Conecte-se conosco
Vida em apartamento Vida em apartamento

Regional

Vida em apartamento: desafios e soluções para o bem-estar dos animais de estimação

Adaptações de rotina, ambiente e comportamento são fundamentais para a saúde física e emocional dos animais que moram em espaços reduzidos

Com apoio veterinário e manipulação personalizada, até pets mais sensíveis se adaptam bem à vida indoor / Foto: Edjane Madza

Publicado

em

Com a crescente verticalização das cidades, a vida em apartamento tornou-se realidade para milhares de famílias brasileiras – e, com elas, seus animais de estimação. Gatos, cães de pequeno, médio ou até grande porte passaram a ocupar ambientes compactos, com janelas teladas, áreas comuns restritas e tempo reduzido para estímulos externos. A nova dinâmica urbana traz desafios importantes para o bem-estar físico e mental desses pets, exigindo adaptações que envolvem rotina, ambiente e comportamento, além de apoio especializado, como a manipulação de florais e fitoterápicos que auxiliam no controle da ansiedade.

Leia também: Longevidade animal: como a medicina veterinária está transformando a vida dos pets

Assim como os humanos, os animais também sofrem com o confinamento. “A limitação de espaço reduz a possibilidade de expressão de comportamentos naturais dos cães e gatos, o que pode levar a quadros de estresse, ansiedade, agressividade, hiperatividade, lambedura excessiva, miados e latidos persistentes, entre outros problemas comportamentais e de saúde”, explica a médica-veterinária e consultora da rede de farmácias de manipulação veterinária DrogaVET, Farah de Andrade.

A importância de uma rotina estruturada

A rotina é um dos pilares para manter o equilíbrio emocional dos animais que vivem em ambientes fechados. Cães, por exemplo, precisam de caminhadas diárias que vão além de urinar e evacuar. Esses momentos devem ser ricos em estímulos, com tempo e atenção dedicados à observação do ambiente, socialização e, principalmente, ao faro – comportamento instintivo e extremamente importante para a saúde mental dos cães. “Farejar durante o passeio é, para o cachorro, como ler o jornal do dia. Ele capta informações sobre outros animais, território e até o estado emocional dos colegas de espécie. Impedir ou apressar esse momento equivale a negar um estímulo essencial”, complementa Farah.

Para cães mais ativos ou tutores com uma rotina atribulada, alternativas como creches especializadas, serviços de passeadores e atividades direcionadas com adestradores comportamentais são cada vez mais procuradas. “Essas soluções oferecem não apenas atividade física, mas também enriquecimento cognitivo, socialização e redução do tédio, o que é fundamental para evitar comportamentos destrutivos e compulsivos”, alerta a veterinária.

Vida em apartamento

Mesmo em espaços reduzidos, é possível promover saúde física e mental para cães e gatos / Melvin Quaresma

Gatos também precisam de estímulos

Muitos acreditam que os gatos se adaptam melhor à vida em apartamentos, por serem considerados mais independentes. No entanto, a ausência de estímulos pode ser igualmente prejudicial para eles. A falta de variedade no ambiente pode levar à apatia, obesidade, ansiedade ou quadros de agressividade e estresse crônico. Por isso, o enriquecimento ambiental também é essencial para os felinos.

“A presença de prateleiras em diferentes alturas, esconderijos, brinquedos interativos e acesso a janelas teladas para observar o movimento externo são ferramentas fundamentais para manter o gato mentalmente ativo”, explica Farah. Além disso, o contato com o sol, mesmo que indireto, é benéfico para a saúde óssea e a regulação hormonal dos felinos.

Vida em apartamento

Brincadeiras diárias ajudam a prevenir ansiedade e comportamentos compulsivos em pets que vivem em apartamentos / Melvin Quaresma

Brincadeiras, vínculo e enriquecimento ambiental

Brincar com o pet diariamente, ainda que por curtos períodos, é mais importante do que muitos imaginam. As interações positivas com o tutor são uma fonte poderosa de bem-estar emocional, ajudando a fortalecer o vínculo e a reduzir a sensação de isolamento que muitos animais enfrentam em apartamentos. Bolinhas recheadas com petiscos, circuitos de obstáculos improvisados, brinquedos sonoros ou com texturas diferentes são formas acessíveis e eficazes de transformar o ambiente.

