Conecte-se conosco

Regional

Romeu Zema lança Plano Estadual de Desenvolvimento da Cozinha Mineira

Publicado

em

Romeu Zema lança Plano Estadual de Desenvolvimento da Cozinha Mineira

O Governador de Minas Gerais Romeu Zema participa do lançamento do Plano Estadual de desenvolvimento da cozinha mineira / Foto: Pedro Gontijo / Imprensa MG

Ação dá início ao reconhecimento da culinária de Minas como patrimônio cultural do Estado.

Cozinha mineira: sinônimo de acolhimento, afeto, hospitalidade e diversidade, mas também de desenvolvimento socioeconômico para Minas Gerais. Com objetivo de fomentar e promover um dos mais importantes atrativos turísticos do estado como vetor de crescimento econômico e desenvolvimento social, o governador Romeu Zema e a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) lançaram, nesta sexta-feira (19/2), o “Plano Estadual de Desenvolvimento da Cozinha Mineira”.

O “Plano Cozinha Mineira” integra o Programa Estadual de Desenvolvimento da Gastronomia Mineira (PEGM) e propõe a implantação de políticas públicas e privadas voltadas para a gastronomia mineira. São 72 iniciativas, com o valor total estimado em R$ 163 milhões, para serem executadas de 2021 a 2024.

Desenvolvimento

Zema destacou a importância do fomento à gastronomia para o desenvolvimento econômico e social do estado. “Tenho certeza de que empregos serão gerados. Ficamos entre os dez destinos mais hospitaleiros. E muito disso se deve a gastronomia.  Com certeza o plano vem pra sacramentar mais ainda esse destino turístico interessante que é o nosso estado. Que este projeto frutifique, em todos os cantos de Minas, trazendo mais turistas, divulgando a nossa cultura. Pra mim é um orgulho termos algo que é da nossa terra e que nos distingue de outros estados”, disse.

Entre as iniciativas estão a criação de uma linha de financiamento, via BDMG, para micro e pequenas empresas com condições e recortes específicos para o setor de gastronomia, a criação de um atlas da gastronomia e o reconhecimento de registro da Cozinha Mineira como Patrimônio Cultural de Minas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), entre outras ações.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, também ressaltou que o plano posiciona a cozinha mineira como um setor que pode alavancar o crescimento do estado. “Em 2019, foram gerados R$ 20 bilhões a partir da cozinha mineira, e não só aqui no estado. Nós temos mais de 4 mil restaurantes fora de Minas dedicados a nossa cozinha. 30% do nosso turismo vem da gastronomia. É interessante porque é possível entrelaçar Minas Gerais por todos os circuitos, a partir da cozinha mineira, mostrando o modo de fazer, o modo de comer, o modo de estar, as festas, enfim, todo o aparato que é a cozinha mineira”, afirmou.

Também participaram do lançamento o  secretário-geral, Mateus Simões; a secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Valentini; o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio; o deputado estadual Professor Irineu; o chefe da Coordenadoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, promotor de Justiça Marcelo Azevedo Maffra; entre outras autoridades.

O “Plano Cozinha Mineira” é resultado de construção coletiva, debate e troca de informações feitos ao longo do ano de 2020 para cumprir a tarefa de revisar a primeira versão do Plano Estadual de Desenvolvimento da Gastronomia, cujo prazo compreende os anos de 2018 a 2021. O documento foi elaborado pelo grupo gestor do PEGM.

