Regional

Em Poços: Trem turístico é tema de reunião com cidades vizinhas

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira (13), o secretário de Turismo de Poços, Ricardo Oliveira, se reuniu com representantes de São João da Boa Vista e Águas da Prata para conversar sobre a viabilidade da implantação de um trem turístico e também um de passageiros ligando os três municípios.

O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Turismo, cujo local já foi uma estação de trem, a Mogiana/Fepasa. O principal motivo da reunião foi atualizar as visitantes, que assumiram o comando dos setores turísticos de suas respectivas cidades neste mês com as novas gestões municipais, e propor parcerias. Participaram a chefe da seção de turismo de São João da Boa Vista, Lilian Vitorino, a diretora de turismo daquela cidade, Érika de Morais, e a diretora de turismo e cultura de Águas da Prata, Tatiana de Araújo. Demais integrantes da equipe da secretaria poços-caldense também estiveram presentes.

 

Encontro teve presença de representantes de Águas da Prata e São João da Boa Vista

 

O secretário local deu detalhes sobre o Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais (PEF), que prevê a implantação e operação de uma nova estrutura ferroviária em Minas, conectando-se também a cidades vizinhas de outros estados. Recentemente, foi feito um diagnóstico do atual sistema ferroviário mineiro, de forma a definir estratégias e elaborar um plano de investimentos para atender a demanda do setor e da população.

No sul de Minas, o governo estadual deve investir em duas linhas que incluem Poços de Caldas. Uma é turística, ligando o município a Águas da Prata. A outra é de passageiros, chegando até Campinas. “Houve um grande avanço na política pública do estado no sentido de fomentar a volta dos trens”, disse Ricardo. “E existe o interesse do governo do estado de São Paulo para que isso tudo aconteça”, acrescentou ele, sobre a parceria com as cidades paulistas.

Segundo o secretário de Turismo, o prazo para conclusão do projetos vai até o final do primeiro semestre e novas reuniões vão tratar da questão do trem em breve.

 

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Clieque para comentar

Em Alta

Sair da versão mobile