O enriquecimento ambiental, inclusive, pode ser classificado em diferentes categorias: sensorial, social, alimentar, físico e cognitivo. Cada uma contribui de forma específica para manter o pet ativo, curioso e equilibrado. “A ideia é oferecer novidades que estimulem os sentidos, a inteligência e os comportamentos naturais da espécie. Não se trata de luxo, mas de necessidade para o bem-estar dos animais”, esclarece a veterinária.

Vida em apartamento

Florais e fitoterápicos manipulados são aliados naturais para o bem-estar emocional de cães e gatos urbanos / Foto: Melvin Quaresma

Medicamentos manipulados: aliados na saúde emocional dos pets

Mesmo com todas as adaptações possíveis, alguns animais apresentam quadros de ansiedade mais acentuados, especialmente aqueles resgatados de situações de abandono, que passam por mudanças bruscas na rotina ou por predisposição genética. Nesses casos, o suporte comportamental pode ser reforçado com o uso de florais e fitoterápicos manipulados sob medida para cada animal, considerando seu peso, espécie e necessidades específicas.

A DrogaVET, referência nacional em manipulação veterinária, oferece soluções personalizadas com ativos naturais como valeriana, passiflora, L-triptofano, kawa-kawa e melatonina, que auxiliam na regulação do sono, controle da ansiedade e adaptação a novos ambientes. “Esses compostos atuam de forma suave e segura, promovendo bem-estar sem causar sedação excessiva. E, o mais importante, podem ser manipulados em formas farmacêuticas palatáveis, como biscoitos, molhos, glóbulos e caldas com sabores agradáveis, facilitando a administração e a adesão ao tratamento”, destaca Farah.

Além da praticidade, a manipulação permite ajustar doses precisas de acordo com o porte do animal, reduzindo riscos e garantindo maior eficácia. “Cada pet é único. Por isso, a individualização da terapia faz toda a diferença. Com o acompanhamento do médico-veterinário, é possível encontrar a combinação ideal de estímulos ambientais, rotina estruturada e apoio terapêutico para que cães e gatos tenham qualidade de vida mesmo em espaços compactos”, finaliza.

Sobre a DrogaVET
A DrogaVET está sempre em busca de soluções no segmento de manipulação veterinária, respeitando integralmente todos os princípios éticos que regem a produção de medicamentos e a sua aplicabilidade em animais. Pioneira no segmento de farmácias de manipulação, a rede, que surgiu em 2004, já conta com mais de 100 unidades no Brasil, unindo tecnologia, inovação e o conhecimento de uma equipe altamente especializada de farmacêuticos e veterinários. Mais informações no site www.drogavet.com.br.

 

Por | Josiane Fontana – deepzo

Regional

Café: Paixão Nacional que Faz Bem para o Corpo e a Mente

Dia Nacional do Café – 24 de Maio

Publicado

em

Café
Foto: Divulgação / Freepik

Quente, gelado, expresso, coado, puro, com leite, na sobremesa ou até dando aquele toque especial em receitas salgadas, o café é unanimidade entre os brasileiros. Seu aroma desperta a sensação de bem-estar e aconchego. Mas nem todos os cafés são iguais: tudo depende do plantio, do processo de fabricação e, até mesmo, da forma como a bebida é preparada e servida.

São várias as datas para homenagear o grão, mas, aqui no Brasil, o Dia Nacional do Café é comemorado em 24 de maio e foi instituído em 2005 pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) para celebrar o início da colheita nas principais regiões cafeeiras do país – como o Sul de Minas e o Cerrado Mineiro. Também é dedicado ao barista, profissional que domina a arte de extrair o melhor do grão.

Enfim, o café é, indiscutivelmente, uma paixão nacional e o consumo por aqui é, em média, 1.430 xícaras por ano. Além de ser um hábito cultural – no café da manhã, após as refeições ou naquele momento de pausa durante o dia -, também traz benefícios para a saúde.