Patrimônio cultural imaterial

Durante a cerimônia, o presidente da Frente da Gastronomia Mineira, Ricardo Rodrigues, afirmou que o plano reconhece a comida mineira como patrimônio do estado. “Nós somos o estado da gastronomia. A importância desse plano é que foi feito a várias mãos, um trabalho em conjunto com 20 entidades públicas e do poder privado. A gente reconhece, com esse projeto, a cozinha mineira como patrimônio. A gastronomia é um dos principais pontos que Minas”, comentou

Cultura

A riqueza da cultura alimentar em Minas Gerais, com seus aromas, produtos, técnicas e sabores, faz parte dos extensos estudos realizados pelo Iepha-MG. Basta lembrar do reconhecimento do modo de fazer do Queijo Minas Artesanal da região do Serro, um dos primeiros registros de patrimônio cultural imaterial realizados no Brasil, em 2002. Outros passos importantes foram o inventário das Farinhas de Mandioca e de Milho e o Atlas da Cultura Alimentar de Minas Gerais.

Um dos objetivos é criar instrumentos técnicos que auxiliem no reconhecimento da Cozinha Mineira como patrimônio cultural do estado de forma ampla e participativa. A elaboração do atlas permitirá o mapeamento, a identificação e valorização de produtos, alimentos, pessoas e modos de fazer de uma infinidade de bens culturais que compõem os sabores e as práticas da cultura alimentar mineira.

Por meio desta iniciativa, a gastronomia dialoga com turismo, pesquisa, inovação, tecnologia, desenvolvimento territorial, geração de emprego e renda, preservação e valorização cultural, saúde, bem-estar, qualidade de vida, políticas públicas e desenvolvimento econômico.

Programa Estadual

Para a condução do PEGM, foram criados cinco grupos de trabalho divididos entre os temas: Plano Estadual de Desenvolvimento da Gastronomia; Fortalecimento Institucional da Cadeia Produtiva; Inovação e Pesquisa; Gastronomia Social e Cultura Alimentar; Promoção, Divulgação e Internacionalização da Gastronomia Mineira.

Participam destes grupos as secretarias estaduais de Cultura e Turismo, de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa); e de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede); Iepha-MG; Fundação João Pinheiro (FJP); Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG); Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge)Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig); o Serviço Social Autônomo (Servas)Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG); Frente Mineira da Gastronomia (FMG); Fiemg;  Sebrae-MG; Sistema da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Sistema Fecomércio-MG); Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel-MG) e Sistema da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg).

 

Por | Agência Minas

Regional

Comerciantes acreditam em vendas melhores nas festas juninas

Publicado

em

Festa junina
Foto: Divulgação

Pesquisa Expectativa de Vendas Festas Juninas 2025, realizada pelo Núcleo de Pesquisa & Inteligência da Fecomércio MG, mostra que 64,1% das empresas do ramo de produtos alimentícios do estado são afetadas positivamente no período. Para 34,5% dos estabelecimentos, não há impacto nem positivo nem negativo, sendo que apenas 1,5% do total reporta impacto negativo nas vendas.

Neste ano, 43,0% dos comerciantes esperam vendas melhores, 47,4% apostam em vendas iguais às do ano anterior e 9,3% projetam vendas piores; 0,4% não soube ou não quis avaliar.

Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, destaca a importância do período que abrange as festas juninas para o comércio varejista de produtos alimentícios no estado. “As festas juninas é um importante período para o estado de Minas Gerais. Essas festas promovem não apenas as tradições culturais mineiras, mas também fortalecem o turismo e impulsionam as vendas do comércio e do setor de serviços. Os impactos esperados pelos empresários este ano reforçam ainda mais a importância do período para a economia regional”, explica Martins.

As justificativas apontadas para as vendas melhores nas festas de junho são: expressividade da data (38,7%) e o otimismo (33,9%), seguidos pelo aquecimento do comércio (7,1%) e ações promocionais (6,5%). O ticket médio por cliente deve variar entre 50,00 e 100,00 conforme 49,1% dos entrevistados.

Para os comerciantes que não se mostram entusiasmados com as vendas no período, a crise econômica, citada por 35,1% dos respondentes, é o que mais pesa. Outros motivos apontados são: queda nas vendas (18,9%), valores altos dos produtos (13,5%) e consumidor mais cauteloso (10,8%).

