Conecte-se conosco

Notícias Corporativas

Executivo explica como varejo pode se beneficiar de FIDCs

De acordo com Adilson Rufino, executivo de vendas sênior da iDtrust, a falta de informação sobre FIDCs acaba sendo um obstáculo para que muitas empresas do varejo enxerguem essa modalidade como uma possibilidade

Publicado

em

Executivo explica como varejo pode se beneficiar de FIDCs

O número de Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs) cresceu 106% no Brasil entre dezembro de 2020 e abril de 2024. Houve também um crescimento de 179% no patrimônio líquido dessa modalidade, segundo a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Um FIDC, como explica o Portal do Investidor do governo federal, funciona a partir de aplicações em títulos de crédito criados a partir de contas a receber de uma determinada entidade. Nesse fundo, investidores unem seus recursos em um investimento comum, observando a regra de aplicação mínima em Direitos Creditórios (um direito de crédito a ser recebido).

Segundo Adilson Rufino, executivo de vendas sênior da iDtrust, empresas do varejo também podem se beneficiar de investimentos em FIDCs. 

“O varejo, muitas vezes, enfrenta desafios com o fluxo de caixa devido ao recebimento das vendas a prazo. Ao vender esses direitos creditórios (como duplicatas e cheques pré-datados) para o FIDC, as empresas recebem recursos de forma antecipada, melhorando assim a liquidez e permitindo que continuem operando sem interrupções”, diz Rufino.

É o caso hipotético, por exemplo, de um varejo que vende produtos a prazo. Ao precisar de dinheiro imediato para expandir seus negócios e abrir novas lojas, a empresa decide “vender” essas contas a receber para um FIDC. 

Os investidores compram esses recebíveis e antecipam o dinheiro ‒ com desconto ‒  para a farmácia. Em troca, os investidores recebem o valor das parcelas pagas pelos clientes ao longo do tempo.

“O FIDC é uma oportunidade para o varejo se tornar mais ágil e competitivo. Imagine reinvestir o dinheiro das vendas parceladas imediatamente, seja para comprar mais estoque, ampliar a loja ou lançar uma promoção especial. Isso pode fazer a diferença em um mercado tão disputado”, acrescenta Rufino. A empresa na qual ele atua é especializada em tecnologia para operações com recebíveis.

Outro ponto mencionado pelo executivo é que, ao transferir os direitos creditórios para o FIDC, o risco de inadimplência é assumido pelo fundo, e não mais pela empresa varejista. Trata-se de algo que pode ser particularmente vantajoso em setores nos quais a inadimplência dos clientes é uma preocupação constante, diz.

Desafios

“Claro, não dá para ignorar que existem desafios. Montar um FIDC exige um volume mínimo de créditos e uma gestão financeira organizada. A boa notícia é que o mercado está evoluindo. Hoje, já existem plataformas digitais e fintechs que simplificam o acesso aos FIDCs, tornando-os mais acessíveis até para os  pequenos e médios varejistas”, explica Rufino.

Na sua visão, a falta de informação acaba sendo uma barreira para uma maior adesão aos FIDCs. “Muitos varejistas ainda não conhecem os FIDCs ou não sabem como eles podem ajudar. Outros podem achar que é algo só para as grandes redes. Porém, a burocracia e os custos, que antes pareciam intransponíveis, estão diminuindo”, diz.

A cultura do setor também influencia nesse processo. Como explica Rufino, o varejo, de modo geral, sempre dependeu muito do crédito tradicional, como empréstimos bancários ou antecipação de recebíveis via bancos comerciais.

“Essas práticas já estão consolidadas e, mesmo que os juros estejam altos, muitas empresas preferem seguir pelo caminho conhecido a se aventurar em algo novo. Mudar a mentalidade leva tempo”, justifica.

Existe ainda uma preocupação com a exposição de dados. Para montar um FIDC, diz Rufino, a empresa precisa revelar os seus recebíveis e, em alguns casos, até informações sobre sua saúde financeira. É algo que pode gerar receio, com varejistas temendo o risco de informações sensíveis vazarem ou caírem nas mãos de concorrentes.

“Apesar de os FIDCs serem uma ferramenta segura quando bem estruturados, há sempre aquele medo de que os créditos incluídos no fundo não sejam honrados. No varejo, no qual a inadimplência é uma preocupação constante, isso pode assustar. Ninguém quer ver o nome da empresa envolvido em um problema de crédito”, complementa Rufino.

