Notícias
Novos dados clínicos sobre o Vuse ilustram o impacto benéfico da redução de danos causados pelo tabaco para a saúde pública
Um grande estudo mostra que consumidores adultos que usam a marca de cigarro eletrônico Vusei da BAT demonstraram resultados significativamente melhores em biomarcadores relevantes para doenças relacionadas ao tabagismo do que fumantesNíveis mais baixos de substâncias tóxicas da fumaça do cigarro classificadas como prejudiciais ou potencialmente prejudiciaisii foram encontrados em participantes que usam o Vuse, exclusivamente em comparação com fumantesO estudo aumenta a evidência científica em torno dos cigarros eletrônicos como uma categoria de produtos de risco reduzido* e destaca o valor do Vuse na redução de danos do tabacoOs resultados destacam a contribuição dos produtos de vaporização para a redução de danos do tabaco e reforçam o compromisso da BAT em criar A Better Tomorrow™ reduzindo o impacto de seus negócios na saúde
Novos resultados de um dos maiores estudos de produtos de vaporização de todos os tempos, que analisou o Vuse, principal marca de cigarros eletrônicos da BAT, foram publicados na revista Internal and Emergency Medicine (https://link.springer.com/article/10.1007/s11739-023-03294-9).
Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20230530005327/pt/

One of the largest ever vapour product studies compared clinical measurements from exclusive Vuse consumers with smokers (Graphic: Business Wire)
O estudo comparou medições clínicas de consumidores exclusivos do Vuse com fumantes. Os resultados mostram que os consumidores do Vuse participantes tiveram diferenças favoráveis em biomarcadores de exposição (BoE) e biomarcadores de dano potencial (BoPH) relevantes para doenças relacionadas ao tabagismo quando comparados a fumantes.
Os usuários do Vuse mostraram biomarcadores de exposição significativamente mais baixos para substâncias tóxicas prioritárias da fumaça do cigarro, conforme definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS)iii. Os dados também mostraram diferenças favoráveis entre consumidores do Vuse e fumantes em todos os biomarcadores de danos potenciais medidos, sendo três estatisticamente significativos.
James Murphy, diretor de Pesquisa e Ciência da BAT, disse: “A vaporização continua crescendo em importância, pois os fumantes adultos buscam produtos alternativos de nicotina com risco reduzido. É por isso que esses resultados são tão importantes para o Vuse, a BAT e consumidores, pois nos permitem entender melhor o impacto positivo da vaporização no mundo real em comparação com o cigarro convencional. A pesquisa mostra uma clara diferença entre os usuários do Vuse em comparação com os fumantes e reforça o potencial de risco reduzido e o papel dos cigarros eletrônicos na redução de danos do tabaco.”
“Gostaria de agradecer a todos que participaram e ajudaram a realizar este estudo. É mais um passo importante em nossa jornada para a criação de um amanhã melhor.”
Os produtos de vaporização são os produtos alternativos de tabaco e nicotina mais amplamente estudados e aceitos no mundo todo. Os dados científicos de produtos de vaporização da BAT foram publicados em mais de 80 periódicos revisados por pares e aumentam o peso das evidências que apoiam o papel da categoria na redução de danos do tabaco. A natureza transversal inovadora deste estudo – que é um dos maiores estudos de produtos de vaporização de todos os tempos – fornece informações importantes sobre o impacto dos cigarros eletrônicos na saúde no mundo real.
Vuse é a marca de vaporização número 1 no mundoiv em participação de mercado e a primeira marca internacional de vaporização neutra em carbonov. Os produtos Vuse estão disponíveis em 33 mercados, com mais de 10 milhões de consumidores no mundo todo.
FIM
Nota aos editores
Com base nos biomarcadores medidos, em comparação com os fumantes, os consumidores do Vuse que usam o produto exclusivamente mostraram:
- Níveis significativamente mais baixos de todos os biomarcadores de exposição medidos a substâncias tóxicas prioritárias da fumaça do cigarro, conforme definido pela OMS.