Os comerciantes ouvidos indicam que as vendas à vista devem predominar no período de festas com destaque para o Pix, citado por 32,5%, cartão de crédito à vista, 23,8% e cartão de débito à vista, 20,4%. A opção de pagamento com o cartão de crédito parcelado é indicada por 14,0% entrevistados.

A canjica figura como o principal produto a receber investimento em 2025 conforme 67,0% das empresas. Em seguida aparece amendoim, com investimentos de 65,0% dos comerciantes, pipoca, com 44,7%, milho, 39,6% e farofa, citada para investimento por 28,4% das empresas.

Conforme a pesquisa, a maioria dos empresários (57,7%) confirmou que realizará divulgações para incentivar as vendas. O WhatsApp é o principal canal de divulgação aparecendo como opção de 74,2% das empresas, seguido do Instagram, com 73,5%. Também são mencionados o Facebook (14,8%) e o rádio (11,0%). A campanha boca a boca (3,2%), engenhos de divulgação (1,9%) e influencers (1,9%) complementam as ações de marketing.

De acordo com 43,6% dos entrevistados, os estabelecimentos farão vendas online enquanto a maioria deles, 56,4%, venderá nas lojas físicas. Entre os que realizam vendas online, o WhatsApp se destaca como o principal canal de vendas, sendo utilizado por 68,8%. O Instagram aparece em segundo lugar, com 13,8%, seguido pelos aplicativos de entrega (10,1%) e o site próprio (6,5%). O Facebook é utilizado por uma pequena parcela de 0,7%. A predominância do WhatsApp sugere uma forte aposta na comunicação direta e pessoal para impulsionar as vendas digitais.

Entre as regiões de Minas que mais têm impacto positivo com as vendas destacam-se a Central (78,9%), Rio Doce, (73,8%) e Centro-Oeste (73,2%). No período em que a pesquisa foi realizada, 30 de maio a 09 de junho, 64,4% das empresas já haviam feito os investimentos necessários para o período de vendas e outras 24,8% ainda não tinham investido e 8,5% afirmaram que ainda iam investir.

A pesquisa Expectativa de Vendas Festas Juninas 2025 ouviu 411 empresas, havendo pelo menos 39 em cada região de planejamento (Alto Paranaíba, Central, Centro-Oeste, Jequitinhonha-Mucuri, Zona da Mata, Noroeste, Norte, Rio Doce, Sul de Minas e Triângulo). A amostra avaliada perfaz uma margem de erro da ordem de 5,0%, a um intervalo de confiança de 95%.

 

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 51 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade. Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.

Desde 2022, a Federação tem se destacado na agenda pública, promovendo discussões sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A Fecomércio MG trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor em âmbito municipal, estadual e federal. A Federação busca melhores condições tributárias para as empresas e celebra convenções coletivas de trabalho, além de oferecer benefícios que visam o fortalecimento do comércio. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida dos cidadãos e impulsionar a economia mineira.

 

Por | Wagner Fernando Liberato – Fecomércio MG

Continuar Lendo

Regional

O poder do visual: 5 dicas para homens elevarem a autoestima

Especialista da clínica Homenz, indica quais passos podem fortalecer a valorização pessoal do público masculino.

Publicado

em

O poder do visual
Foto: Divulgação / Freepik

Quando falamos de aparência, é comum imaginar que o público masculino é mais seguro de si do que as mulheres. Mas será que isso corresponde à realidade? Uma pesquisa realizada em 2022 pelo Instituto Ideia mostrou que 47% dos homens brasileiros se consideram bonitos, 44% se veem como “na média” e apenas 3% se acham feios. Se você faz parte dessa minoria ou sente que sua apresentação já não acompanha sua autoestima, talvez seja a hora de rever alguns hábitos.

Com a proximidade do Dia Nacional do Homem, comemorado anualmente em 15 de julho, esta é uma boa oportunidade para refletir sobre autocuidado e bem-estar, e uma das formas mais acessíveis de fazer isso é investindo na sua própria figura. Mudanças simples na maneira de se mostrar ao mundo podem melhorar a autopercepção e até influenciar como os outros o enxergam.

