Conecte-se conosco

Regional

UNIFAL-MG conquista mais duas patentes

Publicado

em

UNIFAL-MG conquista mais duas patentes

UNIFAL-MG conquista mais duas patentes; invenções envolvem tecnologias de grande potencial de aplicação prática na farmacologia.

No mês de março, a UNIFAL-MG conquistou mais duas patentes junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), ambas envolvendo tecnologias de grande potencial de aplicação prática na farmacologia.

Com assessoramento técnico da Agência de Inovação e Empreendedorismo (I9), órgão da Universidade responsável por acompanhar todos os trâmites necessários para cumprir as exigências junto ao INPI, um dos pedidos de patente deferido é o intitulado “Polímero de impressão molecular restrito à ligação com macromoléculas por meio de recobrimento com albumina (RAM-MIP-BSA)”, tecnologia desenvolvida em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

A patente é de autoria dos inventores: professor Eduardo Costa de Figueiredo (Faculdade de Ciências Farmacêuticas/Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da UNIFAL-MG); discente Larissa Meirelles Rodrigues da Silva; professor Álvaro José dos Santos Neto (USP); professor Fábio Herbst Florenzano (atualmente professor na USP) e discente Gabriel de Oliveira Isac Moraes.

Segundo o professor Eduardo, a invenção foi fruto da dissertação de mestrado do discente Gabriel de Oliveira Isac Moraes, com auxílio da aluna de iniciação científica Larissa Meirelles Rodrigues da Silva. “Recordo que os primeiros experimentos foram frustrantes devido à obtenção de materiais de baixa capacidade de exclusão de proteínas, bem como pela dificuldade de confecção das colunas preenchidas a serem utilizadas no sistema de extração on-line. Contudo, depois de muito trabalho e tentativas, o material foi confeccionado, apresentando performance excelente em termos de seletividade de capacidade de exclusão de proteínas. A patente foi depositada, o trabalho foi premiado em evento internacional e o artigo foi publicado em uma revista de grande impacto, sendo hoje um dos trabalhos mais citados do grupo”, conta, informando que houve grande contribuição dos professores Álvaro José dos Santos Neto e Fábio Florenzano da USP.

UNIFAL-MG conquista mais duas patentes

Claudio Viegas Junior, Eduardo Costa de Figueiredo e Gabriel de Oliveira Isac Moraes / Foto: Divulgação

Conforme explica Prof. Eduardo, o material tem grande potencial de aplicação prática porque pode ser utilizado para captura de moléculas específicas em fluidos biológicos complexos como sangue.

“Por exemplo, se um analista necessita quantificar um fármaco no sangue, por cromatografia, não é possível injetar o sangue diretamente no equipamento, devido à grande complexidade desta amostra (principalmente pela presença de proteínas e outras diversas moléculas). Assim, o material pode ser empregado com grande eficiência, porque, quando colocado em contato com o sangue, será capaz de capturar o fármaco de maneira específica (devido à presença de sítios seletivos a este fármaco), e ao mesmo tempo vai excluir as proteínas que estão em grande quantidade no sangue. Ao final do processo, o fármaco que foi capturado e removido do material será analisado eficientemente por cromatografia. Ou seja, o material é capaz de promover uma purificação muito eficiente de amostra complexa, retirando desta amostra basicamente a molécula que se quer analisar”, esclarece.

O professor Eduardo, que orientou a pesquisa, enfatiza que este trabalho estabeleceu em 2013 uma forte linha de pesquisa em materiais de acesso restrito no Laboratório de Análises de Toxicantes e Fármacos da UNIFAL-MG, que já rendeu 17 artigos publicados sobre o assunto e mais duas patentes depositadas.

