Conecte-se conosco

Regional

Começa nesta sexta-feira(26/07), a 29ª CASACOR Minas Gerais

A edição mineira da maior mostra de arquitetura, design de interiores, paisagismo e arte das Américas assume a missão de tentar compreender e traduzir para o público os desafios e a nova dinâmica das cidades.

Eleve-se - Junior Piacesi / Foto: Jomar Bragança / Divulgação

Publicado

em

Ocupando um local novo na cidade, o Espaço 356, empreendimento do Grupo EPO, a 29ª edição da CASACOR Minas vem com a missão de explorar em seus projetos o tema “De presente, o agora”, que exalta a ancestralidade e o legado que pretendemos deixar para as futuras gerações. A ideia é lançar desafios e reflexões que possam contribuir para promover discussões e incentivar ações capazes de transformar o nosso presente a ponto de promover impactos positivos no futuro. Esta edição conta com a participação de 97 profissionais do setor, que assinam 62 ambientes ao todo, envolvendo a participação de mais de 180 empresas do segmento. A escolha do local se deu em função ao recente processo de retrofit no empreendimento, permitindo que a construção fosse inteiramente ressignificada a partir do trabalho dos arquitetos Alexandre Nagazawa e Isabela Vecci, da light designer Sônia Mendes, e do paisagista Felipe Fontes. O objetivo é oferecer um novo conceito de entretenimento na cidade, conhecido como Living Center, reunindo em um só lugar gastronomia, moda, arte, práticas esportivas e bem-estar. Com esta ação, a CASACOR Minas dá continuidade na tradição de revelar espaços e edifícios para o público, apresentando novos formatos de uso e de interação com a cidade. Desde a sua criação, a CASACOR Minas foi responsável por revelar ao público e chamar a atenção para a importância de uma série de edificações que integram a paisagem urbana, como a sede do Arquivo Público Mineiro, a Casa do Conde de Santa Marinha, o Casarão da Rede Ferroviária Federal, o Palácio das Mangabeiras, a Casa Ferolla, além de vários outros imóveis comerciais e residenciais.

“A cidade é um mecanismo vivo e pulsante, que vem passando por uma série de transformações. Ao escolhermos um endereço que acaba de passar por um processo de retrofit, reintegrando-se à paisagem urbana, e conquistando novos usos, estamos refletindo sobre a importância e o compromisso dos profissionais da arquitetura, do design de interiores e do paisagismo no processo de reconstrução das cidades”, destaca Eduardo Faleiro, diretor da CASACOR Minas. Ele ainda reconhece que o tema escolhido para o ano foi desafiador para o elenco, que se debruçou em apresentar soluções sintonizadas com os impactos dos tempos atuais e futuros. A diretora Juliana Grillo destaca que a temática contribuiu para reforçar a importância das práticas sustentáveis no mercado, destacando os cuidados com o meio-ambiente e a contribuição para a qualidade de vida das pessoas e do planeta. “Ao ocuparmos uma construção já existente, e que acabou de passar por um processo de requalificação dentro de um modelo que restaura a antiga estrutura e preserva a arquitetura original, estamos contribuindo para apresentar novos formatos de aproveitamento não apenas das áreas, mas também de parte das construções existentes nas grandes cidades, reduzindo a geração de resíduos”, destaca a diretora.

Café Mayor – Pega Projeto / Foto: Henrique Queiroga / Divulgação

Novidades

Com um elenco bastante heterogêneo, que réune veteranos, profissionais consolidados no mercado e estreantes, a 29ª CASACOR Minas surpreende pela implantação e pela diversidade de olhares acerca de um tema que é urgente e universal, suscitando no público a necessidade de repensar escolhas e antigos hábitos.

