Conecte-se conosco

Regional

Em Poços: Presidente da Câmara afirma que projetos importantes precisam ser discutidos em 2021

Publicado

em

Durante a sessão solene de Instalação e Posse da 19ª Legislatura, o vereador Marcelo Heitor da Silva (PSC) foi eleito presidente da Câmara para o biênio 2021/2022. Segundo o parlamentar, a expectativa é que o Legislativo de Poços possa debater e votar projetos importantes para a cidade nos próximos meses, entre eles o Plano Diretor.

O vereador Marcelo Heitor da Silva (PSC) foi eleito presidente da Câmara para o biênio 2021/2022

Marcelo Heitor ressalta que outros temas também precisam ser abordados em 2021, tais  como Plano de Mobilidade Urbana, aterro sanitário e segurança pública. “Temos muito projetos que devem ser discutidos na Câmara, projetos de interesse comum. Inclusive falei em meu discurso inicial, após a eleição da Mesa Diretora, sobre o Plano Diretor. Uma matéria que envolve toda a nossa cidade. Temos ainda outras questões, como a segurança, a saúde, a educação e a geração de empregos. Com relação a este último, é preciso trabalhar em conjunto com a SEDET para incentivo a novas empresas. São todos temas relevantes que a Câmara tem que participar não só na votação de projetos de lei, mas participar com a apresentação de propostas, trazendo o sentimento da população para a Casa, a fim de que tomemos sempre as melhores decisões”, afirma.

Sobre a eleição para presidente da Casa, o vereador destaca que a responsabilidade na condução dos trabalhos é muito grande. “Fiquei feliz e muito honrado por ter sido eleito presidente da Câmara. E é preciso falar da responsabilidade em assumir o cargo. Na verdade, essa responsabilidade eu quero compartilhar com a Mesa e dividir com os nossos vereadores e nossos assessores da Câmara, competentes e experientes, para que juntos possamos fazer um bom trabalho, cada um na sua função, em prol da nossa cidade e do cidadão poços-caldense. Isso me motiva bastante a trabalhar hoje, fazer o nosso melhor, deixando assim um bom legado para os legisladores que virão e para nossa cidade”, enfatiza.

Marcelo acredita que o presidente da Câmara tem um papel importante de representar o Legislativo e, para ele, é preciso valorizar o papel do vereador. “Lembrando que o Poder Legislativo é um poder independente, mas que, de fato, precisamos trabalhar em harmonia para que políticas públicas, propostas que vão ao encontro do nosso cidadão, sejam implantadas. A Câmara tem o papel de fiscalizar o Executivo, propor projetos de lei e representar a população nas suas angústias e necessidades e quero ressaltar a importância das matérias que tramitam na Casa. Uma das ferramentas que precisam ser exploradas é despertar o interesse da população na discussão desses projetos, trazendo as pessoas para o debate dentro da Casa. Peço sempre sabedoria de Deus para que possamos fazer o melhor, em harmonia também dentro da Câmara. Cabe ao presidente, ainda, esse papel moderador, a fim de que as propostas sejam legítimas, pacíficas e democráticas”, conclui.

 

Por | Assessora de Imprensa – Câmara Municipal de Poços de Caldas/MG

Regional

Em Poços: Turismo realiza reunião com hoteleiros

Publicado

em

O secretário de Turismo, Ricardo Oliveira, se reuniu, na manhã da última terça, com representantes do ramo de hotelaria da cidade. A reunião aconteceu no Espaço Cultural da Urca e contou com a presença do presidente do sindicato da categoria, empresário Waldir Miguel, e do diretor de Turismo, Israel de Souza Pereira.

Foram apresentadas as ações e projetos da Secretaria de Turismo para 2021, como a concessão dos pontos turísticos, a retomada da construção da Casa de Chá, o Plano Municipal de Turismo (iniciativa da própria secretaria, com incentivo e apoio do Conselho Municipal de Turismo e que já está em andamento); e o Observatório de Turismo, disponibilizado recentemente no site da Prefeitura como o maior banco de dados da atualidade sobre o turismo na cidade.

