Poços de Caldas
Mais de 130 aprovados no último Concurso Público foram admitidos na INB

Desde julho de 2018, quando foi homologado o Processo Seletivo Público da INB para formação de cadastro de reserva, 135 aprovados foram admitidos para trabalhar na empresa. Ocorreram convocações em todas as unidades contempladas no concurso: Resende/RJ, Caetité/BA, Caldas/MG e Rio de Janeiro/RJ. Do total de admissões, 25 foram realizadas em 2021. E, atualmente, outras 4 estão em andamento, com candidatos já convocados para os cargos de engenheiro mecânico, fresador e técnico de instrumentação, na Unidade de Resende, e técnico em química em Caetité.
A validade de todo concurso público pode ser prorrogada uma única vez e pelo mesmo prazo inicial. O da INB foi prorrogado em 2020, sendo válido até o dia 5 de julho de 2022. Mas é importante lembrar que não há previsão ou datas específicas para convocações. Elas ocorrem quando surge a necessidade de reposição do efetivo, de acordo com o interesse da administração e consideradas as disponibilidades orçamentárias.
Com 29.696 inscritos e mais de 18 mil aprovados, o processo seletivo realizado em 2018 foi voltado principalmente para substituir parte dos profissionais da INB que aderiram ao Programa de Desligamento Voluntário (PDV), concluído em 2019. A taxa de reposição autorizada pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) foi de 30% do número total de desligamentos realizados pelo programa. Com isso, dos 211 empregados que deixaram a INB na ocasião, houve a abertura de 64 vagas, que já foram repostas.
O administrador de empresas Denilson Delfino Francisco, da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal da INB, explica que agora as convocações ocorrem para reposição em casos de desligamento de empregados ou quando surge uma necessidade eventual: “Em Caetité, por exemplo, foram realizadas recentemente cinco admissões de técnicos em radioproteção. A necessidade da convocação surgiu em virtude de uma determinação da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) como condicionante de licença”.
Limite de vagas
Denilson ressalta que as empresas do Governo Federal possuem um limite de efetivo pré-determinado pela Sest e o da INB é de 1193 empregados, excluindo-se deste número os chamados anistiados (cargos extintos em que não é permitida a reposição). “Não é prudente para a empresa trabalhar no limite deste efetivo, porque podem surgir necessidades de contratação não previstas, como ocorreu em Caetité”, explica. Atualmente, a INB tem 1160 empregados.
Esperança de um emprego
A aprovação em um concurso público é a esperança de emprego para muitas pessoas. “A expectativa em relação às convocações é grande, o que é natural porque o candidato almeja entrar na empresa. A gente já esteve do outro lado e sabe bem como é”, afirma Denilson, que começou a trabalhar na INB em 2009, após ser aprovado no processo seletivo público de 2006.
Para manter os candidatos informados, a INB procura passar todas as informações e tirar as dúvidas que chegam sobre as convocações. “O processo é o mais transparente possível. Publicamos periodicamente a lista de acompanhamento das convocações, damos publicidade a toda eliminação e respondemos todas as perguntas que chegam até nós”, informa.
O administrador de empresas recomenda que as solicitações de informação sejam encaminhadas para a Ouvidoria da INB, mas reitera que a empresa responde as dúvidas que chegam pelos mais diversos canais de comunicação com o público. O contato com a Ouvidoria da INB pode ser feito através do Fale Conosco disponível aqui.
Atualização de dados cadastrais
Para não correr o risco de não ser localizado no momento da convocação, quem foi aprovado no concurso deve sempre manter atualizadas as informações cadastrais. Esta é uma obrigação do candidato prevista no edital. Então, em caso de alguma alteração de endereço (inclusive eletrônico) e telefone, o candidato deverá comunicar à INB enviando correspondência, via Sedex, para a Indústrias Nucleares do Brasil S/A – INB – Área de Recursos Humanos – Rodovia Presidente Dutra, Km 330 – Engenheiro Passos – Resende – RJ – CEP 27.555-000.
Além disso, é importante sempre acompanhar as publicações oficiais sobre o Processo Seletivo Público, já que o edital também prevê que não é possível ao candidato alegar perda de prazo por ausência de recebimento de correspondência. Além do envio de telegrama, a empresa publica as convocações no Diário Oficial da União. A lista de acompanhamento de convocações atualizada periodicamente no site da INB pode ser acessada aqui.
