Conecte-se conosco

Regional

UNIFAL-MG contrata plataforma UpToDate

Publicado

em

(Crédito da imagem: Reprodução/Freepik)

UNIFAL-MG contrata plataforma UpToDate com estudos básicos, clínicos e translacionais revisados por especialistas de renome internacional; banco de dados vai contribuir com as aulas e com a prestação de serviços em saúde pela Universidade.

A UNIFAL-MG ganhou um novo reforço para as atividades acadêmicas e para prestação de serviços na área de saúde. A partir deste mês, discentes e docentes dos cursos de saúde poderão acessar a plataforma UpToDate, uma base de dados digital que publica revisões em especialidades e subespecialidades da Medicina. A plataforma disponibiliza acesso à síntese de conhecimento atualizado e revisado por mais de 6 mil especialistas de renome internacional e  vai auxiliar o exercício da prática clínica e terapêutica na Universidade.

“Por impactar positivamente na qualidade da formação de alunos e atualização dos docentes, a adoção da plataforma tem potencial para melhorar a qualidade do cuidado de saúde prestado à população na Clínica de Especialidades Médicas da UNIFAL-MG, bem como em quaisquer outros serviços de saúde onde atuem nossos alunos e professores”, destacou a professora Silvia Graciela Ruginsk Leitão, coordenadora do curso de Medicina da UNIFAL-MG.

De acordo com a professora Silvia Ruginsk, coordenadora do curso de Medicina, a plataforma vai contribuir diretamente para prestação de serviços de saúde pela UNIFAL-MG. (Foto: Arquivo Pessoal/Silvia Ruginsk)

A celebração do contrato com o programa se deu em fevereiro, mediante recursos do Ministério da Educação (MEC) para bibliotecas digitais. Segundo a professora Silvia Ruginsk, a decisão de adotar a base de dados teve como objetivo não somente aprimorar o conhecimento do corpo docente da Instituição, mas também possibilitar o uso da plataforma por discentes de Graduação e Pós-Graduação em condições de ensino remoto, devido à demanda emergencial causada pela pandemia de Covid-19. “A próxima etapa será a realização de um treinamento, possivelmente no mês de março, por parte da empresa para multiplicadores do uso da plataforma, os quais serão responsáveis por divulgá-la dentro de seus cursos de origem”, explicou a docente à Dicom.

Com vigência de um ano, conforme destacou a professora, a base de dados integra pesquisas básicas, clínicas e translacionais com a tomada de decisão pelos profissionais a partir da articulação from bench to bedside. “Para ter acesso aos estudos, basta que os interessados realizem um cadastro a partir da rede da UNIFAL-MG e instalem o aplicativo em seus dispositivos, para uso remoto, com os dados de login cadastrados. Os discentes precisam estar no campus para o registro, mas, nos demais casos, o secretário do curso fará um cadastro com senha padrão, que pode ser alterada posteriormente”, completou a professora Silvia Ruginsk, para quem a assinatura da plataforma foi de fundamental importância.

“Neste sentido, agradecemos à Universidade pelo apoio no sentido de proporcionar aos nossos alunos e professores essa ferramenta, particularmente neste momento ímpar que vivenciamos quanto ao emprego de ambientes virtuais de aprendizagem”, salientou a coordenadora do curso de Medicina.

O professor Carlos Marcelo ressalta que a plataforma é um avanço em termos de acessibilidade. (Foto: Arquivo Pessoal/Carlos Marcelo de Barros)

O professor Carlos Marcelo de Barros, docente da Faculdade de Medicina e atual diretor clínico da Santa Casa de Misericórdia de Alfenas, que já usa a plataforma há mais de 8 anos, também destacou os benefícios da base de dados para atividades de ensino, como preparo de aulas, uma vez que a UpToDate se configura como uma fonte confiável de bibliografia. “E a ferramenta permite não somente a atualização nos mais diversos temas, como também embasa condutas clínicas na prática profissional do cotidiano”, disse o professor.

Para ele, o fato de a plataforma ser virtual constitui um avanço em termos de acessibilidade. “Embora não substitua o acesso tradicional a livros-texto físicos, garante ao aluno uma fonte extra e atualizada de informação”, finalizou.

De acordo com o site UpToDate, as especialidades disponíveis na plataforma são Alergia e Imunologia, Anestesiologia, Medicina Cardiovascular, Dermatologia, Medicina de Urgência (Adulta e Pediátrica), Endocrinologia e Diabetes, Medicina Familiar e Clínica Geral, Gastroenterologia e Hepatologia, Cirurgia Geral, Geriatria, Hematologia, Medicina Hospitalar, Doenças Infecciosas, Nefrologia e Hipertensão, Neurologia, Obstetrícia, Ginecologia e Saúde da Mulher, Oncologia, Cuidados Paliativos, Pediatria, Medicina de Família e Comunidade (Adultos), Medicina Esportiva (Adolescentes e Adultos), Psiquiatria, Medicina Pulmonar e Cuidados Intensivos, Reumatologia e Medicina do Sono.

O sistema já é utilizado por quase dois milhões de profissionais de saúde e por mais de trinta mil instituições em mais de 191 países. No Brasil, a base de dados é utilizada por instituições de ensino como USP, UERJ, UNIFESP, UFJF e outras.

