A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) promove no dia 10/8, em São João del-Rei, no Campo das Vertentes, o Dia de Campo “Poda e Manejo de Frutíferas de Clima Temperado e Tropical”. O evento é gratuito e acontece a partir das 8h30 no Campo Experimental Risoleta Neves. As inscrições serão feitas no local.
Na programação, quatro palestras sobre poda e manejo do pessegueiro, da videira, da figueira e da pitaeira, além da oportunidade de trocar experiências sobre diferentes aspectos do cultivo, produção e comercialização de frutas. “Estamos, exatamente, no período da poda das fruteiras de clima temperado, por isso, a temática. No entanto, o evento é a oportunidade para estreitarmos as conexões entre produtores, pesquisadores e extensionistas, esclarecermos dúvidas, falarmos sobre o mercado e compartilharmos conhecimentos”, afirma o pesquisador da Epamig Paulo Márcio Norberto.
Paulo Norberto / Epamig / Foto: Divulgação
Típica de áreas tropicais, a pitaya tem se adaptado bem na região do Campo das Vertentes. “A fruta despontou como uma cultura atraente e rentável. Houve um boom inicial no consumo e, atualmente, a demanda se estabilizou. O cultivo continua sendo viável, uma vez que a planta é rústica e de fácil adaptabilidade”, comenta Paulo.
O pesquisador acrescenta que todas as culturas que serão abordadas no Dia de Campo requerem áreas pequenas para o cultivo. “A agropecuária na região do Campo das Vertentes tem a pecuária leiteira como seu principal pilar. Apresentamos a fruticultura como uma fonte de renda extra, bastante adequada à propriedade familiar”. Além da comercialização in natura, a fabricação de doces e geleias é uma boa opção para a agregação de valor. “Por estarem em uma região produtora de hortaliças, esses produtores têm facilidade para enviar para a CeasaMinas as frutas que não vendem no mercado local”, completa.