Conecte-se conosco

Notícias

NEC fecha contrato de sistema de segurança em cidade chilena

Em virtude do ritmo acelerado de crescimento do município, localizado próximo de Santiago, a administração de Padre Hurtado busca, com a ajuda da tecnologia, garantir a segurança da população de mais de 70 mil habitantes. A multinacional japonesa será responsável pela integração do projeto, que conta com a readequação do Centro de Comando e Controle existente, além de soluções de análise de imagens, sistema de botão de pânico, entre outros

Publicado

em

São Paulo 14/11/2024 – Estou certo de que a implantação dessas soluções vai oferecer à população local um nível alto de segurança e sensação de que está sendo realmente cuidada

Em virtude do ritmo acelerado de crescimento do município, localizado próximo de Santiago, a administração de Padre Hurtado busca, com a ajuda da tecnologia, garantir a segurança da população de mais de 70 mil habitantes. A multinacional japonesa será responsável pela integração do projeto, que conta com a readequação do Centro de Comando e Controle existente, além de soluções de análise de imagens, sistema de botão de pânico, entre outros

Atualmente, com cerca de 78 mil habitantes, 15 mil a mais do que foi registrado no último Censo de População e Moradia, realizado em 2017, o pacato município de Padre Hurtado, localizado na região metropolitana de Santiago, capital do Chile, tem vivenciado, juntamente com o salto demográfico, os impactos do crescimento populacional na segurança de seus cidadãos. Por essa razão, a administração da comuna (como é chamado esse tipo de adensamento urbano no país) estabeleceu junto à NEC, multinacional japonesa de tecnologia, um contrato para a implantação de um projeto de segurança pública.

O acordo contempla a readequação do Centro de Comando e Controle (CCC) existente, responsável pela gestão de todos os sistemas envolvidos no projeto, e a adoção de uma série de soluções, como: 50 pontos de câmeras multissensoriais para captação de imagens 360°; 20 tótens com intercomunicador bidirecional, câmera, luminária, Wi-Fi e megafone, a fim de emitir alerta de som se necessário; dez automóveis com estrutura de câmeras para capturar imagens no território da comuna; solução tecnológica App Patrol, uma aplicação que envia avisos de segurança do Centro de Comando e Controle diretamente para os tablets utilizados pelos carros de agentes municipais; 12 câmeras para detecção de placas de automóveis em tempo real; App de Cidadãos, uma aplicação que permite aos moradores gerar alertas para os serviços municipais, com a possibilidade de adicionar foto, vídeo e texto; um drone; bem como 1,5 mil equipamentos de emergência com o sistema de botão de pânico, capaz de criar uma comunicação por voz, comunicando-o imediatamente com as autoridades policiais.

Para que todas essas tecnologias possam convergir e os dados gerados por elas sejam utilizados de forma eficiente, a NEC implantará sua plataforma CitySensAI, que utiliza Inteligência Artificial e Analytics para integrar serviços públicos, como polícia, bombeiros, ambulâncias, entre outros, além de receber as mensagens de alerta emitidas pelos aplicativos e pelo sistema de botão de pânico.

Segundo Felipe Muñoz, prefeito de Padre Hurtado, o projeto permitirá a integração dos serviços que funcionam na cidade e, consequentemente, a melhora na operacionalização da segurança local. “O mais importante dentro deste acordo que fechamos com a NEC é que todos os dados gerados pelas novas tecnologias adotadas, como as câmeras e sistemas de IoT (Internet das Coisas), passarão pela análise da plataforma inteligente da empresa. Com isso, ganha-se tempo e eficácia, ao mesmo tempo que elimina a possibilidade de erro humano, tendo em vista que os operadores, no Centro de Comando e Controle, não terão a responsabilidade de monitorar tudo que ocorre em vários monitores simultaneamente. Tenho certeza de que a implantação dessas soluções vai oferecer à população de Padre Hurtado um nível alto de segurança e sensação de que está sendo realmente cuidada”, afirma Muñoz.

