Conecte-se conosco

Regional

Inteligência Artificial aprimora diagnóstico veterinário

Equipamentos e plataformas internacionais oferecem maior qualidade assistencial e produtividade aos médicos-veterinários.

IA auxilia no diagnóstico veterinário com maior precisão / Imagem: AdobeStock

Publicado

em

Bastam alguns minutos navegando na web e nas redes sociais para ser impactado por dezenas de conteúdos sobre Inteligência Artificial (IA) e como ela pode solucionar os mais diversos problemas e aumentar a produtividade de profissionais e estudantes. A IA chegou inclusive no segmento de saúde animal, trazendo novidades que devem otimizar o diagnóstico veterinário.

Grande parte das doenças dos animais são silenciosas no início, fazendo com que os tutores só percebam que algo está errado quando o pet já está num estágio mais avançado da doença. Por isso, os exames laboratoriais e de imagem são tão importantes para a conclusão de um diagnóstico. “Se considerarmos que os médicos-veterinários contam apenas com as percepções dos tutores sobre os sinais clínicos e que provavelmente a doença já esteja mais avançada, podemos constatar que uma das principais promessas da IA – a velocidade nas respostas – é o primeiro grande ganho”, explica o veterinário e Diretor de Operações da VetFamily Brasil, Fabiano de Granville Ponce.

Atuando fortemente no fomento do setor, a comunidade mundial de médicos-veterinários VetFamily trouxe para o Brasil uma ferramenta de Inteligência Artificial que colabora com a análise e o laudo de exames de Raio X, a SignalPet. “A ferramenta já é utilizada com sucesso nos Estados Unidos e foi ajustada à realidade do mercado brasileiro, considerando a língua portuguesa, o perfil dos usuários e as principais necessidades de diagnósticos”, revela o Diretor de Business Development da VetFamily Brasil, Mauri Moreira.

Quem já está utilizando a Inteligência Artificial reconhece a economia de tempo como um dos principais benefícios: “Nos casos em que temos uma suspeita clínica e ela é apontada pela Inteligência Artificial, já conseguimos dar uma resposta ao tutor em torno de 15 minutos após o exame, o que agiliza muito o tratamento ao paciente. Em nossa rotina, os relatórios das radiografias são emitidos pelos radiologistas veterinários em até 24 horas após o exame, por isso, ter uma prévia através da Inteligência Artificial é muito bom”, relata a sócia e diretora clínica da Golden Vets, Beatriz Soares Petri de Oliveira. Localizada em Cotia/SP, a Golden Vets foi a primeira clínica veterinária do Brasil a adotar a tecnologia de Inteligência Artificial em radiologia veterinária na rotina clínica.

A velocidade nas respostas é a primeira grande vantagem proporcionada pela Inteligência Artificial aos médicos-veterinários / Imagem: AdobeStock

O suporte aos diagnósticos e a gestão de dados são outros fatores apontados como diferenciais que vêm contribuindo com a Medicina Veterinária. “Os testes padronizados pela Inteligência Artificial, dados como normais ou anormais, auxiliam o veterinário no raciocínio clínico, amparando-os na tomada de decisão e em suas dúvidas”, revela o médico-veterinário e gestor de inovação da Golden Vets, Andre Villela de Freitas, que também utiliza a SignalPet para treinamento e desenvolvimento de equipes. “A ferramenta consegue circular e demarcar lesões, agrupar e organizar as radiografias, sendo possível filtrar os estudos por pacientes ou pelo tipo de lesão, auxiliando na análise de dados e aprofundamento de estudos”, completa.

Ainda com o intuito de facilitar o uso da IA na Medicina Veterinária, a VetFamily também firmou parceria com a marca internacional Seamaty para disponibilizar equipamentos de diagnósticos laboratoriais para Point of Care (PoCT), ou seja, com aplicação e resultado in house, com vantagens para os membros da comunidade. Desta forma, clínicas e hospitais veterinários podem contar com resultados rápidos para exames de sangue, eletrólitos e de hemogasometria. Com intervalos entre 4 e 12 minutos, a IA emite um parecer baseado nos resultados de exames que identificam distúrbios eletrolíticos, ácidos-básicos, alterações no perfil bioquímico, metabólico, imunológico e inflamatório dos pacientes, com qualidade comparável à de laboratórios de referência, auxiliando sobremaneira profissionais menos experientes, que muitas vezes, durante um plantão de madrugada, não têm a quem recorrer. Por fim, os equipamentos PoCT da Seamaty permitem ao médico-veterinário o monitoramento e o planejamento de ações mais ágeis e assertivas.

