Conecte-se conosco

Poços de Caldas

Alimentação, fé e saber popular: websérie “Colheita: Alimentação Sagrada” será lançada no próximo sábado

Projeto Colheita Alimentação Sagrada / Foto: Divulgação

Publicado

em

Registrar o manejo, cultivo e utilização das ervas para a alimentação e fins ritualísticos dentro da comunidade do Terreiro Nossa Senhora da Conceição, no bairro São José, em Poços de Caldas, sul de Minas Gerais, é a proposta da websérie “Colheita: Alimentação Sagrada”, que será lançada no próximo sábado (5), às 19h, no YouTube (https://bit.ly/3yYoxLp) e também pelo https://www.tunossasenhoradaconceicao.com/.

A produção audiovisual documentária foi dividida em cinco episódios que reúnem entrevistas com os mantenedores e frequentadores do terreiro, que compartilharam histórias, vivências e saberes, além do registro das práticas de cuidado que envolvem etapas como plantio, colheita e preparo das ervas e alimentos e o compartilhamento de receitas e usos alimentares tradicionais que utilizam as ervas e que são costumes da comunidade.

Projeto Colheita Alimentação Sagrada / Foto: Divulgação

“As ervas possuem papel fundamental dentro dos cultos afro-religiosos e são utilizadas de diversas maneiras como em oferendas, banhos, comidas e chás, exemplificando, assim, sua função e significado cultural como um meio de alimentação, fé e saber popular”, destaca Thiago Costa, do Terreiro Nossa Senhora da Conceição.

A proposta também contempla a catalogação fotográfica das ervas que são cultivadas no espaço e que tem fins sagrados, ritualísticos, de alimentação e para pesquisas e estudos. A catalogação fotográfica será atualizada mensalmente e tem o objetivo de preservar e valorizar o cultivo e manejo de ervas e plantas por comunidades tradicionais afro-religiosas.

Projeto Colheita Alimentação Sagrada / Foto: Divulgação

“A utilização das ervas e vegetais dentro dos terreiros se dá em um contexto cultural e social ligado à questão da formação de identidade destes territórios e seus povos e que constitui um acervo importante da memória dessas comunidades”, ressalta Thaís Costa, também do Terreiro Nossa Senhora da Conceição.

O projeto “Colheita: Alimentação Sagrada” é uma realização do Terreiro de Umbanda Nossa Senhora da Conceição, viabilizada com recursos da Lei Aldir Blanc – Edital LAB nº 04/2020 – Cultura Alimentar e Gastronomia, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e do Governo Federal, através da Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo.

Ancestralidade

Para além das tradicionais comidas dos povos de terreiros como o mungunzá, acaçá, acarajé, cocadas, entre outras, frutos de uma tradição ancestral que tem sua difusão e preservação repassadas de geração para geração, há também nestas comunidades tradicionais a preservação, cultivo, estudo e difusão de receitas vindas através do manejo e conhecimentos ancestrais sobre folhas, ervas, árvores, cascas e raízes.

Todos esses conhecimentos são preservados e difundidos principalmente pela oralidade, com suas especificidades dentro de cada terreiro, possuindo características e manejos únicos para cada casa e que são compartilhados com a comunidade inserida.

As práticas tradicionais realizadas no Terreiro Nossa Senhora da Conceição são consideradas um saber popular único e característico no Estado de Minas Gerais, com um processo de plantio, colheita, cuidado e preparo próprio ancestral. “Esperamos contribuir com a preservação desta memória e prática cultural local para além da reverência à tradição cultural e seus mantenedores, sendo um mecanismo difusor e incentivador da perpetuação do saber com novos aprendizes. Através do reconhecimento, registro e valorização das práticas e costumes, as gerações mais novas e de potenciais perpetuadores da tradição vão poder se sentir motivados a adquiri-la e mantê-la viva”, pontua Fernanda Gonçalves Lourenço.

 

Serviço:

Lançamento da websérie “Colheita: Alimentação Sagrada”

Data: 05/06/2021 – sábado

Horário: 19h

Online: https://bit.ly/3yYoxLp

https://www.tunossasenhoradaconceicao.com/.

 

Por | Thaís Costa

Continuar Lendo
Anúncio
Clieque para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Poços de Caldas

Caldense e Alares: parceria conecta o futebol de Poços de Caldas com a melhor banda larga da região

Operadora anuncia patrocínio ao time e oferta especial para sócios do clube

Publicado

em

Caldense e Alares
Foto: Divulgação

São Paulo, abril de 2025 – A Alares, presente em 7 estados e 228 cidades brasileiras, reforça seu compromisso com a cidade de Poços de Caldas ao anunciar a parceria com o time de futebol da Associação Atlética Caldense. O apoio da operadora ao clube vem em um momento chave, no qual ele completa seus 100 anos de existência.