Por conta disso, podemos dizer que trata-se de uma edição com algumas especificidades em relação às demais. A primeira delas é que, alguns ambientes serão abertos ao público, ou seja, poderão ser acessados sem a cobrança de ingressos. Outra novidade é que alguns ambientes, principalmente os comerciais, irão continuar em operação após a realização da mostra. Entre os ambientes abertos ao público, estão: Bilheteria, Café Mayor, Restaurante e o Extremo Park Indoor. Entre os que serão integrados futuramente ao Espaço 356, estão: Barbearia, Perfumaria, entre outros que poderão ser anunciados ao longo da mostra. Outra novidade deste ano é o retorno da Mostra 100% Minas, criada para apresentar um recorte da atual produção contemporânea do estado.

Gastronomia

Como já é de se esperar, a gastronomia assume um espaço significativo da programação. Nesta edição, os visitantes terão à disposição diversas operações, voltadas para atender os mais variados públicos. A começar pela confeitaria, com projeto da equipe do Pega Projeto(Gabriela Brasil, Marlon Júnior e Pedro Melo), localizada estrategicamente ao lado da bilheteria, que irá permitir que os visitantes possam usufruir das criações do buffet Célia Soutto Mayor, um dos mais antigos da cidade. A equipe do Cabernet Butiquim estará à frente do Bar de Vidro, da Paulo Campos e Sarah Floresta, da Balsa Arquitetura, com pegada bem cosmopolita, que se estende tanto no estilo do ambiente quanto no cardápio. A pausa para o cafezinho acontecerá no Elisa Café, com projeto de Roziane Faleiro. Quem assume novamente o bar, um dos espaços mais bem frequentados da mostra, que neste ano tem projeto de Junior Piacesi, é a equipe do Jangalito. E um sucesso que já está virando marca registrada da CASACOR Minas é o Restaurante O Chef e o Cabra, do paraibano Onildo Rocha, eleito por várias vezes como um dos melhores chefs do país. Nesta edição, o restaurante tem projeto assinado pela Life Projects, de José Lourenço e Marina Figueiredo, que também está à frente da Cozinha Marble, ambiente em colaboração com Camila Vilela. O espaço receberá uma programação intensa de atividades que inclui aulas-show de gastronomia ao longo de toda a mostra.

Arte

Além da presença maciça nos ambientes, com trabalhos minuciosamente escolhidos junto a galerias e coleções privadas, as artes visuais merecem um espaço especial na programação. Um dos ambientes, a Galeria de Arte, com projeto da arquiteta e designer Juliana Vasconcellos, terá uma agenda concorrida, apresentando o trabalho de artistas de peso durante a temporada da mostra. São exposições individuais e coletivas e algumas delas com parte do acervo de galeristas que se destacam no cenário de Belo Horizonte, compondo uma seleção primorosa que inclui diferentes formatos e suportes.  Essa estratégia pretende aproximar o público visitante de nomes importantes da arte produzida na capital mineira, criando assim uma maior intimidade com artistas, designers e com as galerias que, dessa forma, se aproximam de um número exponencial de pessoas que já se interessam por arte e também daquelas que terão a oportunidade de, pela primeira vez, vivenciar esse contato mais próximo.

A CASACOR Minas será aberta com a exposição do renomado fotógrafo Daniel Mansur, que fica em cartaz até o dia 05 de agosto. A atuação de Daniel abrange a fotografia autoral, de arte, publicidade, de arquitetura e editorial. Para esta exposição, com seu olhar sensível, ele nos convida a embarcar em uma jornada visual: cada imagem é uma porta para o desconhecido.

Do dia 05 ao dia 12 de agosto, a Galeria Murilo Castro apresenta os trabalhos de Raquel Saliba. Mineira de Itaúna, graduada em psicologia e formação psicanalítica ela tem se dedicado à arte desde 2011. De todas as matérias que já trabalhou, a argila é sua preferida.  Raquel cria figuras antropomórficas que nascem do barro, da terra, matéria primeva. Em seu trabalho, o compromisso com a tradição é uma alavanca para a criação de um mundo encantado, repleto de formas, cores, texturas em um território de surpresa e fascínio.

