Conecte-se conosco

Notícias Corporativas

Análise de diplomas evita fraudes em registros profissionais

No ano passado, o CRA-SP instaurou 15 processos por suspeita de diplomas falsos. Em 2025, sete novos processos já estão em andamento

Publicado

em

Análise de diplomas evita fraudes em registros profissionais

A exigência de diplomas para vagas de emprego, concursos públicos ou promoções frequentemente leva alguns candidatos a buscarem documentos falsos para atender aos requisitos das vagas. A prática, que é tipificada como crime pelos artigos 297 e 304 do Código Penal Brasileiro e pode ocasionar uma pena de até seis anos de reclusão, é uma preocupação da sociedade. 

Atento a esse tipo de conduta ilegal, o Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP, órgão responsável por fiscalizar e registrar profissionais e empresas da área da Administração, segue com uma análise rigorosa nos documentos apresentados no ato da inscrição. Em 2024, o departamento de Registro do Conselho identificou 15 casos de suspeita de diplomas falsos ou inválidos. Desse total, 11 processos foram instaurados, concluídos e encaminhados ao Ministério Público para as devidas providências legais; outros quatro permanecem em andamento no CRA-SP. E, apenas nos primeiros quatro meses de 2025, sete novos casos estão em averiguação. 

De acordo com Vanusa Alves Rodrigues, analista do departamento de Registro do CRA-SP, o setor utiliza diversos critérios para verificar a autenticidade dos diplomas e certificados, como erros de português e datas, ausência de dados relevantes, impossibilidade de validação em bancos de dados de algumas instituições de ensino e incoerência de informações.

Diretrizes para verificação 

Um recurso que tem auxiliado nesse processo, segundo Vanusa, é a emissão e o registro do diploma de graduação em formato digital. Instituído pelo Ministério da Educação (MEC) em 2018, a versão tecnológica visa coibir fraudes em diplomas e registros acadêmicos, como as ocorridas com documentos não digitais. “Contudo, como ocorre em qualquer inovação, também há o risco de ações de má-fé”, comenta a analista. 

A Resolução Normativa 649/2024, aprovada pelo Conselho Federal de Administração – CFA, também favorece a análise, avalia Vanusa. Além de fornecer instruções para a verificação de documentos acadêmicos pelo Sistema CFA/CRAs, ela também estabelece a obrigatoriedade da apresentação do diploma para o registro. Para aqueles que ainda não possuem o documento e efetuam o registro profissional com base no certificado de conclusão, o prazo para a apresentação do diploma é de até um ano após a colação de grau, sob pena de processo ético-disciplinar e demais sanções legais.

Análise considera vários aspectos 

Para se manter informado sobre as novas ações de falsificadores, Vanusa informa que a equipe de Registro do CRA-SP busca aprimorar o processo de identificação de diplomas e certificados falsos por meio de capacitações constantes. “O treinamento contínuo, aliado ao cumprimento das legislações que regulam a expedição desses documentos, tem sido um diferencial para aprimorar a análise e identificação de documentos de procedência duvidosa”, explica a analista.

Segundo ela, o setor está atento não apenas à análise de documentos, mas também ao comportamento dos requerentes, que pode levantar suspeitas. “Um exemplo foi o caso recente de uma quadrilha que tentou se passar por um interessado no registro e enviou os documentos pelos Correios, em nome de uma Instituição de Ensino Superior (IES)”, recorda. 

Vanusa conta que a chegada do ofício, no entanto, gerou desconfiança, pois não havia contato prévio com a instituição para validar os certificados. Além disso, os documentos acadêmicos apresentavam inconsistências, o requerente enviava vários e-mails pressionando a liberação do registro e o diploma não passou na validação do portal institucional. Diante disso, o setor entrou em contato com a IES para checar a autenticidade do ofício e do documento. Em resposta, a instituição confirmou que não havia nenhuma emissão e, ainda, denunciou o caso à polícia. 

“A pressão para a liberação do registro é uma característica típica das pessoas que tentam passar documentos falsos. Com esse comportamento, elas imaginam que vamos acelerar a análise e, assim, não identificaremos as inconsistências. Nesse caso que citei, assim que enviamos o indeferimento do registro, o interessado não fez mais contato”, revela Vanusa.

