Conecte-se conosco

Regional

Boneco em homenagem a Aldir Blanc marca Carnaval da pandemia em Poços

Publicado

em

Boneco em homenagem a Aldir Blanc marca Carnaval da pandemia em Poços

Oficina de bonecos e roda de conversa em vídeo celebram 20 anos da Charanga dos Artistas.

Se houvesse Carnaval em 2021, a Charanga dos Artistas certamente renderia homenagens ao grande letrista e compositor Aldir Blanc, falecido em maio de 2020, aos 73 anos, em decorrência da Covid-19. Em 50 anos de atividade, escreveu seu nome entre os maiores da Música Popular Brasileira, nome que também batizou a Lei de Emergência Cultural, criada para auxiliar artistas e fazedores de cultura durante a pandemia do novo coronavírus. E por que não homenageá-lo mesmo assim? Se você quer conhecer o bonecão de Aldir Blanc, confeccionado pelo pessoal da Charanga dos Artistas, basta acessar o Canal do Poços Curte em Casa – Lei Aldir Blanc no YouTube.

Estreia nesta terça-feira de Carnaval, às 20h, o projeto “O Carnaval está na origem de toda a teatralidade”. Com aproximadamente 1h40, o vídeo traz uma roda de conversa com a participação de diversos artistas que fazem parte da Charanga dos Artistas, que completa 20 anos de fundação em 2021, além da oficina de confecção de bonecos.

A proposta foi viabilizada por meio do Edital Especial Secult 12/2020, voltado para a seleção de atividades de formação como ciclos de debates, rodas de conversas e outras ações similares, que visam à ampliação das discussões sobre temas contemporâneos da cultura e da arte.

A ideia do projeto surgiu a partir da definição do fundador do grupo “Tá na Rua”, Amir Haddad, sobre a relação entre carnaval e teatro: “O carnaval está na origem de toda a teatralidade”. Com base nessa afirmação, o debate tem o intuito de fomentar a reflexão sobre a arte e a cultura de Poços de Caldas.

Os artistas participantes são Jacque Ferrari, Gui Guerriero, Viviane de Figueiredo, Deco de Sousa e Leandro Campos, tendo como convidados Marcelo Betti, Daniel Viana, Clisthenis Betti, Luiz Munhoz, Edmar Alexandre e Anésio Avelar, que fazem parte da história da Charanga e foram chamados a falar sobre sua visão de arte e cultura, com foco na criação e produção cultural em época de pandemia e como ficará a cena cultural no período de pós-pandemia.

Charanga dos Artistas

Em 2001, em uma reunião no Espaço Cultural da Urca, com a participação de sete grupos de teatro locais, Anésio Avelar dá início a uma das tradições mais divertidas do carnaval de Poços de Caldas – a Charanga dos Artistas – que surge de maneira modesta, revivendo as marchinhas e os cortejos de Carnaval. Com o tempo, foi se consolidando e chega à marca de 20 anos de sucesso em 2021.

Com o cancelamento do Carnaval, o projeto surge como forma de homenagear as duas décadas da Charanga dos Artistas, tanto na roda de conversa como com a oficina de criação de bonecos gigantes, o grande destaque da proposta.

Bonecos gigantes

Segundo a proposta, a tradição dos bonecos gigantes surge na Europa, provavelmente na Idade Média, sob a influência dos mitos pagãos escondidos pelos temores da Inquisição. Chegam a Pernambuco através da pequena cidade de Belém do São Francisco, no sertão pernambucano, da vontade de um jovem sonhador, que ouvia atento as narrativas de um padre belga sobre o uso de bonecos nas festas religiosas da Europa. O primeiro boneco foi às ruas da pequena cidade durante o Carnaval de 1919, com o surgimento do personagem “Zé Pereira”. Na oficina disponibilizada em vídeo nesta terça-feira de Carnaval, o público terá como resultado final a confecção do boneco gigante do grande compositor Aldir Blanc.

 

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Regional

Confira os carros e motos mais buscados no mês de maio no Brasil

Publicado

em

Foto: Reprodução da internet

Nissan Kicks lidera ranking dos carros novos mais buscados no Brasil

Já o Honda Civic 2014 ocupa o primeiro lugar entre os veículos usados mais procurados na plataforma pelos usuários brasileiros no mês de maio, segundo dados do Webmotors Autoinsights

Crédito: Ricardo Rollo/WM1

São Paulo, junho de 2024 – A Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento, apresenta os rankings dos carros novos e usados mais procurados pelos usuários brasileiros da plataforma em maio.

O Nissan Kicks ocupa a liderança entre os veículos zero quilômetro mais buscados em maio. Na sequência, surgem o Hyundai Creta, em segundo lugar, e o Chevrolet Onix, em terceiro, de acordo com levantamento realizado pelo Webmotors Autoinsights.

Já entre os carros seminovos mais buscados no marketplace, a Honda aparece na primeira posição com a versão 2014 do Civic, seguida por Chevrolet Onix 2020 e Toyota Corolla 2023, na segunda e terceira colocação, respectivamente.

