Poços de Caldas
Secretaria de Cultura lança Consulta Pública para os editais 2021

Foto: Divulgação PMPC
Com o intuito de aprimorar os editais de fomento à cultura no município, a Secretaria de Cultura lançou, na última semana, uma consulta pública junto às Câmaras Setoriais do Conselho de Políticas Culturais e agentes culturais de Poços de Caldas, pela qual será possível avaliar os editais executados e sugerir modificações para as publicações futuras.
O questionário foi disponibilizado via formulário do Google e está sendo encaminhado para todos os e-mails dos participantes dos editais 2020 cadastrados na Secult (disponível neste link https://forms.gle/SVKNz8VSRg29FnjY6). Para participar, os artistas e produtores culturais devem fornecer informações como nome, e-mail e principal área de atuação artística.
Na consulta, será possível avaliar o nível de satisfação com os Editais de 2020 (Poços Curte em Casa e Lei Aldir Blanc), fazer sugestões de alteração e indicar se o agente cultural prefere um edital amplo contemplando todas as áreas ou publicações específicas para cada área. Também constam no formulário questões sobre os modelos de pagamento de artistas e produção, número de participantes remunerados, participação de artistas convidados e se houve alguma dificuldade na contratação de técnicos audiovisuais, por exemplo.
Artistas e agentes culturais poderão opinar, ainda, sobre os formulários de inscrição, indicando dificuldades de interpretação e preenchimento. Outro ponto que integra a pesquisa e poderá ser avaliado pelos participantes é a presença de ações afirmativas que visam contemplar igualdade de oportunidades para mulheres, diferentes identidades de gênero, negros e indígenas nos editais da Secult.
“Em estreita colaboração com o Conselho Municipal de Política Cultural, a consulta pública é mais um mecanismo de participação e escuta qualificada dos agentes culturais sobre as políticas voltadas para o setor, em âmbito municipal. Nossa proposta é que os artistas e fazedores de Cultura de Poços de Caldas nos auxiliem na avaliação dos editais executados, de forma a fornecer dados que nos orientem na elaboração dos editais futuros, sempre pensando no aprimoramento das iniciativas da Secult”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra.
Neste sentido, a Secult desenvolveu o levantamento “Cultura em Números”, ferramenta que será utilizada nas tomadas de decisão para subsidiar, impulsionar e garantir a aplicação de recursos no setor cultural, em âmbito municipal, além da participação de cada agente cultural na consulta pública. O “Cultura em Números” está disponível neste link https://bit.ly/3uZjoR1.