Conecte-se conosco

Regional

Boneco em homenagem a Aldir Blanc marca Carnaval da pandemia em Poços

Publicado

em

Boneco em homenagem a Aldir Blanc marca Carnaval da pandemia em Poços

Oficina de bonecos e roda de conversa em vídeo celebram 20 anos da Charanga dos Artistas.

Se houvesse Carnaval em 2021, a Charanga dos Artistas certamente renderia homenagens ao grande letrista e compositor Aldir Blanc, falecido em maio de 2020, aos 73 anos, em decorrência da Covid-19. Em 50 anos de atividade, escreveu seu nome entre os maiores da Música Popular Brasileira, nome que também batizou a Lei de Emergência Cultural, criada para auxiliar artistas e fazedores de cultura durante a pandemia do novo coronavírus. E por que não homenageá-lo mesmo assim? Se você quer conhecer o bonecão de Aldir Blanc, confeccionado pelo pessoal da Charanga dos Artistas, basta acessar o Canal do Poços Curte em Casa – Lei Aldir Blanc no YouTube.

Estreia nesta terça-feira de Carnaval, às 20h, o projeto “O Carnaval está na origem de toda a teatralidade”. Com aproximadamente 1h40, o vídeo traz uma roda de conversa com a participação de diversos artistas que fazem parte da Charanga dos Artistas, que completa 20 anos de fundação em 2021, além da oficina de confecção de bonecos.

A proposta foi viabilizada por meio do Edital Especial Secult 12/2020, voltado para a seleção de atividades de formação como ciclos de debates, rodas de conversas e outras ações similares, que visam à ampliação das discussões sobre temas contemporâneos da cultura e da arte.

A ideia do projeto surgiu a partir da definição do fundador do grupo “Tá na Rua”, Amir Haddad, sobre a relação entre carnaval e teatro: “O carnaval está na origem de toda a teatralidade”. Com base nessa afirmação, o debate tem o intuito de fomentar a reflexão sobre a arte e a cultura de Poços de Caldas.

Os artistas participantes são Jacque Ferrari, Gui Guerriero, Viviane de Figueiredo, Deco de Sousa e Leandro Campos, tendo como convidados Marcelo Betti, Daniel Viana, Clisthenis Betti, Luiz Munhoz, Edmar Alexandre e Anésio Avelar, que fazem parte da história da Charanga e foram chamados a falar sobre sua visão de arte e cultura, com foco na criação e produção cultural em época de pandemia e como ficará a cena cultural no período de pós-pandemia.

Charanga dos Artistas

Em 2001, em uma reunião no Espaço Cultural da Urca, com a participação de sete grupos de teatro locais, Anésio Avelar dá início a uma das tradições mais divertidas do carnaval de Poços de Caldas – a Charanga dos Artistas – que surge de maneira modesta, revivendo as marchinhas e os cortejos de Carnaval. Com o tempo, foi se consolidando e chega à marca de 20 anos de sucesso em 2021.

Com o cancelamento do Carnaval, o projeto surge como forma de homenagear as duas décadas da Charanga dos Artistas, tanto na roda de conversa como com a oficina de criação de bonecos gigantes, o grande destaque da proposta.

Bonecos gigantes

Segundo a proposta, a tradição dos bonecos gigantes surge na Europa, provavelmente na Idade Média, sob a influência dos mitos pagãos escondidos pelos temores da Inquisição. Chegam a Pernambuco através da pequena cidade de Belém do São Francisco, no sertão pernambucano, da vontade de um jovem sonhador, que ouvia atento as narrativas de um padre belga sobre o uso de bonecos nas festas religiosas da Europa. O primeiro boneco foi às ruas da pequena cidade durante o Carnaval de 1919, com o surgimento do personagem “Zé Pereira”. Na oficina disponibilizada em vídeo nesta terça-feira de Carnaval, o público terá como resultado final a confecção do boneco gigante do grande compositor Aldir Blanc.

 

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Regional

Sul de Minas registrou crescimento nas contratações de janeiro, mostra novo Caged

No período, Pouso Alegre, Poços de Caldas e Varginha foram os municípios que mais admitiram e demitiram

Publicado

em

Foto: Reprodução da internet

Em janeiro, o Sul de Minas registrou aumento nas contratações, de acordo com dados no novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

Segundo o levantamento, houve 14.210 admissões e 13.361 demissões, resultando em um saldo positivo de 849 empregos formais ao final do período e uma diferença positiva de 6,35%. A região registrou no mês anterior (dezembro de 2023) 10.007 contratações, 12.103 demissões e saldo negativo de 2.096 empregos formais.