Para o discente Gabriel, que é também servidor da UNIFAL-MG, a invenção é resultado de luta, estudo e união de ideias. “Quando o professor Eduardo propôs o trabalho, não conseguimos comprar reagentes para tentar fazer algo semelhante ao que já existia na literatura e, por isso, foi preciso improvisar. Neste improviso chegaram o professor Álvaro, com seu conhecimento de RAM, o professor Fábio, com sua experiência em síntese e a aluna Larissa com muita força de vontade e apoio”, compartilha.

Gabriel detalha que como trabalhava no Laboratório de Bioquímica da UNIFAL-MG e tinha uma filha recém-nascida, os trabalhos foram realizados nas madrugadas e finais de semana, pois ainda não existia o Programa de Apoio à Qualificação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação (PROQUALITAE) da Instituição, que inclusive ele ajudou a elaborar tempos depois. “Agradeço a Deus, à minha família, aos meus companheiros nesse trabalho e aos meus colegas de trabalho da UNIFAL-MG, em especial à professora Maísa Brigagão e ao TAE Marco Aurélio por toda força”, destaca.

A outra concessão foi a patente intitulada “Derivados N-Benzil-(-3-O-Acetil)Piperidínicos, composições farmacêuticas contendo os mesmos, e processos para sua preparação”, desenvolvida em parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

Os inventores dessa patente são os pesquisadores: professor Claudio Viegas Junior (Instituto de Química da UNIFAL-MG); professora Marcia Paranho Veloso (Faculdade de Ciências Farmacêuticas/Departamento de Alimentos e Medicamentos da UNIFAL/MG); professora Vanderlan da Silva Bolzani (Unesp); professor Newton Castro (Instituto Ciências Biológicas – UFRJ), e professora Mônica Santos Rocha (UFRJ).

“Esta patente foi depositada em 2007, oriunda de um projeto de pesquisa em que buscamos identificar pequenas moléculas com perfil farmacológico de inibição da acetilcolinesterase, uma enzima-chave na fisiopatologia da doença de Alzheimer. De fato, conseguimos identificar um padrão molecular que vem sendo utilizado até hoje no planejamento de novas moléculas como candidatos a fármacos contra doenças neurodegenerativas, a exemplo da doença de Alzheimer, com resultados muito promissores”, explica Prof. Claudio.

Vale lembrar que a primeira carta-patente conquistada pela UNIFAL-MG em novembro de 2020 é de autoria também do professor Claudio Viegas. A invenção desenvolvida em parceria com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) tratava de um produto que busca proporcionar novos agentes terapêuticos com atividade analgésica e/ou anti-inflamatória, podendo ser útil no tratamento de doenças inflamatórias incluindo neuropatias como a doença de Alzheimer.

As cartas-patentes concedem exclusividade de uso das invenções aos seus titulares, comprovando a finalização do processo e a certificação de que todos os pré-requisitos foram atendidos para a concessão.

Leia também: UNIFAL-MG obtém primeiras concessões de patentes como titular junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial

 

Por | Ana Carolina Araújo – Diretoria de Comunicação Social – Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG

Continuar Lendo
Anúncio
Clieque para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Regional

Cabelos ralos e quebradiços: dicas para recuperar os fios

Saiba quais são as causas mais comuns de cabelos ralos e quebradiços e como reverter o problema com tratamentos personalizados e hábitos de cuidado diários.

Publicado

em

Cabelos ralos e quebradiços
Foto: Divulgação

A presença de cabelos ralos e quebradiços é um forte indício de que os fios não estão saudáveis. Essas manifestações comprometem até mesmo a autoestima. A boa notícia é que, com os cuidados certos, é possível reverter esse quadro e restaurar a vitalidade dos fios. O segredo está em adotar uma rotina capilar estratégica, baseada em produtos adequados e tratamentos personalizados, o que faz toda a diferença para fortalecer os cabelos e estimular o crescimento saudável.

O que causa fios ralos e quebradiços?

Os cabelos podem se tornar ralos e quebradiços por uma série de fatores que envolvem tanto causas externas quanto internas.

