Conecte-se conosco

Regional

Como cuidar do seu cabelo na praia?

Saiba como cuidar dos cabelos durante as férias de verão na praia, garantindo menos danos aos fios e melhora da estética e saúde capilar

Foto: Divulgação

Publicado

em

Com a chegada da primavera e em seguida do verão, a praia se torna um dos destinos preferidos para os brasileiros.

Embora esse seja um passeio muito aguardado e desejado para revigorar a mente e o bronzeado, os cabelos acabam sentindo a junção de Sol, vento, areia e água salgada.

Para aproveitar mais as férias e garantir a saúde e beleza dos cabelos é fundamental conhecer quais são os riscos e cuidados com seu cabelo na praia.

Quais são os riscos para os cabelos na praia?

Ainda que seja um ambiente de lazer e descontração, as praias reúnem alguns elementos que, em excesso, são prejudiciais.

Uma das principais vilãs na praia é a radiação solar, cujo excesso causa danos à estrutura do fio. O resultado são fios mais frágeis e propensos à quebra.

O outro problema é a água do mar, que pode ser danosa devido à elevada concentração de cloreto de sódio – o sal.

Um pouco de banho de mar pode até ser benéfico, ajudando a remover o excesso de oleosidade dos cabelos e promovendo um efeito de esfoliação leve.

No entanto, em excesso, a água do mar causa ressecamento do cabelo, aumento do frizz e embaraçamento.

Adicione ainda a areia que entra em atrito com o fio, aumentando os danos ao fio sensibilizado pelos demais agentes ambientais.

Como se não bastasse, por fim, o vento favorece o embaraçamento e quebra dos fios. Enfim, definitivamente a praia não faz bem aos cabelos.

Cuidados antes e depois da praia

Embora existam agravos do ambiente praiano aos cabelos, é possível adotar cuidados preventivos que minimizem significativamente os danos aos fios.

Pré-praia

Os cuidados com o cabelo na praia começam antes mesmo da viagem. Como você já sabe que o ambiente marítimo é mais propício a danificar os fios, a recomendação é investir em uma hidratação profunda antes de viajar.

Se tiver o cabelo cacheado ou crespo, invista também na umectação dos fios com óleos vegetais para maior proteção.

Os fatores ambientais também comprometem os resultados de procedimentos químicos que, por sua vez, fragilizam ainda mais os fios. Assim, a recomendação é deixar técnicas de alisamento, tintura, etc. para depois da viagem.

Aplicação de produtos protetores

Um amigo fiel dos cabelos na praia é o protetor térmico. Ele deve ser aplicado no início do dia, assim como o protetor solar.

Ele também precisará ser reaplicado toda vez que molhar os cabelos, seja com água do mar, piscina ou duchas.

Cabelos naturalmente mais ressecados precisam de proteção e hidratação extras, portanto, invista em formulações que associam agentes condicionantes com a proteção térmica.

Limpeza dos fios

Um cuidado fundamental com o cabelo é a higienização dos fios ao longo do dia de praia.
Cada vez que entrar no mar e molhar os cabelos com água salgada, é bom enxaguar os fios com água doce na sequência para remover o excesso de sal e evitar o ressecamento.

Essa limpeza só com água pode ser feita quantas vezes forem necessárias ao longo do dia. Mas, na sequência, não se esqueça de reaplicar o protetor térmico.

Penteados e acessórios

Uma recomendação que minimiza o atrito dos cabelos e, principalmente, o embaraçamento causado pelo vento, é optar por penteados como coque, rabo de cavalo ou trança.

Mantenha o penteado para entrar no mar e ficar na areia, por exemplo, mas após molhar o cabelo, é indicado soltá-lo para secar e depois prender de novo.

O mesmo vale para acessórios como bonés e chapéus. Eles não devem ser usados quando os cabelos estão molhados ou úmidos – seja da água ou suor – pois predispõe o ambiente do couro cabeludo à proliferação de fungos.

Exposição ao sol

Mesmo com o uso correto do protetor térmico, evite a exposição solar em momentos de Sol intenso.
Faça uso de acessórios como bonés e chapéus, tomando o cuidado para não abafar o couro cabeludo úmido.