- Diferenças favoráveis significativas em três biomarcadores de danos potenciais ligados ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares (11-dTX B2, COHb e sICAM-1)
- Níveis mais baixos de biomarcadores de dano potencial (WBC e 8-epi-PGF2α) para inflamação geral e estresse oxidativo e
- Diferenças favoráveis em um biomarcador de dano potencial (HDL) relevante para doenças cardiovasculares
- Diferenças favoráveis em um biomarcador de dano potencial (FeNO) relevante para a saúde pulmonar
Sobre este estudo
Este estudo clínico de consumidores do Vuse participantes, fumantes, ex-fumantes e nunca fumantes fornece uma análise abrangente de 17 biomarcadores de exposição (BoE) a substâncias tóxicas prioritárias da fumaça do cigarro, biomarcadores de dano potencial (BoPH) e medidas fisiológicas relevantes para condições cardiovasculares, doenças respiratórias e câncer.
Os participantes residiam no Reino Unido, com idade entre 19 e 55 anos e boa saúde geral. Quatro grupos diferentes foram inscritos e estudados.
Estes compreendem:
- Fumantes atuais que fumaram por pelo menos um ano antes da triagem
- Consumidores exclusivos do Vuse (ePod e/ou ePen3) por pelo menos seis meses
- Ex-fumantes que pararam de fumar há pelo menos seis meses
- Nunca fumantes
Todos os participantes foram rastreados quantoàcotinina urinária, um biomarcador para exposiçãoànicotina, e monóxido de carbono exalado para confirmar o consumo de nicotina informado e sua condição de fumante. Os grupos de consumidores exclusivos do Vuse e ex-fumantes também foram testados para o biomarcador CEVal, a fim de garantir que não fumaram cigarros durante os seis meses anteriores.
Além da ampla gama de BoE e BoPH avaliados, outra vantagem deste projeto de estudo foi o número relativamente grande de participantes (n-213 recrutados), maior do que qualquer estudo de vaporização anterior deste tipo.
Ao contrário dos estudos longitudinais em que os participantes frequentam várias consultas clínicas durante um longo período de tempo, os participantes deste estudo fizeram uma única visita clínica durante a noite, onde os médicos analisaram sua respiração, urina e sangue para medir o BoE e o BoPH e fizeram outras medições clínicas relevantes para a saúde.
Os participantes usaram seus próprios produtos Vuse e marcas de cigarro e usaram o produto durante o período de estudo de 24 horas seguindo a rotina que estão acostumados. Os padrões de uso dos participantes e o consumo geral não foram controlados durante o estudo, pois o objetivo era avaliar os impactos medidos entre as pessoas que usam os produtos de maneira “natural” e não de maneira controlada.
Sobre a BAT
A BAT é uma empresa líder de bens de consumo em várias categorias com o objetivo de criar A Better Tomorrow™, reduzindo o impacto de seus negócios na saúde, oferecendo uma maior variedade de produtos agradáveis e menos arriscados para os consumidores adultos.
A empresa continua deixando claro que os cigarros combustíveis representam sérios riscosàsaúde e a única maneira de evitar estes riscos é não começar ou parar. A BAT incentiva aqueles que, de outra forma, continuariam fumando a mudar completamente para alternativas de risco reduzido cientificamente comprovadas*†. Para oferecer isso, a BAT está se transformando em um negócio de produtos de consumo em várias categorias verdadeiramente centrado no consumidor.
A ambição da BAT é ter 50 milhões de consumidores de seus produtos não combustíveis até 2030 e gerar £ 5 bilhões em receitas de novas categorias até 2025. A BAT estabeleceu metas de ESG abrangentes, incluindo alcançar a neutralidade de carbono para os escopos 1 e 2 até 2030, eliminar o plástico de uso único desnecessário e tornar todas as embalagens plásticas reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025.
A BAT emprega mais de 50 mil pessoas. O Grupo BAT gerou receita de £ 27,65 bilhões em 2022 e lucro operacional de £ 10,5 bilhões.
O portfólio estratégico da empresa é composto por suas marcas internacionais de cigarros e uma linha crescente de produtos de tabaco e nicotina de risco reduzido*† e produtos tradicionais de tabaco não combustível. Estes incluem produtos de vaporização, produtos de aquecimento de tabaco, produtos orais modernos, incluindo bolsas de nicotina sem tabaco, bem como produtos orais tradicionais, como snus e rapé úmido. Em 2022, tivemos 22,5 milhões de consumidores de nossos produtos não combustíveis, um aumento de 4,2 milhões em relação ao ano de 2021.