O grão possui propriedades nutracêuticas, eficazes para aprimorar a atenção, a concentração, a memória e o aprendizado. O Prof. Dr. Durval Ribas Filho explica que a cafeína é a principal substância do café e não é 100% inofensiva, embora contribua para várias funções do nosso organismo.

“É um estimulante do sistema nervoso central que pode interferir no funcionamento do cérebro e do resto do corpo, de forma positiva ou negativa, de acordo com a dose”, detalha o médico nutrólogo, Fellow da The Obesity Society – TOS (EUA), presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) e docente da pós-graduação CNNUTRO.

Ele ainda alerta que “aquela vontade exagerada de tomar café pode ser uma dependência mais psicológica do que biológica, pois muitas pessoas associam a bebida à maior disposição e energia, especialmente em momentos de estresse. A rápida absorção da cafeína é que traz essa sensação de bem-estar e, com o não consumo, surgem sintomas de abstinência.”

E lembra: “a cafeína não está apenas na xícara de café, mas também na composição de outros alimentos, como refrigerantes tipo cola, bebidas energéticas, chás (verde, mate e preto), chocolate, suplementos alimentares para treino e até medicamentos.”

O que nosso cafezinho tem de melhor:

• Amigo do coração
Rico em antioxidantes, o café ajuda na circulação sanguínea e pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares, quando consumido com moderação.
• Cérebro mais ativo e menos depressão
Estimula a liberação de substâncias como dopamina e adrenalina, melhorando foco, memória e bem-estar, além de reduzir riscos de doenças neurodegenerativas.
• Mais energia e melhor desempenho
A cafeína combate o cansaço, aumenta a disposição e contribui para a performance física e mental.
• Excesso faz mal
Altas doses de cafeína podem causar ansiedade, insônia, arritmias e até efeitos mais graves, variando conforme o organismo de cada pessoa.
• Consumo consciente
A recomendação para adultos saudáveis é de até 400 mg de cafeína por dia – cerca de quatro xícaras de café coado, considerando outras fontes de cafeína.
• Sem açúcar é melhor
Evitar o açúcar no café pode ajudar a prevenir o diabetes tipo 2 e favorecer o controle da glicose e da sensibilidade à insulina.
• Hora certa para tomar
Prefira tomar até o meio da tarde, pois a cafeína pode prejudicar o sono. Também pode interferir na absorção de ferro e cálcio.
• Tipos e teores de cafeína
O expresso tem mais cafeína por volume que o coado. O descafeinado é uma opção para quem quer evitar a substância, sem abrir mão do sabor.
• Café fresco sempre
Após 30 minutos do preparo, o café começa a oxidar, perdendo sabor e podendo causar desconfortos gastrointestinais.
• Quem deve evitar
Não é recomendado para gestantes, lactantes, crianças, pessoas com ansiedade, insônia, refluxo, doenças cardíacas ou glaucoma, salvo orientação médica.

 

Por | Edna Vairoletti – ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia)

Continuar Lendo

Regional

Fecomércio MG: Turismo em Minas Gerais acelera em março, contrariando tendência nacional

Publicado

em

Turismo em Minas Gerais

Minas Gerais demonstra resiliência no setor de turismo, apresentando um crescimento de 1,0% no volume de atividade turística em março de 2025 em comparação com fevereiro, conforme análise do Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG com base nos dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE. Esse resultado positivo contrasta com o desempenho nacional, que registrou uma retração de 0,2% no mesmo período. “Observamos uma dinâmica interessante no turismo mineiro neste mês de março. Enquanto o Brasil sentiu um leve recuo, Minas Gerais mostrou recuperação, impulsionando possivelmente, por fatores regionais e eventos específicos”, explica a economista da Fecomércio MG, Fernanda Gonçalves.

Na comparação anual (março de 2025 frente a março de 2024), o estado mineiro também apresentou aceleração, com um aumento de 0,9%, superando o crescimento de 0,3% observado no ano anterior. Em âmbito nacional, a alta foi mais expressiva, atingindo 5,8%. “Apesar de o crescimento anual em Minas ser menor que a média do país, é importante notar a melhora em relação ao ano passado. Isso indica uma trajetória de recuperação e fortalecimento do setor no estado”, avalia Fernanda Gonçalves.

