Regional
Truques para não se dar mal na hora de comprar um imóvel em Poços de Caldas

Burocrático e confuso, o processo de compra de um imóvel pode ser repleto de pegadinhas que atrasam a vida do comprador.
Segundo dados do Sindicato de Habitação de São Paulo (Secovi-SP), os brasileiros, em média, chegam a comprar dois imóveis durante a vida. O baixo número sinaliza como os brasileiros são cautelosos e exigentes no momento da compra. Além do alto valor da transação, a compra de um imóvel exige diversos fatores, como a estabilidade financeira, algo raro entre os brasileiros.
Apesar disso, comprar um imóvel está longe de ser algo impossível e exclusivo de pessoas privilegiadas financeiramente. Com um bom planejamento, é possível adquirir o imóvel que se adequa às necessidades da maneira menos burocrática possível.
Por isso, é de extrema importância que o consumidor tome todos os cuidados antes e após a assinatura do contrato de compra e venda de imóveis em Poços de Caldas. As cláusulas contratuais e as condições de pagamento e financiamento devem ser revistas diversas vezes para que não haja nenhum prejuízo.
Os especialistas em mercado imobiliário recomendam pesquisar, conversar com conhecidos e analisar as condições financeiras antes de embarcar em um processo de compra de imóvel. Um dos itens mais importantes, segundo eles, é que as parcelas do financiamento sejam acessíveis e que as outras despesas como água, luz e, em caso de edifícios, a taxa de condomínio, sejam contabilizadas para evitar sustos no final do mês.
Dessa forma, é sempre bom traçar um bom planejamento antes de comprar um imóvel. Confira algumas dicas para não se dar mal na hora da compra:
1 – Organização
Antes de tudo, é preciso definir quanto se está disposto a gastar. É importante levar em conta o que cabe no bolso além das necessidades dos moradores do futuro imóvel. Outro ponto importante é verificar a disponibilidade do financiamento e as ofertas dos bancos.
Além disso, é necessário definir o tipo de imóvel que será comprado. É importante responder algumas perguntas e levar em conta as especificações do tipo de imóvel que está procurando. Se será novo ou usado, se há crianças, se uma área de lazer faz diferença, quantos quartos são necessários, a capacidade de garagem.
Se a preferência é encontrar um apartamento para comprar em Poços de Caldas ou casas em condomínios, os gastos extras como taxa de convivência e de manutenção devem ser colocados na ponta do lápis. Além disso, a localização e a proximidade dos principais pontos que os moradores frequentam também deve ser levada em conta.
2 – Como será pago?
É importante analisar qual será a melhor opção de financiamento: com um banco ou parcelado diretamente com a construtora enquanto a obra acontece. Outro ponto a ser considerado é estipular se o FGTS será utilizado para a quitação do valor.
Para quem tem uma boa reserva financeira ou até mesmo bens que podem virar capital financeiro para comprar o imóvel, tudo deve ser considerado. Por isso, é importante colocar tudo na ponta do lápis e definir qual a melhor maneira de garantir que o imóvel será quitado.
3 – Localização do imóvel
Como já foi dito, a localização do imóvel é primordial para que ele seja escolhido. É interessante verificar se o imóvel está localizado em uma região barulhenta ou perigosa, se é perto de escolas, padarias, supermercados, farmácias, hospitais, linhas de ônibus e metrô próximos, parques, se supre as necessidades dos moradores. Por vezes, a intenção é justamente morar em um local afastado, por isso é importante considerar as possibilidades no momento da compra.
Pesquisar na internet avaliações e notícias sobre a região do imóvel também é uma boa pedida. Além disso, é recomendável procurar referências da imobiliária, construtora ou até mesmo incorporadora, para ter certeza de que é uma empresa honesta e que cumpre com os serviços propostos.
4 – Imóveis usados
Se a intenção é comprar um imóvel usado, o ideal é listar as características procuradas. Por isso, o recomendado é dar preferência para corretores e profissionais que conheçam o local e possam tirar dúvidas sobre o imóvel e a região onde ele se encontra.
Não há a necessidade, porém, de procurar diversas imobiliárias e profissionais. O ideal é evitar imóveis que sejam ofertados por um grande número de corretoras, justamente para evitar uma disputa e uma burocracia e investimento desnecessários. Sempre prefira a exclusividade do serviço. Ficar na mão de muitos profissionais pode te deixar confuso e fazer com que o negócio não seja tão vantajoso.
5 – Realizar a proposta
Para fazer uma oferta, é importante manter em mente os custos do vendedor para realizar a venda. Por isso, sempre desconfie caso o corretor aceite um valor incoerente com a tabela de preços do mercado financeiro. Verifique o que está incluso no montante e pontue o que estiver disposto no contrato e que não esteja esclarecido o suficiente.
Outro ponto é sempre exigir respostas objetivas e claras e ter muito cuidado com o documento do imóvel. O recomendado é pedir para um advogado conferir a idoneidade de todos os documentos envolvidos na negociação.
6 – Atenção com as parcelas
Programar-se é muito importante. Isso porque os valores das prestações pagas durante a construção de um imóvel podem ser diferentes do valor das parcelas do financiamento do saldo devedor.
Ou seja: até a entrega das chaves, o saldo devedor é corrigido mensalmente pelo INCC ou CUB. Após a entrega, é possível quitar a dívida, usar os recursos do FGTS para abater parte do valor, caso seja a aquisição do primeiro imóvel, e financiar o restante com o banco. Porém, existem taxas atrativas e prazos longos disponíveis no mercado. É fundamental, no entanto, que a parcela, independentemente de ser fixa ou reajustável, caiba no bolso.
7 – Cuidados após a compra
Quando o financiamento for liberado, a escritura for assinada e as chaves forem entregues, o comprador precisa pagar o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para a Prefeitura local e as taxas do cartório. Essas taxas respondem a 4% do valor da compra do imóvel.
Por isso, é importante se programar para isso. Mesmo se o contrato não for financiado, o recomendado é nunca deixar de registrar a escritura no Registro de Imóveis.
Atente para o que preza o Manual do Proprietário, leia com atenção e verifique todas as garantias e prazos legais para cada componente descrito. Além disso, quando o imóvel for entregue, é importante ler as instruções e o Manual do Proprietário para ter a certificação das garantias e dos prazos.
Por | Ricardo Agostinho
Regional
Turismo em Minas Gerais acelera em fevereiro