Entre os dias 12 e 26 de agosto, a Mitre Galeria apresenta seu acervo, com uma curadoria que traz diferentes linguagens, entre fotografias, esculturas, pinturas e desenhos de importantes nomes do cenário artístico, como Luana Vitra, Davi de Jesus do Nascimento e Wallace Pato. Fundada em 2023 por Rodrigo Mitre, surge com o compromisso de contribuir para um imaginário social diversificado e efervescente no Brasil.

De 09 a 15 de setembro, a arquiteta, designer de interiores e designer de móveis com reconhecimento internacional Juliana Vasconcellos encerra o ciclo de exposições apresentando um recorte do seu trabalho como designer. Considerada uma das figuras principais de sua geração, ela dirige seu estúdio focado em interiores sob medida e design colecionável. Prioriza materiais naturais como pedra, madeira e metal e traz consigo uma paixão pelo design do século 20, especialmente brasileiro, francês e nórdico. Com uma estética elegante e despretensiosa, apresenta uma abordagem meticulosa e a paixão por usar materiais naturais e harmonizar forma e função, numa mistura de elegância atemporal e inovação contemporânea.

Estar e Jantar Voktum – Denise Vilela / Foto: Jomar Bragança / Divulgação

Os Ambientes

A Bilheteria 356, é assinada pela  veterana Isabela Vecci, uma das responsáveis pelo projeto de retrofit do imóvel(que já foi um complexo de motéis antes de se transformar no Espaço 356). O Café Mayor, um espaço que ficará aberto ao público, é criação do trio formado pelos integrantes do Coletivo Pega(Gabriela Brasil, Marlon Júnior e Pedro Melo. Andréia Campolina, da Alamanda Paisagismo, apresenta o Jardim do Aconchego. Carla Cruz e Phil Pinheiro, do Estúdio Sala, apresentam um ambiente com que carrega o nome do escritório, criado para apresentar uma seleção de peças autorais da dupla. Luisa Mano faz sua estreia na CASACOR Minas com o Vista-se, um projeto que destaca sua estreita conexão com a moda e com a criatividade. Um Living Bar é a proposta das arquitetas da A+B Arquitetura(Ana Luiza Araújo e Bruna Aráujo), com linguagem atemporal. A veterana Gislene Lopes apresenta a Sala de Banho e Quarto de Vestir, que rompe com o senso comum ao propor uma combinação de cores ousada. Também estreante, a arquiteta Mayara Cancela apresenta o ambiente Gourmet: entre curvas e encontros, uma cozinha aberta que abraça a vegetação. A minimalista Sala do Piano é a aposta da Moura Jabour Arquitetos, formada pela dupla Rodrigo Moura e Daniela Jabour. Bruno Câmara e Marcella Machado investem no Estúdio Urbano, enquanto a premiada Janaina Araújo, que completa sua quarta participação na mostra, irá apresentar o Living Fragmentos, que integra galeria, adega, estar e lareira. A equipe da Life Projects(José Lourenço, Marina Figueiredo e Camila Vilela) foi responsável pela criação da Cozinha Marble, que receberá uma intensa programação gastronômica ao longo da mostra. Hogar Concept tem a identidade da veterana Cris Capanema, que propõe um layout fluido. Andrea Pinto Coelho foi a profissional escolhida para o projeto da Perfumaria Maison Deboá, um espaço que irá permanecer em operação após a realização da mostra. Túlio Henrique aposta no Estúdio dos Reflexos, um espaço monocromático para refletir a identidade do seu trabalho. O jovem Maycon Altera, outro estreante desta edição, escolheu apresentar a Casa Opulente. Neste seu debut na mostra, apresenta um ambiente que se destaca pela curadoria de peças de design. Os premiados Evandro Melato e Pabrício Amaral, do Studio 126 Arquitetura, serão os nomes à frente do Balnear Deca, com proposta que une a riqueza histórica de Minas com a modernidade e inovação do presente. Amanda Silva apresenta sua versão para a Escola Carneiro, um lugar voltado para o aprendizado das artes.  Luíza Schut e Thais Sant’anna, do De.Coração irão apresentar o Estúdio Reconecte-se, inspirado no estilo de vida dos praticantes de esportes. Uma das novidades deste ano será o Espaço Avosidade, ambiente da dupla Ana Vaz e Alex Rousset, desenvolvido em parceria com a jornalista Natália Dornellas, fundadora da ONG Avosidade, dedicada à produção de conteúdos e ações voltadas para promoção do bem-estar na maturidade.  Joana Hardy retoma uma parceria iniciada em 2019 ao assumir o projeto da loja Da Vila Cerâmica, um espaço dedicado ao trabalho autoral, valorizando o handmade. Roziane Faleiro está de volta do elenco CASACOR com o projeto do Elisa Café, espaço ideal para uma pausa durante o circuito. A Galeria Gourmet é a aposta da arquiteta Eduarda Corrêa para quem gosta de receber. Andrea Buratto surpreende com o projeto da Max Barbearia, um espaço funcional inédito no histórico da edição mineira da mostra. Caminhos Cromáticos, de Bruna Dornelas, Lívia Rangel, Marina Ragonezi e Thiago Oliveira, um espaço dinâmico e vibrante, que integra um complexo formado por banheiros públicos, fraldário e lounge.

