Conecte-se conosco

Notícias Corporativas

Tecnologia brasileira ajuda idosos a manter a hidratação

Com lembrete sonoro, o equipamento nacional, criado a partir das observações de cuidadores, pode reduzir riscos de infecções urinárias entre idosos

Publicado

em

Tecnologia brasileira ajuda idosos a manter a hidratação

Manter a hidratação adequada pode ser um hábito que é esquecido por muitos idosos, especialmente em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) ou residências onde dependam de cuidadores. Pensando nisso, a empresa brasileira de automação Psiu Sem Fio desenvolveu um novo dispositivo sonoro, o Psiu Hora da Água, que emite lembretes de voz nos horários programados, para lembrar a ingestão de água.

Compacto e de uso imediato, esse equipamento foi criado com mensagens digitais programadas que dizem “Hora da Água”, cinco vezes ao dia (10h, 14h, 16h, 18h e 21h). Seu objetivo é lembrar cuidadores e os próprios residentes sobre o momento certo de ingerir o líquido, reduzindo os riscos associados à desidratação. Este produto é bivolt, com 8,5 cm x 6,5 cm x 4,5 cm, e não depende de painéis de controle. Para começar a funcionar, basta inserir o plug de pinos na tomada.

Segundo o CEO da Psiu Sem Fio, José Rubens de Almeida, o equipamento pode ser personalizado durante a fabricação, tanto com novos horários de aviso, quanto com mensagens de voz escolhidas pelo próprio cliente. “A hidratação do idoso precisa ser ativa. Não podemos esperar que ele sinta sede. É necessário oferecer água regularmente para sua saúde e prevenção de problemas mais graves. Ter um equipamento de fácil manuseio para auxiliar nesse momento faz diferença”, explica Almeida.

De acordo com ele, a ideia do produto surgiu a partir de visitas técnicas a clientes e conversas com cuidadores e outros profissionais de saúde. “A gente ouve com frequência as dificuldades que os cuidadores enfrentam na prática. Por isso, para desenvolvermos nossa tecnologia, nos comunicamos sempre com os potenciais usuários”, explica ele.

A coordenadora e responsável técnica do Abrigo São Francisco de Assis, em Salvador, Michele Alexandria, foi uma das primeiras a adotar o equipamento e observou resultados positivos em pouco tempo. “Conseguimos, com o sistema, conscientizar os idosos sobre a importância da ingestão de água e inserir esse uso periódico na rotina deles. Em apenas dois meses, não registramos mais casos de infecção urinária e a pele dos nossos residentes está visivelmente mais hidratada”, relata Michele.

A falta de hidratação adequada é um problema comum e perigoso na terceira idade. Em casas de repouso, são frequentes as infecções urinárias por falta de hidratação apropriada e, desta forma, a tecnologia visa colaborar inclusive na prevenção até daqueles casos mais graves que possam levar o idoso à hospitalização.

Além do lembrete padrão, a Psiu Sem Fio já estuda lançar versões com novos alertas, como “Hora do banho”, “Tomar remédio”, “Café da manhã”, entre outras possibilidades. O intuito é transformar o produto em uma central de apoio auditiva para rotinas assistidas.

Notícias Corporativas

Tecno it ganha destaque na mídia por soluções avançadas

Empresa brasileira é apontada como aliada de grandes corporações no Brasil e fora na execução de planos de transformação digital bem sucedidos, auxiliando negócios a acessarem potencial lucrativo inexplorado

Publicado

em

por

Tecno it ganha destaque na mídia por soluções avançadas

A transformação digital se tornou a pedra fundamental no crescimento sustentável de grandes negócios ao redor do mundo. Dados apurados pela alemã Statista estimam que os investimentos globais em todos os projetos relacionados ao uso de tecnologia da informação nos negócios já ultrapassam a marca de US$ 5.7 trilhões. É nesse cenário que a Tecno it, empresa brasileira especializada na integração de soluções personalizadas de TI, tem ganhado destaque na mídia pelo trabalho realizado com grandes empresas que precisam incorporar tecnologia às suas estruturas. Recentemente, a Tecno it figurou em uma renomada publicação de negócios, posicionada como uma parceira estratégica para organizações que precisam de foco em escalabilidade, inteligência operacional e geração de valor por meio de soluções tecnológicas.