A experiência da NEC na implantação de projetos de cidades inteligentes no âmbito da América Latina, de acordo com Jorge Vargas, VP da unidade de negócios de DGDF da NEC na América Latina, é um fator importante na escolha da empresa como parceira tecnológica para novos negócios nesse segmento na região. “Temos casos de Smart Cities que se tornaram referência nos países latinos, com destaque para os que foram desenvolvidos no Chile e na Argentina. Temos como diferencial o potencial tecnológico da plataforma integradora CitySensAI, pelo ecossistema de parceiros para fornecimento dos equipamentos que compõem a solução e pela expertise da nossa equipe de especialistas, que trabalha para formatar soluções à medida das necessidades dos clientes”, enfatiza Vargas. 

Website: http://www.nec.com.br

Continuar Lendo
Anúncio
Clieque para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Na 12ª edição, Tattoo Week começa nesta sexta-feira em São Paulo

Pesquisa aponta que 37% dos brasileiros são tatuados e o mercado do setor cresce 25% ao ano

Publicado

em

por

São Paulo 14/11/2024 –

Pesquisa aponta que 37% dos brasileiros são tatuados e o mercado do setor cresce 25% ao ano

Segundo uma pesquisa recente realizada pelo instituto alemão Dalia, aproximadamente 38% da população mundial possui algum tipo de tatuagem. Os italianos, suecos e norte-americanos estão no topo da lista dos países com mais pessoas tatuadas, enquanto o Brasil ocupa o oitavo lugar.

Com o aumento da popularidade das tatuagens, a Tattoo Week São Paulo realiza sua 12ª edição no Expo Center Norte, de 15 a 17 de novembro. Para Esther Gawendo, diretora-executiva da Tattoo Week, a quebra de preconceitos, a valorização da tatuagem como arte e o avanço das redes sociais contribuíram para a democratização da arte na pele, consolidando esse mercado em crescimento.

Maior edição realizada

Com uma área de 20 mil metros quadrados, a edição deste ano promete ser a maior já realizada. São mais de 5 mil profissionais e empresas de diferentes áreas, incluindo tatuagem, body piercing e produtos especializados, distribuídos em 620 estandes. Entre os destaques internacionais está Victoria Lee, renomada especialista em realismo e reconhecida como uma das melhores tatuadoras do mundo, ao lado do famoso estúdio Yeyo Tattoos. A Tattoo Week 2024 também reúne grandes talentos brasileiros, como Chico Morbene, Karlla Mendes, Bruno Moreira, Rodrigo Catuaba, Ubiratan Amorim e Debora Morrigan, entre outros, oferecendo uma experiência imersiva e única para os amantes da arte corporal.

Curso de tattoo e piercing para jovens de favelas

Mantendo seu compromisso com a responsabilidade social, a Tattoo Week promove ações solidárias durante o evento. Em parceria com a CUFA Brasilândia, o evento abriu 120 vagas gratuitas para cursos de tatuagem e piercing destinados a jovens carentes de favelas de São Paulo. Os cursos abordam teoria, prática e gestão de estúdio, com o objetivo de gerar novas oportunidades de trabalho para os participantes e incentivar o empreendedorismo, gerando renda. Os cursos tiveram início hoje e terminam na quinta-feira (14/11), das 10h00 às 18h00, no Expo Center Norte, sala Santana 2. Na sexta, durante a abertura do evento, os jovens receberão os certificados de conclusão dos cursos.

Concurso Miss e Mister Tattoo e Batalha de Tatuadores

O tradicional concurso de Miss e Mister Tattoo retorna este ano, celebrando a diversidade e promovendo a inclusão. A edição de 2024, que deixou de lado medidas como altura e peso para participantes, inclui homens e mulheres transgêneros, destacando a quebra de estereótipos em relação à pessoa tatuada. A final conta com 28 misses e 10 misters concorrendo aos títulos.

Outra atração aguardada é a “Tattoo Week ALL Star’s”, uma batalha artística exclusiva que reúne os maiores tatuadores da história do evento. Competidores disputam um cinturão e um anel de ouro, em uma competição que visa elevar a qualidade da arte corporal.

