Conecte-se conosco

Poços de Caldas

DMED fica em 4º lugar no ranking da ANEEL divulgado no dia do consumidor

O resultado demonstra o desempenho das distribuidoras na continuidade do fornecimento de energia elétrica em 2023

Publicado

em

Foto: Divulgação DMEPC

A DME Distribuição (DMED) aparece em 4º lugar no Desempenho Global de Continuidade (DGC), entre as concessionárias de menor porte, sendo considerada ainda a distribuidora que mais evoluiu em 2023, com o avanço de sete posições em relação à divulgação do ano passado. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) avaliou todas as concessionárias do país no período de janeiro a dezembro de 2023, divididas em dois grupos: concessionárias de grande porte, com número de unidades consumidoras maior que 400 mil; e concessionárias de menor porte, com o número de unidades consumidoras menor ou igual a 400 mil.

Imagem: Divulgação DMEPC

A classificação foi elaborada a partir da comparação dos valores apurados de DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora), o que correspondem respectivamente à duração e frequência em que ocorrem as interrupções ao fornecimento de energia elétrica, das concessionárias, em relação aos limites estabelecidos para esses indicadores. O ranking é um instrumento que incentiva as concessionárias a buscarem a melhoria contínua da qualidade do serviço, sendo publicado anualmente desde 2012.

Para a DMED, o resultado é um reflexo de todas as ações planejadas e executadas ao longo do tempo. “Existe uma grande preocupação por parte da distribuidora em realizar investimentos na rede de distribuição, bem como a melhoria da operação e manutenção da rede, através de manutenções programadas e preventivas”, explica Marco César de Oliveira, Diretor Técnico.

No último período avaliado para a ANEEL, o destaque é para a realização de obras para expansão da rede, conforme apontado por Richard Bueno, da Gerência de Distribuição. “Acompanhando o crescimento e as necessidades do município, temos realizado o remanejamento na rede de distribuição de circuitos alimentadores, reforçando o sistema elétrico de potência com obras de grande porte, como a SE Distrito e linha de transmissão que alimentará esse circuito, previstas para entrar em operação no final deste ano”, finaliza.

 

Por | Assessoria de Comunicação – DME Poços de Caldas

Poços de Caldas

Educação Ambiental: CBA capacita educadores na região de Poços de Caldas

Curso de atualização contou com a presença de aproximadamente 40 professores de Poços de Caldas, Caldas e Divinolândia

Publicado

em

Educação Ambiental: CBA capacita educadores na região de Poços de Caldas
Foto: Divulgação

Pelo 23º ano consecutivo, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) realizou seu Curso de Atualização em Educação Ambiental no Sul de Minas e São Paulo, projeto que compõe o seu Programa de Educação Ambiental (PEA). O encontro, realizado nos dias 9 e 10 de abril, em Poços de Caldas, contou com a participação de cerca de 40 professores e professoras que lecionam para turmas a partir do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas municipais, estaduais públicas ou privadas dos municípios Poços de Caldas e Caldas (MG) e Divinolândia (SP).
Com o tema “Educação Ambiental Crítica e Transformadora: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável transformando comunidades”, o intuito foi promover e fortalecer a formação ambiental crítica para educadores da região. Nos próximos meses, os participantes irão aplicar os conhecimentos adquiridos, desenvolvendo, junto com seus alunos, projetos ambientais baseados nas temáticas trabalhadas durante a formação. A culminância dessas iniciativas acontecerá ao final do ano, quando os projetos e atividades desenvolvidos ao longo de 2025 serão apresentados.

Educação Ambiental: CBA capacita educadores na região de Poços de Caldas

Foto: Divulgação

O Curso de Atualização em Educação Ambiental trabalha diferentes módulos, que vão abordar análise crítica ambiental, transformações possíveis e embasamento prático e teórico para a criação de projetos ambientais propositivos. Os módulos têm como fundamentos os desafios ambientais emergentes, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

É a primeira vez que a professora da Escola Municipal Vitalina Rossi, em Poços de Caldas, Caroline Bernardes Oliveira da Silva, participa do Curso. Para ela, foi um momento muito válido. “Foram dias de grande enriquecimento para nós professores, para nos esperançar a fazer a diferença e, principalmente, a cuidar do meio ambiente”.