De forma geral, o executivo considera que o potencial é grande, mesmo com os desafios citados. Ele vê de forma positiva os dados de que os FIDCs cresceram nos últimos anos e diz que o cenário é positivo para essa modalidade também em 2025.

“Com o tempo, e talvez um empurrãozinho de quem já conhece o potencial desses fundos, é possível que a situação mude para o varejo. Afinal, em um cenário de incertezas, diversificar as fontes de recursos pode ser a chave para se manter competitivo”, afirma. 

Para saber mais, basta acessar: https://www.idtrust.com.br/

Notícias Corporativas

The LYCRA Company pré-estreia a fibra LYCRA® EcoMade bioderivada na Kingpins Amsterdam

Oferecerá uma experiência de realidade virtual”do campo à fibra”

Publicado

em

por

A The LYCRA Company, líder global no desenvolvimento de fibra inovadora e sustentável e soluções tecnológicas para o setor de vestuários, anunciou hoje que pré-estreará a sua fibra LYCRA® EcoMade bioderivada na Kingpins Amsterdam de 16 a 17 de abril. A empresa apresentará amostras de jeans contendo quantidades de sementes de seu elastano renovável no seu estande na Área Azul 11. Também oferecerá aos visitantes uma experiência de realidade virtual totalmente imersiva que explorará a jornada dos produtos do campoàfibra.

Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250414789347/pt/

Join The LYCRA Company at Kingpins Amsterdam, where it will preview its bio-derived LYCRA® EcoMade fiber and promote its revolutionary customized fit solution for jeans, LYCRA FitSense® denim technology.

Join The LYCRA Company at Kingpins Amsterdam, where it will preview its bio-derived LYCRA® EcoMade fiber and promote its revolutionary customized fit solution for jeans, LYCRA FitSense® denim technology.

Programada para ser lançada comercialmente mais tarde neste ano, a fibra LYCRA® EcoMade bioderivada com QIRA® será obtida de milho em grão de Iowa, renovável anualmente, oferecendo transparência da origem da matéria-prima e uma solução sustentável para ajudar a reduzir o impacto ambiental dos vestuários. Essa fibra inovadora, composta de 70% de teor renovável, tem o potencial de reduzir a pegada de carbono da fibra LYCRA® em até 44%*, apresentando o desempenho equivalente da fibra LYCRA® original. É um substituto direto que não requer reengenharia de tecidos, processos ou padrões dos vestuários.

“Nossos clientes e seus consumidores estão cada vez mais buscando produtos que não só atendem aos padrões de alto desempenho, como também se alinham com seus valores de sustentabilidade”, afirmou Arnaud Ruffin, vice-presidente de marcas e varejo da The LYCRA Company. “A fibra LYCRA® EcoMade bioderivada representa um significativo passo adiante no que diz respeito a fornecer soluções sustentáveis sem comprometer a qualidade, e estamos entusiasmados de compartilhar essa fibra inovadora com a indústria de jeans na Kingpins Amsterdam”.

O projeto “7 estilos por 7 dias” na Kingpins mostra como o jeans com elastano feito com a fibra LYCRA® EcoMade bioderivada pode transformar os guarda-roupas masculinos e femininos durante a semana, garantindo conforto, caimento e modelagem duradouros ao passo em que reduz o impacto ambiental. Essa exposição é uma colaboração entre a The LYCRA Company e a Diamond Denim, parte do Sapphire Group sediado no Paquistão, e ajuda a acelerar as jornadas de ambas as empresas rumoàdescarbonização. Estará em exibição no estande de cada empresa.

A ORTA, fabricante de jeans da Turquia, também apresentará amostras feitas com a fibra LYCRA® EcoMade bioderivada e algodão regenerativo em seu estande. De acordo com Sebla Onder, gerente de marketing e sustentabilidade da ORTA, a resposta entusiasmada do mercado frenteàsua coleção-cápsula lançada no final de 2024 lhe dá esperanças de que o setor está genuinamente pronto para uma mudança significativa. “Estamos entusiasmados que o Citizens of Humanity Group, um dos nossos parceiros de marca premium mais respeitados, obteve este tecido sustentável para a sua marca AGOLDE e prevemos, com empolgação, a reação do consumidor quanto a essa coleção nos próximos meses. Também estamos na expectativa de que novas e sólidas colaborações de marca surjam com essa parceria incrível”, afirmou ela.