Por | www.inb.gov.br
Poços de Caldas
Em Poços: Alares anuncia app Disney+ em seu portfólio
Operadora disponibiliza o serviço com oferta especial de lançamento para seus clientes

São Paulo, abril de 2025 – A Alares, operadora de telecomunicações e nova patrocinadora do Caldense anuncia a inclusão do Disney+ em seu portfólio de serviços digitais. A novidade representa um passo estratégico na consolidação da Alares como um hub completo de conectividade e entretenimento, conectando seus assinantes a uma das plataformas de streaming mais relevantes do mundo.
Com mais de 122 milhões de assinantes globais, o Disney+ reúne em um só lugar os universos de Disney, Pixar, Marvel, Star Wars, National Geographic, ESPN e Star. Com a chegada do Disney+, a Alares reforça o compromisso em oferecer aos seus clientes conteúdos de alto valor percebido, com curadoria de qualidade, e alinhados aos hábitos de consumo digital que crescem de forma acelerada no país.
Segundo o Digital 2024 – Data Reportal, 74,3% dos usuários de internet no Brasil consomem conteúdo sob demanda, o que posiciona o streaming como um dos principais vetores de engajamento digital no país. Nesse contexto, a oferta do Disney+ pela Alares amplia o acesso a um portfólio diversificado de entretenimento, consolidando a operadora como um player relevante no ecossistema de SVAs.
“Três de quatro brasileiros conectados consomem streaming, então temos o compromisso de oferecer esse serviço da melhor forma e com a maior diversidade possível. O Disney+ é um dos maiores e mais diversificados serviços de streaming do mundo, o que amplia ainda mais nosso portfólio de entretenimento, garantindo acesso a conteúdo de qualidade e relevância, sempre com objetivo de trazer a melhor experiência para os nossos clientes”, afirma Alejandro Contreras, CMO da Alares.
Ofertas de lançamento
• 800 mega de internet com Disney+ por R$ 139,99/mês
• Para incluir o Disney+ nos demais planos da Alares o custo é de R$ 43,90/mês
Disney+ Um portfólio pensado para todos os perfis
A chegada do Disney+ fortalece a proposta da Alares de entregar soluções que vão além da conectividade, integrando conteúdo relevante para diferentes públicos e faixas etárias. Entre os destaques da plataforma estão:
• Universo Marvel e Star Wars: sagas completas, incluindo todos os filmes dos Vingadores, as séries originais e os lançamentos do universo Jedi.
• National Geographic: documentários e produções consagradas, como Celebridades à Prova de Tudo.
• Filmes para toda a família: estreias recentes como Moana 2 e Divertida Mente 2, dois dos maiores sucessos de bilheteria das animações.
• Esportes ao vivo com ESPN: transmissões exclusivas da Premier League, La Liga, Libertadores, NBA, NFL, entre outros campeonatos nacionais e internacionais.
Confira outros aplicativos que você pode assinar pela Alares no site.
Sobre a Alares
Alares é uma operadora independente de telecomunicações, sediada em São Paulo (SP), que fornece serviços de acesso à Internet de alta velocidade, via fibra óptica, assim como TV por assinatura, streaming, telefonia fixa, dados, além de diversas soluções digitais para pessoas e empresas.
Reúne aproximadamente 2.800 colaboradores e atua em 228 cidades de sete estados brasileiros – São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Bahia. Tem uma rede de 31.000 km de fibra óptica de alta qualidade, com cobertura para conectar mais de 3,2 milhões de lares e empresas, atendendo hoje cerca de 795.000 clientes.
Além do atendimento telefônico e por canais digitais, conta com 126 lojas físicas e equipes próprias de atendimento ao cliente e técnicos de campo, que reforçam o compromisso de qualidade e proximidade com os consumidores.
Por | Lailla Menardi – RPMA Comunicação
Poços de Caldas
Caldense e Alares: parceria conecta o futebol de Poços de Caldas com a melhor banda larga da região
Operadora anuncia patrocínio ao time e oferta especial para sócios do clube

São Paulo, abril de 2025 – A Alares, presente em 7 estados e 228 cidades brasileiras, reforça seu compromisso com a cidade de Poços de Caldas ao anunciar a parceria com o time de futebol da Associação Atlética Caldense. O apoio da operadora ao clube vem em um momento chave, no qual ele completa seus 100 anos de existência.