Pensando nisso, a esteticista Arlise Sousa Carvalho, responsável técnica da Homenz, referência em saúde e estética masculina, compartilha cinco orientações práticas para renovar o amor-próprio com autenticidade:

  1. Valorize o cuidado com o rosto
    “A pele é a primeira coisa que as pessoas percebem. Quando está bem cuidada, transmite saúde, atenção e até profissionalismo. Uma face hidratada vai além da estética: é um reflexo de autocuidado”, observa. Ela recomenda iniciar com uma rotina de limpeza e hidratação adequada ao tipo de cútis, mas também sugere investir em tratamentos especializados. “A limpeza de pele profissional remove impurezas profundas, o peeling de diamante renova a textura e o ácido hialurônico é excelente para quem busca harmonia facial”, orienta a especialista.
  2. Escolha o corte de cabelo ideal
    “Os fios moldam o rosto, definem o estilo e influenciam diretamente na segurança com que o homem se posiciona no mundo”, comenta a porta-voz. Para quem enfrenta queda capilar, ela reforça que há alternativas eficazes: “Tratamentos como MMP, LED terapêutico e, em casos mais avançados, o transplante são excelentes aliados. É um investimento que impacta não só o visual, mas também a autoconfiança.”
  3. Cuide da barba e do bigode
    “Considerada a maquiagem do homem, a barba transmite identidade. O visual mais desejado ainda é aquele com fios preenchidos e alinhados. No entanto, por questões genéticas, hormonais ou hábitos diários, nem todos conseguem alcançar esse resultado naturalmente”, explica. A boa notícia é que isso pode ser tratado: “Hoje utilizamos LED para estimular o crescimento e protocolos com ativos que fortalecem os fios e preenchem falhas. Isso transforma não só a aparência, mas também a percepção de masculinidade.”
  4. Invista no seu corpo
    “O corpo fala. Ele revela escolhas, valores e como lidamos com o nosso bem-estar”, ressalta Arlise. Ela destaca que os cuidados corporais também envolvem estratégias estéticas: “Combinações como radiofrequência para flacidez, enzimas para gordura localizada e protocolos personalizados de emagrecimento, somadas à prática regular de exercícios, podem ser o impulso necessário para se sentir bem consigo mesmo”.
  5. Alimente-se bem e hidrate-se
    “A saúde começa de dentro para fora. Não adianta usar os melhores produtos se o organismo não está nutrido e bem hidratado. Alimentação equilibrada impacta diretamente na pele, nos cabelos e até no humor”, completa a especialista. Segundo ela, adotar uma rotina consistente é essencial para manter os resultados.
  6. Busque um espaço especializado
    “Mais do que estética, nosso trabalho envolve escuta, acolhimento e transformação. Homens também enfrentam inseguranças e questões que precisam ser tratadas com respeito. Ter um ambiente acolhedor para isso é libertador”, finaliza a esteticista.

 

Sobre a Homenz

Fundada em 2019, na cidade de Uberaba (MG), a Homenz é uma rede de clínicas dedicada exclusivamente à saúde e estética masculina. Com foco em inovação, bem-estar e acolhimento, a marca oferece um portfólio completo de soluções personalizadas, que tem como carro-chefe os serviços de transplante capilar e depilação a LED. Reconhecida como referência no setor, a Homenz combina tecnologia de ponta, atendimento especializado e uma proposta pioneira que valoriza a identidade e os hábitos do homem contemporâneo. Presente em todas as regiões do país e com planos de expansão nacional e internacional, a rede é símbolo do autocuidado masculino.