Casa Volta é o nome do espaço assinado pela dupla da Obj Design, Luis Gustavo Vieira e João Lucas Pontes, criado para evidenciar a potência da cenografia. Thaysa Godoy e Mariana Borges, da Borges Godoy Arquitetura, apresentam um verdadeiro oásis com a Suíte de Hotel Memorável, um espaço inteiramente voltado para promover a hospitalidade. A Sala do Vinho, com pegada sustentável, tem assinatura das arquitetas Ana Andrea Barra e Gilza Carvalho. Felipe Soares é o nome à frente do Espaço Terra, criado para celebrar os 40 anos de atividades da Terratile. Para a sua estreia na CASACOR Minas, Barbara Antunes prepara o Morada Serena, ambiente voltado para promover a importância dos cuidados pessoais, reunindo spa e esmalteria.

A veterana Denise Vilela irá apresentar o Estar e Jantar Voktum, que reúne um escolha criteriosa de mobiliário, enquanto o time da BCMF Arquitetos(Bruno Campos, Marcelo Fontes e Silvio Todeschi) investe no Espaço Mobília, um ambiente corporativo cheio de inovação e sustentabilidade. Vinícius Fonseca, Caio Camargos, Lucas Borges e Ramon Dupláat, da Aberta Arquitetura criaram um banheiro em vidro e serralheria. Maykyanne Sudré, outra estreante, assina o Living Galeria, um espaço para apreciação da arte e do design. Letícia Januzzi escolheu o Estar Hygge, para quem gosta de receber com charme, enquanto a dupla Gabriella Roiz e Jacqueline Roiz, assinam O Ateliê, um espaço planejado para refletir a conexão com a arte. A experiente Ana Paula Paolinelli apresenta o Living do Colecionador, rico em recursos arquitetônicos e de design, enquanto Maria Laura Coelho optou pelo Lounge Living, espaço jovem, atemporal e cheio de personalidade. A Brinquedoteca com Vida, de Daniela Tavares, irá encantar pessoas de todas as idades. Um Bar de Jogos é a aposta das arquitetas Flávia Freitas e Letícia Longuinho, reunindo mesa de sinuca e de pôquer, além de área para descanso. A Galeria, de Juliana Vasconcelos, destaca o diálogo da arte com a arquitetura, além de abrigar uma programação de exposições.

