Conecte-se conosco

Notícias

Estudo aponta dados sobre índice geral de preços

Dados mostram que o Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10), registrou alta de 0,53% em janeiro de 2025, desacelerando em relação ao mês anterior, quando avançou 1,14%.

Publicado

em

Brasil 11/2/2025 – Esses dados reforçam a importância da adaptação dos negócios às oscilações econômicas.

Dados mostram que o Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10), registrou alta de 0,53% em janeiro de 2025, desacelerando em relação ao mês anterior, quando avançou 1,14%.

Relatório divulgado no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), apontou dados do Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10), que registrou alta de 0,53% em janeiro de 2025, desacelerando em relação ao mês anterior, quando avançou 1,14%. O resultado reflete, principalmente, a redução dos preços de commodities agropecuárias e alimentos processados. No acumulado dos últimos 12 meses, o índice registra alta de 6,73%, enquanto no mesmo período do ano anterior apresentava queda de 3,20%.

Segundo os dados apresentados no relatório, a desaceleração do IGP-10 foi puxada pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que registrou variação de 0,57% em janeiro, bem abaixo da taxa de 1,54% observada em dezembro de 2024. As commodities que pressionaram a inflação no final do ano passado começaram a recuar, com destaque para soja, bovinos e leite in natura. Em contrapartida, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registraram aceleração no período.

O relatório aponta dados que indicam que o grupo de Bens Finais do IPA apresentou crescimento de 0,81% em janeiro, desacelerando em relação aos 1,29% registrados em dezembro. O subgrupo Bens Finais, que exclui alimentos in natura e combustíveis para consumo, também desacelerou, passando de 1,73% para 0,65%. Já o grupo de Bens Intermediários teve aceleração, registrando alta de 1,00% contra 0,57% no mês anterior. A categoria de Matérias-Primas Brutas, por sua vez, apresentou uma variação modesta de 0,15%, após avanço significativo de 2,81% em dezembro.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), informado no estudo, acelerou para 0,26% em janeiro, revertendo a queda de 0,02% observada no mês anterior. Conforme informado na publicação da FGV, seis das oito classes de despesa analisadas registraram avanço nas taxas de variação, com destaque para Alimentação (1,41%) e Vestuário (1,02%). Os grupos de Despesas Diversas e Comunicação, por outro lado, apresentaram desaceleração, registrando variações de 0,32% e 0,05%, respectivamente.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) também apresentou aceleração, avançando 0,74% em janeiro, frente aos 0,42% observados em dezembro, conforme dados apontados no estudo. Os três grupos componentes do índice tiveram variação positiva: Materiais e Equipamentos passaram de 0,46% para 0,64%, Serviços subiram de -0,24% para -0,03%, e Mão de Obra teve alta mais expressiva, de 0,48% para 0,98%.

José Antônio Valente, diretor da empresa de franquia de aluguel de equipamentos para construção civil Trans Obra, afirmou que o relatório apresenta dados fundamentais para a análise do cenário econômico, especialmente no setor da construção civil. José disse que a aceleração do INCC para 0,74% em janeiro, impulsionada pelo aumento no custo da mão de obra e dos materiais, tem impacto direto na locação de máquinas e equipamentos, uma vez que eleva os custos operacionais das construtoras e pode influenciar a demanda por aluguel em vez de aquisição de novos ativos. “No contexto do que é o conceito de empreendedorismo, esses dados reforçam a importância da adaptação dos negócios às oscilações econômicas. Empreendedores do setor precisam avaliar estratégias para otimizar custos e garantir competitividade”.

Segundo os dados apresentados pela FGV, a próxima apuração do IGP-10 será divulgada em 17 de fevereiro de 2025, abrangendo o período de coleta entre 11 de janeiro e 10 de fevereiro.