Confira abaixo os dez carros novos e usados mais pesquisados na plataforma em maio:

 

Ranking dos carros 0km e usados mais buscados na plataforma em maio:

Novos Usados
1. Nissan Kicks 1. Honda Civic 2014
2. Hyundai Creta 2. Chevrolet Onix 2020
3. Chevrolet Onix 3. Toyota Corolla 2023
4. Hyundai HB20 4. Volkswagen Gol 2013
5. Fiat Fastback 5. Hyundai HB20 2019
6. Honda HR-V 6. Honda Fit 2015
7. Fiat Pulse 7. Fiat Palio 2015
8. Volkswagen Polo 8. Volkswagen Polo 2020
9. Jeep Renegade 9. Ford Ka 2020
10.Jeep Compass 10.Honda HR-V 2016

Honda CG Fan é a moto nova mais procurada no Brasil em maio

Já entre as motocicletas seminovas, a versão 2021 da Yamaha FZ25 Fazer lidera as buscas no mês, segundo dados do Webmotors Autoinsights

Crédito: Divulgação

São Paulo, junho de 2024 – A Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento automotivo, anuncia os rankings das motos novas e usadas mais procuradas na plataforma pelos usuários brasileiros em maio.

A Honda CG 160 Fan desponta na liderança entre as motocicletas zero quilômetro mais buscadas no período. Na sequência, a marca completa o pódio com outros dois modelos: CG 160 Start es (2°) e CG 160 Titan (3°), segundo dados do Webmotors Autoinsights.

Entre as motos seminovas, a Yamaha FZ25 Fazer 2021 ocupa a primeira posição na lista, seguida por Yamaha FZ25 Fazer 2021, na segunda colocação, e Honda PCX 2016, na terceira.

Confira abaixo as dez motos novas e usadas mais pesquisadas na plataforma em maio:

 

Ranking dos motos 0Km e usadas mais buscadas na plataforma em maio:

Novas Usadas
1. Honda CG 160 Fan 1. Yamaha FZ25 Fazer 2021
2. Honda CG 160 Start 2. Honda CG 160 Fan 2022
3. Honda CG 160 Titan 3. Yamaha NMAX 160 2019
4. Honda Pop 110i 4. Honda PCX 2016
5. Yamaha FZ25 Fazer 5. Honda CG 160 Start 2017
6. Honda CB 300f Twister 6. Honda CG 160 Titan 2023
7. Yamaha FZ15 Fazer 7. Honda CB 300r 2010
8. Shineray SHI 175 8. Yamaha MT-03 2020
9. Honda CB 300f Twister 9. Yamaha XTZ 250 Lander 2020
10.Yamaha XTZ 250 Lander 10.BMW G 310 GS 2020

 

Sobre a Webmotors  

A Webmotors (www.webmotors.com.br) foi a primeira marca brasileira a inovar na forma de comprar e vender carros e é o principal ecossistema automotivo, que engloba desde a compra, venda e uso do veículo, oferecendo soluções completas para o segmento no Brasil. Fundada em 1995, Webmotors foi pioneira na inovação do marketplace online automotivo e continua a definir o padrão para compra, venda e pesquisa online automotiva.

Em 2002, o Grupo Santander Brasil se juntou à Webmotors como seu principal parceiro e, em abril de 2013, a empresa deu boas-vindas à carsales.com Ltd., que adquiriu uma participação de 30%. Desde então, a empresa de tecnologia australiana contribuiu para a aceleração do crescimento da Webmotors e, em março de 2023, a carsales.com Ltd. aumentou sua participação acionária na Webmotors para 70%. O Santander mantém os outros 30%, além da exclusividade comercial, sendo o parceiro de crédito, seguros e soluções financeiras para transações feitas por meio da plataforma da Webmotors.

 

Por | Jaqueline Nunes – RPMA Comunicação

Continuar Lendo

Regional

Como lidar com a transformação de sentimentos da adolescência

Publicado

em

Como lidar com a transformação de sentimentos da adolescência / Imagem: Freepik

Livia Marques, psicóloga -/ Foto: Afroafeto Fotografia

*Psicóloga Livia Marques

Com o surgimento da puberdade e o início da adolescência, tudo fica diferente nos filhos. Isso vai muito além da fisionomia, altura e a voz. Até a maneira de pensar e agir mudam completamente. Como os pais podem entender essas transformações de humor e sentimentos?

Por exemplo, o filme Divertida Mente 2, produzido pela Pixar, apresenta de maneira lúdica essas alterações na vida dos jovens. A continuidade do desenho mostra a personagem Riley, agora adolescente, vivenciando diferentes sentimentos. Por exemplo, a famosa “sala de controle” também conta com diferentes emoções com uma valência que anteriormente não eram tão percebidas pela personagem.

A ansiedade, a inveja, o tédio e a vergonha se juntam aos companheiros alegria, tristeza, raiva e nojo. Aumentando o repertório emocional da adolescente.

O filme pode ajudar os pais a entenderem a importância de compreender as mudanças nos jovens. Isso também faz refletir sobre os adultos que precisam entrar em contato com suas emoções, além de entender que todas elas fazem parte da vida de cada um de nós.