“Foram dias de muito aprendizado e novas experiências. Gostei muito do evento”, completa a supervisora Adrielli Bittencourt de Oliveira Freitas, da Escola Municipal Presidente Crispim Jacques Bias Fortes, em Caldas, que também participou do Curso pela primeira vez.

“O Curso proporcionou muita aprendizagem, muito conhecimento, que vai nos ajudar muito no sucesso do projeto em sala de aula”, reforça a coordenadora do Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente – Projeto Arco-Íris, em Caldas, Miriam Lara Octaviano.

A capacitação foi feita pela empresa Florar – Educação para Sustentabilidade, parceira da iniciativa, e que desenvolve, desde 2012, projetos de pesquisa para educação ambiental. A organização atua junto a escolas, grupos, instituições e empresas públicas ou privadas promovendo oficinas, cursos, minicursos, rodas de conversa, vivências em meio à floresta e atividades laboratoriais, dentro das temáticas de plantio nas cidades, trabalhos com compostagem, apicultura, conservação e mudanças climáticas.

“A parceria com os educadores locais para promover a conscientização ambiental nas escolas é de grande importância. A troca de saberes feita com os professores, por meio deste Curso, é valiosa para todos os envolvidos e nos ajuda a propagar conhecimentos fundamentais para a boa relação entre o homem e meio ambiente. Levar esse olhar sustentável para as comunidades onde estamos presentes é um dos legados da Companhia”, afirma o gerente das Unidades de Mineração da CBA em Poços de Caldas, Alexis Dias de Souza.

Educação Ambiental: CBA capacita educadores na região de Poços de Caldas

Foto: Divulgação

Programa de Educação Ambiental – PEA

Desenvolvido há 23 anos pela CBA, o PEA é uma iniciativa que tem o objetivo de disseminar a viabilidade ambiental da atividade minerária, por meio do conhecimento sobre o meio ambiente, além de ajudar na sua conservação, utilização sustentável e na busca de valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e demais espécies que habitam o planeta. Desde o início de sua atuação, a iniciativa já contou com a participação de mais de 163 mil pessoas em Minas Gerais, onde a Companhia possui, há mais de 80 anos, sua mineração de bauxita em operação.

Sobre a CBA

Desde 1955, a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio atua de forma integrada, da mineração ao produto final, incluindo a etapa de reciclagem. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida por meio de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil, energia e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio.

Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3 e faz parte da carteira do ISE B3 – Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – desde o seu primeiro ano de elegibilidade. Com receita líquida de R$7,3 bilhões em 2023 e R$307 milhões de EBITDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceria com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade.

Quer saber mais? Acesse www.ri.cba.com.br.

 

Por | Cynthia Aguiar – Assessoria de Imprensa – Ideia Comunicação Empresarial

Continuar Lendo

Poços de Caldas

“DME mais perto de você” retoma atividades no mês de março

Parceria entre DME e Secretaria Municipal de Educação atende escolas públicas municipais

Publicado

em

DME mais perto de você
Foto: Divulgação DMEPC

O programa “DME mais perto de você” consiste em visitas escolares nas usinas hidrelétricas da DME e é realizado com a colaboração da Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas, abrangendo os oitavos anos da rede pública municipal de ensino.

As atividades em 2025 iniciaram no dia 28 de março, com os alunos da Escola Municipal Professora Edir Frayha, na UHE Walther Rossi (Antas II). As visitas são realizadas a cada 15 dias, no período da manhã, com grupos de até 40 alunos, acompanhados de pelo menos dois professores da escola, além de equipe da DME.

O calendário anual foi montado juntamente com a Secretaria Municipal de Educação. Em 2024, foram realizadas dezoito visitas, contemplando nove escolas e 536 estudantes. A previsão é que em 2025 sejam realizadas dezessete visitas pré-agendadas dos alunos da rede pública municipal de ensino.