O aumento da produtividade do médico-veterinário e a melhora da qualidade assistencial com o uso da Inteligência Artificial são pontos bastante positivos para os tutores, principalmente para aqueles já familiarizados com o uso da IA em suas profissões ou mesmo na busca por informações sobre saúde animal. “Os tutores contam com a experiência do médico-veterinário, mas enxergam o uso de novas ferramentas de apoio como algo que vai proporcionar maior segurança e agilidade”, comenta Mauri.

Sobre a VetFamily
Organização global líder em soluções para clínicas e hospitais veterinários, faz parte do Vimian Group, tem sede em Estocolmo (Suécia) e reúne mais de 6.500 clínicas e 20 mil veterinários em mais de 11 países da União Europeia, Estados Unidos, Austrália e, agora, Brasil. Seu objetivo principal é contribuir para a melhor administração e lucratividade das clínicas, oferecendo diversos serviços, como centralização da negociação com parceiros comerciais, apoio à gestão e disseminação de conhecimento. Conheça mais em www.vetfamilybrasil.com.br.

 

Por | Josiane Fontana – deepzo

Regional

Projeto Futuro no Campo, focado em jovens rurais, tem inscrições abertas

Iniciativa do Governo de Minas oferece capacitações e ações de estímulo ao desenvolvimento profissional.

Publicado

em

Estão abertas as inscrições para o programa Futuro no Campo, que visa estimular o protagonismo do jovem rural e apoiar os processos de sucessão no meio rural.

A iniciativa do Governo de Minas, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), vai beneficiar, em 2025, 500 jovens com capacitações e ações de fomento de atividades do campo.

Podem participar agricultores ou filhos de agricultores familiares, entre 16 e 29 anos, residentes no meio rural. As inscrições no programa vão até o dia 22/11 e deverão ser feitas através da equipe técnica local da Emater-MG, no município de origem do jovem interessado.

O coordenador técnico estadual da Emater-MG, José Custódio do Nascimento Júnior, explica que os participantes têm que se enquadrar nos critérios de seleção estabelecidos no edital do programa, disponível no site da Emater-MG.

“Para participar, o jovem precisa que em seu município a Emater-MG possua em seu quadro de servidores: Extensionista Agropecuário I e/ou Extensionista Agropecuário II, que são profissionais capacitados para fazer o acompanhamento técnico dos inscritos no projeto escolhido. Os interessados têm de participar de alguma forma do empreendimento agrícola familiar e devem apresentar as documentações e autorizações pedidas”, cita Custódio.

Projetos em várias áreas

Inicialmente, o programa Futuro no Campo irá abranger os projetos Jovens do Café, Jovens do Leite e Jovem Empreendedor Rural (Olericultura, Fruticultura, Apicultura e Avicultura de Postura) e será voltado para ações de fomento.

“O jovem inscrito em apicultura, por exemplo, vai receber um kit do projeto, capacitações em formato virtual e presencial e acompanhamento técnico por 12 meses. O extensionista da Emater-MG irá conduzir o jovem desde o início do trabalho até a parte de comercialização da produção. Além da capacitação na área específica, ficarão disponíveis ainda para o estudante capacitações na área de gestão do empreendimento”, explica o coordenador.

Cada jovem poderá se inscrever em um único projeto. Mas Custódio alerta que a participação no Futuro no Campo implica na aceitação integral de todas as condições estabelecidas no programa.

“São obrigações dos jovens cadastrados no programa: atenção aos estudos, melhora progressiva da relação familiar, trabalho e estudo no projeto ao qual venha a ser selecionado, estar disponível nos horários marcados para o recebimento da assistência técnica, entre outras exigências”, diz o coordenador.

Classificação

O processo de seleção será feito a partir de alguns critérios descritos no edital e com pesos diferenciados. “Os jovens que possuírem maior pontuação nesses critérios serão classificados, respeitando o número de vagas disponíveis por projeto. Em caso de empate nas pontuações, será declarado vencedor o candidato do sexo feminino”, explica Custódio.

A comissão de seleção fará análise das inscrições e emitirá resultado de classificação para posterior publicação. A relação dos jovens selecionados a participar do programa Futuro no Campo será divulgada no site da Emater-MG até o dia 2/12/2024.