No acumulado do ano (janeiro a março de 2025), Minas Gerais registra uma expansão de 0,8% no volume de atividade turística, enquanto o Brasil acumula uma alta de 5,4%. Ao analisar o desempenho em um horizonte de 12 meses (abril de 2024 a março de 2025), Minas Gerais ocupa a décima primeira posição entre os estados. “O desempenho acumulado em 12 meses sugere um aquecimento gradual do turismo em Minas, impulsionado, em parte, pelo período do carnaval. Isso reforça a necessidade de investimentos contínuos em infraestrutura e promoção para consolidar e ampliar o potencial turístico do estado”, conclui Fernanda Gonçalves. A análise da Fecomércio MG ressalta a importância de monitorar de perto os indicadores do turismo para identificar oportunidades e desafios para o desenvolvimento do setor em Minas Gerais.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 51 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade. Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.

Desde 2022, a Federação tem se destacado na agenda pública, promovendo discussões sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A Fecomércio MG trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor em âmbito municipal, estadual e federal. A Federação busca melhores condições tributárias para as empresas e celebra convenções coletivas de trabalho, além de oferecer benefícios que visam o fortalecimento do comércio. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida dos cidadãos e impulsionar a economia mineira.

 

Por | Wagner Fernando Liberato – Fecomércio MG

Continuar Lendo

Regional

Use a IA para aprimorar suas habilidades nos negócios

Publicado

em

Use a IA para aprimorar suas habilidades
Leonardo Chucrute

Leonardo Chucrute é Gestor em Educação e CEO do Zerohum

A tecnologia é uma ferramenta que usamos a nosso favor para vencer dificuldades ou inovar. Diante de um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, quem deseja ser bem-sucedido nos negócios precisa buscar novas formas de aprender e evoluir. A Inteligência Artificial (IA) pode ser uma poderosa aliada, quando usada com sabedoria.

Uma das formas é a otimização do tempo que a IA oferece. Por exemplo, é possível processar muitas informações em poucos segundos, identificando padrões de comportamento do consumidor, tendências de mercado e até pedir sugestões de melhorias. Isso pode contribuir para decisões mais seguras, reduzindo riscos e aumentando as chances de sucesso.

É também uma grande porta para o conhecimento. A informação nunca esteve tão acessível. Por meio de pesquisas, é possível não só aprender, como também personalizar a sua busca por melhores respostas. Pode-se pedir recomendações de cursos, artigos, vídeos e mentorias de acordo com o seu interesse. Use isso para desenvolver competências específicas, como liderança, gestão financeira, inovação e marketing.

Outra possibilidade fabulosa é pedir para a IA avaliar uma apresentação, um pitch ou um modelo de negócio. Há a possibilidade ainda de criar um prompt para testar ideias mais rapidamente, desenvolver protótipos com custos menores e adaptar seus serviços com agilidade. Startups e grandes corporações já estão utilizando esta ferramenta para criar soluções inéditas em saúde, educação, finanças, transporte e diversos outros setores.

A IA também é uma ferramenta valiosa no desenvolvimento de habilidades interpessoais. Há aplicações que simulam interações com clientes, treinam discursos e oferecem feedbacks sobre postura, linguagem e clareza de comunicação. Imagine você poder treinar seus vendedores ou atendentes com mais eficácia e ainda apontar onde seu time pode melhorar?

Por mais que a tecnologia seja algo de grande valor, ninguém conseguirá substituir a criatividade, empatia ou mesmo a visão humana. São qualidades que só as pessoas têm. Por isso, devemos encarar a IA como uma ferramenta para potencializar nossas qualidades e oferecer novas ideias. Quem souber integrar esta ferramenta ao cotidiano terá mais agilidade, precisão e capacidade de adaptação diante dos desafios do mercado.

(*) Leonardo Chucrute CEO do Zerohum, mentor de empresários, palestrante e autor de livros didáticos.

 

Por | Joyce Nogueira – Agência Drumond – Assessoria de Comunicação

Continuar Lendo

Em Alta

...
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.