A causa externa mais comum é o uso frequente de químicas agressivas, como tinturas, alisamentos e descolorações. Essas substâncias alteram a estrutura dos fios, comprometendo sua resistência, hidratação e elasticidade, o que favorece a quebra.

Além disso, o uso excessivo de ferramentas térmicas, como secador, chapinha e babyliss, também contribui para o enfraquecimento capilar. O calor recorrente e em alta temperatura desidrata os fios e danifica a cutícula protetora, deixando-os vulneráveis a quebras e ao ressecamento.

Outros fatores externos incluem a exposição ao sol sem proteção, banhos muito quentes e a lavagem dos cabelos com produtos inadequados.

Causas internas

Já entre as causas internas, destaca-se o desequilíbrio nutricional. A carência de vitaminas e minerais essenciais, como ferro, zinco, biotina e vitamina D, compromete a saúde do couro cabeludo e o ciclo de crescimento capilar.
As alterações hormonais também são causas comuns de alterações capilares, especialmente em fases como o pós-parto, a menopausa ou devido a distúrbios da tireoide, que provocam queda acentuada dos fios.

Como tratar e recuperar os cabelos danificados?

A recuperação dos cabelos ralos e quebradiços requer uma abordagem multifatorial, incluindo a escolha correta de produtos, a adoção de hábitos saudáveis e o acompanhamento com profissionais especializados, sempre que necessário.

Um plano de cuidados bem estruturado tem o potencial de reverter danos e fortalecer os fios desde a raiz.

Escolha de produtos e tratamentos fortalecedores

O primeiro passo para cuidar de cabelos fragilizados é investir em xampus e tratamentos específicos para fortalecimento. É importante optar por xampus com ação suave, sem sulfatos agressivos, que limpam o couro cabeludo sem remover em excesso a oleosidade natural. Isso preserva a barreira de proteção dos fios e evita o ressecamento.

Além disso, o uso de tônicos capilares e loções de tratamento aplicadas diretamente no couro cabeludo pode potencializar os resultados. Essas fórmulas agem na ativação da microcirculação, favorecendo a chegada de nutrientes aos folículos pilosos e estimulando o crescimento de fios novos e mais fortes.

Cronograma capilar

O cronograma capilar é uma das ferramentas mais eficazes para recuperar cabelos ralos e quebradiços. Ele se baseia em três pilares: hidratação, nutrição e reconstrução.
Cada uma dessas etapas tem um papel essencial na restauração dos fios e deve ser incluída na rotina de cuidados conforme a necessidade dos cabelos.

Hidratação

A hidratação repõe a água perdida pela fibra capilar, devolvendo maciez e maleabilidade aos fios. Ela é especialmente importante para cabelos ressecados, que se quebram com facilidade. O mais recomendado são máscaras hidratantes com ativos como aloe vera e pantenol.

Nutrição

A nutrição visa repor os lipídios, ou seja, as gorduras naturais que mantêm os fios protegidos e com brilho. Óleos vegetais, como argan, coco e abacate são excelentes aliados na nutrição capilar. Eles restauram a camada lipídica dos fios, diminuem o frizz e evitam a perda de água.

Reconstrução capilar

Já a reconstrução é responsável por repor as proteínas, especialmente a queratina, que compõem a estrutura do fio. Esse tratamento é essencial para cabelos que passaram por processos químicos ou estão muito danificados, mas deve ser realizado com moderação, pois o excesso pode deixar os fios rígidos e quebradiços.

Cuidados diários para evitar a quebra

Quando os cabelos estão sensíveis alguns hábitos diários precisam ser revistos. Ao desembaraçar os fios, por exemplo, eles devem estar úmidos, utilizar um pente de dentes largos, aplicar creme para pentear e começar pelas pontas, subindo até a raiz com movimentos suaves.