Com cerca de 15 mil sócios e uma estrutura que abriga diversas modalidades esportivas além do futebol profissional, a Caldense é um símbolo importante da cidade, sendo conhecida como “Veterana”. O patrocínio contempla a presença da marca nos ombros da camisa oficial, além de exposição no estádio Dr. Ronaldo Junqueira (Ronaldão), no centro de treinamento, no clube de sócios e na mesa de entrevistas. A Alares também será mencionada nas transmissões dos jogos.

“Estar ao lado da Caldense em seu centenário é uma forma de reconhecer a importância do clube para a cidade e seus moradores. A Alares é hoje o principal provedor de internet de Poços de Caldas e queremos estar cada vez mais próximos da população, não apenas oferecendo a melhor experiência em conectividade, mas também apoiando iniciativas da comunidade”, destaca Anderson Oliveira, Diretor Comercial da Alares.

“Para nós da Caldense é uma honra contar com o apoio da Alares nesta temporada tão especial e histórica, que é o ano do centenário da Veterana. A Alares estará presente nas camisas oficiais do jogo do time, que estão sendo aguardadas com muita expectativa pelos torcedores, e em uma série de outros pontos de mídia do clube. A empresa é referência em qualidade de internet, velocidade e estabilidade. Assim como a Caldense, que é uma das maiores e mais tradicionais equipes de Minas Gerais. Será uma parceria de muito sucesso!”, disse Renan Muniz, Gerente de Marketing da Caldense.

Oferta especial para sócios do clube

A Alares ainda preparou uma oferta exclusiva para os sócios do Clube Caldense: até dia 30 de abril, os associados podem contratar 800MB de internet por R$99,99. O pacote ainda inclui 1 mês de Premiere gratuito, e a partir do segundo mês, o serviço continua disponível para contratação pelo valor de R$59,90 mensais. As condições estarão todas descritas na oferta.

 

Sobre a Alares
Alares é uma operadora independente de telecomunicações, sediada em São Paulo (SP), que fornece serviços de acesso à Internet de alta velocidade, via fibra óptica, assim como TV por assinatura, streaming, telefonia fixa, dados, além de diversas soluções digitais para pessoas e empresas.

Reúne aproximadamente 2.800 colaboradores e atua em 228 cidades de sete estados brasileiros – São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Bahia. Tem uma rede de 31.000 km de fibra óptica de alta qualidade, com cobertura para conectar mais de 3,2 milhões de lares e empresas, atendendo hoje cerca de 795.000 clientes.

Além do atendimento telefônico e por canais digitais, conta com 126 lojas físicas e equipes próprias de atendimento ao cliente e técnicos de campo, que reforçam o compromisso de qualidade e proximidade com os consumidores.
Informações para a imprensa:

 

Por | Laila – RPMA Comunicação

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Educação Ambiental: CBA capacita educadores na região de Poços de Caldas

Curso de atualização contou com a presença de aproximadamente 40 professores de Poços de Caldas, Caldas e Divinolândia

Publicado

em

Educação Ambiental: CBA capacita educadores na região de Poços de Caldas
Foto: Divulgação

Pelo 23º ano consecutivo, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) realizou seu Curso de Atualização em Educação Ambiental no Sul de Minas e São Paulo, projeto que compõe o seu Programa de Educação Ambiental (PEA). O encontro, realizado nos dias 9 e 10 de abril, em Poços de Caldas, contou com a participação de cerca de 40 professores e professoras que lecionam para turmas a partir do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas municipais, estaduais públicas ou privadas dos municípios Poços de Caldas e Caldas (MG) e Divinolândia (SP).
Com o tema “Educação Ambiental Crítica e Transformadora: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável transformando comunidades”, o intuito foi promover e fortalecer a formação ambiental crítica para educadores da região. Nos próximos meses, os participantes irão aplicar os conhecimentos adquiridos, desenvolvendo, junto com seus alunos, projetos ambientais baseados nas temáticas trabalhadas durante a formação. A culminância dessas iniciativas acontecerá ao final do ano, quando os projetos e atividades desenvolvidos ao longo de 2025 serão apresentados.

Educação Ambiental: CBA capacita educadores na região de Poços de Caldas

Foto: Divulgação

O Curso de Atualização em Educação Ambiental trabalha diferentes módulos, que vão abordar análise crítica ambiental, transformações possíveis e embasamento prático e teórico para a criação de projetos ambientais propositivos. Os módulos têm como fundamentos os desafios ambientais emergentes, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

É a primeira vez que a professora da Escola Municipal Vitalina Rossi, em Poços de Caldas, Caroline Bernardes Oliveira da Silva, participa do Curso. Para ela, foi um momento muito válido. “Foram dias de grande enriquecimento para nós professores, para nos esperançar a fazer a diferença e, principalmente, a cuidar do meio ambiente”.