Higienização

Após o dia de praia e quando já se sabe que não vai mais entrar no mar ou na piscina, é recomendado lavar o cabelo com shampoo e condicionador usando água fria ou morna para essa higienização.

Nos dias de praia é fundamental lavar os cabelos diariamente para garantir uma higienização correta e remover o acúmulo de resíduos dos produtos aplicados durante o dia, como areia e sal. Prefira xampus suaves e sem resíduos.

Hidratação profunda e tratamentos especiais

Após a lavagem dos cabelos é recomendado fazer uso de hidratantes capilares sem enxágue para ajudar na hidratação do cabelo, minimizando os danos dos dias de praia.

Se a duração das férias for maior que uma semana, reserve dois dias para fazer uma hidratação profunda, ajudando na restauração dos fios. Cabelos normalmente mais ressecados podem demandar cuidados mais intensivos nesse período.

Secagem correta

Se possível, não faça uso de aparelhos térmicos como o secador, chapinha ou babyliss durante os dias de praia. Após os dias já quentes, é bom dar um descanso do calor para os fios.

Entretanto, entre dormir com o cabelo molhado ou usar o secador, o recomendado é secar o cabelo fazendo o uso correto do aparelho e aplicando protetor térmico previamente.

Tratamento capilar

Após alguns dias de férias na praia pode ser indicado recorrer a um tratamento especializado para hidratação e restauração dos fios.

Entre os resultados de tratamento capilar estão a melhora da hidratação, aumento do brilho e diminuição da quebra e frizz. Além dos benefícios estéticos, esses cuidados também ajudam na promoção da saúde capilar.

 

Por Maria Eduarda – SEO Marketing

Continuar Lendo
Anúncio
Clieque para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Regional

Jovens mineiros podem aprender do zero programação no sistema Linux

Curso conta com 30 horas de aprendizado prático e teórico sobre o sistema operacional e de infraestrutura de TI.

Publicado

em

O Santander Open Academy, em parceria com a DIO, plataforma gratuita de educação e empregabilidade tech, lançam o curso Linux para Iniciantes / Divulgação: Santander
O Santander Open Academy, em parceria com a DIO, plataforma gratuita de educação e empregabilidade tech, lançam o curso Linux para Iniciantes / Divulgação: Santander

O Santander Open Academy, em parceria com a DIO, plataforma gratuita de educação e empregabilidade tech, lançam o curso Linux para Iniciantes, com 10 mil bolsas gratuitas para capacitar novos talentos em tecnologia. A experiência educacional irá formar profissionais no uso de um dos sistemas operacionais mais utilizados no mercado, com um bootcamp de 30 horas de aprendizado, prático e teórico, em Linux e infraestrutura de TI. Os interessados devem se inscrever até 16 de fevereiro deste ano pela plataforma Santander Open Academy.

O Santander Open Academy, em parceria com a DIO, plataforma gratuita de educação e empregabilidade tech, lançam o curso Linux para Iniciantes / Divulgação: Santander

O Santander Open Academy, em parceria com a DIO, plataforma gratuita de educação e empregabilidade tech, lançam o curso Linux para Iniciantes / Divulgação: Santander

O bootcamp oferece uma grade completa com conceitos fundamentais de Linux; manipulação de arquivos e gerenciamento de usuários; scripts e automação; e criação de servidores web e utilização do Docker, ferramenta que facilita o desenvolvimento, implantação e execução de aplicações. “A inciativa do Santander Universidades vai capacitar entusiastas de um dos sistemas operacionais mais usados no mundo da programação, fomentando o aprendizado, a inclusão e o desenvolvimento de talentos alinhados às demandas de um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo” diz Marcio Giannico, senior head de Governos, Instituições, Universidades e Universia do Santander no Brasil.

O curso inclui quatro desafios de projetos em tempo real, mentorias e lives ao vivo com especialistas da DIO, que irão abordar a importância de aprender Linux para a carreira e os principais comandos que todo profissional de tecnologia deveria conhecer. Ao final de cada módulo, os participantes recebem uma certificação que pode ser usada como horas complementares.