Com cerca de 15 mil sócios e uma estrutura que abriga diversas modalidades esportivas além do futebol profissional, a Caldense é um símbolo importante da cidade, sendo conhecida como “Veterana”. O patrocínio contempla a presença da marca nos ombros da camisa oficial, além de exposição no estádio Dr. Ronaldo Junqueira (Ronaldão), no centro de treinamento, no clube de sócios e na mesa de entrevistas. A Alares também será mencionada nas transmissões dos jogos.
“Estar ao lado da Caldense em seu centenário é uma forma de reconhecer a importância do clube para a cidade e seus moradores. A Alares é hoje o principal provedor de internet de Poços de Caldas e queremos estar cada vez mais próximos da população, não apenas oferecendo a melhor experiência em conectividade, mas também apoiando iniciativas da comunidade”, destaca Anderson Oliveira, Diretor Comercial da Alares.
“Para nós da Caldense é uma honra contar com o apoio da Alares nesta temporada tão especial e histórica, que é o ano do centenário da Veterana. A Alares estará presente nas camisas oficiais do jogo do time, que estão sendo aguardadas com muita expectativa pelos torcedores, e em uma série de outros pontos de mídia do clube. A empresa é referência em qualidade de internet, velocidade e estabilidade. Assim como a Caldense, que é uma das maiores e mais tradicionais equipes de Minas Gerais. Será uma parceria de muito sucesso!”, disse Renan Muniz, Gerente de Marketing da Caldense.
Oferta especial para sócios do clube
A Alares ainda preparou uma oferta exclusiva para os sócios do Clube Caldense: até dia 30 de abril, os associados podem contratar 800MB de internet por R$99,99. O pacote ainda inclui 1 mês de Premiere gratuito, e a partir do segundo mês, o serviço continua disponível para contratação pelo valor de R$59,90 mensais. As condições estarão todas descritas na oferta.
Sobre a Alares
Alares é uma operadora independente de telecomunicações, sediada em São Paulo (SP), que fornece serviços de acesso à Internet de alta velocidade, via fibra óptica, assim como TV por assinatura, streaming, telefonia fixa, dados, além de diversas soluções digitais para pessoas e empresas.
Reúne aproximadamente 2.800 colaboradores e atua em 228 cidades de sete estados brasileiros – São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Bahia. Tem uma rede de 31.000 km de fibra óptica de alta qualidade, com cobertura para conectar mais de 3,2 milhões de lares e empresas, atendendo hoje cerca de 795.000 clientes.
Além do atendimento telefônico e por canais digitais, conta com 126 lojas físicas e equipes próprias de atendimento ao cliente e técnicos de campo, que reforçam o compromisso de qualidade e proximidade com os consumidores.
Informações para a imprensa:
Por | Laila – RPMA Comunicação
Poços de Caldas
Educação Ambiental: CBA capacita educadores na região de Poços de Caldas
Curso de atualização contou com a presença de aproximadamente 40 professores de Poços de Caldas, Caldas e Divinolândia

Pelo 23º ano consecutivo, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) realizou seu Curso de Atualização em Educação Ambiental no Sul de Minas e São Paulo, projeto que compõe o seu Programa de Educação Ambiental (PEA). O encontro, realizado nos dias 9 e 10 de abril, em Poços de Caldas, contou com a participação de cerca de 40 professores e professoras que lecionam para turmas a partir do 5º ano do Ensino Fundamental de escolas municipais, estaduais públicas ou privadas dos municípios Poços de Caldas e Caldas (MG) e Divinolândia (SP).
Com o tema “Educação Ambiental Crítica e Transformadora: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável transformando comunidades”, o intuito foi promover e fortalecer a formação ambiental crítica para educadores da região. Nos próximos meses, os participantes irão aplicar os conhecimentos adquiridos, desenvolvendo, junto com seus alunos, projetos ambientais baseados nas temáticas trabalhadas durante a formação. A culminância dessas iniciativas acontecerá ao final do ano, quando os projetos e atividades desenvolvidos ao longo de 2025 serão apresentados.