Marcelo Alvarenga e Juliana Figueiró, da Play Arquitetura, remontam à histórico do local escolhido para esta edição com a Suíte do Amor. Michele Alves homenageia a artista contemporânea Anna Bella Geiger com o Living Anna Bella. Já a dupla formada pela arquitetas Fernanda Abras e Luiza Janot assumiu a missão de projetar a Copa Recortes. O Estúdio Coral, de Verônica Ferreira, é um ambiente sensorial, multicolorido, desenvolvido em parceria com a Tintas Coral. O Refúgio Gênesis, de Isabella Sefisa, outra estreante no elenco, é um loft que traduz personalidade. Rafaela Bruna reúne referências de duas culturas com a Cozinha Ítalo-Mineira, que tem paisagismo assinado por Helena Lino. O Estúdio Comvida reúne as profissionais Rafaele Drumond e Fernanda Ferreira e carrega a proposta de ser um espaço para desconecta-se. Os viajantes irão de identificar com o projeto de Yuri Hallen e Caroline di Carlo, que desenvolveram a Suíte Mundo Adentro, reunindo referências de diversas viagens da dupla. Francisco Morais completa sua terceira participação na CASACOR Minas com o espaço The Box. Paulo Augusto Campos e Sarah Floresta, da Balsa Arquitetura, assinam o Bar de Vidro. Beatriz Lodi e Luciana Motta, fundadoras da Lodi Arquitetura, terão o Terraço 356, que é um convite à apreciação. Cynthia Silva retoma ao elenco com o Espaço Origem Minas, desenvolvido em parceria com o Sebrae. O Gourmet Abtah reúne Angelo Coelho, Cristina Morethson, Ângelo Coelho Filho e André Morethson, e seduz o olhar que quem gosta de receber com estilo. Adriana Gouveia se voltou para a criação do Petit Resort, um espaço dos sonhos. O espaço Eleve-se, de Júnior Piacesi, promete uma das melhores vistas, tanto para a cidade quanto para a reserva ecológica que circunda o local. A cena ainda ficará ainda mais especial com O Alto do Olival, paisagismo desenvolvido por Kat Rosa. Alexandre Nagazawa, Bruno Fontes e Matilde Nagazawa, da Bloc Arquitetura, apresentam a instalação O Bloco, uma provocação que destaca um elemento comum e relegado. O restaurante O Chef e O Cabra tem projeto de José Lourenço e Marina Figueiredo, da Life Projects. Nãna Guimarães reforça o elenco desta edição com o paisagismo do restaurante O Chef e O Cabra.

Gourmet Abtah – Morethson Coelho / Foto: Gustavo Xavier / Divulgação

Somando-se ao trabalho de todos os profissionais relacionados acima, esta edição ainda contará com os jardins assinados pelo paisagista Felipe Fontes, integrando o projeto do Espaço 356.

Sobre a CASACOR Minas

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura, paisagismo, arte e design de interiores das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, designers de interiores e paisagistas e em 2024 chega à sua 29ª edição em Minas Gerais, com 17 praças nacionais (São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Ribeirão Preto e Tocantins), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).

SITE: www.casacor.abril.com.br

FACEBOOK: www.facebook.com/casacorminas

INSTAGRAM: @casacorminas

 

Sobre a Multicult

A Multicult é uma empresa sob a direção de Eduardo Faleiro e Juliana Grillo, especializada em ações e serviços nas áreas de Planejamento, Curadoria, Produção e Articulação para eventos, projetos e iniciativas nas áreas de Arquitetura, Cultura, Design, Gastronomia e Contemporaneidade. Entre os principais projetos desenvolvidos pela Multicult estão a CASACOR Minas, a Mostra 100% Minas e o Restauro da antiga sede da Rede Ferroviária Federal.  Além disso, a Multicult também desenvolve uma série de ações e eventos especiais ao longo do ano como palestras, exposições, mostras e publicações voltadas para a área de economia criativa.