Falsificação de documentos é crime

O CRA-SP informa que, enquanto autarquia de fiscalização profissional, não possui prerrogativas legais para investigar os fatos e possíveis ilicitudes sobre o uso de documentos falsos, cabendo apenas se manifestar, após as diligências, pela possibilidade ou não do registro. No entanto, os casos indeferidos, conforme mencionado no início da matéria, são encaminhados ao Ministério Público Federal para que este possa instaurar os devidos processos previstos em lei.

Notícias Corporativas

NetApp e Intel fazem parceria para redefinir a IA para empresas

Solução inovadora simplifica a inferência de IA para aplicativos especializados e locais

Publicado

em

por

A NetApp® (NASDAQ: NTAP), empresa de infraestrutura inteligente de dados, anunciou hoje com a Intel o lançamento do NetApp AIPod Mini, uma solução conjunta projetada para simplificar a adoção corporativa da inferência de IA. Essa colaboração aborda os desafios exclusivos que as empresas enfrentam ao implantar a IA, como custo e complexidade, no nível do departamento e da equipe.

Para prosperar na era da inteligência, as empresas adotaram a IA para aumentar a eficiência e a tomada de decisões orientadas por dados em seus negócios. Um estudo da Harvard Business School constatou que os consultores que tiveram acesso a ferramentas de IA conseguiram aumentar sua produtividade, concluindo 12,2% mais tarefas e 25,1% mais rapidamente. Entretanto, as unidades de negócios individuais podem achar que os aplicativos de IA de uso geral amplamente disponíveis não são capazes de atender às suas necessidades específicas, mas não têm o conhecimento técnico ou o orçamento para personalizar um aplicativo de IA do zero. A NetApp e a Intel fizeram uma parceria para oferecer às empresas uma solução integrada de inferência de IA baseada em uma estrutura de infraestrutura de dados inteligente que permite que funções de negócios específicas aproveitem seus dados distintos para criar resultados que atendam às suas necessidades. O NetApp AIPod Mini simplifica a implantação e o uso de IA para aplicativos específicos, como a automação de aspectos de elaboração e pesquisa de documentos para equipes jurídicas, a implementação de experiências de compras personalizadas e preços dinâmicos para equipes de varejo e a otimização de manutenção preditiva e cadeias de suprimentos para unidades de fabricação.

“Nossa missão é liberar o potencial da IA para todas as equipes, em todos os níveis, sem as barreiras tradicionais de complexidade ou custo”, disse Dallas Olson, diretor Comercial da NetApp. “O NetApp AIPod Mini com tecnologia Intel oferece aos nossos clientes uma solução que não apenas transforma a forma como as equipes podem usar a IA, mas também torna fácil personalizá-la, implantá-la e mantê-la. Estamos transformando dados corporativos proprietários em resultados de negócios impactantes”.

O NetApp AIPod Mini permite que as empresas interajam diretamente com seus dados comerciais por meio de fluxos de trabalho pré-configurados de Geração Aumentada por Recuperação (RAG), combinando inteligência artificial generativa com informações proprietárias para fornecer insights precisos e contextualizados, otimizando operações e impulsionando resultados significativos.

Ao integrar os processadores Intel® Xeon® 6 e Intel® Advanced Matrix Extensions (Intel® AMX) ao armazenamento all-flash da NetApp, ao gerenciamento avançada de dados eàprofunda integração com Kubernetes, o NetApp AIPod Mini oferece inferência de IA de alto desempenho e custo-benefício em larga escala. Construído sobre uma estrutura aberta, alimentada pela Open Platform for Enterprise AI (OPEA), a solução garante implementações modulares e flexíveis, adaptadas às necessidades dos negócios. Os processadores Intel Xeon foram projetados para aumentar o desempenho computacional e a eficiência, tornando as tarefas de IA mais acessíveis e econômicas, permitindo que os clientes alcancem melhores resultados. Para atendê-los da melhor forma possível, esta solução foi desenvolvida para ser:

