Conecte-se conosco

Regional

Metas financeiras para 2025: como transformar sonhos em realidade

Especialista dá dicas para colocar as metas em prática.

Planejamento financeiro / Foto: Freepik

Publicado

em

O início de um novo ano é sempre acompanhado de expectativas e planos, especialmente quando o assunto envolve grandes conquistas, como a compra de um carro, aquisição de um imóvel ou uma viagem dos sonhos. Mas, para que essas metas saiam do papel, é essencial que o planejamento financeiro seja priorizado, incluindo estratégias, segundo especialistas.

Os consórcios, por exemplo, têm se destacado como uma solução eficiente para quem busca adquirir bens de forma planejada, de acordo com a diretora regional da Unicred do Brasil – Núcleo Multirregional, Carolina Ramos.

A especialista lembra que somente em 2024, os consórcios no Brasil registraram um crescimento expressivo, cuja movimentação alcançou R$ 354,13 bilhões de janeiro a novembro, conforme dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac). “O bom desempenho é atribuído a não cobrança de juros. Essa modalidade permite que os participantes formem uma espécie de poupança coletiva, viabilizando a compra de bens e até serviços, sem comprometer o orçamento com altas taxas de financiamento”, explica.

Para a diretora, o consórcio é uma das opções mais indicadas para quem planeja adquirir um bem de alto valor, como um carro ou imóvel. “É uma alternativa acessível e inteligente para quem busca evitar os altos custos dos financiamentos tradicionais. O cliente tem a possibilidade de antecipar sua conquista por meio de sorteios ou lances”, afirma.

Metas financeiras para 2025: como transformar sonhos em realidade

Planejamento financeiro / Foto: Freepik

Financiamento

Por outro lado, para quem sonha em fazer uma viagem internacional ou investir em qualidade de vida, como educação e lazer, os investimentos financeiros podem ser a chave, segundo Carolina. “Com opções variadas, como renda fixa, é possível ajustar o perfil do investidor às metas estabelecidas”.

Nesse caso, Carolina recomenda uma orientação profissional para alinhar o investimento às expectativas. “O mercado financeiro oferece muitas possibilidades, mas é essencial contar com especialistas para tomar decisões assertivas e seguras”, explica. Ela acrescenta que, com determinação e estratégias, 2025 pode ser o ano de grandes realizações. “O segredo está em transformar desejos em metas tangíveis e agir com disciplina e consciência financeira”, ressalta.

 

Por | Ivana Andrade – Assessora de imprensa – Interface Comunicação Empresarial

Continuar Lendo
Anúncio
Clieque para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Regional

OBA e Manual do Mundo lançam nova categoria de foguetes multiestágios

Publicado

em

OBA e Manual do Mundo lançam nova categoria de foguetes multiestágios
Foguetes multiestágios / Foto: Tiberius Drumond
OBA e Manual do Mundo lançam nova categoria de foguetes multiestágios

Iberê Thenório / Foto: Tiberius Drumond

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e o canal Manual do Mundo fizeram uma incrível inovação com um novo projeto de foguetes multiestágios feitos de garrafa pet. A nova categoria possui dois estágios, onde um deles permite a separação de um módulo durante o voo. O novo nível será voltado para alunos dos 8º e 9º anos do fundamental e ensino médio (níveis 3 e 4 da OBAFOG).

A iniciativa foi criada pelo professor Patrick Martins, da comissão de educação da OBA, e teve o apoio do Iberê Thenório, do canal Manual do Mundo, que é um dos embaixadores da OBA. O nível 6, que será chamado de “categoria Manual do Mundo”, vai proporcionar um desafio emocionante para os participantes.

Durante a atividade, os estudantes vão criar foguetes que simulam o desacoplamento de módulos durante o voo, assim como foi feito no lendário Saturno V, do programa Apollo que levou o homem à Lua.

– A ideia do novo foguete é trazer uma montanha de novos desafios tecnológicos para OBAFOG. Os estudantes que participam são tão inteligentes que, com apenas uma garrafa PET, estavam tendo que calcular detalhes mínimos para que seus projetos alcançassem uma distância cada vez maior. A intenção é continuar estimulando e desafiando esses jovens – explica Iberê Thenório.

Outra novidade é que a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) mudou de nome. A partir de agora, vai se chamar OBAFOG: Olimpíada Brasileira de Foguetes (OBAFOG).

Como construir um foguete de dois estágios?

O Iberê e o professor Patrick explicam no canal Manual do Mundo, no Youtube, como fazer o foguete de dois estágios básico e em casa.  Alguns dos materiais utilizados por ele foram garrafas pet, cano de PVC, bexigas, entre outros.

Link para aprender a fazer o Foguete de dois estágios: https://www.youtube.com/watch?v=W9AO7g2Cgdc

Astronomia e astronáutica de forma lúdica

Segundo o coordenador da OBA e OBAFOG, professor e astrônomo, Dr. João Batista Garcia Canalle, a proposta é ensinar a astronomia, astronáutica e ciências afins de modo lúdico, divertido e estimulante. Em 2024, ao todo, a OBAFOG distribuiu 20.843 medalhas, nos 5 níveis. 13.305 medalhas foram de escolas públicas. Ou seja, o número representa mais da metade dos premiados.