Website: https://franquiatransobra.com.br/

Continuar Lendo
Anúncio
Clieque para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

Nova norma técnica otimiza a construção civil em Drywall

Com foco em sustentabilidade e desempenho, norma ABNT NBR 15217-2025 iguala o mercado de Drywall brasileiro aos padrões internacionais

Publicado

em

por

São Paulo, SP 14/3/2025 – “Esta atualização é um marco para o setor de drywall no Brasil. É essencial que profissionais da instalação, engenharia, arquitetura e demais áreas…”

Com foco em sustentabilidade e desempenho, norma ABNT NBR 15217-2025 iguala o mercado de Drywall brasileiro aos padrões internacionais

Seguindo uma tendência dos EUA, Europa e países da América do Sul, o Brasil atualizou a norma ABNT NBR 15217-2025 para perfis de Drywall. A atualização veio após meses de pesquisas e ensaios envolvendo associações, laboratórios, indústrias, clientes e parceiros, e traz mudanças importantes que visam modernizar e aprimorar o setor da construção civil brasileira, igualando o mercado de Drywall brasileiro aos padrões internacionais, principalmente em termos de desempenho técnico e expectativas de qualidade. As mudanças buscam otimizar o uso de materiais, reduzir o impacto ambiental e garantir a segurança e durabilidade das construções.

A redução na espessura e na galvanização dos perfis, aliada à manutenção das características das guias, contribui para a redução do consumo de recursos naturais e da emissão de gases de efeito estufa. A nova norma está alinhada com os princípios ESG (Environmental, Social and Governance), que são cada vez mais valorizados no setor da construção civil.

“Esta atualização é um marco para o setor de Drywall no Brasil, com a Barbieri sendo a primeira na adoção da nova norma em seus perfis. Dessa forma, alinhamos nossas práticas com as tendências globais, promovendo a sustentabilidade e a eficiência sem comprometer a qualidade e o desempenho. É essencial que profissionais da instalação, engenharia, arquitetura e demais áreas da construção civil compartilhem esta atualização com suas equipes e parceiros do setor para todos estejam alinhados e trabalharem seguindo o mesmo padrão de qualidade”, pontua Frank Lucian Vosgeraui, Gerente Comercial da Barbieri do Brasil. 

Sustentabilidade e ESG

O uso de Drywall e Steel Frame, por exemplo, já se tornou recorrente no país devido à possibilidade de redução de custos no uso de materiais nas obras, gerando vantagens para as empresas e também para o meio ambiente. A Barbieri é uma das companhias que visam ampliar a sustentabilidade do setor através de iniciativas e uso de recursos sustentáveis. De acordo com Rossi, o objetivo da empresa é expandir o plano sustentável para todo o setor através do conhecimento, pois a construção civil deve gerar não só empreendimentos, mas um mundo seguro, saudável e resiliente para todos. 

A nova norma ABNT NBR 15217-2025 voltada para o uso de perfilados de aço na construção civil estabelece mudanças como: 

Perfis F530: 

  • Antes: Espessura 0,50 mm e Galvanização Z275
  • Agora: Espessura 0,48 mm e Galvanização Z120

 Montantes 48, 70 e 90 

  • Antes: Espessura 0,50 mm e Galvanização Z275
  • Agora: Espessura 0,48 mm e Galvanização Z120

Guias 48, 70 e 90 

  • Mantêm especificações originais: Espessura de 0,50 mm e Galvanização Z275

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) desempenha um papel fundamental na definição das normas técnicas no Brasil. As normas são elaboradas por comitês técnicos compostos por especialistas do setor, garantindo que os critérios estabelecidos sejam baseados em estudos técnicos, boas práticas e necessidades do mercado. 

A norma ABNT NBR 15217-2025 pode ser acessada pelo site do catálogo da ABNT.

Website: https://www.linkedin.com/company/barbieribr/?originalSubdomain=br

Continuar Lendo

Notícias

Emissão de vistos dos EUA para brasileiros cai 0,65% em 2024

Pesquisa inédita da consultoria Viva América mostra que, apesar da queda, volume de concessões é o segundo maior da história; crescimento de green card indica fuga de cérebros

Publicado

em

por

São Paulo, SP 14/3/2025 –

Pesquisa inédita da consultoria Viva América mostra que, apesar da queda, volume de concessões é o segundo maior da história; crescimento de green card indica fuga de cérebros

O Brasil foi o terceiro país que mais recebeu vistos americanos em 2024. Foram 1,151 milhão de autorizações concedidas pelos EUA a cidadãos brasileiros, um leve recuo de 0,65% sobre o volume do ano anterior. Apenas México (2,5 milhões) e Índia (1,4 milhão) registraram mais emissões. China (975 mil) e Colômbia (511 mil) completam as cinco primeiras posições do ranking.