No artigo, ganhou destaque o papel essencial da transformação digital no crescimento sustentável de grandes negócios ao redor do mundo, com consultorias como McKinsey e International Data Corporation (IDC) reforçando a tese de que investir em tecnologia da informação é uma das ações mais efetivas para ampliar margens operacionais, explorar novos mercados e garantir vantagem competitiva. Contudo, os dados dessas entidades também pontuam que apenas 35% dos projetos atuais de transformação digital são bem-sucedidos. Isso reforça que ter a parceria certa faz toda a diferença. Nesse contexto, a Tecno it surge como um elo decisivo entre estratégia e execução.

“Ser reconhecido por uma publicação tão influente no mundo dos negócios como parceiro das grandes corporações e projetos bilionários reforça nosso compromisso com a inovação tecnológica e com a geração de resultados concretos para nossos clientes”, afirma Ibrahim Boufleur, CEO da Tecno it. “A abordagem envolve o desenho de arquiteturas tecnológicas que combinem segurança, performance e escalabilidade, sempre de acordo com a complexidade e os objetivos específicos de cada estrutura empresarial”, completa.

Tecnologia como motor de crescimento

Atuando há mais de uma década no mercado, a Tecno it figura entre os líderes do setor por desenvolver e integrar soluções que atendem desde grandes indústrias privadas até iniciativas do setor público e projetos de cidades inteligentes.

Nesse sentido, outro ponto relevante abordado na publicação mencionando a Tecno it é como esse perfil se alinha ao cenário global em que grandes bilionários como Musk e Gerdau, por exemplo, têm em comum o uso estratégico da tecnologia como motor de seus impérios. Assim, empresas brasileiras que desejam atingir novos patamares de lucratividade e escala global têm se inspirado nesses nomes e encontram na integradora brasileira uma parceira para enfrentar os desafios da era digital.

“Há muito tempo a tecnologia deixou de ser um suporte operacional. Ela é parte central da estratégia de negócio e os nomes por trás dos maiores negócios e fortunas do mundo sabem disso”, ressalta Boufleur. “Nossa missão é transformar a complexidade tecnológica em oportunidades concretas de crescimento para nossos clientes. E é gratificante ver esse trabalho reconhecido por um veículo tão importante”, completa o CEO.

Continuar Lendo

Notícias Corporativas

Visagismo e coloração pessoal ganham força nos salões

Técnicas que integram análise visual e planejamento estético conquistam espaço entre profissionais e consumidores

Publicado

em

por

Visagismo e coloração pessoal ganham força nos salões

O setor de beleza no Brasil vive uma fase de forte expansão e reinvenção. De acordo com o Sebrae, mais de 180 mil novos microempreendedores individuais (MEIs) foram registrados no segmento em 2023, consolidando a área como uma das mais promissoras para quem deseja empreender com criatividade e foco técnico. Em meio a esse crescimento, técnicas como o visagismo e a coloração pessoal também aparecem para oferecer serviços relacionados à construção da imagem a partir das características e intenções individuais de cada cliente.

Um dos profissionais que atua com visagismo e coloração pessoal é a cabeleireira Karen Marchiori, que desenvolve atendimentos com foco na adequação da imagem à identidade de cada cliente. Ela possui formação pela Academia Pivot Point e especializações em colorimetria pelas marcas Wella e L’Oréal. Também tem capacitação em corte com base nas técnicas de Vidal Sassoon e em visagismo com Philipe Hallawell.