  • Acessível: projetado para orçamentos departamentais ou de unidades de negócios, o NetApp AIPod Mini oferece desempenho de nível empresarial a um preço inicial baixo. Criado com escalabilidade em mente, a solução permite que as organizações avancem na IA sem desperdiçar recursos com custos ou infraestrutura desnecessários.
  • Simples: com um design de referência pré-validado, o NetApp AIPod Mini simplifica e torna eficaz a implementação de IA. Seus fluxos de trabalho pré-configurados possibilitam uma configuração rápida, integração perfeita e personalização sem sobrecarga extra. Ao se concentrar na facilidade de uso e confiabilidade, a solução ajuda as empresas a implantarem IA com mais rapidez e confiança, promovendo operações mais inteligentes e eficientes.
  • Seguro: ao aproveitar a NetApp, o armazenamento mais seguro do planeta, e ao processar dados localmente, o NetApp AIPod Mini aprimora a privacidade e protege informações sensíveis. Os clientes podem utilizar as capacidades de ciber-resiliência e governança integradas ao NetApp ONTAP®, incluindo controles de acesso, versionamento e rastreabilidade, garantindo conformidade diretamente nos fluxos de trabalho de IA, com mecanismos de rastreamento e salvaguardas éticas.

“Uma boa solução de IA precisa ser ao mesmo tempo potente e eficiente para garantir um forte retorno sobre o investimento”, disse Greg Ernst, vice-presidente Corporativo das Américas e gerente-geral da Intel. “Ao combinar os processadores Intel Xeon com os recursos robustos de gerenciamento e armazenamento de dados da NetApp, a solução NetApp AIPod Mini oferece às unidades de negócio a oportunidade de implantar IA para enfrentar seus desafios específicos. Essa solução capacita os usuários a aproveitar a IA sem o peso de uma infraestrutura superdimensionada ou de complexidades técnicas desnecessárias”.

O NetApp AIPod Mini com tecnologia Intel estará disponível no segundo trimestre de 2025 por meio de distribuidores e parceiros estratégicos em todas as partes do mundo. Os parceiros de lançamento incluirão os distribuidores autorizados da NetApp, Arrow Electronics e TD SYNNEX, além dos integradores Insight Partners, CDW USA, CDW UK&I, Presidio e Long View Systems. Esses parceiros fornecerão suporte especializado e serviços dedicados para garantir uma experiência de compra e implantação fluida, adaptada aos casos de uso exclusivos de IA de cada cliente.

Recursos adicionais

Sobre a NetApp

A NetApp é a empresa de infraestrutura inteligente de dados, combinando armazenamento unificado de dados, dados integrados e serviços operacionais e de cargas de trabalho para transformar um mundo de interrupções em oportunidades para cada cliente. A NetApp cria uma infraestrutura sem silos, aproveitando a observabilidade e a IA para possibilitar a melhor gestão de dados do setor. Como o único serviço de armazenamento de nível empresarial nativamente incorporado nas maiores nuvens do mundo, nosso armazenamento de dados oferece flexibilidade contínua. Além disso, nossos serviços de dados criam uma vantagem de dados por meio de superior resiliência cibernética, governança e agilidade de aplicativos. Nossos serviços operacionais e de cargas de trabalho proporcionam otimização contínua de desempenho e eficiência para infraestrutura e cargas de trabalho por meio de observabilidade e IA. Independentemente do tipo de dados, da carga de trabalho ou do ambiente, com a NetApp, você pode transformar sua infraestrutura de dados para concretizar as possibilidades do seu negócio. Saiba mais em www.netapp.com ou siga-nos no X, LinkedIn, Facebook e Instagram.