Concurso de tatuagem e piercing em 29 estilos

O ponto alto e tradicional da Tattoo Week é o concurso de tatuagens, que abrange 29 estilos e está aberto a tatuadores de todo o Brasil e do exterior. A competição tem o objetivo de oferecer oportunidades para os artistas exibirem sua criatividade e talento. Além disso, o concurso também premia os melhores piercings. A iniciativa tem revelado grandes talentos artísticos, e o júri é composto por alguns dos mais respeitados profissionais do setor. “Os vencedores da Tattoo Week recebem reconhecimento mundial, e seus trabalhos ganham notoriedade e valor”, afirma Enio Conte, fundador do evento. Nesta edição, o estilo Fine Line foi incluído entre as categorias de tatuagem, assim como a categoria de Melhor Visagismo para piercings.

Atrações musicais e atividades culturais

Além das competições, a Tattoo Week SP oferece atrações musicais variadas ao longo dos três dias. No dia 15, o público vai poder aproveitar o show da banda de reggae Mato Seco; no dia 16, o rap toma conta do palco com os shows de Djonga, Rashid e Drik Barbosa; e, no dia 17, os fãs de rock vão curtir o som do CPM 22, Raimundos e Gloria. Com entrada gratuita na sexta-feira (15) mediante doação de 2 quilos de alimento não perecível, o evento busca engajar ainda mais a comunidade em ações solidárias.

Serviço

  • Evento: 12ª Tattoo Week São Paulo
  • Datas: 15, 16 e 17 de novembro de 2024
  • Local: Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333, Pavilhão Branco, Vila Guilherme, São Paulo – SP
  • Horário: 12h00 às 22h00
  • Ingressos: Gratuito na sexta-feira (15) com a doação de 2 quilos de alimento não perecível. No sábado e domingo, ingressos disponíveis no site Sympla ou na bilheteria do evento (R$ 30,00 ingresso social e até R$ 500,00 para Super Fan Tattoo Week).

Website: https://tattooweek.com.br/

Continuar Lendo

Notícias

Grupo BBF contribui com agricultura sustentável na Amazônia

Companhia desenvolve modelo de negócio verticalizado por meio da cultura da palma, que permite oportunidades à população local

Publicado

em

por

14/11/2024 – “Nosso país tem potencial de ser líder global na produção de óleo de palma, sem derrubar uma árvore de floresta nativa – Milton Steagall, CEO do Grupo BBF”

Companhia desenvolve modelo de negócio verticalizado por meio da cultura da palma, que permite oportunidades à população local

A agricultura sustentável contribui para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das diversas regiões do Brasil, em especial da Amazônia. E é neste contexto, de óleo, que se insere o trabalho realizado pelo Grupo BBF (Brasil BioFuels), que desde 2008 atua no cultivo sustentável da palma de óleo, produção de biocombustíveis e geração de energia renovável.

O cultivo sustentável da palma, principal – matéria-prima para produção do óleo vegetal mais consumido no mundo – é um exemplo que alia a recuperação do bioma e do solo degradado, acelera a captura de carbono e fomenta a geração de emprego e renda para a população local. Seu cultivo é perene e não pode se mecanizado, fixando a mão de obra no campo e promovendo o desenvolvimento socioeconômico nas regiões onde é inserida.

Para o CEO do Grupo BBF, Milton Steagall, a cultura da palma reforça a importância do desenvolvimento sustentável na região, como forma de manter a floresta em pé e trazer qualidade de vida para os mais de 29 milhões de amazônidas.

A chave para isso, segundo Steagall, está associada à recuperação de áreas degradadas da Floresta Amazônica e a geração de empregos. Além disso, a agricultura na região Norte do Brasil que já se destaca pela diversidade de produtos cultivados, como mandioca, feijão, castanha-do-brasil, maracujá, cupuaçu e guaraná, pode contar ainda com outras culturas para fortalecer sua bioeconomia e a manutenção da floresta em pé.