“Foram dias de muito aprendizado e novas experiências. Gostei muito do evento”, completa a supervisora Adrielli Bittencourt de Oliveira Freitas, da Escola Municipal Presidente Crispim Jacques Bias Fortes, em Caldas, que também participou do Curso pela primeira vez.

“O Curso proporcionou muita aprendizagem, muito conhecimento, que vai nos ajudar muito no sucesso do projeto em sala de aula”, reforça a coordenadora do Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente – Projeto Arco-Íris, em Caldas, Miriam Lara Octaviano.

A capacitação foi feita pela empresa Florar – Educação para Sustentabilidade, parceira da iniciativa, e que desenvolve, desde 2012, projetos de pesquisa para educação ambiental. A organização atua junto a escolas, grupos, instituições e empresas públicas ou privadas promovendo oficinas, cursos, minicursos, rodas de conversa, vivências em meio à floresta e atividades laboratoriais, dentro das temáticas de plantio nas cidades, trabalhos com compostagem, apicultura, conservação e mudanças climáticas.

“A parceria com os educadores locais para promover a conscientização ambiental nas escolas é de grande importância. A troca de saberes feita com os professores, por meio deste Curso, é valiosa para todos os envolvidos e nos ajuda a propagar conhecimentos fundamentais para a boa relação entre o homem e meio ambiente. Levar esse olhar sustentável para as comunidades onde estamos presentes é um dos legados da Companhia”, afirma o gerente das Unidades de Mineração da CBA em Poços de Caldas, Alexis Dias de Souza.

Educação Ambiental: CBA capacita educadores na região de Poços de Caldas

Foto: Divulgação

Programa de Educação Ambiental – PEA

Desenvolvido há 23 anos pela CBA, o PEA é uma iniciativa que tem o objetivo de disseminar a viabilidade ambiental da atividade minerária, por meio do conhecimento sobre o meio ambiente, além de ajudar na sua conservação, utilização sustentável e na busca de valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e demais espécies que habitam o planeta. Desde o início de sua atuação, a iniciativa já contou com a participação de mais de 163 mil pessoas em Minas Gerais, onde a Companhia possui, há mais de 80 anos, sua mineração de bauxita em operação.

Sobre a CBA

Desde 1955, a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio atua de forma integrada, da mineração ao produto final, incluindo a etapa de reciclagem. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida por meio de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil, energia e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio.

Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3 e faz parte da carteira do ISE B3 – Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – desde o seu primeiro ano de elegibilidade. Com receita líquida de R$7,3 bilhões em 2023 e R$307 milhões de EBITDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceria com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade.

Quer saber mais? Acesse www.ri.cba.com.br.

 

Por | Cynthia Aguiar – Assessoria de Imprensa – Ideia Comunicação Empresarial

Continuar Lendo

Poços de Caldas

“DME mais perto de você” retoma atividades no mês de março

Parceria entre DME e Secretaria Municipal de Educação atende escolas públicas municipais

Publicado

em

DME mais perto de você
Foto: Divulgação DMEPC

O programa “DME mais perto de você” consiste em visitas escolares nas usinas hidrelétricas da DME e é realizado com a colaboração da Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas, abrangendo os oitavos anos da rede pública municipal de ensino.

As atividades em 2025 iniciaram no dia 28 de março, com os alunos da Escola Municipal Professora Edir Frayha, na UHE Walther Rossi (Antas II). As visitas são realizadas a cada 15 dias, no período da manhã, com grupos de até 40 alunos, acompanhados de pelo menos dois professores da escola, além de equipe da DME.

O calendário anual foi montado juntamente com a Secretaria Municipal de Educação. Em 2024, foram realizadas dezoito visitas, contemplando nove escolas e 536 estudantes. A previsão é que em 2025 sejam realizadas dezessete visitas pré-agendadas dos alunos da rede pública municipal de ensino.

DME mais perto de você

Foto: Divulgação DMEPC

Marcelo Loichate, Diretor Superintendente da DME Energética, considera esta ação gratificante e fundamental para a DME. “O trabalho realizado pelas Empresas DME vai além dos serviços relativos à energia elétrica, é necessário apresentar nossa atividade para a população, principalmente aos jovens. Demonstrar aos alunos como funciona uma usina hidrelétrica, ajuda a despertar o interesse sobre esse tema e, também, apresenta como é o dia a dia na DME, abordando questões de segurança, consumo consciente e profissionalismo”, finaliza.

Por | Assessoria de Comunicação – DME Poços de Caldas

Continuar Lendo

Em Alta

...
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.