As inscrições podem ser feitas até 16 de fevereiro deste ano clicando neste link: Santander Open Academy. Não é necessário ser cliente do Banco e ter experiência prévia em programação para participar.

 

Por | Silvia Dias da Costa – Jornalista – Vorá Comunicação Integrada

Continuar Lendo

Regional

Saúde da pessoa idosa requer cuidados redobrados no verão

Publicado

em

Saúde da pessoa idosa requer cuidados redobrados no verão
Foto: Divulgação

Com a chegada do verão, as altas temperaturas que caracterizam essa estação do ano exigem cuidados redobrados, especialmente para os idosos. O envelhecimento do corpo, combinado com as condições climáticas extremas, torna o verão um período desafiador para essa parcela da população.

Em um cenário em que o Brasil tem enfrentado ondas de calor cada vez mais intensas, a saúde dos idosos é um dos maiores motivos de preocupação. Dados do estudo publicado na revista científica The Lancet apontam aumento de mortes de idosos relacionadas ao calor. Em 2020, comparado aos índices entre 1990 a 2000, obteve um aumento de 85%. Esse relatório demonstra a necessidade de cuidados específicos para a parcela idosa da população, um grupo mais suscetível aos efeitos do calor intenso e das ondas de calor que têm se intensificado no Brasil nos últimos anos.

Desidratação: o principal risco durante o verão

A principal preocupação durante o verão é a desidratação, um problema grave que pode afetar a saúde dos idosos de maneira significativa. Os idosos estão mais suscetíveis à desidratação por três fatores principais: a diminuição da quantidade de água no corpo com o envelhecimento, a dificuldade de perceber a sensação de sede e a diminuição da capacidade do corpo de regular a temperatura.

À medida que envelhecemos, o corpo perde a habilidade de manter o equilíbrio térmico, tornando mais difícil regular a temperatura interna em resposta ao calor. Em temperaturas elevadas, a falta de hidratação adequada pode levar a complicações graves, como cãibras, exaustão pelo calor e até mesmo o golpe de calor, que pode ser fatal.

Vulnerabilidade maior com as ondas de calor

O Brasil vivenciou diversas ondas de calor no final do ano passado e em 2024 já começou com o mesmo clima quente, surpreendendo até no inverno. A previsão para o verão deste ano indica que o país pode enfrentar temperaturas ainda mais elevadas. De acordo com a previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para dezembro, há a possibilidade de dias de calor intenso. O último mês do ano deve ser marcado por temperaturas superiores à média na maior parte do Brasil. Por isso, é essencial que os familiares e cuidadores de idosos redobrem a atenção com relação à saúde dos mais velhos, adotando medidas preventivas.

O aumento da população idosa no Brasil

Outro fator que chama a atenção é o crescimento da população idosa no Brasil. Segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas com 65 anos ou mais cresceu 57,4% em doze anos, um aumento significativo que reflete o envelhecimento da sociedade brasileira. Com mais idosos vivendo no país, a necessidade de cuidados adequados se torna ainda mais urgente, especialmente durante essa época do ano.

Dicas essenciais para cuidar da saúde dos idosos no verão

Com base nos riscos apresentados pelo calor, especialistas alertam para a importância de tomar algumas precauções simples, mas eficazes, para preservar a saúde dos idosos durante o verão:

• Hidratação constante: É fundamental garantir que os idosos consumam líquidos ao longo do dia. A água é a melhor opção, mas sucos naturais e água de coco também são boas alternativas. Evite bebidas alcoólicas e com cafeína, que podem contribuir para a desidratação.
• Ambiente fresco: Mantenha o ambiente em que o idoso está resfriado, utilizando ventiladores ou ar-condicionado, se possível. Evite a exposição direta ao sol, principalmente nas horas mais quentes do dia, entre 10h e 16h.
• Roupas leves e confortáveis: Roupas de algodão e tecidos leves ajudam a regular a temperatura corporal, evitando o superaquecimento. Evite roupas pesadas ou sintéticas que dificultem a transpiração.
• Alimentação saudável: Opte por alimentos leves e ricos em água, como frutas e vegetais. Evite refeições pesadas e gordurosas, que podem dificultar a digestão e aumentar a sensação de calor.
• Monitoramento da saúde: É importante acompanhar a pressão arterial e a frequência cardíaca do idoso durante os dias mais quentes. O calor pode causar flutuações nesses parâmetros, o que pode resultar em complicações graves.
• Atenção aos sinais de desidratação: Fique atento a sinais como boca seca, cansaço excessivo, tontura, falta de apetite e urina mais escura. Caso o idoso apresente esses sintomas, busque orientação médica imediatamente.