Entre os métodos que aplica, está a técnica desenvolvida por ela, chamada LOW WICKS, voltada principalmente para mulheres que buscam um visual prático, moderno e de baixa manutenção. A técnica tem o objetivo de proporcionar uma aparência natural e elegante, com a vantagem de uma transição suave ao longo do tempo, sem marcação perceptível na raiz. Isso permite que os retoques sejam mais espaçados — a cada 6, 8 ou até 12 meses — resultando em menos visitas ao salão e maior cuidado com a saúde dos fios.

“Com a técnica LOW WICKS, a cliente não apenas mantém um visual impecável, mas também cuida da saúde do cabelo”, explica Karen. Ela destaca que o público que mais procura o método são mulheres entre 25 e 45 anos, geralmente profissionais ocupadas, mães ou pessoas com um estilo de vida dinâmico que valorizam conveniência e estética ao mesmo tempo.

Karen também realiza consultas de visagismo, nas quais identifica o formato do rosto, o nível de contraste (alto, médio ou baixo) e a temperatura da pele (quente, fria ou neutra). A partir dessa análise, define as cores que melhor harmonizam com cada pessoa, considerando tanto a aparência quanto os objetivos de imagem expressos por quem busca o atendimento.

“Além do visagismo, também uso bastante análise de coloração pessoal aplicada ao vestuário e extensões capilares de aparência natural, com foco na compatibilidade entre fios e textura original”, destaca.

A profissional ainda aponta que aspectos como escuta ativa, adaptação técnica e planejamento visual são parte essencial do processo de atendimento. “Busco reunir as informações necessárias para propor soluções que estejam alinhadas com as necessidades e intenções de cada cliente. A análise personalizada permite que as decisões estéticas estejam fundamentadas em critérios técnicos, não apenas em tendências externas”, afirma.

Segundo ela, três frentes têm ganhado destaque entre os atendimentos mais procurados: visagismo aprofundado, coloração pessoal e serviços voltados à transição dos fios brancos. “São áreas que têm apresentado grande demanda por parte de quem busca equilíbrio entre aparência e identidade pessoal, com mais praticidade e preservação da saúde capilar”, acrescenta.

Continuar Lendo

Notícias Corporativas

Grupo Adali anuncia novo ecossistema de tecnologia jurídica

O ecossistema, que reúne as plataformas Correspondente Dinâmico, Adv Dinâmico e Central do Direito, visa oferecer uma jornada completa e integrada na área jurídica

Publicado

em

por

Grupo Adali anuncia novo ecossistema de tecnologia jurídica

Com o intuito de transformar o mercado jurídico no Brasil, o Grupo Adali apresenta um novo ecossistema de tecnologia que integra soluções pensadas com o objetivo de simplificar e potencializar a atuação dos profissionais do setor. Com as marcas Correspondente Dinâmico, Adv Dinâmico e Central do Direito, o grupo busca atender às principais necessidades de profissionais do direito e cidadãos, em todas as regiões do país.

De acordo com Priscila Pinheiro, advogada e CEO do Grupo Adali, o propósito da plataforma é democratizar o acesso à justiça e promover mais eficiência e competitividade no mercado jurídico brasileiro. “Criamos soluções pensadas para otimizar rotinas operacionais e fomentar a qualificação contínua dos profissionais, conectando oportunidades e facilitando o dia a dia da prática jurídica”, destaca.

“Nossa ideia é construir um ecossistema cada vez mais integrado, que simplifique processos, aumente a produtividade e torne a prática jurídica mais eficiente e competitiva para todos, do pequeno escritório aos grandes players institucionais”, acrescenta a advogada.

A inteligência artificial (IA) está no centro das iniciativas do grupo, permitindo a análise de perfis em tempo real, a curadoria de conteúdos confiáveis e a automação de tarefas repetitivas. Além disso, as soluções são desenvolvidas para serem intuitivas e escaláveis, com foco na experiência do usuário e na integração com sistemas já utilizados pelo meio jurídico.