Os dados fazem parte da edição mais recente da pesquisa “Os vistos americanos mais concedidos para brasileiros”, realizada anualmente pela Viva América, consultoria imigratória especializada em serviços para quem quer estudar, trabalhar ou morar nos EUA.

“A emissão de vistos americanos para brasileiros registrou valores bem elevados no primeiro semestre, dando a entender que ultrapassaria o recorde de 2023. Contudo, a média de expedições dos documentos caiu a partir do segundo semestre, impedindo que uma nova máxima histórica fosse registrada”, diz Rodrigo Costa, CEO da Viva América, destacando que as emissões para brasileiros representam 10,3% dos 11,8 milhões de vistos concedidos pelo governo estadunidense no período.

O executivo explica ainda que a queda no segundo semestre não é incomum e não está relacionada à eleição de Donald Trump, cujo resultado foi confirmado em novembro do ano passado. “Não houve mudança na política consular de emissão de vistos no período. Como a variação foi muito pequena, fatores como folgas extras, feriados prolongados e, com certeza, o período de quase dois meses em que o consulado de Porto Alegre ficou fechado por causa das enchentes na região pode ter impactado o resultado”.

A pesquisa foi elaborada a partir de relatórios oficiais do Departamento de Estado americano, que administra a emissão de vistos em todos os consulados e embaixadas dos EUA ao redor do mundo.

Com mais de 568 mil emissões, o consulado de São Paulo foi o terceiro posto diplomático dos EUA que mais processou vistos em 2024, atrás apenas do consulado de Monterrey, no México, e da embaixada na capital mexicana. O consulado do Rio de Janeiro ficou na 16ª colocação, seguido por Brasília (20ª), Porto Alegre (25ª) e Recife (31ª).

Os vistos queridinhos

De acordo com a pesquisa da Viva América, 81 vistos diferentes – entre temporários e imigratórios – foram concedidos a brasileiros em 2024. A liderança, claro, ficou com o visto de turismo e negócios (conhecido como B1/B2), que registrou 1,088 milhão de emissões – maior volume da história e equivalente a 94,5% de todos os vistos dados a nacionais do Brasil.

“O Brasil historicamente é um dos dez países que mais enviam turistas aos EUA. Mesmo com a alta do dólar que vimos nos meses finais do ano passado, não é algo que costuma afetar o apetite do brasileiro pelos destinos norte-americanos”, analisa o CEO da Viva América.

De janeiro a novembro de 2024, segundo os dados mais recentes do Escritório de Turismo e Viagem dos EUA, 1,68 milhão de brasileiros viajaram ao país, passando pelo menos uma noite. Já é um número superior aos 1,62 milhão de 2023 inteiro e o maior volume desde 2019 (2,2 milhões).

Os vistos de intercâmbio (J-1) e de estudante (F-1) foram, respectivamente, o segundo e o terceiro mais concedidos para brasileiros em 2024, com 11,3 mil e 7,2 mil autorizações expedidas.

Com 41.704 alunos matriculados em escolas, universidades e programas de intercâmbio dos Estados Unidos, o Brasil é o quinto país com mais estudantes internacionais em instituições de ensino americanas. Trata-se do maior volume já registrado, segundo um levantamento da Viva América a partir de dados do programa Open Doors. Ao mesmo tempo, o país é o quarto com pesquisadores ou professores convidados atuando em instituições de ensino superior dos EUA, de acordo com dados da AG Immigration. Também é o maior dado da série histórica.

“Enquanto os alunos vão estudar com os vistos F ou M, esses pesquisadores geralmente entram nos EUA com o visto J”, explica Costa. 

Aparecem ainda nas primeiras colocações os vistos L-1 – destinados a executivos de empresas brasileiras que são transferidos para os EUA ou empreendedores que vão abrir um negócio em solo americano – e L-2, para os dependentes (cônjuge e filhos) de L-1.

Fuga de cérebros

Em 2024, foram registrados recordes na emissão de 20 tipos de vistos para brasileiros. Chama atenção no levantamento da Viva que metade destes vistos são permanentes, ou seja, concedem o green card ao portador. É o caso do EB-2, destinado a profissionais com habilidades acima da média, e o EB-1, para pessoas com habilidades extraordinárias. Foram emitidos, respectivamente, 2.302 e 491 vistos. “É um cenário de fuga de cérebros que já vínhamos observando”, pontua Costa.