“A partir do óleo de palma é também possível falar de bioeconomia no agronegócio. Nosso país tem potencial de ser líder global na produção de óleo de palma, sem derrubar uma árvore de floresta nativa. O desenvolvimento sustentável da região Norte é urgente. É preciso viabilizar formas de manter a floresta em pé, mas também oferecer emprego, renda e riqueza para a população”, afirma o executivo.

Atualmente, o Grupo BBF possui mais de 75 mil hectares cultivados com a palma nos estados do Pará e Roraima, responsáveis pela captura de cerca de 800 mil toneladas de carbono anualmente.

O Brasil é referência global no cultivo sustentável desta oleaginosa e possui uma das legislações mais severas do mundo. A planta só pode ser cultivada em áreas degradadas até 2007, respeitando o Zoneamento Agroecológico da Palma de Óleo, decreto 7.172 do Governo Federal de maio de 2010. Além disso, mais de 31 milhões de hectares na região Amazônica foram identificados como aptos ao cultivo da planta pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Atualmente, o país ocupa a 10ª posição entre os maiores produtores de óleo de palma no mundo, com cerca de 300 mil hectares cultivados e 85% da produção concentrada no Estado do Pará.

O agronegócio sustentável da Amazônia gera empregos e renda

No Grupo BBF, unir recuperação da floresta e geração de emprego é a chave para o desenvolvimento do agronegócio sustentável. Hoje, a empresa gera cerca de 5 mil empregos diretos e aproximadamente 80% do quadro de colaboradores é formado por trabalhadores que atuam no campo com o plantio da semente, tratos culturais no pré-viveiro e viveiro, manutenção do plantio definitivo e colheita dos cachos de frutos frescos. Neste contexto, a empresa contribui com a geração de empregos no entorno de suas operações, além de apoiar pessoas de todos os lugares que chegam ao Brasil em busca de oportunidades.

Em São João da Baliza, município no estado de Roraima onde a empresa foi fundada, o Grupo BBF emprega 201 venezuelanos – cerca de 30% do total de 681 colaboradores da empresa no local. Gerardine Garcia é uma das mulheres venezuelanas empregadas pela companhia. Ela chegou ao Brasil em 2020 e por dois anos trabalhou como faxineira e babá. Em março de 2022, iniciou sua trajetória no Grupo BBF como auxiliar, realizando serviços gerais relacionados ao cultivo da palma e atualmente lidera uma equipe de 32 pessoas na área agrícola da empresa. “Foi o Grupo BBF que abriu suas portas para mim e para a minha mãe. Foi uma oportunidade de conhecimento e de mudança de vida. Entrei como parte da equipe de agricultoras e hoje sou uma das líderes da empresa no campo”, afirma a colaboradora.

O ciclo virtuoso da semente ao megawatt

O agronegócio brasileiro fornece alimentos para mais de 1 bilhão de pessoas no mundo e ainda é um grande produtor de matéria-prima para a geração de energia renovável. A palma de óleo é a cultura com maior rendimento na produção de óleo vegetal por tonelada, produzindo de 5 a 10 vezes mais que outros cultivos, como o da soja por exemplo.

O Grupo BBF desenvolve suas atividades em toda a cadeia produtiva da palma, tanto na extração do óleo para consumo alimentar quanto na produção de biocombustíveis para geração de energia renovável.

A partir do plantio da semente da palma, inicia-se todo o ciclo de vida das palmeiras, que passam a dar frutos a partir do 4º ano – sua produção é contínua e perene. Após a colheita dos cachos de frutos frescos é feita a extração do óleo de palma nas indústrias extratoras. Com o óleo extraído, é feita a comercialização para diversas indústrias produtoras de alimentos e a destinação como principal matéria-prima para a produção de biocombustíveis no Grupo BBF. Tanto o biodiesel de óleo de palma quanto a biomassa resultante do processo produtivo são utilizados como biocombustíveis para geração de energia renovável em localidades isoladas da Amazônia.

A companhia possui 25 usinas termelétricas em operação na região Norte, gerando energia para mais de 140 mil moradores atendidos pelos Sistemas Isolados. Um dos destaques é a UTE Baliza, primeira usina híbrida a combinar óleo vegetal e biomassa que opera desde 2023 atendendo o Estado de Roraima – único estado da federação não integrante do Sistema Interligado Nacional.