Por exemplo, a adolescência é marcada por muitas cobranças e julgamentos. Geralmente, nessa fase da vida ouve-se muito: “você já tem tantos anos, se comporte como uma pessoa de sua idade” ou “Pare de agir como adulto [ou criança]”. São as frases clássicas ditas por mais e outros adultos presentes na vida dos adolescentes.

Vale lembrar que os adolescentes estão em uma fase em que as pessoas acreditam que apenas seja a problemática. Na verdade, estão descobrindo e fortalecendo seus valores, além de estarem cheios de criatividade.

Transformação de sentimentos da adolescência / Imagem: Freepik

A orientação sempre virá dos adultos. Porém, para além disso, eles continuarão desenvolvendo o seu treino de habilidades socioemocionais diante de muitos desafios. Em contrapartida, muitas serão as novidades e as novas preocupações.

A vinda dos novos personagens/emoções, que chegam para compor o longa-metragem, nos mostra que sentir emoção não é ruim. A grande questão que se deve levar em conta é sobre como a valência de cada uma delas impacta nossas vidas. E ainda, como lidamos quando uma determinada emoção está numa valência alta ou muito baixa?

Outro ponto a se pensar é sobre o fator inibição emocional. É um comportamento onde a pessoa não demonstra o que se sente e muito menos se permite sentir. Muitas pessoas acreditam ser um grande erro demonstrar sentimento e entrar em contato com o que se sente. É o resultado de acreditar, por quase uma vida inteira, que sentir emoção é ruim. Quem nunca passou por isso?

A emoção é algo que todos nós podemos sentir e acolher. Também devemos pensar em como serão nossas ações e estratégias para lidar com cada uma delas. Isso é uma forma de aprender a lidar com nosso lado mais vulnerável e com nossos lados mais felizes e mais sérios (ou adulto).

Portanto, que possamos lidar de forma mais saudável com o nosso sentir e viver uma vida que tenha regulação emocional e humanização das nossas vulnerabilidades. Junto disso, refletir que podemos, de forma coletiva e individual, buscar um caminho que não seja de julgamentos e culpas.

(*) Psicóloga Clínica, Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental, Formação em Terapia do Esquema, Estudiosa em relações raciais e saúde mental negra, Palestrante, MBA em Gestão de Pessoas, Coordenadora editorial e autora, além de apaixonada pelo filme Divertida Mente.

 

Por | Joyce Nogueira – Drumond Assessoria de Comunicação

Continuar Lendo

Regional

Mostra 100% Minas está com inscrições abertas para a 4ª edição

Evento criado pela Multicult, empresa realizadora da CASACOR Minas e de diversas outras ações e projetos nas áreas de arquitetura e design, seleciona participantes da próxima edição da mostra criada para destacar o trabalho de designers, artesãos e arquitetos mineiros.

Publicado

em

Fábio Gomides Mostra 100% Minas / Foto: Divulgação

Criada em 2016, a Mostra 100% Minas nasceu com tem o objetivo de apresentar uma seleção criteriosa de peças, a partir de um minucioso olhar curatorial, que se destaquem por representar um olhar sobre a produção da atual geração de criadores do estado. Dessa forma, a mostra 100% Minas nada mais é do uma celebração da produção do design feito em Minas Gerais, proporcionando um espaço para valorizar, divulgar e difundir as mais recentes criações do estado. A seleção dos trabalhos reforça o diálogo entre o conceito e concepção do design, trazendo inspirações de áreas variadas, além de apresentar um panorama de experimentações que inclui formas, acabamentos e o uso de materiais convencionais de forma inovadora e surpreendente.

A quarta edição da 100% Minas será realizada entre os dias 26 de julho e 15 de setembro, integrando pelo segunda vez a programação oficial da CASACOR Minas, que acontecerá no Espaço 356. A novidade desta edição é a segmentação da mostra em 3 categorias distintas, possibilitando apresentar um panorama atual do segmento. São elas:

– Impacto (ambiental e/ou social)
– Profissionais em início de carreira
– Profissionais estabelecidos

Podem participar qualquer designer, arquiteta/o, artista, artesã, artesão ou profissional de outra área que tenha desenvolvido alguma peça de mobiliário, objeto, acessório ou têxtil para casa que ainda seja considerada inédita para o público da capital mineira.

João Diniz
Mostra 100% Minas / Foto: Divulgação

Em função do conceito, a mostra é exclusiva para pessoas nascidas em Minas Gerais ou pessoas que moram no Estado há mais de 10 anos. A data limite para envio das propostas será dia 20 de junho de 2024. Todos os envios serão analisados e o resultado será informado para todas as pessoas inscritas.

 

4ª Mostra 100% Minas recebe inscrições de trabalhos
Até 20/06, pelo formulário disponível nos perfis de Instagram: @100porcentominas e @multicult.cc

Link para o formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc8eR00NkE69E_DyIJgobpRoSjV4uK-Sy6E0n-iLRXN6lUzjg/viewform

 

Por | Fábio Gomides – A Dupla Informação

Continuar Lendo

Em Alta

...