 

Por | Islany Oliveira – Assessoria de Imprensa – Markable Comunicação

Continuar Lendo

Regional

Parque Municipal já recebe montagem da estrutura para o Arraiá de Poços 2025

Publicado

em

Arraiá de Poços 2025
Foto: Divulgação PMPC

A estrutura do Arraiá de Poços 2025 já está sendo preparada no Parque Municipal Antônio Molinari. Com entrada gratuita, a festa será realizada entre os dias 13 e 15 de junho, reunindo cultura, gastronomia típica, solidariedade e inclusão em um ambiente seguro e acolhedor.

A montagem contempla nove tendas de alimentação e duas tendas de pescaria, com participação das escolas municipais, Centros de Educação Infantil (CEIs) e os núcleos do Projeto Municipal da Juventude (PMJ), que atuarão em duas tendas conjuntas. A festa contará ainda com nove estandes de cervejarias artesanais locais e uma área kids, que funcionará no sábado e domingo, das 10h às 17h30.

Gastronomia com propósito

A Secretaria Municipal de Educação será responsável pela coordenação da Praça de Alimentação, que contará com barracas temáticas comandadas por alunos, educadores e voluntários. Além de oferecer pratos típicos das festas juninas, toda a arrecadação será revertida para as escolas participantes, sendo utilizada em melhorias como aquisição de equipamentos, mobiliário, segurança e reformas.

O evento também contará com uma contrapartida social das cervejarias participantes: cada uma contribuirá com R$ 4 mil, valor que será dividido entre as instituições de ensino envolvidas no evento.

Arraiá de Poços 2025

Foto: Divulgação PMPC

Segurança reforçada e acessibilidade

O acesso ao evento será feito exclusivamente pelo portão da Rua Senador Salgado Filho, em frente ao Country Club. A medida visa organizar melhor o fluxo de entrada e minimizar o impacto no trânsito da região. Os demais portões estarão liberados para a saída do público.

Diversas medidas de segurança foram definidas em parceria com a Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e demais órgãos responsáveis. Estará proibida a entrada com coolers, garrafas de vidro, latas, objetos cortantes e alimentos, e haverá revista pessoal na entrada.

A edição 2025 será mais inclusiva: uma área elevada e exclusiva para pessoas com deficiência (PCDs) será montada em frente ao palco, com sanitários adaptados e acessibilidade garantida. O estacionamento do Country Club terá vagas exclusivas para pessoas com deficiência, autistas e idosos, mediante apresentação de credencial válida do Departamento Municipal de Trânsito.

Concurso de Quadrilhas e programação cultural

Um dos grandes destaques do Arraiá será o Concurso de Quadrilhas, com a participação de escolas, CEIs e PMJ. As três melhores apresentações serão premiadas com:

🥇 R$ 3.000 para o 1º lugar

🥈 R$ 2.000 para o 2º lugar

🥉 R$ 1.000 para o 3º lugar

Além da competição, o público poderá curtir uma programação musical com shows ao vivo, comidas típicas e todo o clima caipira que já é tradição no Arraiá.

Programação Oficial do Arraiá de Poços 2025

📅 Sexta-feira – 13 de junho
18h00 – Abertura dos portões
19h00 – Jonas & Diogo
21h00 – Alysson & Adysson

📅 Sábado – 14 de junho
10h00 – Abertura dos portões
11h00 às 16h00 – Concurso de Quadrilhas
17h00 – Nathália Diniz e Banda
19h00 – João Guilherme
21h00 – Thayla Franchelle

📅 Domingo – 15 de junho
10h00 – Abertura dos portões
11h00 às 17h00 – Concurso de Quadrilhas
17h30 – Premiação do Concurso de Quadrilhas
18h30 – Rasgacêro – Malabi e os Carlitos
20h30 – Renato & Giovanelli

O Arraiá de Poços 2025 promete ser uma grande celebração da cultura popular, com diversão para toda a família, valorização da educação, fomento à economia local e muita alegria. Uma festa feita por todos e para todos!

 

Por | Secretaria Municipal de Comunicação Social – Prefeitura de Poços de Caldas/MG

Continuar Lendo

Em Alta

    ...