Conecte-se conosco

Regional

No Dia da Árvore, Datum TI presenteia funcionários com árvores tokenizadas

Projeto prevê que, ao completar um ano de casa, cada funcionário receba um token referente à árvore de reflorestamento sustentável em Minas Gerais

Foto: Divulgação

Publicado

em

São Paulo, setembro de 2022 – Presentear os colaboradores com uma muda de árvore é uma prática relativamente comum nas empresas. Mas quando essa árvore ganha lastro na forma de um criptoativo e integra as práticas de sustentabilidade e engajamento, a iniciativa ganha uma nova dimensão. Pois essa é a estratégia da Datum TI, referência no Brasil no desenvolvimento de soluções tecnológicas para empresas e startups, com o programa Green Code Datum, que prevê a entrega de uma árvore no blockchain sempre que um colaborador completar um ano de empresa.

A primeira turma, composta por 80 funcionários, receberá seus tokens com lastro em árvores plantadas em Cana Verde, Minas Gerais, no dia 21 de setembro, data em que se comemora o Dia da Árvore. Carine Bruxel, Chief Transformation Officer (CTO), explica que, além de integrar os colaboradores às práticas ESG da companhia, a ação coloca a Datum TI como uma empresa pioneira de tecnologia a desenvolver uma ação de tokenização de árvores para seus colaboradores.

Outro diferencial do projeto é a possibilidade de comercialização do criptoativo. “O token é negociável, de forma que o colaborador tem a opção de vendê-lo ou utilizá-lo com investimento. Em outras palavras, pode-se dizer que, além de impactar positivamente o planeta, o benefício oferece uma ação monetária ao colaborador”, ressalta. A executiva revela que o projeto, resultado de um investimento de R$ 40 mil, com perspectiva de chegar a R$ 150 mil nos próximos anos, poderá beneficiar os 300 colaboradores da Datum TI, com a concessão de tokens sempre que um colaborador  completar um ano de casa. A iniciativa contempla inclusive profissionais da Datum TI baseados no Canadá, país que já conta com escritório da empresa.

O princípio por trás da tokenização de árvores funciona com a geração de créditos de carbono de forma recorrente, como se os benefícios para a natureza fossem “dividendos”. Cada floresta onde as árvores são plantadas possui um documento jurídico, ambiental e imobiliário para que possam ser criados os tokens. Por meio desse “smart token”, é possível escolher o blockchain, com valores baseados no lastro real das árvores, o que pode sofrer alterações em razão da oferta e da demanda. Ou seja, quanto mais pessoas se interessarem por este mercado, maior o valor dos criptoativos.

Com a ação, a empresa espera avançar em três frentes: evolução das práticas ESG, início da jornada de descarbonização da operação e Web 3.0, isto é, as informações passam a ficar descentralizadas, sem a necessidade de um intermediário para controlar.

“Esperamos contribuir para a construção de um planeta sustentável e conscientizar cada vez mais pessoas sobre a importância de preservar o meio ambiente. Todo mundo sabe que devemos cuidar da natureza, porém, além de passar conhecimento, vamos agir em prol de um mundo melhor”, finaliza Bruxel.

 

Sobre a Datum TI

Com cerca de 300 colaboradores, a Datum TI é um dos principais players do mercado de TI do país e está há mais de 20 anos no mercado. Um dos seus objetivos é impactar o mercado global de TI com inovação, tecnologia e gestão de times ágeis. A empresa atua também no desenvolvimento de software, de plataformas e aplicativos mobile, outsourcing de profissionais altamente capacitados e consultoria em TI. Lidera mais de 60 projetos ativos por mês e possui mais de 30 clientes ativos. Entre os clientes, estão Arezzo, C&A, Lojas Marisa, Magalu, Banco Original, Santander, Vale, entre outros.

 

Por | Alexandre Correia – NR7 Full Cycle Agency

Regional

Você conhece e usufrui do potencial de todas as redes sociais?

Veja dicas para usar as melhores plataformas de conteúdo BtoB e de serviços.

Publicado

em

Você conhece e usufrui do potencial de todas as redes sociais?
Foto: Divulgação / Freepik

Adriana Amorim, coordenadora de Social Media da Smartcom Inteligência em Comunicação / Foto: Divulgação

A rapidez com que surgem e morrem plataformas de comunicação tem sido alucinante, e para as empresas o desafio é escolher as melhores mídias para estar presente – e como fazer para obter resultados.

