Conecte-se conosco

Regional

Em Poços: Licitação define destinação de resíduos sólidos

Publicado

em

Na manhã desta sexta-feira (15) a Prefeitura de Poços de Caldas realizou a licitação que definiu a destinação final dos resíduos sólidos urbanos e rurais coletados na cidade, bem como o transporte até este local.

A questão do lixo no município é um problema que se arrasta há pelo menos 15 anos. O aterro controlado local já não comporta mais o lixo produzido na cidade. A Prefeitura vinha buscando alternativas para solucionar o problema atendendo determinação do Ministério Público. Com esta licitação, a empresa vencedora fará o transporte de todo o volume produzido para um aterro em outro município, prática já executada em outras cidades.

Três empresas participaram da licitação, sendo a Seleta (Sociedade Empresarial de Coleta e Tratamento de Resíduos Ltda.), de Ribeirão Preto (SP), declarada a vencedora por apresentar o menor preço, R$159,50 por tonelada.

As empresas participantes ainda têm três dias úteis para protocolarem recursos e outros três dias para contrarrazões. Pela proposta vencedora, o lixo coletado em Poços deverá ser depositado em uma estação de transbordo, que fica na zona rural, e a empresa vencedora da licitação transportará o lixo até o aterro licenciado, localizado em Casa Branca (SP). O local do transbordo já está licenciado pelos órgãos ambientais, e receberá obras estruturais para dar início ao serviço.

 

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Continuar Lendo
Anúncio
Clieque para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Regional

A Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas possui agora um Herbário digital aberto para consulta de todo acervo

Publicado

em

No último dia 23 de fevereiro, a Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC), em parceria com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, integrou o acervo do seu Herbário – Anders Fredrik Regnell (AFR) ao sistema JABOT. O JABOT é um sistema de gerenciamento de coleções científicas, desenvolvido no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que disponibiliza dados do acervo biológico de forma online e gratuita, possibilitando aos usuários do sistema o acesso a dados e imagens das exsicatas e coleções correlatas. Atualmente, 55 instituições do país já utilizam esse sistema de gerenciamento, como o próprio Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o Museu Nacional da UFRJ, IBGE, Embrapa, entre outras.

Inicialmente, o Herbário AFR já disponibilizou os dados de 4417 exsicatas depositadas no acervo, a maioria da região do Planalto de Poços de Caldas e Serra de Caldas, sendo posteriormente disponibilizadas as imagens digitalizadas destes testemunhos. A curadoria estima que muito em breve, além de todo Banco de Dados da coleção Botânica, outras coleções pertencentes a FJBPC como a coleção de fungos, a coleção viva e a carpoteca também estarão disponíveis no sistema.

O intuito é permitir o uso colaborativo desses dados a usuários, pesquisadores e outras instituições de forma remota e acessível. É um passo importante para a Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas e para o Herbário AFR, pois além de gerar melhorias na qualidade e processamento de dados, possibilita analises e pesquisas ambientais. A disponibilização do banco de dados da biodiversidade regional é imprescindível para o conhecimento florístico e pesquisas que visam a preservação de espécies vegetais e conservação do ecossistema.

Para consultar o Herbário AFR digital acesse o link  http://afr.jbrj.gov.br/

Flávia Nogueira Pereira | Curadora do Herbário Anders Fredrik Regnell

 

Por | Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas

Continuar Lendo

Regional

Em Poços: Câmara recebe exposição A Força da Mulher: Superação e Trabalho

Publicado

em

Câmara recebe exposição A Força da Mulher: Superação e Trabalho
Exposição está no saguão de entrada da Câmara, em parceria com o GAAPO

A Câmara de Poços promove, neste ano, diversas ações em comemoração ao Mês da Mulher. Em parceria com o Grupo de Assistência e Apoio ao Paciente Oncológico (GAAPO), a exposição fotográfica “A Força da Mulher: Superação e Trabalho” ficará no saguão de entrada do Legislativo até 31 de março. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta, das 12h às 18h.

As imagens são da fotógrafa Nany Abrahão e retratam várias mulheres que se reergueram e reassumiram um posto de trabalho após passarem pelo tratamento oncológico. “Quem me fez o convite foi a Cláudia Rocha, coordenadora do GAAPO, e o intuito da exposição é, em homenagem ao Dia da Mulher, durante todo o mês de março, expor a força feminina dessas mulheres que passaram ou passam pelo tratamento oncológico e como elas se reergueram no mercado de trabalho com suas profissões”, conta Nany.