O volume de atividade turística em Minas Gerais apresentou um crescimento de 1,7% na comparação mensal de fevereiro de 2025 frente a janeiro do mesmo ano, segundo análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, com base em dados do IBGE. O indicador revela uma aceleração no setor, embora em ritmo menos intenso que o observado no Brasil, que registrou alta de 2,9% no mesmo período.
Leia também: Sistema Fecomércio MG lança Campanha 50+ promovendo mudança de cultura no mercado de trabalho
Na comparação com fevereiro de 2024, o turismo mineiro expandiu 3,7%, superando o desempenho do ano anterior (2,7%). No entanto, o crescimento nacional foi mais expressivo, atingindo 7,3%. No acumulado do ano, Minas Gerais acumula alta de 0,8%, enquanto o Brasil registra 5,3%. Nos últimos 12 meses, o estado acumula avanço de 3,6%, contra 4,3% no país. “O setor turístico em Minas Gerais demonstra resiliência e potencial de crescimento, impulsionado por fatores como a diversidade de atrações, a riqueza cultural e gastronômica, e a realização de eventos como o pré-carnaval”, afirma a economista da Fecomércio MG, Fernanda Gonçalves. “Apesar de um ritmo de crescimento inferior ao nacional em algumas bases de comparação, Minas Gerais se destaca como um destino turístico relevante, com potencial para atrair cada vez mais visitantes”, completa.
A análise ainda revela que o desempenho do turismo mineiro está alinhado com a tendência de crescimento observada em outras unidades da federação. “O setor turístico é um importante motor da economia mineira, gerando emprego e renda em diversas regiões do estado”, destaca Fernanda Gonçalves. “É fundamental que o setor continue a investir em infraestrutura, qualificação profissional e promoção dos destinos turísticos, para consolidar Minas Gerais como um dos principais destinos do país”. A economista ressalta ainda que o aquecimento do pré-carnaval em Minas Gerais, contribuiu para o aumento do volume de atividade turística no estado. “O evento, que antecede o carnaval, atraiu turistas de diversas partes do país, impulsionando a economia local e gerando expectativas positivas para o restante do ano”, completa.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 51 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade. Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
Desde 2022, a Federação tem se destacado na agenda pública, promovendo discussões sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A Fecomércio MG trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor em âmbito municipal, estadual e federal. A Federação busca melhores condições tributárias para as empresas e celebra convenções coletivas de trabalho, além de oferecer benefícios que visam o fortalecimento do comércio. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida dos cidadãos e impulsionar a economia mineira.
Por | Wagner Fernando Liberato – Fecomércio MG
Regional
Nutracêuticos: lançamentos e personalização inovam o tratamento de animais de estimação
Médica-veterinária explica os benefícios dos suplementos manipulados e lista os mais prescritos