A tecnologia de jeans LYCRA FitSense®, que estreou na Kingpins Amsterdam em abril do ano passado, será apresentada novamente neste ano. Essa solução inovadora e patenteada oferece um caimento personalizado para vários tipos de corpos por meio da incorporação de zonas de moldagem discretas e direcionadas, permitindo que os estilistas selecionem áreas específicas de moldagem, suporte e elevação. Isso ajuda os consumidores a se sentir mais confiantes e confortáveis em seus jeans. Com base nessa inovação, a SPANX® deu um grande passo na evolução do caimento dos jeans com o lançamento bem-sucedido do primeiro programa comercial do mundo com o jeans SPANXsculpt™ ReDefine em janeiro.

Pelo quarto ano consecutivo, a marca LYCRA® fez parceria com a House of Denim Foundation e os alunos da Jean School para montar a exibição “Estique-se #4: os jeans do futuro, criados pela geração Z”. Cada designer-aluno em destaque exibirá um modelo em jeans com tecidos inovadores com o suporte das tecnologias da The LYCRA Company, incluindo a fibra COOLMAX® EcoMade.

Acesse a página do evento para obter detalhes da exibição e mais informações sobre os produtos.

*Estimativa da avaliação do ciclo de vida da triagem do design cradle to gate para a instalação manufatureira da fibra LYCRA® em junho de 2022, realizada pela Ramboll Americas Engineering Solutions, Inc.

Sobre a The LYCRA Company

A The LYCRA Company é fornecedora líder mundial de soluções tecnológicas e de fibras aos setores de vestuário e cuidados pessoais, comprometida com proporcionar produtos sustentáveis feitos com ingredientes reciclados, renováveis, pré e pós-consumo, que reduzem o desperdício e ajudam a preparar o terreno para a circularidade. Sediada em Wilmington, Delaware, Estados Unidos, é proprietária das marcas LYCRA®, LYCRA HyFit®, LYCRA® T400®, COOLMAX®, THERMOLITE®, ELASPAN®, SUPPLEX® e TACTEL®. A The LYCRA Company agrega valor aos produtos dos seus clientes oferecendo inovações exclusivas que satisfazem a necessidade do consumidor por conforto e desempenho duradouros. Saiba mais em lycra.com.

LYCRA® e COOLMAX® são marcas registradas The LYCRA Company.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Izaskun Hernanz

izaskun.hernanz@lycra.com

Fonte: BUSINESS WIRE

Continuar Lendo

Notícias Corporativas

Ronin Equity Partners e Landon Capital Partners concretizam a venda estratégica da Heartisan Foods para o The Gellert Global Group

A Heartisan Foods, fabricante e distribuidora líder de produtos de queijos especiais e aromatizados de marca do fabricante e de marca própria, está sendo 100% adquirida pelo The Gellert Global Group, que construiu uma presença importante no mercado de queijos especiais dos EUA por meio de aquisições estratégicas e parcerias comerciais sob sua subsidiária, a Atalanta Corporation.

Publicado

em

por

O grupo de aquisições com foco operacional Ronin Equity Partners, em parceria com a Landon Capital Partners, anuncia a venda da Heartisan Foods, sediada em Barron, Wisconsin, para o The Gellert Global Group. O Gellert Global Group é proprietário de uma subsidiária de queijos especiais, a Atalanta Corporation, que é uma das principais importadoras de queijos de alta qualidade, charcutaria, carnes frias, produtos de mercearia e frutos do mar em todas as partes do mundo. Fundada em 1945 e sob a égide do The Gellert Global Group, a Atalanta é uma das maiores importadoras privadas de alimentos da América do Norte.

Ronin e Landon formaram a Heartisan em junho de 2021 por meio da aquisição e integração simultâneas de três líderes de mercado em queijos especiais: Red Apple Cheese, Barron County Cheese e Cheese Brothers. A North Country Packaging foi adquirida e integradaàplataforma da Heartisan em junho de 2023. A plataforma combinada vende mais de 70 produtos de queijo diferentes em tijolos, rodelas, fatias e formas de salgadinhos (incluindo coalhada, ralados, palitos e pastas), abrangendo uma variedade de sabores (manjericão doce de tomate a pimenta fantasma) e tipos, de queijo defumado a queijo kosher. Vendida principalmente por meio da marca Red Apple, a Heartisan é o grupo de queijos especiais que mais cresce nos EUA, com um crescimento anual de dois dígitos nas vendas.