Entre os vistos que tiveram emissão recorde também estão o H-1B, destinado a talentos em áreas que exigem alto nível de especialização profissional, e o O-1, para imigrantes com habilidades extraordinárias. 

“Diferentemente do EB-2 e o EB-1, os vistos H-1B e O-1 são temporários, ou seja, permitem que o estrangeiro fique uma quantidade determinada de anos nos EUA. Contudo, sabemos que a maioria deles acaba depois pedindo o green card e ficando de vez no país”, observa o CEO da Viva América, que há mais de dez anos vive na Flórida.

Vistos dos EUA mais emitidos para brasileiros em 2024

  1. B1/B2 (turismo e negócios): 1.088.407
  2. J-1 (intercâmbio): 11.350
  3. F-1 (estudo): 7.266
  4. L-2 (dependentes de L-1): 6.843
  5. L-1 (transferência de executivos e abertura de empresas): 4.868
  6. C-1/D (tripulantes): 4.814
  7. A-2 (diplomatas): 3.326
  8. B-1 (negócios): 3.071
  9. EB-2 (habilidades acima da média): 2.302
  10. H-1B (profissionais altamente especializados): 1.947
  11. O-1 (habilidades extraordinárias): 1.722
  12. J-2 (dependentes de J-1): 1.512
  13. F-2 (dependentes de F1): 1.287
  14. H-4 (dependentes de H-1B): 1.181
  15. K-1 (noivos de cidadãos americanos): 1.104


A pesquisa completa dos vistos americanos mais concedidos para brasileiros em 2024 pode ser acessada no site do Viva América.

Continuar Lendo

Notícias

Manpower abre 64 vagas de emprego em Indústria Farmacêutica

Manpower abre 64 vagas de emprego para as cidades de Itapira-SP e Pouso Alegre-MG. As oportunidades são para o cargo de Auxiliar de Produção, e os profissionais interessados têm até o dia 28 de março para se candidatar.

Publicado

em

por

Minas Gerais e São Paulo 14/3/2025 –

Manpower abre 64 vagas de emprego para as cidades de Itapira-SP e Pouso Alegre-MG. As oportunidades são para o cargo de Auxiliar de Produção, e os profissionais interessados têm até o dia 28 de março para se candidatar.

O ManpowerGroup Brasil, uma consultoria de soluções de Recursos Humanos, que atua em todo o território nacional, está realizando o recrutamento para 64 vagas temporárias para o atuar e indústria Farmacêutica.

A empresa busca por pessoas interessadas em ingressar no mercado de trabalho. As vagas são abertas para todos os públicos, e os profissionais interessados têm até o dia 28 de março para se candidatar a essas oportunidades de emprego.

As principais responsabilidades do Auxiliar e Produção serão: realizar a arrumação intermediária de frascos, garantindo a organização e o fluxo correto no processo produtivo; executar a lavagem de frascos, assegurando a higienização adequada conforme os padrões estabelecidos; realizar o cravamento e envase de frascos, seguindo os procedimentos de qualidade e segurança; efetuar a limpeza e desinfecção de salas e equipamentos, mantendo o ambiente dentro das normas sanitárias.

Para serem elegíveis as posições os trabalhadores precisam ter ensino médio completo, interesse em vaga temporária. Será considerado um diferencial experiência em áreas produtivas, e experiência no ramo alimentício, cosmético ou farmacêutico, mas não são requisitos eliminatórios.

As vagas são para atuar presencialmente nas cidades de Itapira-SP e Pouso Alegre-MG, mas também se aplicam para pessoas que residem em cidades próximas e possuem disponibilidade para deslocamento.

Entre os benefícios oferecidos aos colaboradores estão Transporte Fretado, Refeitório no local, Seguro de vida.

Os profissionais interessados podem realizar o cadastro, até dia 24 de março, por meio do link: https://forms.office.com/r/VX7QYgEpLb.

Para acessar outras oportunidades de emprego, basta acessar o portal de vagas e conferir todas as opções disponíveis: https://vagas.manpowergroup.com.br/.

Website: https://forms.office.com/r/VX7QYgEpLb

Continuar Lendo

Em Alta

...
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.