Reflexo de uma tendência nos hábitos de saúde dos tutores, a busca por uma vida mais saudável para cães e gatos tem impulsionado o uso dos nutracêuticos também na medicina veterinária.
Leia também: NotíciasLares com pets precisam de cuidados especiais na limpeza
Compostos bioativos com alta concentração de partes de alimentos, como frutas, legumes, cereais e verduras, os nutracêuticos atuam na prevenção e no tratamento de doenças. “Os benefícios dos nutracêuticos são amplos, podendo ser prescritos para suprir minerais e vitaminas essenciais na dieta dos animais, prevenir várias doenças infecciosas e processos inflamatórios e até mesmo combater processos degenerativos e sinais clínicos de doenças oncológicas”, explica a médica-veterinária e consultora da rede de farmácias de manipulação veterinária DrogaVET, Farah de Andrade.

A busca por uma vida mais saudável para cães e gatos tem impulsionado o uso dos nutracêuticos também na medicina veterinária / Foto: Vitor Zanfagnini
Os nutracêuticos mais prescritos para cães e gatos
A médica-veterinária alerta que embora os nutracêuticos sejam compostos naturais, eles só devem ser fornecidos aos animais de estimação com orientação profissional e destaca os mais comumente prescritos na rotina médica:
• Condroitina e glucosamina: essenciais para a saúde das articulações, especialmente em cães idosos ou raças predispostas a problemas ortopédicos;
• Ômega 3 (DHA e EPA): auxilia na saúde da pele, pelo, articulações e função cognitiva, além de ter ação anti-inflamatória;
• Probióticos e prebióticos: fundamentais para o equilíbrio da microbiota intestinal, melhorando a digestão e fortalecendo o sistema imunológico;
• Cúrcuma: tem propriedade anti-inflamatória capaz de reduzir a dor causada pela artrite, auxilia no tratamento de inflamações da pele e cicatrização de feridas, além de promover a desintoxicação do fígado e ajudar na prevenção de neoplasias;
• Spirulina: é uma grande aliada no combate à anemia e alergias, melhora o sistema imunológico, controla a obesidade e a diabetes, tem efeito probiótico, melhora a halitose e a incidência de cálculo dentário;
• Betaglucanas: composto anti-inflamatório, que contribui para o equilíbrio da microbiota intestinal e reforça as defesas imunológicas do organismo, além de ter ação antioxidante, que pode reduzir a proliferação e a metástase tumoral e reduzir o colesterol e os níveis de açúcar no sangue;
• Silimarina: possui ação hepatoprotetora e regenerativa, sendo indicada para cães e gatos com doenças hepáticas ou em uso prolongado de medicamentos;
• Triptofano: ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, promovendo um comportamento mais equilibrado nos pets;
• Coenzima Q10: auxilia na saúde cardiovascular e na manutenção da energia celular;
• Colágeno tipo II: usado no tratamento de artropatias não infecciosas e no fortalecimento de cartilagens.
A DrogaVET manipula uma ampla linha de nutracêuticos e, recentemente, agregou à sua linha de fármacos o extrato de folha de papaia, indicado para o tratamento da trombocitopenia, um distúrbio hemostático que provoca alteração no equilíbrio entre a produção e a destruição das plaquetas. “O nutracêutico vem alcançando bons resultados no tratamento da trombocitopenia causada por doenças infecciosas como babesiose, erliquiose, leishmaniose e leptospirose, e também na advinda de tratamento quimioterápico”, comenta Farah.
Outra novidade é a pectina cítrica, uma fibra alimentar solúvel presente, principalmente, na medula das cascas de frutas cítricas, mas não absorvida naturalmente pelo organismo. Quando manipulada como nutracêutico, colabora no tratamento de fibrose cardíaca, renal e hepática, na prevenção de metástases e como quelante natural de metais pesados, indicado especialmente para pets não convencionais com intoxicação por metais presentes em arames galvanizados, ferrugens, bebedouros e comedouros.