NETAPP, o logotipo da NETAPP e as marcas listadas em www.netapp.com/TM são marcas comerciais da NetApp, Inc. Outros nomes de empresas e produtos podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Assessoria de Mídia:   

Kenya Hayes  

NetApp  

kenya.hayes@netapp.com

Contato com o Investidor:   

Kris Newton  

NetApp  

kris.newton@netapp.com

Fonte: BUSINESS WIRE

Continuar Lendo

Notícias Corporativas

Mentoria capacita interessados em leilões imobiliários

O volume de leilões cresceu 86% em 2024, com 16 mil propriedades ofertadas; advogado Victor Oliveira explica como funciona a Mentoria ELI, capacitação para atuar nesse mercado

Publicado

em

por

Mentoria capacita interessados em leilões imobiliários

O mercado de leilões de imóveis no Brasil vive um momento de expansão. Segundo dados da Superbid Exchange, compartilhados pela Veja, o volume de leilões cresceu 86% em 2024, com 16 mil propriedades ofertadas, ante 10 mil em 2023. A projeção para 2025 é de um aumento adicional de 70%, consolidando esse segmento como uma alternativa para investidores e interessados em adquirir imóveis com descontos expressivos.

O balanço também revelou que esse é um segmento dominado por pessoas físicas, que responderam por 92,6% das aquisições. O valor médio das compras foi de R$ 361 mil, conforme dados repercutidos pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança  (Abecip).

Diante desse cenário, o advogado Victor Oliveira, especialista em leilões imobiliários, desenvolveu a Mentoria ELI como uma opção de capacitação para quem deseja atuar nesse mercado com maior segurança e conhecimento técnico.

A Mentoria ELI é um programa de ensino focado no mercado de leilões de imóveis, abordando desde conceitos básicos até estratégias avançadas de negociação. O curso foi estruturado a partir da experiência prática de Oliveira, que atua há anos nesse segmento, auxiliando clientes e investidores na aquisição de propriedades em leilões judiciais e extrajudiciais.

Quando questionado por que o mercado de leilões está em crescimento, o advogado destaca que o aumento expressivo no número de leilões está diretamente relacionado a fatores econômicos e regulatórios. 

“O crescimento exponencial do mercado está ligado ao inadimplemento pós-pandemia. Os bancos represaram a retomada de imóveis durante a crise e, agora, com a alta dos juros, esses ativos estão sendo ofertados com descontos atrativos”, explica.

Além disso, prossegue, a digitalização dos leilões, impulsionada pela reforma do Código de Processo Civil (2015) e consolidada durante a pandemia de Covid-19, facilitou a participação de investidores em todo o país.

Na visão do advogado especialista em leilões imobiliários, a consolidação dos leilões eletrônicos trouxe maior transparência e agilidade ao mercado. 

“O leilão on-line democratizou o acesso, permitindo que mais pessoas participem de diferentes regiões. Isso beneficia os envolvidos: compradores encontram oportunidades, credores recuperam valores mais rapidamente e o Judiciário ganha eficiência”, explica.

Conteúdos abordados no curso

  • Introdução ao mercado de leilões: funcionamento, tipos de leilões e principais agentes envolvidos;
  • Análise de oportunidades: Como identificar imóveis com bom potencial de valorização;
  • Aspectos jurídicos: entendimento de editais, prazos e documentação necessária;
  • Estratégias de negociação: Técnicas para aumentar as chances de arrematação vantajosa;
  • Riscos e cuidados: Como evitar problemas com ônus reais, dívidas e questões fundiárias.

Para quem a mentoria é indicada?

O programa é voltado para investidores imobiliários que buscam diversificar sua carteira com imóveis abaixo do valor de mercado e profissionais do Direito que desejam se especializar em processos de leilão. 

“A formação também é destinada para todos que queiram adquirir imóveis residenciais ou comerciais com desconto e lucratividade”, finaliza Victor Oliveira;

Para saber mais sobre a mentoria e inscrições, basta acessar: https://www.instagram.com/leilaocomvictor?igsh=bzM3cngzbmNqbnI4

Continuar Lendo

Notícias Corporativas

Livro de Ricardo Pena figura entre os mais vendidos do país

Após o lançamento de O Caminho do Cliente, o autor celebra a liderança nas vendas e reforça a importância da experiência do cliente como motor de crescimento para as empresas

Publicado

em

por

Livro de Ricardo Pena figura entre os mais vendidos do país

Lançado em maio de 2024 pela Editora Gente, o livro O Caminho do Cliente, de autoria de Ricardo Pena, alcançou o primeiro lugar entre os mais vendidos da Amazon Brasil na categoria Atendimento ao Cliente no dia 12 de abril deste ano. Atualmente, a obra ainda figura entre as mais vendidas da classificação

O autor, que é fundador e CEO da PeopleXperience, empresa especializada na  gestão e mapeamento da jornada do cliente, relembra que, ao escrever o livro, seu maior desejo era democratizar o acesso ao conhecimento sobre a jornada do cliente de forma prática e aplicável. 