Tecnologia como auxiliar da prevenção

Durante os dias mais quentes, monitorar a saúde do idoso se torna ainda mais essencial, especialmente no que diz respeito à pressão arterial e à frequência cardíaca. O calor pode causar flutuações nessas métricas, o que pode resultar em complicações graves, como aumento do risco de acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca e até choque térmico. Portanto, é crucial que os responsáveis pelo cuidado dos idosos estejam atentos a qualquer alteração, realizando medições regulares e mantendo um acompanhamento constante.

Para facilitar esse monitoramento, a G-Tech oferece soluções práticas e eficientes. O Aparelho de Pressão Digital de Pulso G-Tech GP400 é uma das opções que trazem as mais modernas tecnologias em medição da pressão arterial, garantindo um processo rápido, fácil e seguro, essencial para o controle de doenças como hipertensão. A Linha G-Tech Home de aparelhos de pressão digitais permite que o idoso tenha o acompanhamento de sua pressão arterial diretamente em casa, sem perder a precisão ou a segurança no uso.

Pedro Henrique Abreu, Gerente de Marketing e Produtos da G-Tech, comenta: “Com o avanço da tecnologia, é possível medir a pressão em casa com aparelhos automáticos de fácil manuseio. Esses dispositivos permitem um monitoramento mais frequente e ajudam na detecção precoce de alterações, possibilitando intervenções rápidas e eficazes. É importante, porém, escolher aparelhos devidamente certificados e calibrados, além de seguir as orientações do fabricante para garantir medições precisas.”

Esses aparelhos são uma ferramenta importante para monitoramento diário, proporcionando maior controle sobre a saúde cardiovascular dos idosos e facilitando o manejo de condições relacionadas à pressão arterial, especialmente durante os períodos de calor intenso.

Em um país com um clima tropical como o Brasil, a prevenção é a melhor estratégia para evitar problemas de saúde causados pelo calor excessivo. Com o aumento da população idosa e as previsões de temperaturas mais altas nos próximos meses, os cuidados com a saúde dos idosos devem ser prioridade. Garantir a hidratação, manter o ambiente fresco e prestar atenção aos sinais de desidratação são atitudes simples, mas essenciais para preservar a saúde e o bem-estar dos idosos durante o verão.

 

Por | Luana Clara de Souza – LaPresse Comunicação

Continuar Lendo

Regional

Maior festival gastronômico da Serra da Mantiqueira de SP, RJ e MG já tem data para começar

Evento visa valorizar a rica gastronomia regional, observando a utilização
de insumos encontrados na região, por meio de produtores locais.

Publicado

em

Durante o período do evento a Serra da Mantiqueira recebe, em média, entre 2,5 milhões a 3,5 milhões de turistas / Foto: Divulgação
Durante o período do evento a Serra da Mantiqueira recebe, em média, entre 2,5 milhões a 3,5 milhões de turistas / Foto: Divulgação

A Sabores da Montanha anunciou nesta sexta-feira (17) a abertura das inscrições para o 3º Festival Gastronômico Sabores da Montanha, que neste ano será realizado entre os dias 6 de junho e 27 de julho de 2025 em destinos de inverno dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os estabelecimentos interessados poderão acessar o site oficial do evento para se inscrever até o dia 18 de maio.

O Festival Gastronômico Sabores da Montanha já é considerado o maior do gênero na Serra da Mantiqueira, por atrair estabelecimentos gastronômicos de diversos municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Em algumas cidades o festival é o principal evento do calendário turístico.