* Com base no peso da evidência e assumindo uma mudança completa do tabagismo. Estes produtos não são isentos de riscos e são viciantes.
† Nossos produtos vendidos nos EUA, incluindo Vuse, Velo, Grizzly, Kodiak e Camel Snus, estão sujeitosàregulamentação da Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos EUA e nenhuma alegação de risco reduzido será feita a estes produtos sem autorização da FDA.
Este comunicadoàimprensa não pretende ser um material promocional de nenhum produto. Esta atualização refere-se a novos dados científicos e não se destina a um mercado específico. Destina-se a fornecer mais evidências científicas para apoiar nossos produtos.
Declarações prospectivas
Este comunicado contém certas declarações prospectivas, incluindo declarações “prospectivas” feitas dentro do significado da Lei de Reforma de Litígios sobre Títulos Particulares (Private Securities Litigation Reform Act) dos Estados Unidos de 1995. Estas declarações são frequentemente, mas nem sempre, feitas por meio do uso de palavras ou frases como “acreditar”, “antecipar”, “poderia”, “pode”, “iria”, “deveria”, “pretende”, “planeja”, “potencial”, “prever”, “irá”, “esperar”, “estimar”, “projetar”, “posicionar”, “estratégia”, “perspectiva”, “alvo” e expressões semelhantes. Isso inclui declarações sobre nossa ambição de meta de cliente, metas de receita de novas categorias e nossas metas de ESG.
Todas estas declarações prospectivas envolvem estimativas e suposições que estão sujeitas a riscos, incertezas e outros fatores. Acredita-se que as expectativas refletidas neste comunicado sejam razoáveis, mas podem ser afetadas por uma série de variáveis que podem fazer com que os resultados reais difiram materialmente daqueles atualmente previstos. Uma revisão das razões pelas quais os resultados e desenvolvimentos reais podem diferir materialmente das expectativas divulgadas ou implícitas nas declarações prospectivas pode ser encontrada consultando as informações contidas nos títulos “Declaração cautelar” e “Riscos principais do grupo” no Relatório Anual de 2021 e no Formulário 20-F da British American Tobacco p.l.c. (BAT).
Informações adicionais sobre estes e outros fatores podem ser encontradas nos arquivos da BAT juntoàComissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), incluindo o Relatório Anual no Formulário 20-F e os Relatórios Atuais no Formulário 6-K, que podem ser obtidos gratuitamente no site da SEC, em http://www.sec.gov, e nos relatórios anuais da BAT, que podem ser obtidos gratuitamente no site da BAT, em www.bat.com.
O desempenho passado não é um guia para o desempenho futuro e as pessoas que precisam de aconselhamento devem procurar um consultor financeiro independente. As declarações prospectivas refletem o conhecimento e as informações disponíveis na data de preparação deste comunicado e a BAT não assume nenhuma obrigação de atualizar ou revisar estas declarações prospectivas, seja como resultado de novas informações, eventos futuros ou outros. Os leitores são advertidos a não depositar confiança indevida em tais declarações prospectivas.
i O estudo se concentrou em usuários exclusivos autodeclarados do Vuse ePod ou Vuse ePen3 disponíveis comercialmente. Assim, as referências a “Vuse” no contexto do estudo significam Vuse ePod ou Vuse ePen3.
ii Componentes nocivos e potencialmente nocivos em produtos de tabaco e fumaça de tabaco: Lista estabelecida | FDA
iii Grupo de estudo da Organização Mundial da Saúde sobre regulamentação do tabaco. Relatório sobre a base científica da regulamentação de produtos de tabaco: quinto relatório de um grupo de estudos da OMS, 2015.
iv Com base na parcela de valor estimado Vype/Vuse do preço de varejo recomendado (RRP) no comércio medido para cigarros eletrônicos (ou seja, valor total da categoria de vaporização em vendas no varejo) nos EUA, Canadá, França, Reino Unido e Alemanha. Estes cinco mercados cobrem cerca de 77% do faturamento líquido mundial do sistema fechado de vaporização (NTO), calculado em junho e julho de 2021.
