Conecte-se conosco

Regional

Novo CEI do Itamaraty homenageia Professora Maria Cláudia Prezia Machado

Publicado

em

A Câmara Municipal de Poços de Caldas aprovou, na última terça-feira (24), o projeto de lei que cria e denomina o Centro de Educação Infantil que será inaugurado no Jardim Itamaraty III, na zona leste do município. A denominação oficial da nova unidade de educação infantil será CEI Professora Maria Cláudia Prezia Machado, em homenagem à ex-secretária municipal de Educação, falecida em 2017.

Novo Centro de Educação Infantil vai ofertar 90 vagas em período integral

A ideia da homenagem partiu do prefeito Sérgio Azevedo, que encaminhou o projeto ao Legislativo. “Ficamos muito felizes pela aprovação. Queremos homenagear uma grande mulher, que dedicou a maior parte da vida à luta pela melhoria da qualidade da educação pública. Sem dúvida, pelo seu legado, a melhor homenagem a esta grande educadora é eternizar seu nome em uma unidade de educação”, ressalta o prefeito Sérgio Azevedo. A Câmara Municipal acatou a sugestão do Executivo e a Lei nº 9.407 foi publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (25).

O novo Centro de Educação Infantil Professora Maria Cláudia Prezia Machado, localizado à Avenida Maria Rita Lopes Pontes – Irmã Dulce, 320, no Jardim Itamaraty III, vai ofertar 90 vagas em período integral e foi construído para atender a demanda da região, a partir da conclusão e entrega do Residencial Vale dos Pinheiros.

Serão atendidas crianças de famílias residentes nas proximidades ou que residem no empreendimento habitacional. A construção da nova creche conta com investimentos de aproximadamente R$ 2,2 milhões, com recursos do Governo Federal.

A homenageada

Formada em Pedagogia, com especialização em Psicopedagogia, Educação Especial e Gestão de Educação, com mestrado em Desenvolvimento Sustentável, Maria Cláudia Prezia Machado atuou como educadora na Prefeitura desde 1984, onde exerceu as funções de professora, coordenadora pedagógica, vice e diretora do Colégio Municipal, eleita por dois mandatos. Também foi coordenadora da Divisão Pedagógica da SME.

Professora Maria Cláudia Prezia Machado foi diretora do Colégio Municipal e secretária de Educação

De 2013 a 2016, foi secretária municipal de Educação e presidente da Autarquia Municipal de Ensino, além de vice-presidente regional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A educadora faleceu em 06 de julho de 2017.

 

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Continuar Lendo
Anúncio
Clieque para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Regional

Evento gratuito une pacientes de câncer e familiares em prol da vida

Publicado

em

Unidas para Sempre / Foto: Divulgação

Aproveitar o momento, conectar-se com as pessoas e falar da importância da prevenção do câncer de mama. É com essa proposta que o Instituto Unidas Para Sempre realizará um evento ao ar livre na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, dia 20 de outubro, a partir das 9h.

Voltado para pacientes de câncer e familiares, o encontro contará com diversos momentos para descontração, como dança, atividades para elevar a autoestima, distribuição de brindes, troca de experiências e homenagens em memória aos pacientes oncológicos que faleceram. Além disso, os participantes terão uma dinâmica para refletir sobre a importância de se desconectar do celular e se conectar mais com as pessoas.

Instituto Unidas para Sempre / Foto: Divulgação

Jaqueline Chagas, fundadora do instituto, diz que o evento também servirá para conscientizar o público sobre o autoexame e a importância de buscar ajuda médica. Ela lembra que não são só as mulheres que podem desenvolver câncer de mama, os homens também. “Teremos uma palestra sobre prevenção e ensinaremos como a pessoa pode descobrir através do toque”.

– Esse assunto é pouco discutido. Porém, esse tipo de câncer mata 1% dos homens no Brasil, ou seja, 498 mortes por ano. Isso acontece, pois, quando se descobre tardiamente a doença, já se encontra em estágio avançado, o que dificulta o tratamento. Por isso, temos também alertado e acolhido cada vez mais o público masculino – ressalta Jaqueline.

