funcionamento de toda a cadeia de agentes da saúde.

Outra característica interessante do profissional de Biomedicina é a versatilidade. A formação multidisciplinar, que engloba áreas da biologia como anatomia, bioquímica e genética, permite escolher entre muitos caminhos de carreira. O mais comum é o de análises clínicas e exames laboratoriais, mas o leque é extenso.

A biomédica Jaqueline Goes de Jesus é um exemplo de profissional que seguiu outro rumo na profissão. No início da pandemia, seu nome foi amplamente divulgado na mídia por sua atuação no comando da equipe responsável pelo mapeamento do genoma do coronavírus no Brasil. O caso contribui para a divulgação da área e inspira quem deseja ingressar neste universo.

O curso de graduação em Biomedicina da PUC Minas Poços de Caldas é oferecido na modalidade presencial. Neste momento, em decorrência da pandemia, as aulas serão adaptadas ao regime remoto. Mais informações estão disponíveis em www.pucpcaldas.br.

Serviço

Graduação em Biomedicina da PUC Minas Poços de Caldas

Turma aberta para o primeiro semestre de 2021

Inscrições até segunda-feira, 8 de março, no site www.pucpcaldas.br

 

Por | Assessoria de Imprensa – PUC Minas

Continuar Lendo

Regional

Curso gratuito é oferecido para profissionais de turismo de Poços

Publicado

em

Curso gratuito é oferecido para profissionais de turismo de Poços

As inscrições  para o curso on-line e gratuito de  Introdução ao Turismo, oferecido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), podem ser feitas  até o dia 29 de maio de 2021. O objetivo é capacitar e qualificar gestores, agentes públicos e privados e demais interessados na área.  Para o secretário de Turismo de Poços, Ricardo Oliveira, a qualificação dos profissionais ligados ao turismo deve ser constante em uma cidade que tem o setor como uma das prioridades. “É importante que o pessoal faça o curso, ainda mais neste momento em que a pandemia exige adaptações ao setor. O curso atende aos que já estão atuando, como aos novos interessados no mercado”, explicou o secretário.

A carga horária do curso é de 30 horas e aborda temas como: a cadeia produtiva do turismo; a importância do planejamento turístico e participativo; turismo sustentável e gestão e fortalecimento do trabalho regional integrado. O conteúdo fica disponível na plataforma EAD Cultura e Turismo na Secult (www.ead.secult.mg.gov.br).

O material didático é composto por textos, documentos acadêmicos, vídeos de animação, apresentações, exercícios para fixação do conteúdo, hiperlinks e infográficos. Importante ressaltar, que o prazo para a conclusão do curso, é também o dia 29 de maio de 2021. O curso EAD de Introdução ao Turismo já aprovou mais de 500 pessoas desde a sua primeira edição, em 2019.

 

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Continuar Lendo

Regional

Prefeitura lança campanha “Minha música toca na Libertas”

Publicado

em

Iniciativa visa divulgar música autoral na emissora

Em uma parceria entre as secretarias municipais de Comunicação Social e Cultura, a Prefeitura lança, nesta segunda-feira (1º), a campanha “Minha música toca na Libertas”. A iniciativa tem por objetivo ampliar as ações de divulgação da música autoral poços-caldense no rádio, especialmente na Libertas FM, emissora oficial do município. A campanha conta com o apoio da Câmara Setorial da Música no Conselho Municipal de Política Cultural.

Para participar, basta preencher o formulário disponível no link bit.ly/musicanalibertas. É necessário informar o nome da música, dos intérpretes e dos compositores, o link de acesso ao arquivo da canção, informações complementares sobre a música e, se houver, órgão e código de registro da música, além de dados de contato do músico.

A rádio Libertas FM já veicula a produção musical local. Com a campanha, a ideia é ampliar o alcance da iniciativa, sistematizando o trabalho. Cabe ressaltar que a ação é uma das metas previstas no Plano Municipal de Cultura “Temos uma produção musical muito diversificada e de grande qualidade. Outras iniciativas neste sentido já foram realizadas anteriormente e, agora, com uma campanha sistematizada, buscamos atender de forma mais intensificada a meta do Plano Municipal de Cultura”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.

“Esse trabalho teve início no ano passado, em caráter experimental, e teve uma ótima aceitação. Diante disso e também atendendo a solicitação dos artistas locais, ampliamos a iniciativa, inclusive com a possibilidade de envio das músicas por meio de formulário”, informa o secretário de Comunicação Social, Paulo Ney de Castro Jr.

De caráter educativo e coordenada pela Secretaria Municipal de Comunicação Social, a Rádio Libertas 99,5 FM é a emissora oficial do município de Poços de Caldas. “A Libertas é uma emissora pública de grande audiência e alcance na cidade e também na região. Nos últimos anos, investimos na modernização da estrutura da emissora e também no enriquecimento da programação, inclusive com a divulgação da produção musical local, que será intensificada a partir dessa campanha”, ressalta Paulo Ney.

Além do rádio, a programação pode ser acompanhada também pela internet. O site da emissora é o libertas.pocosdecaldas.mg.gov.br.

 

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Continuar Lendo

Em Alta

...