“Para transformar a Heartisan em uma potência coesa, nossos parceiros de investimento se integraramàequipe, reformularam o setor administrativo e nos ajudaram a criar uma infraestrutura eficaz, do processamento às vendas”, afirma Lori Henningfield, diretora comercial da Heartisan. “Isso nos deu a base para expandir rapidamente tudo – da produção aos produtos”. Apoio comercial e operacional altamente direcionado é uma parte padrão de todos os programas de investimento da Ronin, com vários membros da equipe da Ronin assumindo cargos executivos na Heartisan. “A diversidade alimentar oferecida pela Atalanta, da Gellert Global, traz benefícios que impulsionam nossa evolução, tornando esta venda um próximo passo natural”, afirma Pratap Mukharji, presidente do conselho da Heartisan.

“Consolidar a Heartisan com um especialista de alto nível do setor é a melhor forma de maximizar valor para todos”, afirma David Feierstein, sócio-diretor e cofundador da Ronin. “De forma mais ampla, estamos observando uma onda de operações de consolidação em uma indústria de queijos extremamente fragmentada”, diz Jesse Yao, também cofundador e sócio-diretor da Ronin. “Com a demanda em alta por laticínios ricos em nutrientes, temos visto um aumento no interesse por fusões e aquisições envolvendo empresas da categoria de queijos”.

Como em todas as suas aquisições, a Ronin financiou a compra com investimentos de uma variedade de parceiros limitados, neste caso incluindo Cardinal Equity Partners e First Haven Capital. A Ronin também se associouàfirma de investimentos em capital privado direto, Landon Capital Partners, para a maior parte do capital próprio.

“Houve uma limitação de capacidade em todas as operações da Ronin para as quais levantamos capital, como costuma acontecer com as melhores equipes de investimento direto”, afirma Matt Swain, chefe de Investimentos Diretos e Secundários da Houlihan Lokey. Swain e sua equipe foram responsáveis por captar recursos para todas as operações financiadas da Ronin – todas com excesso de demanda, pelo menos três vezes acima da oferta. “Estamos muito satisfeitos com esta saída”, diz Sundip Murthy, sócio-diretor da Landon Capital Partners. “O crescimento excepcional da Heartisan e a venda bem-sucedida de um negócio com foco doméstico em um mercado difícil para transações ilustram o que pode ser alcançado com um forte alinhamento em investimentos diretos”.

Pouco antes da transação atual, a marca e distribuidora de queijos on-line, a Cheese Brothers, foi separada da Heartisan. Vendendo uma ampla variedade de produtos de queijo diretamente aos consumidores, a receita anual da Cheese Brothers cresceu rapidamente graças a uma base de clientes leais. A Cheese Brothers está sendo vendida por um valor não divulgado.

Desde o primeiro trimestre de 2021, quando começou a investir, a Ronin se comprometeu com cinco investimentos em plataforma, totalizando 23 empresas. Desde a aquisição até hoje, o EBITDA anualizado nas cinco plataformas da Ronin cresceu 30%, chegando a US$ 103 milhões, enquanto as receitas anualizadas aumentaram 35%, alcançando US$ 512 milhões.

A Ronin possui um pipeline atual de cerca de 50 potenciais negócios alimentícios proprietários, com EBITDAs variando de US$ 3 milhões a US$ 70 milhões. A empresa assinou uma carta de intenções para uma compra que espera concluir em maio e é provável que venda uma segunda empresa do portfólio ainda este mês.

Goulston & Storrs e Katten Muchin Rosenman atuaram como consultores jurídicos na Heartisan. Intrepid foi o consultor financeiro exclusivo da Heartisan Foods e de seus acionistas. KeyBanc assessorou a Ronin Equity Partners na transação.