A aplicação do protetor térmico é outro cuidado indispensável antes de usar secador, chapinha ou babyliss, pois ele cria uma barreira protetora que reduz os danos causados pela alta temperatura.

Cuidados com cabelos sensíveis

Com os cabelos sensíveis é importante evitar prender os fios com força excessiva ou elásticos muito apertados, que podem causar tração e causar quebra.

A saúde capilar está diretamente relacionada a uma alimentação equilibrada, rica em proteínas, ferro, zinco, vitaminas do complexo B e antioxidantes, o que contribui para o fortalecimento dos fios.

Os cuidados diários são essenciais para prevenir e reverter o aspecto ralo e quebradiço dos fios, sendo indispensável buscar ajuda especializada se as manifestações se intensificarem.

Ainda que a calvície não esteja relacionada com hábitos, a queda capilar pode intensificar o problema, sendo fundamental acompanhamento especializado para controle e reversão do problema.

 

Por | Giovanna Angeli – SEO Marketing

Continuar Lendo

Regional

Café: Paixão Nacional que Faz Bem para o Corpo e a Mente

Dia Nacional do Café – 24 de Maio

Publicado

em

Café
Foto: Divulgação / Freepik

Quente, gelado, expresso, coado, puro, com leite, na sobremesa ou até dando aquele toque especial em receitas salgadas, o café é unanimidade entre os brasileiros. Seu aroma desperta a sensação de bem-estar e aconchego. Mas nem todos os cafés são iguais: tudo depende do plantio, do processo de fabricação e, até mesmo, da forma como a bebida é preparada e servida.

São várias as datas para homenagear o grão, mas, aqui no Brasil, o Dia Nacional do Café é comemorado em 24 de maio e foi instituído em 2005 pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) para celebrar o início da colheita nas principais regiões cafeeiras do país – como o Sul de Minas e o Cerrado Mineiro. Também é dedicado ao barista, profissional que domina a arte de extrair o melhor do grão.

Enfim, o café é, indiscutivelmente, uma paixão nacional e o consumo por aqui é, em média, 1.430 xícaras por ano. Além de ser um hábito cultural – no café da manhã, após as refeições ou naquele momento de pausa durante o dia -, também traz benefícios para a saúde.

O grão possui propriedades nutracêuticas, eficazes para aprimorar a atenção, a concentração, a memória e o aprendizado. O Prof. Dr. Durval Ribas Filho explica que a cafeína é a principal substância do café e não é 100% inofensiva, embora contribua para várias funções do nosso organismo.

“É um estimulante do sistema nervoso central que pode interferir no funcionamento do cérebro e do resto do corpo, de forma positiva ou negativa, de acordo com a dose”, detalha o médico nutrólogo, Fellow da The Obesity Society – TOS (EUA), presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e docente da pós-graduação CNNUTRO.

Ele ainda alerta que “aquela vontade exagerada de tomar café pode ser uma dependência mais psicológica do que biológica, pois muitas pessoas associam a bebida à maior disposição e energia, especialmente em momentos de estresse. A rápida absorção da cafeína é que traz essa sensação de bem-estar e, com o não consumo, surgem sintomas de abstinência.”

E lembra: “a cafeína não está apenas na xícara de café, mas também na composição de outros alimentos, como refrigerantes tipo cola, bebidas energéticas, chás (verde, mate e preto), chocolate, suplementos alimentares para treino e até medicamentos.”