Câmara recebe exposição A Força da Mulher: Superação e Trabalho

Imagens são da fotógrafa Nany Abrahão

Ainda segundo a fotógrafa, foram feitos registros de 15 mulheres que são ou já foram atendidas pelo GAAPO. “Algumas ainda estão em tratamento, cada uma com sua profissão, e procuramos mostrar como é preciso a sociedade quebrar esse preconceito, visto que é muito difícil algumas reingressarem no mercado, já que existem empresas que não contratam, outras mandam embora, dependendo do câncer precisam de uma atenção, ficam com sequelas. Então, o objetivo da exposição é demonstrar isso, expressar que é possível”, ressalta.

Também como parte das ações no Mês da Mulher, a Escola do Legislativo da Câmara de Poços divulgará em sua página no Facebook, durante todo o mês, vídeos da série: “Você Sabe?!”. Essas postagens abordam o tema Mulheres: Lutas e Conquistas e foram produzidas pela Escola do Legislativo de Pouso Alegre, em parceria com a Câmara de Itapevi.

Palestras

A partir de 8 de março, a Câmara dará início a um ciclo de palestras, todas de forma online, com diversos temas, entre eles violência, saúde e política. O primeiro encontro será na segunda-feira (08), às 19h, sobre Violência contra a Mulher, com a delegada titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Poços, Dra. Ângela Fellet. A palestra será transmitida pelo Facebook e YouTube da Câmara e perguntas podem ser enviadas pelas redes sociais ou pelo WhatsApp (35) 3729-3800.

Os outros encontros estão agendados para os dias 15, 22 e 29 de março. A programação completa está disponível na agenda do Portal da Câmara (www.pocosdecaldas.mg.leg.br).

 

Por | Assessora de Imprensa – Câmara Municipal de Poços de Caldas/MG

Continuar Lendo

Regional

PUC Minas Poços de Caldas lança curso de Biomedicina, carreira em evidência na pandemia

Publicado

em

PUC Minas Poços de Caldas lançou a graduação em Biomedicina

Inscrições podem ser realizadas até segunda-feira (8) no site da Universidade.

A pandemia de Covid-19 colocou em evidência os profissionais que ocupam a linha de frente no combate ao coronavírus. Entre as carreiras da área da saúde que ganham projeção, está a de biomédico. Isso se reflete na conscientização a respeito da atuação destes profissionais e no surgimento de novos cursos de formação.

Atenta a este cenário, a PUC Minas Poços de Caldas lançou a graduação em Biomedicina. As aulas da primeira turma começam nesta segunda-feira (8) e, até lá, é possível se inscrever no Processo Seletivo Simplificado para ingresso ainda no primeiro semestre de 2021. Interessados têm acesso a todos os detalhes no site www.pucpcaldas.br.

A perspectiva de crescimento e valorização do mercado de Biomedicina é um atrativo para quem busca se qualificar para uma nova profissão agora. Com a pandemia, a sociedade passou a reconhecer ainda mais a relevância dos profissionais da área para o bom funcionamento de toda a cadeia de agentes da saúde.

Outra característica interessante do profissional de Biomedicina é a versatilidade. A formação multidisciplinar, que engloba áreas da biologia como anatomia, bioquímica e genética, permite escolher entre muitos caminhos de carreira. O mais comum é o de análises clínicas e exames laboratoriais, mas o leque é extenso.

A biomédica Jaqueline Goes de Jesus é um exemplo de profissional que seguiu outro rumo na profissão. No início da pandemia, seu nome foi amplamente divulgado na mídia por sua atuação no comando da equipe responsável pelo mapeamento do genoma do coronavírus no Brasil. O caso contribui para a divulgação da área e inspira quem deseja ingressar neste universo.

O curso de graduação em Biomedicina da PUC Minas Poços de Caldas é oferecido na modalidade presencial. Neste momento, em decorrência da pandemia, as aulas serão adaptadas ao regime remoto. Mais informações estão disponíveis em www.pucpcaldas.br.

Serviço

Graduação em Biomedicina da PUC Minas Poços de Caldas

Turma aberta para o primeiro semestre de 2021

Inscrições até segunda-feira, 8 de março, no site www.pucpcaldas.br

 

Por | Assessoria de Imprensa – PUC Minas

Continuar Lendo

Em Alta

...