Sobre a Ronin Equity Partners

Com sede na cidade de Nova York, a Ronin Equity Partners representa um novo tipo de empresa de investimentos, impulsionada por uma estratégia de criação de valor com foco operacional. A Ronin faz investimentos em ações de controle exclusivamente nos setores industrial e de consumo, onde a equipe tem experiência anterior. O grupo compra empresas sólidas com altos fluxos de caixa demonstrados, onde o manual operacional da Ronin agrega valor. A equipe da Ronin pode fornecer uma ampla variedade de recursos comerciais e operacionais, incluindo a incorporação de pessoal nas empresas como executivos seniores interinos para construir back-offices robustos e infraestrutura capaz de escalar negócios para crescimento e integrar aquisições. Essa parceria permite que a gerência se concentre inteiramente no crescimento dos negócios sem ser sobrecarregada por operações de back-office. A empresa foi fundada em 2019 pelos sócios-gerentes David Feierstein e Jesse Yao, juntamente com outros ex-executivos seniores da Kraft Heinz, NCR e Diversey. A empresa conta com o apoio de cerca de 75 consultores operacionais dos setores de consumo e industrial.

www.roninequitypartners.com

Sobre a Landon Capital Partners

A Landon Capital Partners (“LCP”) é uma empresa de private equity com sede em Boston, MA e Londres, Reino Unido, que mantém seu foco no mercado de médio porte dos EUA e apoiada por investidores globais de family offices. A LCP tem como meta controlar investimentos em empresas orientadas para o crescimento com EBITDA de US$ 5 a US$ 25 milhões, principalmente nos setores de negócios e serviços ao consumidor, como também em setores industriais de nicho. Como um parceiro confiável para fundadores e equipes de gerenciamento, a LCP traz recursos institucionais com uma mentalidade empreendedora. A empresa se diferencia por seu capital flexível, suporte prático e acesso a uma rede global de investidores orientados para o longo prazo. A LCP concluiu mais de 18 investimentos em plataforma, ajudando fundadores e equipes de gerenciamento a impulsionar o crescimento transformacional e a criação de valor duradouro.

www.landoncapital.com

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

David Lanchner, dlanchner@lanchner.com, +1 646 302 2435

Fonte: BUSINESS WIRE

Continuar Lendo

Notícias Corporativas

Barrichello lança coleção de roupas com sua assinatura

SOFTSWISS e Sparco promovem legado do piloto brasileiro

Publicado

em

por

Barrichello lança coleção de roupas com sua assinatura

No universo das corridas, a maior atração é a velocidade. Mas, nos bastidores dos autódromos e nas arquibancadas, um outro elemento cresce a cada temporada: a moda no automobilismo, que se transformou em uma linguagem própria.

Em 2025, esse universo ganhou um novo capítulo com a colaboração entre a SOFTSWISS, Rubens Barrichello e a marca italiana Sparco. Lançada durante a SiGMA Americas, a coleção exclusiva busca celebrar não apenas a carreira de um dos maiores heróis brasileiros das pistas, mas também o valor cultural que o automobilismo carrega no país.

Desde as provas de Fórmula 1 até as provas regionais em solo brasileiro, os uniformes, capacetes e macacões, além de equipamento técnico, funcionam como a identidade de cada piloto. E sendo parceira de Rubens Barrichello há mais de três décadas, a Sparco buscou acompanhar os atletas na moda e nas pistas.

Hoje, essa herança segue em peças de vestuário que carregam o número 111, marcando a trajetória de Barrichello. Mais do que um detalhe gráfico, o número se tornou amuleto, assinatura e agora, item de moda. Com a assinatura pessoal de Rubens, cada peça da nova coleção mistura passado, presente e futuro. O que antes era visto apenas nos boxes e paddocks, agora invade o streetwear.

Essa conexão entre moda e automobilismo tem outros nomes: Lewis Hamilton, sete vezes campeão mundial, é um dos maiores representantes desse encontro, com sua colaboração contínua com a Tommy Hilfiger. Já o tricampeão mundial Ayrton Senna é homenageado até hoje por marcas como a TAG Heuer, que lançou diversas edições de relógios inspiradas na trajetória do piloto brasileiro.

Outros exemplos reforçam essa simbiose: a Puma e sua parceria de longa data com escuderias como Ferrari; a Hugo Boss, que durante anos foi fornecedora oficial dos ternos da McLaren.

A SOFTSWISS traz à coleção sua filosofia de inovação. Sob o slogan “Engineered for Success”, a empresa reafirma que tecnologia e estilo podem — e devem — andar lado a lado.

“A Sparco esteve comigo em cada curva. Não é apenas um logo — é um símbolo de confiabilidade comprovado pela velocidade”, completa Rubens Barrichello, Diretor Não Executivo da SOFTSWISS na América Latina.

Continuar Lendo

Em Alta

...
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.