O que nosso cafezinho tem de melhor:

• Amigo do coração
Rico em antioxidantes, o café ajuda na circulação sanguínea e pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, quando consumido com moderação.
• Cérebro mais ativo e menos depressão
Estimula a liberação de substâncias como dopamina e adrenalina, melhorando foco, memória e bem-estar, além de reduzir riscos de doenças neurodegenerativas.
• Mais energia e melhor desempenho
A cafeína combate o cansaço, aumenta a disposição e contribui para a performance física e mental.
• Excesso faz mal
Altas doses de cafeína podem causar ansiedade, insônia, arritmias e até efeitos mais graves, variando conforme o organismo de cada pessoa.
• Consumo consciente
A recomendação para adultos saudáveis é de até 400 mg de cafeína por dia – cerca de quatro xícaras de café coado, considerando outras fontes de cafeína.
• Sem açúcar é melhor
Evitar o açúcar no café pode ajudar a prevenir o diabetes tipo 2 e favorecer o controle da glicose e da sensibilidade à insulina.
• Hora certa para tomar
Prefira tomar até o meio da tarde, pois a cafeína pode prejudicar o sono. Também pode interferir na absorção de ferro e cálcio.
• Tipos e teores de cafeína
O expresso tem mais cafeína por volume que o coado. O descafeinado é uma opção para quem quer evitar a substância, sem abrir mão do sabor.
• Café fresco sempre
Após 30 minutos do preparo, o café começa a oxidar, perdendo sabor e podendo causar desconfortos gastrointestinais.
• Quem deve evitar
Não é recomendado para gestantes, lactantes, crianças, pessoas com ansiedade, insônia, refluxo, doenças cardíacas ou glaucoma, salvo orientação médica.

 

Por | Edna Vairoletti – ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia)

Continuar Lendo

Regional

Fecomércio MG: Turismo em Minas Gerais acelera em março, contrariando tendência nacional

Publicado

em

Turismo em Minas Gerais

Minas Gerais demonstra resiliência no setor de turismo, apresentando um crescimento de 1,0% no volume de atividade turística em março de 2025 em comparação com fevereiro, conforme análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG com base nos dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE. Esse resultado positivo contrasta com o desempenho nacional, que registrou uma retração de 0,2% no mesmo período. “Observamos uma dinâmica interessante no turismo mineiro neste mês de março. Enquanto o Brasil sentiu um leve recuo, Minas Gerais mostrou recuperação, impulsionando possivelmente, por fatores regionais e eventos específicos”, explica a economista da Fecomércio MG, Fernanda Gonçalves.

Na comparação anual (março de 2025 frente a março de 2024), o estado mineiro também apresentou aceleração, com um aumento de 0,9%, superando o crescimento de 0,3% observado no ano anterior. Em âmbito nacional, a alta foi mais expressiva, atingindo 5,8%. “Apesar de o crescimento anual em Minas ser menor que a média do país, é importante notar a melhora em relação ao ano passado. Isso indica uma trajetória de recuperação e fortalecimento do setor no estado”, avalia Fernanda Gonçalves.

No acumulado do ano (janeiro a março de 2025), Minas Gerais registra uma expansão de 0,8% no volume de atividade turística, enquanto o Brasil acumula uma alta de 5,4%. Ao analisar o desempenho em um horizonte de 12 meses (abril de 2024 a março de 2025), Minas Gerais ocupa a décima primeira posição entre os estados. “O desempenho acumulado em 12 meses sugere um aquecimento gradual do turismo em Minas, impulsionado, em parte, pelo período do carnaval. Isso reforça a necessidade de investimentos contínuos em infraestrutura e promoção para consolidar e ampliar o potencial turístico do estado”, conclui Fernanda Gonçalves. A análise da Fecomércio MG ressalta a importância de monitorar de perto os indicadores do turismo para identificar oportunidades e desafios para o desenvolvimento do setor em Minas Gerais.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 51 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade. Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.

Desde 2022, a Federação tem se destacado na agenda pública, promovendo discussões sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A Fecomércio MG trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor em âmbito municipal, estadual e federal. A Federação busca melhores condições tributárias para as empresas e celebra convenções coletivas de trabalho, além de oferecer benefícios que visam o fortalecimento do comércio. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida dos cidadãos e impulsionar a economia mineira.

 

Por | Wagner Fernando Liberato – Fecomércio MG

Continuar Lendo

Em Alta

...
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.