DME mais perto de você

Foto: Divulgação DMEPC

Marcelo Loichate, Diretor Superintendente da DME Energética, considera esta ação gratificante e fundamental para a DME. “O trabalho realizado pelas Empresas DME vai além dos serviços relativos à energia elétrica, é necessário apresentar nossa atividade para a população, principalmente aos jovens. Demonstrar aos alunos como funciona uma usina hidrelétrica, ajuda a despertar o interesse sobre esse tema e, também, apresenta como é o dia a dia na DME, abordando questões de segurança, consumo consciente e profissionalismo”, finaliza.

Por | Assessoria de Comunicação – DME Poços de Caldas

Continuar Lendo

Poços de Caldas

Pesquisa de combustíveis aponta variações de até 34,17%

Gasolina aditivada, gasolina comum, etanol, diesel comum e diesel S10 sofrem reajustes, segundo dados do PROCON Municipal.

Publicado

em

Pesquisa de Combustíveis em Poços de Caldas (MG) Aponta Variações de Até 34,17%
Foto: Divulgação / Freepik - feepikcontributorthailand

Para quem abastece em Poços de Caldas, a recente pesquisa de combustíveis realizada pelo PROCON Municipal revela importantes oscilações nos valores de gasolina, etanol e diesel. Os dados, coletados presencialmente nos dias 04, 05 e 06 de julho de 2023, mostram diferenças significativas entre o maior e o menor preço de cada combustível, além de reajustes em relação às pesquisas anteriores.

Abaixo, confira a tabela detalhada da pesquisa de combustíveis em Poços de Caldas (MG) :

Pesquisa de Combustíveis em Poços de Caldas (MG) Aponta Variações de Até 34,17%

Foto: Divulgação

Preço Médio por Produto

  • Gasolina Aditivada: 6,15
  • Gasolina Comum: 6,03
  • Etanol: 4,25
  • Óleo Diesel Comum: 6,25
  • Óleo Diesel S-10: 6,46

Metodologia da Pesquisa de Combustíveis

  • Coleta presencial realizada em diversos postos de combustíveis de Poços de Caldas.
  • Período de pesquisa: 04, 05 e 06 de julho de 2023.
  • Pagamento considerado: dinheiro (espécie).

Principais destaques e reajustes

  • Gasolina Aditivada: alta de 0,65% em relação à pesquisa de 06 e 07/03/2025.
  • Gasolina Comum: alta de 0,50%.
  • Etanol: alta de 0,95%.
  • Óleo Diesel Comum: alta de 0,96%.
  • Óleo Diesel S10: alta de 0,93%.

Em comparação à pesquisa de combustíveis de 01 e 03/03/2024, as elevações foram de 11,61%, 11,25%, 28,78%, 7,02% e 8,75%, respectivamente.

Além disso, o acumulado do ano de 2025 indica que o etanol segue com variações significativas, reforçando a importância de comparar preços antes de abastecer.

Por que isso é importante para o consumidor?

A variação de preços pode impactar diretamente o custo do transporte e da logística, tanto para motoristas comuns quanto para empresas que dependem de frotas. O PROCON Municipal ressalta a importância de verificar se os estabelecimentos informam de forma clara as diferenças de preço conforme a forma de pagamento e orienta o consumidor a denunciar qualquer indício de irregularidade junto ao Ministério Público e/ou à Agência Nacional do Petróleo (ANP).

O PROCON Municipal de Poços de Caldas está localizado na Rua Pernambuco, 562, Centro, CEP 37701-021. Para atendimento, os consumidores podem entrar em contato pelos telefones (35) 3697-2260, 3697-2385, 3712-3316 e 3714-5983. O setor administrativo atende pelo número (35) 3697-2844, enquanto advogadas podem ser contatadas nos telefones (35) 3697-2261 e 3697-2390. O assessor jurídico atende pelo (35) 3414-5550, e a fiscalização pelo (35) 3697-5567. Para falar com a coordenação, o contato é (35) 3414-3293.

 

Por | Poços Entre Aspas

Continuar Lendo

Em Alta

...
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.