Instituto Unidas para Sempre / Foto: Divulgação

Sobre o Instituto Unidas Para Sempre

A ideia de criar o instituto surgiu durante a fase de tratamento do segundo câncer que Jaqueline enfrentou. Nessa época, ela criou um grupo, junto com amigas que também enfrentavam a doença, nas redes sociais como um canal para mulheres compartilharem suas dores. O número de participantes foi aumentando cada vez mais e ainda com indicações de profissionais que se apresentavam como voluntários.

Atualmente, a instituição tem como objetivo apoiar e dar suporte ao paciente com câncer e outras patologias, além de realizar mensalmente a distribuição de cestas básicas para famílias de pacientes de câncer. O trabalho não conta com a ajuda do governo e é realizado somente com o apoio de parceiros e voluntários.

O Instituto oferece vários serviços gratuitos e atendimento multidisciplinar, como, por exemplo, acompanhamento com nutricionista, psicóloga, dermatologista, mastologista, oficina de automaquiagem, terapeuta sexual, oncologista, micropigmentação, consultoria jurídica, tratamento dentário, dentre outros. O trabalho não conta com a ajuda do governo e é realizado somente com apoio de parceiros e voluntários.

Encontro da vida
Realização: Instituto Unidas para Sempre
Quinta da Boa Vista, São Cristóvão
20/10. 9h
Gratuito e aberto ao público
Site: https://www.unidasparasempre.com.br
Telefone de contato: (21) 97671-8109

 

Por | Joyce Nogueira – Drumond Assessoria de Comunicação

Continuar Lendo

Regional

Sul de Minas Gerais registra saldo positivo de 1.532 novos empregos formais em agosto, aponta Caged

Setor de serviços lidera contratações; jovens com ensino médio completo são maioria entre os admitidos.

Publicado

em

Setor de serviços lidera contratações; jovens com ensino médio completo são maioria entre os admitidos
Foto: Divulgação / Freepik/jcomp

O mercado de trabalho no Sul de Minas Gerais apresentou 15.412 novas contratações, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do mês de agosto. No período, foram registradas 13.880 demissões, resultando em um saldo positivo de 1.532 empregos formais.

Entre os contratados na região, 54,72% são homens e 45,22% mulheres. A maior parte dos trabalhadores admitidos (63,07%) possui ensino médio completo e tem entre 18 e 24 anos (31%). O setor de serviços foi o principal responsável pelo crescimento, consolidando-se como que mais gerou emprego no mês.

No recorte por municípios, Pouso Alegre se destacou com 3.335 novas admissões em agosto, seguido por Varginha (2.963) e Poços de Caldas (2.662). As três cidades também lideraram em número de demissões, com Pouso Alegre registrando 2.917 desligamentos, Varginha 1.516 e Poços de Caldas 2.424.

A região Sul de Minas abrange as cidades de Alfenas, Guaxupé, Itajubá, Lavras, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Três Corações e Varginha.

Trabalho temporário: 2.463 contratações em Minas Gerais

Em todo o Brasil, foram registradas 76.633 admissões na modalidade de trabalho temporário em agosto, sendo 2.463 delas em Minas Gerais. Leonardo Bonafé, gerente da Employer Recursos Humanos de Itajubá, explica que o trabalho temporário é uma alternativa formal de contratação, garantindo ao profissional os mesmos direitos dos colaboradores efetivos da empresa.

“O trabalhador temporário recebe uma remuneração equivalente à dos efetivos e conta com o pagamento proporcional de férias, FGTS, e outros benefícios. Esse modelo traz flexibilidade às empresas e segurança aos trabalhadores, facilitando o equilíbrio entre oferta e demanda de mão de obra”, destaca.

Ele reforça que a intermediação de contratações temporárias só pode ser realizada por agências devidamente registradas e autorizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. “Esse tipo de contratação só é permitido através de agências especializadas e regularizadas, o que assegura um processo transparente e seguro para todas as partes envolvidas”, finaliza.

Direitos do Trabalhador Temporário

Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13° salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.

Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.

 

Sobre a Employer Recursos Humanos

Uma das maiores empresas de RH do país, a Employer é especialista em tecnologias para Recursos Humanos, com soluções web como folha de pagamento online, ponto eletrônico e sistema de holerite online. Com mais de 40 filiais distribuídas estrategicamente pelo Brasil, a Employer tem em seu portfólio grandes e importantes companhias nacionais e internacionais, que buscam soluções eficientes, capazes de simplificar as rotinas do RH.