 

Por | Milena Favalli Simão | Diretoria de Comunicação Social – Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG

Regional

Lei seca é revogada

Publicado

em

Lei seca é revogada e serviços não essenciais estão autorizados a fazer entrega de produtos na porta do estabelecimento.

O Comitê Extraordinário Covid-19 divulgou nesta sexta-feira (09), nova resolução sobre as medidas de enfrentamento à pandemia no município de Poços de Caldas.

Fica revogada a lei seca que havia sido determinada no dia 25 de março. Os estabelecimentos estão autorizados a vender bebidas alcoólicas, mas está vetado o consumo no local.

Horário de serviços essenciais

Os serviços considerados essenciais estão autorizados a funcionar com retirada no balcão das 5h às 20h, todos os dias da semana. Está mantida a proibição de consumo de bebidas ou alimentos nos estabelecimentos ou mesmo arredores.

Serviços não essenciais

Os serviços que não são considerados essenciais voltam a poder fazer a entrega para o cliente na porta do estabelecimento, das 5h às 20h. Fica proibida a negociação ou demostração de produtos no local. Toda a compra e escolha de produtos devem ser feitas pelo aplicativo, internet ou telefone.

Shoppings e galerias comerciais

Nos shoppings e galerias comerciais poderão funcionar supermercado, mercado, agência bancária, casa de câmbio, farmácia, consultórios ou clínicas de saúde, assessoria jurídica e escritórios de contabilidade.

Mercado municipal

No mercado municipal os serviços essenciais (mercearias, hortifrutigranjeiros, açougue e peixarias) poderão fazer a entrega do produto do cliente no balcão. Os serviços não essenciais também poderão funcionar com retirada no balcão, desde que a negociação seja feita pelo aplicativo, internet ou telefone. Nos dois casos,  é proibida a degustação ou consumo de produtos no local.

Atividades liberadas para funcionar 24h

-Postos de combustíveis; hospitais; farmácias; imprensa; táxi e mototáxi; transporte de entrega de cargas; transporte coletivo público; serviços funerários; clínicas de fisioterapia; consultórios médicos e odontológicos; lojas de materiais clínicos e hospitalares; supermercados e mercados; açougue e peixarias; hortifrutigranjeiros: padaria; lanchonetes; comércio de alimentos para animais; comércio de água mineral; setores industriais; assistência veterinária e pet shop.

Confira a lista dos estabelecimentos que poderão promover a entrega de produtos no balcão de atendimentolista_cnae_mc_roxa

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Continuar Lendo

Regional

Em Poços: Prefeitura apresenta na Câmara proposta de IPTU sem reajuste para 2021

Publicado

em

Foto: Divulgação PMPC

Aconteceu na Câmara de Vereadores nesta quarta-feira (07), a Audiência Pública para tratar sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU. O secretário da fazenda Alexandre Lino participou da audiência e apresentou as propostas do executivo a serem apreciadas pelos vereadores.

Entre os principais eixos apresentados para o IPTU 2021, está a proposta de não reajustar o imposto para este ano, ou seja, o valor a ser pago será o mesmo que o de 2020, sem nenhum aumento.

Haverá também o tradicional desconto em Cota Única, mas com outra novidade, a porcentagem de desconto, que no ano passado era de 3%, será maior, incentivando assim o pagamento à vista e com maior redução.

“Foi uma ótima audiência pública e nossas propostas foram muito bem aceitas pelos Vereadores. Vamos aguardar a votação a ser realizada na próxima semana, para que possamos dar andamento nos trâmites.” Aponta o Secretário da Fazenda, Alexandre Lino.

Quanto a entrega dos carnês, a expectativa é que comecem a ser distribuídos no mês de Maio com vencimento para Junho de 2021. Além da distribuição, assim como no ano passado, a população poderá também pagar seu IPTU pelo aplicativo Cidadão Online, assim que forem gerados no mês de Maio.

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: 3697-5057/3697-5050

 

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Continuar Lendo

Regional

Governo estadual mantém Poços na onda roxa até o dia 18 de abril

Publicado

em

Governo estadual mantém Poços na onda roxa até o dia 18 de abril

O Comitê Estadual Covid-19, grupo que se reúne semanalmente para avaliar a evolução da pandemia no estado, divulgou  nesta quinta-feira (08), que a maioria das regiões, inclusive o sul de Minas, seguirá na onda roxa de restrições por mais uma semana, até o dia 18 de abril (domingo que vem).

Em todo o Estado, estão enquadradas na onda vermelha, com menos restrições, as macrorregiões do Triângulo do Norte (Patrocínio, Monte Carmelo, Araguari) e a  macrorregião do Triângulo Sul (Uberaba, Araxá).

A Onda Roxa, a qual Poços está inserida, mantém proibida a circulação de pessoas sem o uso de máscara de proteção, em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado.

Os serviços que não são considerados essenciais estão proibidos de realizar entregas na porta dos estabelecimentos. Eles poderão trabalhar exclusivamente na modalidade delivery (entrega direto na casa do consumidor).

Nesta sexta-feira (09) o Comitê Extraordinário Covid-19 de Poços de Caldas vai se reunir e avaliar  o quadro da pandemia no município. Qualquer atualização será divulgada pelos canais oficiais da prefeitura.

 

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Continuar Lendo

Em Alta

...