As cidades com maior número de contratações foram Pouso Alegre (2.954), Poços de Caldas (2.644) e Varginha (2.364). Os três municípios também foram os que mais demitiram, com 2.684, 2.455 e 2.289 demissões, respectivamente.
Dos contratados no período, 56,09% eram homens e 43,91% mulheres, a maior parte (66,21%) tinha ensino médio completo e idades entre 18 e 24 anos (29,92%). O setor que mais contratou foi o da indústria.

Os municípios da região do Sul de Minas Gerais incluem Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Varginha, Guaxupé, Alfenas, Três Corações, Lavras e Passos.

Trabalho temporário

Em janeiro, o Brasil registrou 81.102 admissões de trabalhadores temporários. Leonardo Bonafé, gerente regional da Employer Recursos Humanos de Itajubá, explica que a contratação de trabalhadores temporários é vantajosa para as corporações.

“Contratar trabalhadores temporários pode ser vantajoso para lidar com picos sazonais de demanda, reduzir custos de treinamento e flexibilizar a força de trabalho conforme necessário”, diz.

Segundo dados da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) estima-se que 22% dos trabalhadores temporários sejam efetivados, superando os 20% registrados no ano anterior. Marcelo de Abreu, vice-presidente da Employer Recursos Humanos e diretor de Desenvolvimento Estratégico da Asserttem (Associação Brasileira de Trabalho Temporário), destaca que o trabalho temporário pode ser um aliado para aqueles que buscam realizar essas mudanças.

“Essa modalidade é uma porta de entrada para profissionais em busca de novos mercados ou para aqueles que desejam retomar suas carreiras”, afirma Abreu. Ele acrescenta que, dependendo do desempenho do profissional, há a possibilidade de efetivação em uma nova posição.

Direitos do Trabalhador Temporário

Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13o salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.

Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.

Na ordem, Leonardo Bonafé, gerente regional da Employer Recursos Humanos de Itajubá e Marcelo de Abreu, vice-presidente da Employer Recursos Humanos e diretor de Desenvolvimento Estratégico da Asserttem (Associação Brasileira de Trabalho Temporário) / Foto: Divulgação

Sobre a Employer Recursos Humanos

Uma das maiores empresas de RH do país, a Employer é especialista em tecnologias para Recursos Humanos, com soluções web como folha de pagamento online, ponto eletrônico e sistema de holerite online. Com 40 filiais distribuídas estrategicamente pelo Brasil, a Employer tem em seu portfólio grandes e importantes companhias nacionais e internacionais, que buscam soluções eficientes, capazes de simplificar as rotinas do RH.

 

Por | Ana Cunha / Ascom – Employer Recursos Humanos

Continuar Lendo

Regional

Edição 2024 do Festival Gastronômico Sabores da Montanha reunirá municípios de SP, MG e RJ

Organização pretende superar os números da primeira edição, quando 72 estabelecimentos de 29 cidades de SP, MG e RJ participaram do evento

Publicado

em

Risoto Serrano, do Secreto Luxury Hotel, de Campos do Jordão, com pinhão e queijo Jordão ao crispy de presunto serrano / Foto: Divulgação

A Sabores da Montanha anunciou nesta terça-feira (23) as inscrições para o 2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha, que neste ano será realizado entre os dias 7 de junho e 28 de julho de 2024 em municípios serranos dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. As inscrições também já estão abertas e podem ser acessadas por meio do site oficial do evento.

No ano passado, o festival reuniu 72 estabelecimentos de 29 municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, transformando-se no maior festival do gênero na Serra da Mantiqueira e o único a reunir três estados diferentes.

A exemplo do ano passado, poderão participar nesta edição, além de restaurantes, os gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, vinícolas, docerias, cervejarias, produtores artesanais e similares da região da montanha.

“Será um evento aberto a qualquer tipo de estabelecimento do meio gastronômico, pois o objetivo do festival, além de divulgar a típica gastronomia regional, é também possibilitar que desde uma pastelaria até uma vinícola premium possam apresentar seus produtos, mostrando a diversidade gastronômica da região”, explica Reginaldo Pupo, gestor do Grupo Sabores, que gerencia a Sabores da Montanha e Sabores da Praia.

Fomentando o turismo

Durante o período do evento, em plena temporada de inverno, a Serra da Mantiqueira recebe, em média, entre 2,5 milhões a 3,5 milhões de turistas, de acordo com estimativas das prefeituras da região. São visitantes vindos de diversas regiões do Brasil e de outros países, grande parte com alto poder aquisitivo.

Com isso, o 2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha se tornará uma grande vitrine para  os estabelecimentos divulgarem seus produtos ou serviços, pois ocorrerá em uma época de grande visibilidade da mídia nacional, que foca suas pautas nesta importante região, cercada por muita natureza exuberante e um clima bem agradável. No ano passado o festival conseguiu R$ 2,1 milhões em mídia espontânea.