Em 2022, vimos muitas organizações aderirem às redes sociais mais descontraídas, como o Tik Tok, por exemplo, mas seria essa uma boa decisão para qualquer marca? “Essa plataforma nem sempre é indicada para empresários e profissionais, pois é de baixo valor agregado para conteúdos de relevância corporativa”, sugere a coordenadora de Social Media da Smartcom Inteligência em Comunicação, Adriana Amorim.

Diferente do Instagram e Facebook, cujas postagens se baseiam principalmente em fotos e textos, o TikTok é uma rede social de vídeos de curta duração, entre 15 e 60 segundos. Trata-se de uma rede criada com o objetivo de compartilhar cenas curtas, que permite gravar vídeos com dublagens, além de acrescentar filtros e emojis. As dancinhas são apenas uma das faces desse aplicativo, pois muitas tendências, por incrível que pareça, nascem ali e depois migram para outras redes.

Já o Foursquare é um guia colaborativo informal que traz opiniões sobre restaurantes, teatros, praças e cafés, empresas e locais públicos. “Cada rede tem seu perfil de usuários, e indicamos a melhor solução para cada necessidade do cliente de acordo com o objetivo a ser alcançado”, explica a coordenadora de Social Media.

Enquanto isso, o Twitter, conhecido como “Muro das Lamentações” pelo grande número de conflitos ali presentes, soma diversos cases de empresas que souberam monitorar conversas e tendências para aproveitar oportunidades de relacionamento positivos com seus seguidores.

Para alcançar esse tipo de resultado, só mesmo com o auxílio de consultoria profissional. “O grande desafio é conseguir acompanhar as tendências e novidades que surgem a todo momento. A comunicação é uma área que muda muito, especialmente nas redes sociais”, complementa a jornalista Lara Maoski, social media na Smartcom.

Ela lembra que a competição do mercado inclui pessoas de diferentes formações, mas que nem sempre existe o planejamento estratégico de forma adequada. “É preciso pensar no impacto do que se faz, no público-alvo, nos objetivos a serem atingidos. E tudo isso passa pelo profundo conhecimento do negócio do seu cliente e do mercado em que ele está inserido.”

Com muita atualização, pesquisa e metas factíveis, teremos um 2023 de comunicação mais assertiva e resultados ainda melhores!

 

Sobre a Smartcom: Agência de comunicação sediada em Curitiba, a Smartcom oferece serviços de gerenciamento e conteúdo para redes sociais, assessoria de imprensa internacional, design, endomarketing e auditoria de posicionamento interno e externo. Com braços na Alemanha, Argentina e no interior do Paraná, além de profissionais de comunicação qualificados, garante a conexão entre os pontos envolvidos no segmento do Business to Business, que envolvem newsletters, revistas institucionais internas e externas, informativos, bem como ações de relacionamento individualizado com influenciadores digitais e da mídia. O portfólio de clientes é composto por companhias das áreas de Papel e Celulose, Tecnologia, Meio Ambiente, Saúde, Cultural, Terceiro Setor, Alimentação, Automotivo, Comércio e Indústria, Trânsito & Transporte e Direito.

 

Por | Helena Carnieri – Smartcom Inteligência em Comunicação

Continuar Lendo

Regional

Volta às aulas: dicas para adaptação escolar

Publicado

em

Dicas adaptação escolar / Foto: Divulgação / Pexels / Yan Krukau

Psicopedagoga Ester Chapiro / Foto: Divulgação

O primeiro dia de aula na escola não é fácil. Afinal, quando é uma nova escola existe uma mudança de rotina, com diferentes atividades, espaço e horários. É um período de novidades para alunos, familiares e professores.

Lidar com as dificuldades dos novatos é um desafio para escolas e famílias, pois no início do ano letivo é comum os pequenos se sentirem ansiosos por diferentes motivos. Os mais comuns são o medo de não ser aceito pelos colegas, receio de não saber lidar com os novos professores, temor de não aprender as disciplinas e o nervosismo com as avaliações. Estes sentimentos são normais, porém não podem trazer prejuízos. Caso a situação fique incontrolável, é preciso investigação e um cuidado especial.