De acordo com Gian Nunes, co-fundador do Grupo Adali e especialista em tecnologia, as soluções são desenvolvidas com tecnologias avançadas e por experts do setor, sempre com foco em usabilidade, performance e escalabilidade. “Entre os projetos em desenvolvimento, cito a funcionalidade de consulta processual automatizada e a expansão da Central do Direito, que incluirá novos formatos de aprendizado e distribuição personalizada de conteúdos jurídicos.”

“Todos os produtos são pensados para atender às demandas de um mercado em transformação, no qual tecnologia e Direito caminham juntos para oferecer maior eficiência e resultados”, completa o especialista.

Adoção de IA em atividades jurídicas

O estudo Impacto da IA Generativa no Direito aponta que 55,1% dos entrevistados já utilizam a ferramenta em suas atividades profissionais, principalmente para análise e resumo de documentos, criação de peças jurídicas e pesquisas de doutrina e jurisprudência.

Acompanhando essa tendência, o Grupo Adali aplica a IA de forma estratégica em suas plataformas, buscando otimizar a conexão entre demandas e profissionais de maneira personalizada.

“Com automação e integração via APIs, o Correspondente Dinâmico organiza automaticamente as oportunidades de trabalho, segmentando-as por região de atendimento e especialidade jurídica. Essa funcionalidade permite que os profissionais visualizem apenas as demandas relevantes”, explica Nunes.

No entanto, para a advogada e CEO do grupo, a dificuldade de acesso à informação jurídica ainda é um obstáculo para grande parte da população. “No Adv Dinâmico, utilizamos a Inteligência Artificial para democratizar esse acesso oferecendo a consulta e o monitoramento de processos, além de conectar cidadãos, empresas e advogados”.

“Além disso, um dos principais desafios é a resistência cultural à mudança, por se tratar de uma área tradicional. Muitos profissionais ainda enxergam a tecnologia como uma ameaça à prática jurídica, e não como uma aliada estratégica. Isso gera barreiras à adoção de novas ferramentas, mesmo quando os ganhos de eficiência são evidentes”, ressalta Pinheiro. A título de exemplo, ela cita a Central do Direito, que entrega de forma centralizada as principais notícias da área vindas de fontes oficiais.

Embora a complexidade regulatória brasileira exija que as inovações estejam sempre atualizadas e juridicamente seguras, a advogada alega que a integração com sistemas antigos é um problema que precisa ser enfrentado: “Isso nos obriga a criar soluções escaláveis e flexíveis ao mesmo tempo.”

Projetos em andamento

Atento às demandas do mercado jurídico e às oportunidades que a tecnologia oferece para torná-lo mais eficiente, o Grupo Adali está desenvolvendo projetos estratégicos de consulta processual automatizada e integrada a tribunais, que permitirá aos usuários monitorar andamentos de forma centralizada.

“A ideia é facilitar o acompanhamento de processos diretamente pela plataforma, reduzindo o tempo gasto com buscas manuais e garantindo que nenhum movimento processual importante passe despercebido. Também estamos expandindo nossas APIs e conectores para integrar nossas soluções com os principais sistemas já utilizados e incorporando IA de forma transversal em todas as nossas soluções, com o objetivo de elevar a produtividade, a personalização e a experiência dos usuários”, explica Pinheiro.

De acordo com o especialista em tecnologia, Gian Nunes, novas funcionalidades também baseadas em IA já estão em desenvolvimento para trazer mais inovação e transformar a área jurídica no Brasil. 

“Esses projetos têm como premissa reforçar nosso desejo de não apenas acompanhar o setor jurídico, mas liderar sua transformação com soluções tecnológicas que façam sentido na prática e que acompanhem a realidade dos profissionais em todo o país”, conclui.

Para saber mais, basta acessar: https://grupoadali.com.br/

Continuar Lendo

Em Alta

...
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.