A DrogaVET manipula uma ampla linha de nutracêuticos / Foto: Priscilla Fiedler
Benefícios da manipulação de nutracêuticos
A manipulação veterinária tem se tornado uma solução eficaz para personalizar tratamentos, permitindo ajustar a quantidade exata de acordo com o peso e as necessidades do pet, evitando desperdícios e garantindo maior adesão ao tratamento com flavorizantes e formas farmacêuticas variadas. “Biscoitos, xaropes, pastas orais, caldas e molhos são algumas opções de apresentações que podem ser flavorizadas com sabores de preferência do pet, como bacon, frango, leite condensado e pão na chapa, por exemplo”, comenta a veterinária.
A possibilidade de associar diferentes nutracêuticos em um único medicamento facilita a administração, reduzindo o estresse dos animais e os custos para o tutor. Pets com alergias ou intolerâncias podem se beneficiar de formulações livres de ingredientes específicos, como glúten ou lactose. “Investir na combinação de tratamentos e em saúde preventiva e personalizada é proporcionar longevidade e qualidade de vida aos animais”, conclui Farah.
Sobre a DrogaVET
A DrogaVET está sempre em busca de soluções no segmento de manipulação veterinária, respeitando integralmente todos os princípios éticos que regem a produção de medicamentos e a sua aplicabilidade em animais. Pioneira no segmento de farmácias de manipulação, a rede, que surgiu em 2004, já conta com mais de 100 unidades no Brasil, unindo tecnologia, inovação e o conhecimento de uma equipe altamente especializada de farmacêuticos e veterinários. Mais informações no site www.drogavet.com.br.
Por | Josiane Fontana – deepzo
Regional
Arajet fez o primeiro voo histórico para os Estados Unidos
A companhia aérea dominicana pousou no Aeroporto Internacional de Miami com 189 passageiros em um Boeing 737 Max 8 chamado Los Haitises, que tem a bandeira nacional desenhada ao longo da fuselagem da aeronave.

Santo Domingo, República Dominicana. – Arajet, a companhia aérea da República Dominicana realizou com sucesso seu primeiro voo para os Estados Unidos. O voo DM 2100 decolou do Aeroporto Internacional Las Américas (SDQ) em Santo Domingo e pousou no Aeroporto Internacional de Miami (MIA), marcando um marco histórico para a companhia aérea e a indústria da aviação dominicana.
Leia também: Arajet lança 42 conexões em 9 países
Esta conquista foi possível graças ao Acordo de Céus Abertos, que facilita uma maior conectividade entre a República Dominicana e os Estados Unidos.

Foto: Divulgação
O voo transportou 168 passageiros em um Boeing 737 Max 8 chamado Los Haitises, e foi recebido pelas autoridades do aeroporto de Miami, bem como por representantes do governo norte-americano e dominicano.
Arajet voará a partir de hoje 4 vezes por semana entre Santo Domingo e Miami, e a partir do verão aumentará a frequência para 7 voos por semana, bem como adicionará a rota entre Punta Cana e Miami, também com 7 frequências semanais.
A Arajet já transportou mais de dois milhões de passageiros, e essa expansão no mercado americano representa um passo significativo para fortalecer a presença do país na aviação internacional.