Divulgação

Equipes da organização irão circular pelos principais atrativos turísticos das cidades da região para realizar ações de sampling para divulgar o festival por meio da distribuição de materiais.

A organização realizará, a partir de abril de 2024, diversas Press Trips, ações nas quais jornalistas de grandes veículos de comunicação dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, blogueiros, ex-MasterChefs e influenciadores digitais segmentados em Turismo e Gastronomia serão convidados para visitarem os estabelecimentos participantes e degustarem os pratos que serão produzidos exclusivamente para o evento.

O objetivo é gerar mídia espontânea com alguns meses de antecedência para divulgação do festival, seus patrocinadores, restaurantes participantes e parceiros.

Valorização da gastronomia regional

O principal objetivo do 2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha é divulgar e valorizar a rica gastronomia regional, observando a utilização de insumos encontrados na região, por meio de produtores locais. Portanto, não haverá premiações.

O festival será indoor, ou seja, apenas entre os restaurantes, e reunirá os principais nichos da gastronomia.

O modelo indoor possibilita que os estabelecimentos participantes possam ter o controle da qualidade de seus produtos e da segurança alimentar, além de poder ampliar a possibilidade de fidelização dos clientes (ainda que sazonais), atrair novos clientes para conhecer a gastronomia de cada estabelecimento e aumentar o ticket médio, além de possibilitar o uso da própria estrutura desses lugares.

Isso também oferece comodidade aos clientes, que têm à disposição a estrutura básica como banheiros, estacionamentos, etc.

 

2º Festival Gastronômico Sabores da Montanha

Data: 7 de junho a 28 de julho de 2024

Local: Estabelecimentos gastronômicos das cidades participantes

Informações / Inscrições: www.saboresdamontanha.com.br

Telefone: (11) 9 3279-5275

Instagram: @saboresdamontanha_br

 

Por | XPRESS Comunicação Corporativa

Continuar Lendo

Regional

Segurança infantil: evite brinquedos perigosos

Publicado

em

Segurança infantil evite brinquedos perigosos / Imagem: Freepik

Luciana Brites – NeuroSaber – Crédito – Samara Garcia / Foto: Divulgação

* Psicopedagoga Luciana Brites, CEO do Instituto Neurosaber

Quando vamos presentear uma criança devemos avaliar sobre qual brinquedo comprar para garantir a segurança delas. É muito importante estar atento ao bem-estar dos pequenos, seja com brincadeiras ou brinquedos.

Diante de tantas opções nas prateleiras, surge a dúvida de qual seria a escolha certa. As crianças são curiosas e adoram explorar o mundo ao seu redor, incluindo os brinquedos. Lembre-se que nem todos os brinquedos são seguros e alguns podem até oferecer risco à vida da criança.

Os brinquedos perigosos podem causar diversos acidentes às crianças, como cortes, intoxicação, asfixia ou até mesmo choques elétricos. Uma das dicas que devemos estar mais atentos é se o brinquedo possui o selo do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Outra questão é se o brinquedo que você escolheu se encaixa na faixa etária da criança. Verifique sempre a idade recomendada pelo fabricante do produto.

Tenha cautela e avalie todos os possíveis riscos. Observe quais são os materiais utilizados na fabricação dos brinquedos, por exemplo. Evite produtos tóxicos e peças pequenas que as crianças possam engolir ou aspirar. Certifique-se de que os brinquedos de plástico sejam livres de ftalatos, um composto químico prejudicial à saúde infantil.

Evite brinquedos perigosos / Imagem: de Freepik

Além disso, os pais devem sempre estar zelosos e supervisionar a criança durante o uso de brinquedos para garantir a segurança delas. Verifique também às recomendações de uso e montagem do produto. Apenas libere para o uso após verificar que todas as peças estão firmes e fixadas corretamente. Caso haja algum defeito ou problema, entre em contato com o fabricante ou loja onde foi adquirido para buscar uma solução.

Essas medidas simples podem fazer toda a diferença na prevenção de acidentes e lesões. Queremos ver os pequenos sempre alegres, bem desenvolvidos, saudáveis e longe de qualquer perigo. Com a prevenção na medida certa, podemos proporcionar momentos de diversão para nossas crianças com segurança.

(*) Luciana Brites é CEO do Instituto NeuroSaber (https://institutoneurosaber.com.br), autora de livros sobre educação e transtornos de aprendizagem, pedagoga, palestrante, especialista em Educação Especial na área de Deficiência Mental e Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UniFil Londrina e em Psicomotricidade pelo Instituto Superior de Educação ISPE-GAE São Paulo, além de ser Mestra e Doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento pelo Mackenzie.

Por | Joyce Nogueira – Drumond Assessoria de Comunicação

Continuar Lendo

Em Alta

...