 

29ª CASACOR Minas Gerais

Horário de funcionamento

Terça a Sexta feira – das 14h as 21h (21h encerra a bilheteria, visitação até as 22:00)

Sábados – das 12h as 21h (21h encerra a bilheteria, visitação até as 22:00)

Domingo – das 12h as 19h (19h encerra a bilheteria, visitação até as 20:00)

 

Valores de ingressos

Terça a Sexta-feira

Inteira R$80 / Meia entrada R$40 mediante comprovação

 

Sábados, domingos e feriados

Inteira R$90 / Meia entrada R$45 mediante a comprovação

 

CASACOR Minas Gerais

Onde: Espaço 356 – Rua Adriano Chaves e Matos, 100 – Olhos D’água – Belo Horizonte – MG

Quando: de 26 de julho a 15 de setembro

Ingressos pelo site: www.casacor.com.br

Informações: https://casacor.abril.com.br/mostras/minas-gerais/

 

Por | Fábio Gomides – A Dupla Informação

Continuar Lendo
Anúncio
Clieque para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Regional

Chuvas intensas, ventos fortes, alagamentos e falta de energia assombram cidades em todo o país

Uma frente fria atinge o Brasil nesta semana, trazendo chuvas fortes para pelo menos 23 estados e gerando alertas de alagamentos e deslizamentos de terra. No litoral paulista, as precipitações já deixaram centenas de pessoas desabrigadas.

Publicado

em

Foto: Divulgação

Brasil, janeiro de 2024: Uma frente fria que chegou ao Brasil nesta semana continuará a afetar o território nacional nesta sexta-feira (10), trazendo chuvas fortes para ao menos 23 estados. Desde segunda-feira, precipitações têm sido registradas em grande parte do país, e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou que as chuvas vão persistir nas regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste, com risco de alagamentos e deslizamentos de terra, especialmente no litoral do Sul e do Sudeste.

No litoral sul do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, um alerta laranja foi emitido, sinalizando “perigo” para a população devido ao risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. As chuvas devem ser intensas, com precipitação entre 30 e 60 mm/h ou até 100 mm por dia. Em outras áreas do litoral, como o norte de Santa Catarina, um alerta amarelo foi emitido, indicando “Perigo Potencial” para pequenos deslizamentos e alagamentos.

Além disso, em estados como Rio de Janeiro, Maranhão, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Piauí, Tocantins, Pará, entre outros, espera-se chuvas de 30 a 60 mm/h e ventos intensos, que podem causar interrupções no fornecimento de energia elétrica, quedas de árvores e riscos de descargas elétricas. A região norte e nordeste do país também está sob alerta amarelo para chuvas entre 20 e 30 mm/h, com ventos de 40 a 60 km/h.

Foto: Divulgação

A crise expõe consequências diretas e preocupantes na vida da população, como destacou o deputado federal Marcelo Crivella. “O impacto das chuvas vai muito além dos transtornos imediatos. Estamos falando de perdas de alimentos em geladeiras devido à falta de energia, pessoas presas em elevadores por conta de apagões, alagamentos que deixam famílias ilhadas e comprometem a mobilidade urbana, prejuízos no comércio que dependem de refrigeração para manter estoques e até interrupções em serviços essenciais, como hospitais e transporte público. O sistema aéreo de distribuição elétrica tem mostrado cada vez mais a sua vulnerabilidade diante das adversidades climáticas, expondo a necessidade urgente de modernização e resiliência da nossa infraestrutura elétrica”, enfatizou.

Menos de 1% da rede elétrica brasileira é subterrânea. São Paulo possui apenas 60 quilômetros de cabos aterrados, enquanto cidades como Rio de Janeiro e Belo Horizonte contam com 11% e 2% de redes subterrâneas, respectivamente. No cenário internacional, o contraste é ainda mais evidente: Londres e Paris começaram a enterrar seus fios no século XIX, e Nova York já possui 71% de sua rede subterrânea.