O festival Sabores da Montanha já é considerado o maior da Serra da Mantiqueira dos estados de SP, MG e RJ / Foto:  Divulgação

O festival Sabores da Montanha já é considerado o maior da Serra da Mantiqueira dos estados de SP, MG e RJ / Foto: Divulgação

A exemplo do ano passado, poderão participar nesta edição, além de restaurantes, os gastrobares, pizzarias, lanchonetes, hamburguerias, cafeterias, bistrôs, sorveterias, padarias, vinícolas, docerias, cervejarias, produtores artesanais e similares da região da montanha.

“Será um evento aberto a qualquer tipo de estabelecimento do meio gastronômico, pois o objetivo do festival, além de divulgar a típica gastronomia regional, é também possibilitar que desde uma pastelaria até uma vinícola premium possam apresentar seus produtos, mostrando a diversidade gastronômica da região”, explica Reginaldo Pupo, gestor do Grupo Sabores, que gerencia a Sabores da Montanha e Sabores da Praia.

Entre  junho e julho os turistas que visitarem a Mantiqueira terão o festival como mais uma opção gastronômica / Foto:  Divulgação

Entre junho e julho os turistas que visitarem a Mantiqueira terão o festival como mais uma opção gastronômica / Foto: Divulgação

Fomentando o turismo

Durante o período do evento, em plena temporada de inverno, a Serra da Mantiqueira recebe, em média, entre 2,5 milhões a 3,5 milhões de turistas, de acordo com estimativas das prefeituras da região. São visitantes vindos de diversas regiões do Brasil e de outros países, grande parte com alto poder aquisitivo.

Com isso, o 3º Festival Gastronômico Sabores da Montanha se tornará uma grande vitrine para os estabelecimentos divulgarem seus produtos ou serviços, pois ocorrerá em uma época de grande visibilidade da mídia nacional, que foca suas pautas nesta importante região, cercada por muita natureza exuberante e um clima bem agradável. No ano passado o festival conseguiu R$ 2,1 milhões em mídia espontânea.

Divulgação

Equipes da organização irão circular pelos principais atrativos turísticos das cidades da região para realizar ações de sampling para divulgar o festival por meio da distribuição de materiais.

A organização realizará, a partir de março de 2025, diversas Press Trips, ações nas quais jornalistas de grandes veículos de comunicação dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, blogueiros, ex-MasterChefs e influenciadores digitais segmentados em Turismo e Gastronomia serão convidados para visitarem os estabelecimentos participantes e degustarem os pratos que serão produzidos exclusivamente para o evento.

O objetivo é gerar mídia espontânea com alguns meses de antecedência para divulgação do festival, seus patrocinadores, restaurantes participantes e parceiros.

Produtores artesanais também poderão participar do maior evento gastronômico da Mantiqueira / Foto:  Divulgação

Produtores artesanais também poderão participar do maior evento gastronômico da Mantiqueira / Foto: Divulgação

Valorização da gastronomia regional

O principal objetivo do 3º Festival Gastronômico Sabores da Montanha é divulgar e valorizar a rica gastronomia regional, observando a utilização de insumos encontrados na região, por meio de produtores locais. Portanto, não haverá premiações. O festival será indoor, ou seja, apenas entre os restaurantes, e reunirá os principais nichos da gastronomia.

O modelo indoor possibilita que os estabelecimentos participantes possam ter o controle da qualidade de seus produtos e da segurança alimentar, além de poder ampliar a possibilidade de fidelização dos clientes (ainda que sazonais), atrair novos clientes para conhecer a gastronomia de cada estabelecimento e aumentar o ticket médio, além de possibilitar o uso da própria estrutura desses lugares.

Isso também oferece comodidade aos clientes, que têm à disposição a estrutura básica como banheiros, estacionamentos, etc.

O 3º Festival Sabores da Montanha objetiva valorizar a gastronomia típica da serra / Foto:  Divulgação

O 3º Festival Sabores da Montanha objetiva valorizar a gastronomia típica da serra / Foto: Divulgação

3º Festival Gastronômico Sabores da Montanha

 

Data: 6 de junho a 27 de julho de 2025

Local: Estabelecimentos gastronômicos das cidades participantes

Informações / Inscrições: www.saboresdamontanha.com.br

Telefone: (11) 9 3279-5275

Instagram: @saboresdamontanha_br

 

Por | PRESS Comunicação Corporativa

Continuar Lendo

Em Alta

...