v Com base na previsão de vendas internas de dispositivos Vuse Go, Vuse ePod, ePen, eTank mini, alto e consumíveis (calculado em março de 2022) para 12 meses a partir de abril de 2022. O Vuse terá reduzido suas emissões de carbono em cerca de 55% (em março de 2023) por meio de suas iniciativas internas de sustentabilidade desde o lançamento em 2019 e agora compensou os cerca de 45% restantes.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20230530005327/pt/
Contato:
Assessoria de Imprensa
+44 (0) 20 7845 2888 (24 horas) | @BATplc
Relações com Investidores
Victoria Buxton: +44 (0)20 7845 2012
John Harney: +44 (0)20 7845 1263
Fonte: BUSINESS WIRE
Notícias
Tireoide: médica explica sobre nódulos, riscos e tratamentos
Alterações na tireoide, mesmo aquelas com sintomas leves, podem afetar significativamente a qualidade de vida e a saúde da pessoa, adverte a médica Olivia Grimaldi. A falta de diagnóstico e de tratamento leva a complicações graves no futuro

27/3/2025 –
Alterações na tireoide, mesmo aquelas com sintomas leves, podem afetar significativamente a qualidade de vida e a saúde da pessoa, adverte a médica Olivia Grimaldi. A falta de diagnóstico e de tratamento leva a complicações graves no futuro
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 750 milhões de pessoas no mundo sofram de alguma patologia relacionada à tireoide, sendo que cerca de 60% sequer sabe da sua própria condição. Essa glândula, uma das maiores do corpo, produz hormônios e regula funções de órgãos como coração, rins, cérebro e fígado, como explica o Ministério da Saúde.
Olivia Grimaldi, médica patologista especializada em doenças de tireoide, afirma que a estimativa da OMS é preocupante por diversas razões. Uma delas é o fato de que alterações na tireoide, mesmo as subclínicas (com sintomas leves), podem afetar significativamente a qualidade de vida, o metabolismo, a saúde cardiovascular, a função cognitiva e o bem-estar emocional da pessoa.
Além disso, a falta de diagnóstico e de tratamento, em determinados casos, leva a complicações graves no futuro, já que os sintomas são inespecíficos e passíveis de serem confundidos com outras condições.
Um exemplo de complicação é o hipotireoidismo, caracterizado pela baixa produção dos hormônios T3 e T4. “Pode resultar em mixedema (inchaço da pele e dos tecidos moles como gordura e músculos, uma condição rara, mas potencialmente fatal), problemas cardíacos, infertilidade e comprometimento do desenvolvimento neurológico em bebês de mães não tratadas”, ressalta Dra. Olivia Grimaldi.
Outra preocupação é o hipertireoidismo, quando há a produção dos hormônios acima do que o corpo precisa. A pessoa pode sofrer com arritmias cardíacas, osteoporose e crise tireotóxica (“tempestade tireoidiana”, quando os hormônios tireoidianos são liberados no sangue em altíssima quantidade), considerada uma emergência médica.
“Gestantes e mulheres em idade fértil são particularmente vulneráveis, pois as alterações na função tireoidiana têm a possibilidade de afetar a fertilidade, a gravidez e o desenvolvimento fetal”, explica a médica.
A fadiga, a depressão e outros sintomas associados às doenças da tireoide podem afetar a capacidade de trabalho e a produtividade, prejudicando a qualidade de vida e o bem-estar emocional do indivíduo, salienta Dra. Olivia Grimaldi.
Nódulos
Um nódulo na tireoide é o resultado de crescimento anormal de células dentro da glândula, com a formação de uma pequena massa ou caroço.
“A grande maioria dos nódulos é benigna, mas sinalizam desequilíbrios no organismo – desde fatores hormonais até deficiências nutricionais, intoxicações, obesidade, síndrome metabólica. Olhar para as causas resolve a questão e previne nódulos em outros órgãos. Por exemplo, quantas mulheres têm nódulos na mama e tireoide? Será que não estão relacionados?”, diz.
Apesar de a maioria dos nódulos ser benigna, uma pequena porcentagem é cancerosa. “Características como crescimento rápido, consistência dura, fixação a tecidos adjacentes, rouquidão ou linfonodos aumentados no pescoço levantam suspeitas”, adverte.