Organizadores da OBA

A OBA é realizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com os Deputados Federais Tabata Amaral, André Janones, Vitor Lippi, Senador astronauta Marcos Pontes, UERJ, Centro Universitário Facens e BTG Pactual.

A OBA ainda tem como embaixadores os canais Manual do Mundo, Física Total e AstroBioFísica.

 

Por | Joyce Nogueira – Drumond Assessoria de Comunicação

Continuar Lendo

Regional

Minas Gerais mantém o ritmo e lidera crescimento do turismo no Brasil

Publicado

em

Minas Gerais mantém o ritmo e lidera crescimento do turismo no Brasil
Turismo Gastronômico / Foto: Divulgação

Análise realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, com base nos dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, mostra que a atividade turística no estado ficou estável no mês de novembro, (dados mais recentes divulgados pelo IBGE) em relação a outubro com estabilidade (0,0%) no período. No contexto nacional, houve recuo de -1,8% na atividade turística.

Na comparação entre novembro de 2024 e novembro de 2023, o indicador de atividade turística no estado registrou incremento de 4,6%, indicando queda em relação a igual período de 2023, quando houve crescimento de 10,6%. Nesta frente de análise, o indicador evolui positivamente no estado desde 2021. No mesmo período no país, o incremento foi de 10,3%.

De acordo com Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG, Minas Gerais apresenta crescimento acima da média nacional desempenhando em quinto lugar no acumulado dos 12 meses com 4,4%.

“De acordo com Gonçalves, o turismo em Minas Gerais continua a apresentar um desempenho notável, performando entre os cinco melhores do Brasil. Um dos principais fatores que garantem essa estabilidade, é o mercado de trabalho aquecido, além das promoções oferecidas pelas agências de turismo no período do chamado “fora de temporada”.

Essas iniciativas têm possibilitado viagens a outros estados a preços mais acessíveis, juntamente com a promoção de destinos internos. Além disso, as ofertas de roteiros gastronômicos e de ecoturismo têm gerado um impacto positivo, incentivando o crescimento dos setores de turismo, serviços e comércio.” Explica Gonçalves.

Entre janeiro e novembro de 2024, o indicador da atividade turística aponta para crescimento de 4,4% em Minas Gerais e de 2,9%. Ainda conforme a análise, nos últimos 12 meses, o incremento da atividade turística no estado chega a 4,4% e no país a 2,9%.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais. Há 86 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

 

Por | Wagner Fernando Liberato – Comunicacão – Fecomércio MG

Continuar Lendo

Regional

Jovens mineiros podem aprender do zero programação no sistema Linux

Curso conta com 30 horas de aprendizado prático e teórico sobre o sistema operacional e de infraestrutura de TI.

Publicado

em

O Santander Open Academy, em parceria com a DIO, plataforma gratuita de educação e empregabilidade tech, lançam o curso Linux para Iniciantes / Divulgação: Santander
O Santander Open Academy, em parceria com a DIO, plataforma gratuita de educação e empregabilidade tech, lançam o curso Linux para Iniciantes / Divulgação: Santander

O Santander Open Academy, em parceria com a DIO, plataforma gratuita de educação e empregabilidade tech, lançam o curso Linux para Iniciantes, com 10 mil bolsas gratuitas para capacitar novos talentos em tecnologia. A experiência educacional irá formar profissionais no uso de um dos sistemas operacionais mais utilizados no mercado, com um bootcamp de 30 horas de aprendizado, prático e teórico, em Linux e infraestrutura de TI. Os interessados devem se inscrever até 16 de fevereiro deste ano pela plataforma Santander Open Academy.

O Santander Open Academy, em parceria com a DIO, plataforma gratuita de educação e empregabilidade tech, lançam o curso Linux para Iniciantes / Divulgação: Santander

O Santander Open Academy, em parceria com a DIO, plataforma gratuita de educação e empregabilidade tech, lançam o curso Linux para Iniciantes / Divulgação: Santander

O bootcamp oferece uma grade completa com conceitos fundamentais de Linux; manipulação de arquivos e gerenciamento de usuários; scripts e automação; e criação de servidores web e utilização do Docker, ferramenta que facilita o desenvolvimento, implantação e execução de aplicações. “A inciativa do Santander Universidades vai capacitar entusiastas de um dos sistemas operacionais mais usados no mundo da programação, fomentando o aprendizado, a inclusão e o desenvolvimento de talentos alinhados às demandas de um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo” diz Marcio Giannico, senior head de Governos, Instituições, Universidades e Universia do Santander no Brasil.

O curso inclui quatro desafios de projetos em tempo real, mentorias e lives ao vivo com especialistas da DIO, que irão abordar a importância de aprender Linux para a carreira e os principais comandos que todo profissional de tecnologia deveria conhecer. Ao final de cada módulo, os participantes recebem uma certificação que pode ser usada como horas complementares.

As inscrições podem ser feitas até 16 de fevereiro deste ano clicando neste link: Santander Open Academy. Não é necessário ser cliente do Banco e ter experiência prévia em programação para participar.

 

Por | Silvia Dias da Costa – Jornalista – Vorá Comunicação Integrada

Continuar Lendo

Em Alta

...