Foto: Divulgação
O Curso de Atualização em Educação Ambiental trabalha diferentes módulos, que vão abordar análise crítica ambiental, transformações possíveis e embasamento prático e teórico para a criação de projetos ambientais propositivos. Os módulos têm como fundamentos os desafios ambientais emergentes, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
É a primeira vez que a professora da Escola Municipal Vitalina Rossi, em Poços de Caldas, Caroline Bernardes Oliveira da Silva, participa do Curso. Para ela, foi um momento muito válido. “Foram dias de grande enriquecimento para nós professores, para nos esperançar a fazer a diferença e, principalmente, a cuidar do meio ambiente”.
“Foram dias de muito aprendizado e novas experiências. Gostei muito do evento”, completa a supervisora Adrielli Bittencourt de Oliveira Freitas, da Escola Municipal Presidente Crispim Jacques Bias Fortes, em Caldas, que também participou do Curso pela primeira vez.
“O Curso proporcionou muita aprendizagem, muito conhecimento, que vai nos ajudar muito no sucesso do projeto em sala de aula”, reforça a coordenadora do Grupo de Apoio à Criança e ao Adolescente – Projeto Arco-Íris, em Caldas, Miriam Lara Octaviano.
A capacitação foi feita pela empresa Florar – Educação para Sustentabilidade, parceira da iniciativa, e que desenvolve, desde 2012, projetos de pesquisa para educação ambiental. A organização atua junto a escolas, grupos, instituições e empresas públicas ou privadas promovendo oficinas, cursos, minicursos, rodas de conversa, vivências em meio à floresta e atividades laboratoriais, dentro das temáticas de plantio nas cidades, trabalhos com compostagem, apicultura, conservação e mudanças climáticas.
“A parceria com os educadores locais para promover a conscientização ambiental nas escolas é de grande importância. A troca de saberes feita com os professores, por meio deste Curso, é valiosa para todos os envolvidos e nos ajuda a propagar conhecimentos fundamentais para a boa relação entre o homem e meio ambiente. Levar esse olhar sustentável para as comunidades onde estamos presentes é um dos legados da Companhia”, afirma o gerente das Unidades de Mineração da CBA em Poços de Caldas, Alexis Dias de Souza.

Foto: Divulgação
Programa de Educação Ambiental – PEA
Desenvolvido há 23 anos pela CBA, o PEA é uma iniciativa que tem o objetivo de disseminar a viabilidade ambiental da atividade minerária, por meio do conhecimento sobre o meio ambiente, além de ajudar na sua conservação, utilização sustentável e na busca de valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e demais espécies que habitam o planeta. Desde o início de sua atuação, a iniciativa já contou com a participação de mais de 163 mil pessoas em Minas Gerais, onde a Companhia possui, há mais de 80 anos, sua mineração de bauxita em operação.
Sobre a CBA
Desde 1955, a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio atua de forma integrada, da mineração ao produto final, incluindo a etapa de reciclagem. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida por meio de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil, energia e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio.
Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3 e faz parte da carteira do ISE B3 – Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – desde o seu primeiro ano de elegibilidade. Com receita líquida de R$7,3 bilhões em 2023 e R$307 milhões de EBITDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceria com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade.
Quer saber mais? Acesse www.ri.cba.com.br.
Por | Cynthia Aguiar – Assessoria de Imprensa – Ideia Comunicação Empresarial
-
Regional2 dias ago
Inteligência artificial: A Revolução já começou
-
Notícias Corporativas3 dias ago
Lavanderia investe em acessibilidade para público 50+
-
Notícias Corporativas3 dias ago
Recip 2025 abre inscrições para cooperativas financeiras
-
Notícias Corporativas2 dias ago
Ant International faz parceria com Barclays para gestão mundial de tesouraria com modelo cambial patenteado com base em IA
-
Notícias Corporativas2 dias ago
Tumi celebra 50 anos com coleção em tom dourado bullion
-
Notícias Corporativas3 dias ago
Pesquisa destaca tendências de Educação Corporativa em 2025
-
Notícias Corporativas2 dias ago
BRZ mira presença estratégica em Pouso Alegre
-
Notícias Corporativas3 dias ago
A PLATAFORMA AUTOMATIZADA DE PRESERVAÇÃO DE FERTILIDADE DAVITRI DA OVERTURE LIFE OBTÉM APROVAÇÃO REGULATÓRIA NO BRASIL