“Por meio do cultivo sustentável da palma é possível impulsionar o desenvolvimento da região Amazônica e acelerar a descarbonização de vários setores da economia. A palma é uma alternativa muito interessante ambientalmente e economicamente: ela atua diretamente na recuperação da floresta e é matéria-prima fundamental para a descarbonização de diversos setores, dentre eles o setor dos biocombustíveis avançados como o Combustível Sustentável de Aviação (SAF) e o Diesel Verde (RD)”, conclui Steagall.

 
 

Website: http://www.grupobbf.com.br

Continuar Lendo

Notícias

Inteligência Artificial: empresas se preparam para 2025

De acordo com o relatório da BCG – Boston Consulting Group, o uso de Inteligência Artificial (IA) é capaz de aumentar a receita das empresas em mais de 6% e, com investimentos crescentes, o impacto pode chegar a 20% ou mais.

Publicado

em

por

São José dos Campos, SP 14/11/2024 – A IA está ganhando espaço rapidamente no mercado, e as empresas que implementam essa tecnologia de maneira estratégica conseguem se destacar no mercado.

De acordo com o relatório da BCG – Boston Consulting Group, o uso de Inteligência Artificial (IA) é capaz de aumentar a receita das empresas em mais de 6% e, com investimentos crescentes, o impacto pode chegar a 20% ou mais.

A inteligência artificial (IA) está ganhando espaço rapidamente no mercado, e as empresas que implementam essa tecnologia de maneira estratégica conseguem se destacar no mercado. De acordo com o relatório da BCG – Boston Consulting Group, o uso de Inteligência Artificial é capaz de aumentar a receita das empresas em mais de 6% e, com investimentos crescentes, o impacto pode chegar a 20% ou mais. 

No entanto, para que o uso da IA seja realmente eficaz, é necessário preparar e estruturar os dados de uma empresa antes da implementação. Entre as etapas para aplicar a IA de forma eficiente nas empresas estão coleta, organização e limpeza dos dados, armazenamento, análise e exploração desses dados e implementação de modelos de IA.  

Caio Amante, CEO da Dataside – consultoria focada em dados, IA e negócios, explica que cada setor pode usar a IA de forma personalizada para atender às suas necessidades específicas.  

“Além de preparar dados e adquirir tecnologias, é crucial desenvolver uma cultura de dados e capacitar a equipe para tirar o máximo proveito da Inteligência Artificial. Com essas ações, as empresas estarão prontas para aproveitar todo o potencial da IA, liderando seu setor e oferecendo produtos e serviços de maior qualidade a seus clientes”, ressalta Caio. 

O CEO da Dataside compartilhou alguns exemplos de aplicação de inteligência artificial em setores variados: 

  • Varejo: empresas de varejo que utilizam IA para recomendações de produtos conseguem personalizar a experiência de compra, o que aumenta a satisfação do cliente e impulsiona as vendas.
  • Saúde: a IA na área da saúde facilita diagnósticos mais rápidos e precisos, trazendo benefícios como a antecipação de tratamentos e uma maior eficiência no cuidado, especialmente para doenças complexas.
  • Finanças: no setor financeiro, a IA é usada para detectar fraudes em tempo real e personalizar serviços, proporcionando maior segurança nas transações e fidelização dos clientes por meio de ofertas mais alinhadas às suas necessidades.
     
  • Manufatura: na manufatura, a IA ajuda a prever falhas em equipamentos, reduzindo paradas não planejadas e melhorando a eficiência operacional, o que leva a menores custos de manutenção e maior produtividade.
  • Marketing: no marketing, a IA possibilita uma segmentação mais precisa em campanhas, resultando em maior engajamento dos clientes e melhor retorno sobre investimento, além de melhorar a experiência do cliente com conteúdos personalizados.

    Para saber mais sobre implementação de inteligência artificial, basta acessar o site: www.dataside.com.br

Website: http://www.dataside.com.br

Continuar Lendo

Em Alta

...