Há ainda os nódulos autônomos, que produzem hormônios tireoidianos independentemente do controle do hormônio tireoestimulante (TSH). Eles são uma das causas do hipertireoidismo, com risco de complicações cardíacas e ósseas.
Nódulos grandes também podem comprimir estruturas adjacentes, como a traqueia ou o esôfago, causando dificuldade para respirar ou engolir, salienta Dra. Olivia Grimaldi.
“A punção aspirativa com agulha fina é o método de escolha para definir a urgência do tratamento. Enquanto a ultrassonografia avalia as características do nódulo, a punção é recomendada para aqueles com características suspeitas ou maiores que 1 centímetro”, esclarece.
Os resultados da punção após análise do material no microscópio são classificados de acordo com o sistema de Bethesda, que funciona como uma escala de malignidade – ou seja, fornece uma estimativa do risco e orienta as decisões de acompanhamento ou tratamento imediato.
Tratamentos para nódulos na tireoide
Dra. Olivia Grimaldi diz que o tratamento das doenças da tireoide deve ser individualizado, levando em consideração os sintomas do paciente, os resultados dos exames laboratoriais e a presença de outras condições de saúde.
No caso do tratamento clínico, o médico investiga e aborda cada um dos fatores envolvidos na formação do nódulo, como deficiência nutricional, intoxicação ambiental, desequilíbrios hormonais, síndrome metabólica, resistência insulínica e inflamação (doença de Hashimoto, por exemplo), afirma.
Segundo a médica, o iodo radioativo, medicamento à base de iodo que emite radiação, é usado para nódulos hiperfuncionantes que causam hipertireoidismo, mas atualmente pode ser substituído pela ablação para preservar a função da glândula ‒ desde que sob supervisão médica.
“A ablação por radiofrequência ou microondas é um procedimento minimamente invasivo para reduzir o tamanho de nódulos benignos sintomáticos. Também indicada para nódulos malignos de até 1 centímetro, a depender das características ultrassonográficas”, esclarece a médica.
“A cirurgia de remoção da tireoide, chamada de tireoidectomia, é indicada para nódulos malignos, grandes que causam compressão ou com suspeita de malignidade que não podem ser esclarecidos por biópsia”, complementa.
Cuidados no dia a dia
Uma pessoa diagnosticada com doença na tireoide deve tomar no dia a dia alguns cuidados, orienta Dra. Olivia Grimaldi. Primeiramente, deve seguir a medicação prescrita pelo médico e manter uma dieta equilibrada, evitando excesso de iodo (especialmente em casos de Hashimoto) e garantindo a ingestão adequada de selênio, zinco e ferro.
“O acompanhamento médico regular é fundamental. Isto é, realizar exames de sangue periódicos para monitorar a função tireoidiana e ajustar a dose da medicação, suplementação e dieta, se necessário, sempre com acompanhamento profissional”, diz a médica.
Em relação ao estilo de vida, o paciente deve gerenciar o estresse, um dos fatores que afetam a função imunológica e tireoidiana. “Praticar atividade física regularmente ajuda a melhorar o metabolismo e o bem-estar geral. Recomendo a realização de exercícios após recuperar a disposição”, pondera.
“A pessoa não pode esquecer de informar ao médico sobre todos os medicamentos e suplementos que está tomando, pois alguns podem interferir na absorção ou metabolismo dos hormônios tireoidianos”, recomenda Dra. Olivia Grimaldi.
Para mais informações, basta acessar: https://draoliviagrimaldi.com.br/
Notícias
Pesquisa da Eitri aponta que 64% dos apps decepcionam usuários
Empresa que ajuda a desenvolver apps de forma escalável e personalizada analisou mais de 200 mil aplicativos disponíveis no mercado e apenas 18% deles atingiram excelência em qualidade

27/3/2025 –
Empresa que ajuda a desenvolver apps de forma escalável e personalizada analisou mais de 200 mil aplicativos disponíveis no mercado e apenas 18% deles atingiram excelência em qualidade
Os apps estão se tornando cada vez mais integrados ao cotidiano das pessoas, seja para realizar compras, estudar ou fazer amigos. Entretanto, a ampla disponibilidade não garante satisfação dos users. Uma pesquisa interna da Eitri, utilizando dados de revisões e avaliações dos usuários de mais de 200 mil aplicativos em geral, incluindo apps de e-commerce, revelou informações significativas: 64% desapontam os usuários, enquanto apenas 18% atingem excelência em qualidade; aplicações de shopping lideram em excelência.