 

Por | Agência Minas

Continuar Lendo

Regional

Conselhos para ter sucesso como empreendedor

Publicado

em

Leonardo Chucrute – ZeroHum / Foto: Tiberius Drumond

Leonardo Chucrute é Gestor em Educação e CEO do Zerohum

Empreender é um caminho cheio de desafios e obstáculos. A realidade é que aprendemos muito mais na prática do que na teoria. Os empreendedores que alcançam o sucesso e o reconhecimento não conquistaram isso da noite para o dia. Também não foi um golpe de sorte. A realidade é que por trás existe muito trabalho e dedicação.

Tenha em mente que todas as organizações dispõem de um componente em comum para ter sucesso e destaque em seu meio: as pessoas. O sucesso ou o fracasso de um empreendimento tem sua definição por diversos fatores, como, por exemplo, o empenho da equipe e o relacionamento que os colaboradores conseguem manter com os clientes.

Uma das atitudes mais importantes que um líder deve ter é saber como motivar sua equipe. Para isso, é fundamental que a comunicação na empresa seja clara. Lembre-se de que para seu time dar certo, a comunicação deve ser clara, concisa e com afeto. Explique aos seus colaboradores o que se espera deles naquele projeto. Deixe claro, de maneira simples e eficiente, para que entendam o que deseja e para que seja feito dentro do prazo estipulado.

Conselhos para ter sucesso como empreendedor / Foto: Pexels / Foto de RF Studio

Mais um conselho é focar na gestão de pessoas. Quando isso é feito de modo eficaz, o colaborador consegue gerar em si um sentimento de realização, uma sensação de dever cumprido por fazer aquilo que a empresa espera. É essencial criar esse senso de trabalho em equipe, pois ele envolve relacionamento entre as pessoas dos mesmos setores, com setores próximos, com a direção e com os clientes.

Além disso, tenha um planejamento estratégico. Ele vai ajudar seu negócio a ser mais produtivo e organizado. Ainda o ajudará se desenvolver melhor, a reconhecer problemas que possam surgir ao longo do caminho e identificar oportunidades de melhoria para o seu negócio.

O sucesso é fruto de muito trabalho e dedicação. Seja perseverante e concentre-se em melhorar como líder e em criar um ambiente de trabalho saudável para seu time. Com persistência, coragem e valorizando as pessoas da sua equipe, você estará no caminho certo para crescer como empreendedor.

(*) Leonardo Chucrute CEO do Zerohum, mentor de empresários, palestrante e autor de livros didáticos.

 

Por | Joyce Nogueira – Drumond Assessoria de Comunicação

Continuar Lendo

Regional

VIII Fórum Mineiro de Cidades Inteligentes e Sustentáveis é realizado em Belo Horizontes

Publicado

em

Foto: Divulgação

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) vai realizar, em Belo Horizonte, o VIII Fórum Mineiro de Cidades Inteligentes e Sustentáveis, nesta segunda-feira, 11 de novembro de 2024. O evento faz parte de uma série de encontros realizados no estado para promover o conhecimento, a divulgação de boas práticas, além de promover o diálogo entre especialistas do setor e gestores públicos.

O Fórum, que  é organizado pelo Grupo de Trabalho (GT) “Cidades Inteligentes”, tem como objetivo estimular o crescimento de ambientes urbanos mais inteligentes e sustentáveis, unindo instituições públicas e privadas para fomentar soluções inovadoras, além de apresentar alternativas para redução de custos administrativos e operacionais dos municípios utilizando inovação tecnológica.

Os profissionais da engenharia, da agronomia e das geociências desempenham papel essencial nesse processo, trazendo inovação e otimização de recursos para a construção de um futuro mais sustentável.

A programação inclui palestras e painéis com temas como “Inovação por meio da transformação digital” e “Cidades resilientes e prevenção de desastres urbanos”, visando uma sociedade mais conectada e preparada.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link https://www.sympla.com.br/evento/viii-forum-mineiro-de-cidades-inteligentes-e-sustentaveis/2722439 , onde também está disponível a programação completa.

VIII Fórum Mineiro de Cidades Inteligentes e Sustentáveis

Data: 11 de novembro de 2024
Horário: 13h30 às 21h
Local: Sede do Crea-MG – Avenida Álvares Cabral, 1600. Santo Agostinho, BH/MG. | 6°andar

 

Por | Iane Chaves – Assessoria de Imprensa do Crea-MG

Continuar Lendo

Em Alta

...