Muitas vezes as crianças não conseguem expressar seus sentimentos. Choros e manhas são as reações mais comuns nesse período. Para diminuir o sofrimento, os pais devem, desde antes do primeiro dia, ser positivos e passar segurança em relação à escola. Será nesta primeira semana que se restabelecerá a disciplina e ordem necessárias para que os alunos comecem a se ajustar aos horários e às atividades dentro e fora da escola.

Para amenizar o momento da despedida é imprescindível que a criança se sinta segura. A fala dos pais deve ser tranquila e firme como, por exemplo, “Você vai gostar de ficar e eu estarei aqui te esperando.” O ideal é o estudante já ter visitado e conhecido as dependências da escola, se possível conhecer a professora e saber que seu responsável irá buscá-lo. O período de adaptação na educação infantil, deve ser feito com tempo gradual e com permanência dos pais na escola nos primeiros dias.

Dicas adaptação escolar / Foto: Divulgação / Pexels / Yan Krukau

Desentendimentos com coleguinhas nesse primeiro momento são comuns, principalmente na disputa por brinquedos. Neste caso, a professora deve estar atenta para mediar para que não haja agressões. Normalmente o brinquedo é retirado por um tempo até que os ânimos se acalmem. Os pais devem entender que nas divergências e trocas de experiência se aprende a lidar com emoções e a se relacionar com o outro. Isso faz parte do processo de socialização e de educação.

Sempre recomendo que os pais conversem com os filhos falando bem da escola, contando suas experiências, estimulando a aprendizagem e novidades que estarão por vir.

A escola deve, antes de mais nada, acolher os alunos e sua família de modo a deixá-los confortáveis e seguros. É muito importante levar em consideração as necessidades de cada criança e firmar uma boa parceria com alunos e família.

(*) Com mais de 30 anos de sólida vivência na área educacional, Ester Chapiro é psicopedagoga, Especialista em desenvolvimento humano, educadora, Consultora Pedagógica e Palestrante. É diretora da Central de Professores (https://www.centraldeprofessores.com.br/), especializada em aulas particulares, reforço escolar, acompanhamento para concursos e coaching para adolescentes e adultos.

 

Por | Joyce Nogueira – Drumond Assessoria de Comunicação

Continuar Lendo

Regional

09 séries para maratonar em um final de semana chuvoso

Para animar os dias de chuva nas férias, o UOL Play fez uma seleção especial para os dias de folga.

Publicado

em

Foto: Reprodução da internet

Com a chegada do verão é comum também a temporada de chuvas que podem durar vários dias. E para esse tempo, nada melhor do que aproveitar para relaxar e escolher uma boa série para maratonar.

Pensando em contribuir para você não perder tempo repassando o catálogo de séries, o UOL Play, plataforma de streaming do UOL, fez uma lista especial com algumas das séries mais interessantes para animar os dias de chuva nas férias. Pega a pipoca e vem conferir:

Abrindo a lista, The Office é uma série de comédia em formato de pseudodocumentário que retrata o cotidiano dos funcionários de um escritório em Scraton, Pensilvânia. Devido ao formato da série, a presença da câmera é reconhecida por todos os personagens e os episódios contam com entrevistas realizadas individualmente, onde os personagens conversam com a equipe de filmagem sobre os eventos que são mostrados. A série possui 9 temporadas e 201 episódios e recebeu diversos prêmios de melhor série de comédia enquanto esteve no ar.

A série New Amsterdam é um drama inspirado no Bellevue, o hospital público mais antigo dos Estados Unidos, e segue o brilhante e encantador Dr. Max Goodwin, o mais recente diretor médico da instituição, que se propõe a acabar com a burocracia e fornecer cuidados excepcionais. Sem aceitar “não” como resposta, o Dr. Goodwin desestabiliza o status quo e faz de tudo para dar uma nova vida a esse hospital carente, subestimado e de poucos recursos e devolvê-lo à glória que o colocou no mapa.

Outro drama médico de sucesso é Grey’s Anatomy, série americana que foca na vida de médicos cirurgiões internos, residentes e atendentes, nas esferas profissional e pessoal. A série gira em torno da médica Meredith Grey, interpretada por Ellen Pompeo, e é um dos dramas de melhor audiência nos EUA.