 

Por | Ana Cunha – Ascom – Employer Recursos Humanos

Continuar Lendo

Regional

MAM Baby traz orientações para dias mais secos e de maior amplitude térmica

A marca promoveu, recentemente, uma conversa para falar da importância dos cuidados e solucionar dúvidas dos internautas com a ajuda do pneumopediatra Thiago Caldi.

Publicado

em

Foto: Divulgação

São Paulo, setembro de 2024 – A MAM Baby, referência em produtos para cuidados infantis e conhecida por seu apoio à amamentação, promoveu recentemente, uma conversa nas redes sociais para esclarecer dúvidas sobre os cuidados com os bebês em períodos de tempo seco e de maior amplitude térmica. O encontro contou com a participação do pneumopediatra e parceiro da MAM, Dr. Thiago Caldi (@papaipediatra) e da cantora Gabi Luthai, que é mamãe de primeira viagem.

Segundo o Dr. Thiago Caldi, nessas condições, os bebês são especialmente vulneráveis a doenças devido ao sistema imunológico ainda em desenvolvimento, o que os torna mais suscetíveis a infecções. “Nos dias mais frios e secos, essa vulnerabilidade é ainda maior, já que o final do inverno é marcado por um aumento nas infecções respiratórias, como resfriados, gripes, bronquites e pneumonias bacterianas”, explica o médico.

Além disso, Caldi ressalta que nesta época do ano o ar tende a ser mais seco, o que influencia diretamente na pele. “É comum nessa época ocorrer ressecamento em diversas partes do corpo. Por isso, recomendamos a hidratação”.
Outra dúvida recorrente das mães nesta época do ano foi referente ao uso de umidificadores de ar e aquecedores. A umidade ideal, por exemplo, é 50%, entretanto, em períodos mais secos como o ocorrido no final de agosto e início de setembro em grande parte do Brasil, ela pode chegar a 13% (segundo o alerta da Defesa Civil do Estado de São Paulo). Neste caso, Caldi explica que os umidificadores a óleo são os mais indicados, por ressecarem menos as vias aéreas. Quanto ao uso de aquecedores / ar-condicionado, o médico recomenda mantê-los entre 23 e 24 graus, desde que os filtros estejam devidamente limpos.

A amamentação também foi destaque na conversa. Muitas mães têm receio de amamentar quando estão resfriadas, com medo de passar o vírus para o bebê. No entanto, Dr. Caldi esclarece que amamentar durante um resfriado não só é seguro, como também benéfico. “O leite materno transmite anticorpos, ajudando a proteger o bebê contra o vírus”, ressalta. Ele orienta que as mães tomem cuidados básicos, como o uso de máscara, higienização das mãos e roupas.

Por fim, o médico desmistificou a ideia de que, em dias secos, os bebês precisam mamar em intervalos menores. “A amamentação continua sendo fundamental e, para garantir que o bebê esteja bem alimentado e hidratado, os pais devem monitorar o peso e a quantidade de fraldas molhadas”, conclui.

A MAM Baby conta com a plataforma MAM Magazine em que traz diversas orientações valiosas para as mamães. Além disso, conta com uma série de conteúdos em seu Instagram e TikTok (@mambaby_br).

Sobre a MAM

Fundada na Áustria, em 1976, a MAM tem presença em mais de 60 países e está desde 1998 no Brasil. A empresa conquistou a posição de liderança mundial em produtos para bebês, e é a principal referência na categoria de chupetas, mamadeiras e bicos de mamadeiras. Com o lema “We love babies”, a MAM continua se expandindo todos os dias, de forma sustentável e responsável, para seguir com seu objetivo de sempre apoiar ao máximo o desenvolvimento individual de todas as crianças e tornar o dia a dia com o bebê mais fácil para os pais. Em 2019, a MAM recebeu a Menção Honrosa pela Comissão Europeia do EU Product Safety Awards por definir e exceder as normas de segurança para chupetas e equipamentos de alimentação, com reconhecimento de seu papel de liderança no desenvolvimento de normas relevantes, que aumentaram o nível de segurança em todo o setor.

 

Por | Ana Claudia de A. Soares – RPMA Comunicação

Continuar Lendo

Em Alta

...