Vale destacar que, dos 205.230 apps analisados, 131.799 não possuíam avaliações suficientes para uma classificação precisa. As categorias com maior percentual de excelência são Livros e Referências (33,72%), Clima (29,60%) e Compras (29,43%). Em contrapartida, enfrentam maiores desafios em relação à satisfação dos users: Jogos de Corrida (4,94%), Jogos Educacionais (4,75%) e Dating (2,16%).
Pontos fortes e fracos dos apps
Os clientes destacam como aspectos positivos a experiência de compra quando tudo funciona corretamente (18%), a conveniência como alternativa às lojas físicas (11%), a facilidade de uso (10,3%) e a qualidade dos produtos (9%). Isso demonstra que eles apreciam, sobretudo, uma jornada que seja fácil, conveniente e ofereça bons produtos.
Entre os principais pontos fracos foram apontados a instabilidade e o desempenho insatisfatório dos apps (15%), seguidos por problemas no processo de compra (13%), falhas relacionadas a cupons e descontos (9%) e inconsistências nos fretes (6%). Essas questões técnicas e funcionais impactam negativamente, representando barreiras para a retenção de users em ambientes de e-commerce.
O que os usuários mais valorizam?
Aplicações que permitem encontrar produtos e concluir compras de forma rápida e sem complicações são valorizadas pelos usuários, que tendem a separar a qualidade dos itens da experiência com o aplicativo, indicando que a marca é apreciada independentemente do canal de venda. Quando os apps funcionam conforme o esperado, a eficiência logística se destaca como diferencial importante. Além disso, economia e oportunidades de desconto são fatores relevantes na decisão de comprar um produto.
A amplitude do catálogo também é um aspecto apreciado, assim como um bom suporte, que contribua para a fidelização dos clientes. O canal digital é percebido como alternativa relevante às lojas físicas, e a flexibilidade nas opções de finalização do pedido é valorizada. Por fim, o aplicativo é visto como extensão da experiência geral com a marca, reforçando a importância de uma plataforma eficiente e bem estruturada.
“Nossa pesquisa revelou que o mercado de apps de qualidade permanece amplamente inexplorado, apresentando uma clara distinção entre aplicações bem desenvolvidas e as que são ruins. Essa diferenciação não apenas destaca a necessidade de inovação e excelência no setor, mas também evidencia que apps bem avaliados tendem a obter maior visibilidade nas lojas de aplicativos, influenciando diretamente as decisões dos usuários”, afirma Guilherme Martins, cofundador da Eitri.
Notícias
Tecnologia pode impulsionar o mercado de locação imobiliária
Dados apontam que ao menos 20% dos brasileiros moram de aluguel. Especialista da Confiax afirma que tecnologia pode desempenhar papel essencial na modernização deste processo

27/3/2025 –
Dados apontam que ao menos 20% dos brasileiros moram de aluguel. Especialista da Confiax afirma que tecnologia pode desempenhar papel essencial na modernização deste processo
O mercado imobiliário de locação no Brasil tem experimentado transformações significativas graças à integração de novas tecnologias e inovações. Dados do último censo demográfico do IBGE, divulgados pelo portal G1, apontam que um em cada cinco brasileiros (20,9%) vive de aluguel, o que destaca a importância de soluções que facilitem a relação entre inquilinos, proprietários e empresas do setor.
Nesse contexto, o seguro fiança locatícia tem despontado como uma modalidade que vem ganhando força no mercado. Um levantamento da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) mostra crescimento de 195% entre 2020 e 2024, saltando de R$ 44 milhões para R$ 130 milhões.
De acordo com Flávio Gomes, diretor da Confiax Seguros, os números reforçam a importância do seguro fiança como uma solução que beneficia tanto as imobiliárias e os proprietários, quanto os inquilinos. “Esta é uma modalidade que elimina a necessidade de fiador ou depósito caução, tornando o processo mais acessível para o inquilino. Também garante ao locatário o recebimento do aluguel em caso de inadimplência, além de oferecer coberturas adicionais”.