Bright Minds é uma produção francesa que alcançou fama mundial por seus personagens fortes e carismáticos. A atriz Lola Dewaere vive a comandante Raphaëlle Coste, que se dirige ao serviço de registros do tribunal da polícia para se aprofundar em uma de suas investigações. Lá, ela conhece Astrid Nielsen, uma jovem brilhante que sofre de síndrome de Aspenger e trabalha na documentação de crimes. Coste, impressionada com os talentos inesperados de Astrid, resolve recrutá-la para sua equipe.

Já a série The Game é uma sitcom de nove temporadas que retrata a vida de três mulheres e suas relações com jogadores de futebol americano. A série é um spin-off de Girlfriends, sucesso que foi ao ar entre 2000 e 2006. Em The Game, Melanie Barnett desiste da faculdade de medicina para acompanhar o namorado Derwin em sua carreira como jogador de futebol. A jovem conhece Tasha, mãe do zagueiro Malik Wright, e Kelly, esposa do capitão Jason Pitts, e deve aprender a conciliar seus estudos com a vida do namorado como jogador profissional.

A minissérie Bebidas, Apostas e Sexo conta as origens das indústrias do álcool, sexo e tabaco nos Estados Unidos e as histórias dos empreendedores que fizeram fortuna explorando esses produtos. A minissérie possui três episódios, sendo que cada um foca em um dos assuntos e seus desdobramentos.

Outra minissérie, Quem Matou Tupac? é composta por seis episódios que acompanham o advogado de direitos civis Benjamin Crump e sua equipe enquanto investigam o assassinato do rapper Tupac Shakur, morto a tiros em Las Vegas em setembro de 1996. Cada episódio traz aspectos da vida e personalidade do rapper, contados pelas palavras do próprio Tupac e a partir de entrevistas exclusivas feitas com testemunhas oculares, familiares e amigos.

Por fim, O Conto da Aia é uma série baseada no romance homônimo de Margaret Atwood, lançado em 1985. A história se passa em um futuro próximo, onde as taxas de fertilidade caíram em todo o planeta devido à poluição e doenças sexualmente transmissíveis. Uma facção religiosa tomou o controle do governo e a sociedade passa a ser organizada em castas sociais, nas quais as mulheres são subjugadas e não possuem direitos.

Com uma solução robusta, o UOL Play combina a variedade de canais da TV por assinatura com toda a facilidade e customização da experiência do streaming. A plataforma conta com um acervo de produções proprietárias e exclusivas do UOL, filmes e séries, programação infantil e esportiva, além do conteúdo de canais lineares como Warner Channel, Sony Channel, History, AXN, BandNews, BandSports, MTV, entre outros. As opções de planos são: Cinema (R$69,90), Cinema + 1 mês grátis de HBO Max e o Light (R$21,90).

Para assistir esses e outros clássicos, acesse o link.

 

Sobre o UOL Conteúdo e Serviços:
UOL Conteúdo e Serviços oferece mais de 1.000 canais de jornalismo, informação, entretenimento e serviços. Com cobertura de 90% (9 em cada 10 brasileiros acessam o conteúdo UOL todos os meses), o UOL tem a maior audiência entre veículos de comunicação da internet brasileira. O UOL Conteúdo e Serviços oferece ainda produtos de entretenimento (UOL Play, UOL Economia+, Clube UOL), segurança e Assistência (Antivírus, Assistência Técnica, UOL Resolve), soluções para mídia digital (Publicidade), entre outros. O Grupo UOL é o maior grupo brasileiro de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos digitais e tem ainda as seguintes unidades de negócios: PagSeguro PagBank, companhia aberta na NYSE (EUA), que tem soluções completas para pagamentos online e presenciais (mobile e POS) para todos os meios de pagamento (cartões de crédito, débito e refeição), além das contas digitais gratuitas que permitem pagar contas, recarregar celular, fazer portabilidade de salário e enviar e receber transferências (TEDs); a Compasso UOL, que oferece soluções tecnológicas para a transformação digital de grandes empresas; e o UOL EdTech, plataforma com soluções para ensino online.

Acesse: www.uol.com.br/sobre

 

Por | XCOM Agência de Comunicação UOL

Continuar Lendo

Em Alta

...