A implementação de redes subterrâneas em São Paulo, no entanto, esbarra nos custos elevados. A Prefeitura estima que apenas a região central demandaria investimentos de aproximadamente R$20 bilhões. Mesmo assim, Crivella defende que os benefícios compensam os gastos. “Além de evitar apagões, o sistema subterrâneo reduz furtos de energia e cabos, melhora a segurança pública e gera economia a longo prazo”, explicou.

O deputado relembrou o Projeto de Lei nº 37/2011, de sua autoria, que obrigaria as concessionárias a substituir redes aéreas por subterrâneas em cidades com mais de 100 mil habitantes. Arquivado na época, Crivella lamenta a oportunidade perdida: “Se tivesse sido aprovado, hoje contaríamos com uma rede mais segura e eficiente”.

Especialistas e parlamentares argumentam que a crise energética atual deve ser um alerta para a necessidade urgente de modernização do setor elétrico, especialmente em um contexto de mudanças climáticas e tempestades mais frequentes. “Precisamos de uma rede de distribuição à altura dos desafios impostos pelas crises climáticas, que assegure um fornecimento estável e seguro para todos”, concluiu Crivella.

O debate sobre redes subterrâneas deve continuar a ganhar força, unindo esforços entre gestores públicos, concessionárias e sociedade civil para modernizar a infraestrutura energética de São Paulo e do Brasil.

 

Por | Caroline Soares – Assessoria de Imprensa – clacri.com

Continuar Lendo

Regional

Atributos de uma empresa bem-sucedida

Publicado

em

Atributos de uma empresa bem-sucedida / Imagem Freepik

Leonardo Chucrute – ZeroHum / Foto: Tiberius Drumond

Leonardo Chucrute é Gestor em Educação e CEO do Zerohum

Cada empresa é única e não existe uma dica de bolo para simplesmente copiar e conseguir ter êxito no mundo dos negócios. Muitos empreendedores aprendem no dia a dia como fazer seu sonho dar certo porque a verdade é que aprendemos mesmo na prática e na persistência. Mas há alguns atributos que são essenciais que devem ser levados em consideração na gestão de uma empresa.

Para que seu negócio seja bem-sucedido, é essencial que reúna profissionais com diferentes habilidades. Essa diversidade ajuda a ter uma visão mais ampla e a enxergar melhor oportunidades e desafios do mercado.

Algumas atitudes para ter um trabalho em equipe satisfatório são ligados à comunicação. Por exemplo, é fundamental dar feedbacks instantâneos, manter as expectativas claras e alinhadas. Não se esqueça também de estabelecer metas e prazos. Não se esqueça de dar sempre um feedback construtivo. Explique os erros e mostre as soluções. Elogie as partes que foram bem-sucedidas.

Outro detalhe valioso é saber delegar as tarefas de forma estratégica. Para isso, avalie se as habilidades propostas para fazer a atividade condizem com quem vai executar. Certifique-se de que a orientação está sendo clara para que a pessoa entenda da melhor maneira possível a sua função.

Outro diferencial na gestão é montar um planejamento estratégico. Por meio dele, é definido o melhor caminho para atingir um objetivo. As principais funções são: descobrir forças e fraquezas, identificar ameaças e oportunidades, estabelecer planos de ações e otimizar recursos.

Os objetivos ajudam a identificar as próximas ações que precisam ser tomadas. Analise seus concorrentes e descubra as forças e os pontos fracos do seu negócio. É fundamental ainda entender quais ameaças e oportunidades podem surgir. Além disso, busque diferenciais para reter clientes e conquistar novos.

Outro detalhe envolve estabelecer planos de ação com metas mensuráveis. Para isso, crie rotina de tarefas que devem ser realizadas e delegadas. Defina prazos e previna-se de situações de riscos. Além disso, estruture planos de contingência e monitoramento do andamento das ações.

Busque otimizar recursos com a redução de custos, cortando gastos não essenciais. Evite desperdícios. Treine seu time e crie metas para a otimização de recursos.