“Outro benefício é que o seguro fiança reduz burocracias ao agilizar a formalização do contrato, tornando o mercado de locação mais dinâmico. Com mais pessoas optando pelo aluguel, essa forma de seguro tem se tornado um diferencial estratégico, trazendo previsibilidade financeira e confiança para ambas as partes”, acrescenta.
Informações da Superintendência de Seguros Privados (Susep) apontam ainda que os prêmios acumulados desta modalidade atingiram R$ 1,29 bilhão entre janeiro e setembro de 2024, um aumento de 25,5% em relação ao mesmo período de 2023. “O aumento do número de brasileiros morando em imóveis alugados impulsiona a busca por garantias mais acessíveis e eficientes”, avalia Gomes.
“Em contrapartida, os locadores estão mais atentos aos riscos de inadimplência e buscam soluções que garantam o recebimento do aluguel. Com isso, as seguradoras têm diversificado os serviços, oferecendo coberturas adicionais como pagamento de contas em atraso, proteção contra danos ao imóvel e assistência emergencial”, completa.
Ferramentas digitais tornam contratos mais eficientes
Plataformas especializadas têm se tornado essenciais na modernização do processo de contratação do seguro fiança locatícia. Ao integrar processos como análise de crédito, elaboração de contratos e gestão de pagamentos, essas tecnologias permitem maior agilidade e eficiência, reduzindo custos operacionais e oferecendo mais segurança para as partes envolvidas.
Para o diretor, ferramentas de inteligência artificial e big data, por exemplo, permitem uma avaliação mais rápida e precisa da capacidade financeira do inquilino, reduzindo o tempo de aprovação. Além disso, algumas plataformas e aplicativos permitem que todo o processo – desde a cotação até a emissão da apólice – seja feito online, eliminando os processos manuais e a necessidade de papeladas.
“O uso de APIs para integração entre seguradoras e plataformas imobiliárias facilita a recomendação do seguro no momento da locação, agilizando a experiência do usuário”, relata Gomes.
Com o objetivo de desburocratizar os processos enfrentados pelo setor, a Confiax Seguros desenvolveu uma plataforma que conecta pessoas, seguradoras e negócios. A ferramenta integra análise de dados em tempo real, avaliação de riscos e automação de dados, buscando garantir mais agilidade e eficiência.
Embora a modernização do mercado ainda enfrente desafios que impactam a experiência dos usuários e a adoção de novas soluções, devido a alta regulação do setor e o receio de proprietários e imobiliárias em adotar processos digitais, Gomes afirma que é essencial considerar alguns pontos na hora de desenvolver uma plataforma. “A experiência e jornada do cliente deve ser simples, intuitiva e rápida, garantindo que ele navegue e conclua ações sem dificuldades.
“Também é necessário oferecer um suporte eficiente para dúvidas e resolução de problemas em tempo real. Com automação e inteligência de dados também é possível validar documentos e fazer uma verificação preliminar das informações, facilitando as análises de crédito das seguradoras. Além de garantir a segurança de dados para proteger as informações dos clientes”, finaliza.
Para saber mais, basta acessar: http://www.confiaxseguros.com.br
-
Entretenimento12 horas ago
“O Rei dos Reis”: A emocionante animação sobre a vida de Jesus
-
Regional15 horas ago
Rede nacional busca soluções para obras paradas
-
Notícias Corporativas12 horas ago
Brasil forma 1ª turma superior em Acupuntura pelo MEC
-
Notícias Corporativas3 dias ago
Food Service: uso de tecnologia impulsiona o crescimento
-
Poços de Caldas14 horas ago
Educação Ambiental: CBA capacita educadores na região de Poços de Caldas
-
Regional13 horas ago
Instituto oferece curso gratuito profissionalizante para pacientes oncológicos
-
Notícias Corporativas3 dias ago
ABRH-PR promove evento com o tema “A Liderança no Dia a Dia das Organizações”
-
Notícias Corporativas3 dias ago
ABIMAQ realiza curso on-line sobre NR-12