Foto: Divulgação
O voo em Santo Domingo foi despedido por Monika Infante CEO da AERODOM e Ariel Yánez em representação da Embaixada dos Estados Unidos na República Dominicana.
Da mesma forma, Arajet reconheceu Pablo Mejía Durán como o primeiro passageiro dominicano a voar para os Estados Unidos com a companhia aérea que expressou seu orgulho com a linha de bandeira dominicana “Tenho orgulho de viajar pela Arajet para visitar minha família em Miami, é nossa companhia aérea dominicana e temos que apoiá-la”.
“Este é um momento transcendental para Arajet e para toda a República Dominicana”, disse Víctor Pacheco Méndez, CEO da Arajet. “Este primeiro voo para a capital da América Latina, Miami, é apenas o começo do nosso compromisso de oferecer opções de viagem eficientes e mais acessíveis para nossos passageiros, conectando esta cidade com todo o continente e promovendo o turismo, negócios e intercâmbios culturais entre as duas nações.”
Em Miami, o voo foi recebido com um jato de água de boas-vindas e comemoração até que a aeronave foi estacionada no Portão E10, onde as bandeiras dominicanas e americanas foram vistas tremulando em sinal de celebração.

Da esquerda para a direita Juan Ricardo Montilla, encarregado do INDEX em Miami; Geanilda Vásquez, Cônsul Geral dominicana em Miami; Victor Pacheco CEO e fundador da Arajet e Ralph Cutié, Director e Chefe Executivo do Aeroporto Internacional de Miami
“Estamos muito orgulhosos de receber a Arajet Airlines e agradecer por MIA ser seu primeiro destino nos Estados Unidos”, expressou Ralph Cutié, diretor e diretor executivo do Aeroporto Internacional de Miami. “Esperamos que seus novos voos atraiam ainda mais visitantes para nossa comunidade e ofereçam aos nossos residentes outra opção acessível para viajar para a República Dominicana.”
Assim mesmo, a Cônsul Geral da República Dominicana em Miami, Geanilda Vásquez, comemorou o voo afirmando: “Este voo é uma conquista que reflete o crescimento do nosso setor de aviação e a crescente conectividade que beneficia tanto os dominicanos quanto aqueles que desejam visitar nosso país. Quero parabenizar as autoridades de aviação de ambos os países, a equipe da Arajet e todos aqueles que tornaram isso possível.”

Monika Infante CEO da AERODOM, Victor Pacheco CEO e fundador da Arajet; Pablo Mejia Duran, primeiro passageiro dominicano a voar para os Estados Unidos; e Valérie Vesque-Jeancard
A expansão da Arajet, que já voou mais de dois milhões de passageiros desde o início de suas operações há 30 meses, para o mercado americano adverte o rápido crescimento do setor de aviação dominicano e sua capacidade de competir globalmente. A companhia aérea continua comprometida em oferecer um serviço de classe mundial, tarifas competitivas e rotas expandidas para atender à crescente demanda dos viajantes.
Para mais informações sobre Arajet, horários de voos e destinos futuros, visite www.arajet.com.
Sobre a Arajet
A Arajet é a principal companhia aérea da República Dominicana, dedicada a fornecer viagens aéreas seguras, confiáveis e acessíveis. Com um forte compromisso com a excelência e a inovação, a companhia aérea continua expandindo sua rede de rotas, conectando a República Dominicana com destinos-chave a nível internacional.
Por | Mariet Espinal – Communications Manager – Arajet S.A.
-
Notícias Corporativas4 dias ago
Círculo Saúde investe em novo Centro de Cardiologia
-
Notícias Corporativas4 dias ago
Kinaxis lança solução de resposta tarifária para ajudar cadeias de fornecimento a se adaptarem à disrupção com confiança
-
Notícias Corporativas4 dias ago
Tecnologia e IA ampliam gestão de fornecedores em 2025
-
Notícias Corporativas4 dias ago
Biomedicina na UniFECAF aborda áreas emergentes
-
Notícias Corporativas4 dias ago
Rigaku e SPERA PHARMA iniciam parceria estratégica para desenvolvimento farmacêutico avançado
-
Notícias Corporativas4 dias ago
Mais de 300 mil passageiros viajam na Rodoviária do Rio a partir de hoje (17/4)
-
Notícias Corporativas4 dias ago
Brain e FCJ firmam parceria para apoiar médias e grandes empresas
-
Notícias Corporativas4 dias ago
Zapper leva à Web Summit 2025 solução de IA para WhatsApp