Com essa “receita de bolo”, seu negócio vai ser mais produtivo e organizado. Você também vai conseguir identificar oportunidades de melhoria facilitando, assim, que sua empresa seja bem-sucedida e se destaque entre as demais.

(*) Leonardo Chucrute CEO do Zerohum, mentor de empresários, palestrante e autor de livros didáticos.

 

Por | Joyce Nogueira – Drumond Assessoria de Comunicação

Continuar Lendo

Regional

Proteja seu bolso em 2025 com atenção redobrada às fraudes financeiras

Especialista dá dicas de como evitar cair em golpes.

Publicado

em

Carolina Ramo, diretora regional da Central Unicred do Brasil, Núcleo Multirregional / Foto: Diego Santos

O início de um novo ano traz consigo o entusiasmo com resoluções e planejamentos financeiros, mas também exige atenção redobrada para evitar golpes e fraudes, que se tornam mais frequentes nesse período. Com o aumento do uso de canais digitais para pagamentos e operações bancárias, as pessoas ficam mais expostas a ações de criminosos, segundo especialistas.

Em 2024, os golpes digitais vitimaram 24% dos brasileiros com mais de 16 anos, ou seja mais de 40,85 milhões de pessoas nos últimos 12 meses, conforme levantamento divulgado em setembro pelo Instituto DataSenado em parceria com a Nexus — Pesquisa e Inteligência de Dados, empresa da FSB Holding. Entre as principais perdas com crimes cibernéticos estão fraude na internet e clonagem de cartão de débito e crédito.

Carolina Ramos, diretora regional da Unicred do Brasil – Núcleo Multirregional, sistema cooperativo financeiro que, além de oferecer soluções aos seus cooperados, também atua no fortalecimento da educação financeira e na proteção contra fraudes, fala sobre medidas de segurança. “Os golpes evoluem à medida que as tecnologias avançam, mas a conscientização e o cuidado com as ferramentas digitais ainda são as maiores defesas contra essas práticas”, alerta.

Entre as fraudes mais comuns no início do ano estão o envio de boletos falsos, a clonagem de aplicativos bancários e o uso de links fraudulentos enviados por e-mail ou mensagens. Além disso, a preparação para a declaração do Imposto de Renda (IR) desperta a atenção de golpistas, que exploram a busca por informações e serviços relacionados ao tema, de acordo com Carolina.

“Para evitar prejuízos, é essencial que os consumidores verifiquem cuidadosamente os dados do beneficiário antes de realizar pagamentos e utilizem apenas aplicativos e sites oficiais das instituições financeiras”, ressalta. Ela acrescenta que outro ponto importante é evitar o acesso a contas bancárias em redes Wi-Fi públicas e, muito menos, clicar em links suspeitos, mesmo que pareçam vir de fontes confiáveis.

Outra orientação é fazer a atualização periódica dos dados cadastrais diretamente com a instituição financeira. Ela destaca, ainda, que o compartilhamento de senhas ou códigos de validação deve ser absolutamente evitado. “A educação financeira desempenha um papel fundamental nesse contexto. Quando o consumidor compreende melhor as ferramentas que utiliza e os riscos envolvidos, ele ganha mais autonomia e confiança para lidar com suas finanças”, explica.

As instituições financeiras, por sua vez, têm investido em tecnologias de segurança, como autenticação em duas etapas, biometrias e monitoramento de transações em tempo real. No entanto, Carolina reforça que a responsabilidade pelo uso seguro dessas ferramentas também é do próprio usuário. “Estar atento desde o início do ano é a melhor forma de evitar perdas financeiras desnecessárias e garantir tranquilidade para cumprir suas metas e planejamentos financeiros”, conclui.

Para quem busca mais orientações sobre como evitar fraudes e organizar suas finanças com segurança, a Unicred disponibiliza conteúdos educativos em https://unicred.com.br/seguranca .

 

Por | Ivana Andrade – Assessora de imprensa – Interface Comunicação Empresarial

Continuar Lendo

Em Alta

...