Ricardo ressaltou a importância do Observatório do Turismo para o planejamento de ações para o setor e salientou que a participação de todos é fundamental para que as informações sejam cada vez mais um retrato da realidade, principalmente no tocante ao número de visitantes que os estabelecimentos recebem a cada mês. Ficou acertado a realização de uma campanha junto aos hoteleiros para que haja uma conscientização sobre a importância do Observatório do Turismo e seus dados disponibilizados.

“Ouvimos com muita atenção as demandas da classe. A realidade de cada um, mediante o cenário da pandemia, é de muita dificuldade. Foi colocado que este foi um dos piores meses de janeiro dos últimos anos e que se houver o fechamento dos setores não essenciais, muitos estabelecimentos não conseguirão sobreviver”, relatou o secretário.

Como resposta, anunciou que está preparando, junto com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, e apoio do sindicato de Hotéis, estratégias de divulgação de Poços de Caldas. “Vamos mostrar que o destino turístico Poços de Caldas está aberto, com suas belezas naturais e sua hospitalidade e que nossos hotéis estão preparados para receber os turistas com toda segurança possível, com protocolos muito bem elaborados e colocados em prática nos estabelecimentos”, concluiu o secretário.

 

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Continuar Lendo

Regional

Em Poços: Secretaria de Educação utiliza verba do Ministério da Saúde para adequação de unidades

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação , em conjunto com a Secretaria de Obras, irá iniciar ações de adequação de quatro escolas municipais, visando atender exigências da Vigilância Sanitária para a prevenção e combate à disseminação do Covid-19. A verba utilizada foi destinada pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº1.857/GM/MS, que repassou ao município um incentivo financeiro para as ações de prevenção à disseminação do Covid no contexto escolar. O valor destinado para Poços de Caldas foi de R$262.230,00.

As ações serão executadas nas instalações sanitárias das unidades: Colégio Municipal Dr José Vargas de Souza, Sérgio de Freitas Pacheco, Haroldo Afonso Junqueira e Lúcia Sacoman Junqueira. A Secretaria Municipal de Educação realizou um levantamento que apontou estas unidades como as que necessitavam de obras com maior urgência. As demais unidades também serão contempladas, seguindo cronograma da secretaria de Obras, com verba do próprio município.

Além da ação do tempo, e apesar de as unidades contarem com pessoal de limpeza, que cuidou da manutenção das escolas neste período em que ocorreram apenas as aulas remotas, houve casos de depredação em algumas unidades. Após o retorno das férias de final de ano, o pessoal da manutenção encontrou unidades com tentativa de arrombamento, outras em que houve furto de padrão de luz e fios de cobre, muitas com vidros quebrados e, em algumas, foram constatados atos de vandalismo, com depredação pontual em alguns locais da escola.

Na reunião do último dia 11, com a presença da secretária Maria Helena Braga, do secretário de Obras, José Benedito Damião e representante da secretaria de Saúde , ficou definida a ação nas quatro escolas e o escalonamento para as demais unidades. A ação visa o retorno das aulas presenciais, que deve ocorrer de forma híbrida, assim que o Comitê Extraordinário de Enfrentamento ao Covid 19 deliberar favoravelmente, levando em consideração os números da pandemia no município e o Plano de Ação formatado pela Secretaria Municipal de Educação.

 

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Continuar Lendo

Regional

Em Poços: Finalizada pesquisa de satisfação promovida pela ANEEL

Publicado

em

Pesquisa teve início em novembro.

A realização das entrevistas da 21ª edição da pesquisa que gera o Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (IASC), terminou no dia 11 deste mês no município.

Em outras localidades, o trabalho desenvolvido pela empresa contratada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Qualitest Ciência e Tecnologia Ltda, continua, com previsão de término no início do mês de março.
A etapa de campo começou em novembro, e contou com a aplicação de 300 questionários, por amostragem, em Poços de Caldas.

O órgão regulador do setor elétrico brasileiro realiza a avaliação todos os anos, para evidenciar as distribuidoras mais eficientes na percepção do consumidor. Para mais informações, basta acessar o endereço: aneel.gov.br/iasc.

As empresas mais bem avaliadas pelos consumidores recebem troféu, certificado e o selo IASC para utilização em materiais de divulgação. O último prêmio conquistado pela DMED foi o de 1º lugar em 2019, na categoria Sul e Sudeste acima de 30 mil até 400 mil consumidores.

 

Por | Assessoria de Comunicação DME

Continuar Lendo

Em Alta