“Ver o livro entre os mais vendidos na Amazon é uma validação de que a mensagem está chegando, conectando e transformando. E, mais do que números, esse resultado mostra que as empresas estão, de fato, buscando entender melhor seus clientes”, comemora.

Formado em marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, Pena atua há mais de 20 anos com objetivo de ajudar empresas e profissionais na criação de diferenciais competitivos, com foco na experiência do cliente e no aprimoramento da comunicação.

Segundo ele, a principal motivação para escrever o livro foi tirar a jornada do cliente do campo teórico e mostrar como ela pode ser, na prática, um motor para o aumento de resultados. “Eu vi muitas empresas frustradas, com ações pontuais de experiência, sem uma visão clara do caminho do cliente. O que mais conecta com os leitores, acredito, é justamente o tom direto, prático, e os casos reais. As pessoas se enxergam nas situações descritas. Eu escrevi para quem está no campo de batalha”, detalha.

Além do destaque entre os livros mais vendidos da Amazon, O Caminho do Cliente tem recebido diversos feedbacks de leitores — líderes de empresas de diferentes segmentos — que compartilham com Pena como aplicaram as ideias do livro. 

“Isso me mostra que há sede por conteúdo real, aplicável. Também me alerta para novos dilemas que estão surgindo: automatização sem empatia, dificuldade em conectar áreas internas, ou falta de estratégia. Esse diálogo direto me guia e alimenta os próximos passos”, avalia.

Sobre os projetos futuros, o autor afirma que já está desenvolvendo novos conteúdos e pretende aprofundar temas como a governança da jornada, o papel da inteligência artificial (IA) no Customer Experience (CX) e como mensurar resultados com mais precisão. 

“A jornada do cliente não termina com um livro – ela evolui, e eu sigo acompanhando de perto os desafios que as empresas enfrentam”, anuncia.

Empresas estão cada vez mais engajadas em Customer Experience

Para Pena, as empresas estão cada vez mais engajadas em práticas de CX porque perceberam que não basta vender: é preciso manter. De acordo com o profissional, a competição está cada vez mais acirrada, e a experiência virou um diferencial sustentável. 

“CX ajuda a reduzir churn, aumentar recompra, ativar promotores da marca e até melhorar o clima interno. E com o cliente mais exigente e vocal, ignorar isso virou um risco estratégico”, afirma.

Ainda segundo o especialista, existem cinco pilares essenciais de uma cultura voltada para o sucesso do cliente, sendo eles:

  • Clareza de propósito: “Todos na empresa precisam entender por que existimos do ponto de vista do cliente”; 
  • Empatia ativa: “Não é só ouvir o cliente, é sentir e agir com base nisso”;
  • Governança da jornada: “Mapear é o início. É preciso gerir, revisar e evoluir a jornada continuamente”; 
  • Alinhamento entre áreas: “Experiência não é tarefa do time de CX. É responsabilidade de todos”;
  • Mensuração de resultados: “O sucesso do cliente precisa estar ligado a resultados tangíveis para o negócio”.

Pena também destaca que, no cenário nacional, houve um avanço significativo nos últimos anos. Hoje, existem empresas brasileiras que são verdadeiros modelos em CX, investindo em jornada, personalização, canais digitais e cultura centrada no cliente.

“Mas ainda há uma grande diferença entre as que realmente colocaram o cliente no centro e aquelas que só ‘falam sobre isso’. Em termos de ritmo, estamos nos aproximando, mas precisamos fortalecer ainda mais a governança da jornada e a mensuração de impacto real. O desafio agora é escalar boas práticas e torná-las parte da estratégia, não só do discurso”, conclui. 

Para mais informações, basta acessar: https://br.peoplexperience.com/

Continuar Lendo

Em Alta

...
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.